Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

lwnastarkov 17/01/2022

Não sou uma pessoa de ler muitas coletâneas de contos ou livros "clássicos" brasileiros, mas esse aqui ganhou um lugarzinho especial na minha estante. A escrita da Lygia é maravilhosa, os contos todos eles são extremamente intrigantes (e um pouco macabros). Os meus favoritos é o conto que da nome ao livro "Venha Ver o Pôr do Sol" e o "Biruta" que fez uma lagrimazinha escorrer pelo meu rosto. Quero ler outros livros dessa autora porque me encantei muito pela escrita.

Jacke Blue Rose 14/01/2022

Lygia sendo Lygia!!!
Como podem contos tão curtos nos fazerem refletir por horas?
Venha ver o pôr-do-sol não era nada do que eu imaginava, na verdade todos os contos me surpreenderam no final.

Joyce 03/01/2022

A minha prima me deu uns livros velhos que tinha em casa no natal e eu decidi ler esse primeiro pq era curtinho. Achei que a escrita poderia ser difícil mas foi tranquilo.

Os contos são legais e os que eu mais gostei foi biruta, venha ver o pôr-do-sol e jardim selvagem.

eu só fiquei incomodada com algumas partes do livro, mas não vou julgar tanto essas partes pq ele é antigo.

Camilla.Conti 31/12/2021

Uma boa coletânea
Por se tratar de uma coletânea de contos, é comum que alguns sejam melhores que os outros. No geral, achei os contos bons.

Icaro Yuri 31/12/2021

Simplesmente impressionante!
A uns anos que eu tenho esse livro aqui em casa, mas ninguém nunca pegou pra ler. Tava empoeirado e tudo mais. Mas recentemente, eu tava sem nada pra ler e resolvi dar uma chance... Me arrependo de não ter lido isso antes, é maravalhoso!

Eu amei o fato de que todos os contos, têm uma reviravolta impressionante no final. Alguns me deixaram curioso, outros me deixaram horrorizado... O do cachorro me deixou de coração partido! Foi um misto de sentimentos. O estilo de escrita a estrutura dos contos, tornavam eles super cativantes. E mesmo depois de terminar eles, você ainda fica um tempo digerenindo tudo que acabou de ler.

Nota 4,0; muito bom!

Christiane.Sérgio 30/12/2021

Nunca fiquei com tanta raiva de um conto quanto o prineiro do livro. Quero saber com quem ele casou. Kkkkkkkk
Amei as histórias!

Nana 22/12/2021

Contos realistas
Primeira vez lendo algo da Lygia e já quero mais.
Adorei os contos, mesmo quando fico meio confusa quanto ao que realmente aconteceu, pois ela deixa no ar o desfecho de alguns contos. Porém, quero conhecer os livros da onde esses contos foram tirados.
Leitura rápida, sólida, recomendo muito.

Paola 18/12/2021

Muito reflexivo...
O livro possui um grande caráter reflexivo. Todos os contos nele contidos são subjetivos.

Não achei o livro difícil de ler, a escrita é boa e a leitura simples, mas achei muito difícil construir alguma lógica em cima de contos específicos. Como por exemplo: "As Formigas". Não consegui formular uma boa análise para esse conto até hoje. Se alguém tiver algum material bom para ler a esse respeito agradeceria.

Enfim, os contos são muito bem escritos e com isso podem trabalhar bastante a imaginação, mas acabei forçando tanto a minha que fiquei cansada de ler.

Jenniferjordanfb 09/12/2021

Interessante, mas não extraordinário.
O noivo
Um conto que te envolve pela curiosidade, que acaba passando uma mensagem no final. Bem construído com uma escrita fluida.

Natal na barca
Esse foi meu conto preferido do livro, não se preocupa com explicações e traz os pensamentos egoístas das pessoas. Gostei de como ele foi concluído.

Venha ver o pôr do sol
Narra um acontecimento que muda o tom no decorrer da história, gostei desse novo sentimento que ela proporcionou e de sua analogia.

As formigas
Com um tom místico, misterioso e até n o macabro, ela inovou com sua escrita. Não gostei muito do desfecho, apesar de achar que ela quis dar enfoque no desenvolvimento.

O jardim selvagem
Gostei da construção de uma personagem pelo ponto de vista de outra, das reações de mudança e de como as pessoas só enxergam em partes. Bom desfecho, mas tenho a impressão de que já o vi outras vezes.

Biruta
Explorando a temática solitude, abandono, ingenuidade, exploração e egoísmo. Esse foi o conto que teve o caráter mais crítico, com um final realista.

Antes do baile verde
Achismos, sentimentos, esperança e negação. Um conto mais sobre como as pessoas se comportam do que um acontecimento de fato, com perspectivas que se colidem.

O menino
Mais uma vez trabalhando ingenuidade e quebra de expectativa. E a omissão como escolha pelo conforto. Interessante, mas não me cativou tanto.

Em suma, achei que cada conto abordou algo relevante, coisas que podemos refletir, porém não provocou minhas emoções, alguns até chegaram perto por meio do mistério, mas nada que tenha realmente me cativado. Uma boa coleção de contos, principalmente quando é considerado o contexto da época.

Carol 01/12/2021

Muito bom!
?Venha ver o pôr do sol? um livro de contos escrito por Lygia Fagundes Telles, não decepciona. Muitos não gostam por causa do jeito da escrita da autora, de deixar o final em aberto, mas eu acho que isso é um destaque positivo. Com finais assim trabalhamos nossa mente e podemos imaginar o final que quisermos.

28/11/2021

Incrível
Achei todos os contos absolutamente maravilhosos. Eram envolventes e interessantes. Eram claros, uma leitura muito fácil, muito fluida.
Muitos contos são trágicos e tristes porém outros compensam com outros tipos de sentimentos.
O melhor com certeza foi ?O noivo?, uma história super interessante, que quando você chega ao fim, assim como Miguel você pensa: Como é que eu não pensei nisso?
Uma leitura necessária e intrigante.

Renata 27/11/2021

Não entendi os finais
O livro em si é ótimo; diagramação, enredo...
Porém o final de cada conto me decepcionou.
Pessoalmente, eu gosto de livros com finais abertos, mas esse não faz muito sentido.
Sem dizer que por mais que seja um livro de contos, não tem muito desenvolvimento (quando me interesso pelo personagem, o conto acaba e não se sabe mais nada).

Essa é minha opinião, obrigada por ler

ana.maximo 24/11/2021

Os primeiros contos são perfeitos. Me causou um misto de emoções,principalmente o 6 que me fez sofrer muitooo. Mas apartir do 7 eu não consegui compreender o sentindo final e não gostei.

ame 17/11/2021

Você é meu melhor amigo...
Eu li em dois dias(15/16 de novembro no ano de 2021), tem uma linguagem bem tranquila mas não me emocionei com o final pois o escritor deu uma dica durante o livro, recomendo :)

Mah 15/11/2021

O último encontro?
O meu conto preferido desse livro é, claro, Venha ver o pôr do sol.
A narrativa é sobre o reencontro dos ex-namorados Ricardo e Raquel em um cemitério abandonado.
Mesmo envolvida com um homem rico e ciumento, Raquel vai ao encontro de Ricardo, que, depois de rejeitado, insistiu para que juntos assistissem a um último pôr do sol.
O desenrolar da história é tomado por um ambiente frio e assustador, minuciosamente descrito. O suspense aumenta a cada palavra e o clima de tensão se instaura, uma sensação de que algo está muito errado.
Em determinado momento, sentimos que estamos caminhando atrás dos dois pela estradinha do cemitério. Teria sido mesmo o último encontro dos dois?

Um conto genial! Como se cada palavra tivesse sido colocada no seu devido lugar de forma cirúrgica. Nada passa. Nada sobra.
Perfeito! A Lygia é minha inspiração para escrever contos, depois da #Lispector, claro!

site: www.instagram.com/mahromarics