Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Audra 06/11/2021

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

@thereader2408 20/10/2021

"Venha ver o pôr-do-sol e outros contos" reúne oito contos de Lygia Fagundes Telles (para quem não sabe, Lygia foi a autora escolhida por mim para meu projeto de leitura "Autor do ano" onde eu leio o máximo de livros possível do autor escolhido durante um ano), esses contos apresentam fatos fantásticos e dramáticos que acontecem com pessoas comuns, de verdade, algumas histórias poderiam acontecer com qualquer um em qualquer período.

A escrita da Lygia é atemporal e ainda me surpreendo com a capacidade e sensibilidade que a autora possui em captar minúcias e descrever os detalhes da vida dos personagens que poderiam ser passado despercebido, mas nada é por acaso com Lygia. Os detalhes e minúcias são muito importantes e vão muito além das aparências cotidianas. A autora explora intensamente a temática feminina e abre espaço para temas como a vida urbana, drama familiar, problemas sociais e outros temas polêmicos.

Os contos presente nessa coletânea foram publicados entre as décadas de 40 a 1970 e um dos mais conhecidos é "Venha ver o pôr-do-sol", que trata sobre o último adeus de um casal de ex-namorados. Para quem não conhece Lygia esse é um bom conto para começar e ser conquistado pela prosa intimista da autora. Tenha em mente que esses, são contos fantásticos com toques de horror e mistério e que carregam uma certa influência de Edgar Allan Poe, O conto que da título ao livro me lembrou bastante o "Barril de Amontillado" do Poe.

Além desse conto a antologia apresenta "o noivo", sobre o homem que esqueceu o dia do seu casamento; "natal na barca" sobre o encontro dramático de duas mulheres muito diferentes; "As formigas" esse me deu medo, leia de dia; "O jardim selvagem" sobre a mulher que nunca tira a luva; "biruta" li três vezes esse conto só esse ano e sempre vou chorar; "antes do baile verde" e "o menino".

Lygia, assim como em muitas de suas histórias, fala sobre a morte em seus contos, o que intensifica a tensão das histórias e também o clima mórbido. A autora é espetacular em descrever a profundidade dos sentimentos e da alma humana e essa antologia reúne o que há de melhor da "Dama da literatura brasileira".

@thereader2408

kovacsll 11/09/2021

venha ver o por do sol
eu tinha lido pra escola e esqueci?? a leitura era até que razoável e os contos graças a deus eram pequenos e os finais eram mto macabros, davam uma boa discussão em aula. Não sei mais nota pq é velho e achei chato de ler (só a linguagem)

Sthefany148 04/09/2021

Autora nacional com uma escrita fenomenal. Mas confesso que me perdi em (quase) todos os contos
Ps: ou me faltou inteligência para entende los ou um pouco mais de profundidade artistica, nao sei qual carência me entristece maiskkkk
Bianca 27/09/2021minha estante
Kkkkkk alguns de tão macabros ficam confusos tipo o das formigas oubo do Pôr-do-sol

Maria 23/08/2021

Primeiro texto que leio que realmente de alguma forma me causou "medo" as falas e o cenário me prenderam de alguma forma, leria um livro inteiro com esse enredo

rafa_._cardoso 13/08/2021

O conto título é o melhor
O livro possuí oito contos da autora, quase todos com uma veia de suspense e uns até indo para o terror.

O conto título com certeza é o melhor e o com o desfecho mais chocante.

Outro conto que vale o destaque é Biruta, triste de acompanhar o desfecho.

Mah 15/11/2021minha estante
Meu quote favorito é esse, cada palavra é proposital em seu devido lugar. "Percebe agora a diferença?" marca a passagem para a parte mais sombria do conto, seguida do canto do pássaro. Tudo perfeito nesse conto, nada sobra, nada passa!

Valéria Cristina 22/07/2021

Primoroso
Essa coletânea é tão exigua quanto primorosa. A leitura de Lygia Fagundes Telles sempre encanta. Destaco o conto Natal na Barca.

sosovb 24/06/2021

Legal!
Gostei muito do formato da escrita: ele é dividido em vários contos pequenos e diretos. Assim a leitura fica fácil. Tem uns contos muito legais!

Ana 31/05/2021

Resenha
O livro: ?Venha ver o por do sol? traz vários contos divertidos, loucos,chocantes e muito mais. São contos super fáceis de ler e curtinhos. Recomendo Super!

Ana 15/05/2021

me surpreendeu
foi uma leitura escolar que eu não dava nada, mas genteee fiquei assustada com o quão bons são os contos, sério! recomendo demais para quem quer ler algo rapidamente.

AA4 14/05/2021

amei, contos muito bem elaborados ????????????????????????????????????????????????

Bi Sagen 28/04/2021

Seis contos breves e muito fáceis de ler, com pitadas de drama e situações fantásticas.

Já conhecia quatro deles, por conta da escola, então meio que já sabia o que esperar.

Biruta continua sendo meu conto favorito, toda vez que leio sinto a mesma tristeza da primeira vez.