O Médico e o Monstro

Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Carol 10/01/2024

Dualidade
O médico e o monstro aborda principalmente a dualidade entre o bem e o mal existente em cada um de nós. Alguns conseguem esconder mais do que outros. Alguns conseguem separar totalmente essa parte. Mas se nos deixarmos levar pela parte negativa, aos poucos podemos nos tornar somente ela? e não restará mais nada.

Rafaela.Momberg 09/01/2024

Livro muito bom, ótimo pra quem procura um livro sobre mistério, suspense, investigação criminal, e uma pequena dose de coisas maléficas. O final vai te surpreender, juro por todos os meus livrinhos...???

beatrzzz 08/01/2024

História curta que mistura ficção científica e terror em um estilo gótico muito cativante. Li sabendo nada a respeito da história, o que tornou o desfecho ainda melhor: vamos mergulhar sobre as nossas próprias contradições.

Indico o livro para quem deseja iniciar a leitura de clássicos ou para os que já lêem e desejam fazer a leitura de uma história breve, mas surpreendente. Recomendo ler/ouvir sem pesquisar a respeito da história para não perder o elemento surpresa.

Thomas 07/01/2024

Primeira vez que tenho contato com suspense em literatura e amei a experiência.
Fiquei envolvido na trama e curioso pra desvendar os mistérios das duas histórias. É um livro curtinho mas muito completo.
@artt_XD 10/01/2024minha estante
Ele é bom? Eu tô lendo O Retrato de Dorian Gray e citaram lá, aí eu fiquei curioso pra ler

Thomas 13/01/2024minha estante
@artt_XD é muito bom! vale muito a pena ler

HOLY FVCK 07/01/2024

Fiquei preso na história do início ao fim, o livro tem elementos clássicos do terror mas que foram tão bem colocados que deixou a leitura fluída e interessante

Gladia~ 07/01/2024

Se não fosse clássico surpreenderia
Gostei sim do livro. Obviamente que o final não me surpreendeu por já ser de conhecimento geral essa história, mas o que vale na obra é a reflexão.

Bom, aqui esse livro narrado em terceira pessoa conta o ocorrido do ponto de vista do advogado, sr. Utterson, que ouve a história de um tal de Sr. Hyde, quem cometerá atrocidades de violência física contra uma criança. Logo, se lembra do testamento do Sr. Henry Jekyll, um médico e amigo seu de longa data, o qual determinava deixar os seus bens para o Sr. Hyde.
O livro se passa em entender qual a conexão entre o ?o médico e o monstro?.

Acredito que , o relato do médico (e monstro), nas últimas páginas fica encarregado de trazer a parte mais impactante do livro: a reflexão da dualidade existentes dentro da mesma pessoa.

Henry Jekyll, um médico respeitado, bondoso e sempre visto com bons olhos pela comunidade carregava em si uma persona diferente de tudo isso e sempre a reprimira. Foi por meio de um experimento que conseguiu se transformar em um ser sombrio, feio e mal: tomando uma poção que o transformara no ser que representava tudo de mal que carregava e em seguida voltando a seu estado ?normal? ao tomá-la novamente.

A obra constrói o médico e o monstro com profunda dualidade, sendo o Hyde descrito por todos que o viram como um homem de baixa estatura e áurea terrível, causando sensações tenebrosas e medo a todos que estavam perto e o Sr. Jekyll, um homem que ajudava a comunidade, bondoso e de feições gentis.

A parte mais chamativa na minha opinião foi ver o quanto o médico sofria com a existência de seu outro lado e luta interna que travava para não se transformar neste mostro de novo, após vislumbrar o que ele como Sr. Hyde era capaz de fazer (cometer um assassinato).

O livro por fim nos faz pensar na existência do bem e do mal que existe em nós e na luta interna que se é travada todos os dias.

Caio.DeMorais 07/01/2024

O Mistério do Médico e o Monstro
Bom, essa obra foi homenageada em tantos outros lugares, que quando a gente vai ler a obra que inspirou todas elas, o impacto é bem menor. Mas isso não quer dizer que a história não te prenda, muito pelo contrário, eu fiquei muito curioso pra saber que fim o Jekyll/Hyde teriam, e olha me pegou no contrapé, eu não esperava por aquele final, mas de jeito nenhum.

Curioso como essa obra tratou de vários temas, como dependência química, bipolaridade, bem e mal, eu só tenho uma critica a isso de “bem” e “mal” são conceitos tão subjetivos, e o Stevenson trabalha isso de uma forma muito maniqueísta, mas esse pensamento reinava na época de 1886, que quando foi escrita. Mas colocado isso de lado, é um insight muito afrente do seu tempo, ainda mais nesse período.

Confesso que os últimos dois capítulos achei bem chatos e maçantes, mas respaldo é muito mais positivo do que negativo, os capítulos são bem curtos o que ótimo pra se manter interessado na leitura, só foi no final mesmo que me deu sono, mas eu acho que foi porque eu acordei muito cedo. Mas adorei a leitura. Eu já li dois da treite do terror, que foi Frankenstein, e agora o Médico e o Monstro, faltando agora Drácula.

E isso é uma coisa a ser pontuada, que é a questão do Horror/Terror, eu pessoalmente não achei em momento nenhum um Terror, ele cai mais pra Suspense/Thriller/Mistério, quem vende como terror tá vendendo errado, nessa parte me decepcionou, então não espere um terror propriamente dito, espere mais um Mistério, mas eu acredito que foi um terror pra época, mas hoje em dia não cabe mais assim.

Gio 05/01/2024

Acho que por todo mundo saber dessa história acaba que a leitura não tem tanta graça assim, é no máximo interessante ?ver como antigamente os autores enrolavam horrores pra escrever uma coisinha kkkk mas créditos a essa edição magnífica

lu_nasc05 04/01/2024

Um clássico
O livro reflete muito sobre a psicologia humana e sobre nossos desejos e formas de lidar com outros e com nós mesmos.
Como temos um eu-social para mascarar nossas imperfeições que escondemos por medo de criticas.

Renata.Bertagnoni 04/01/2024

Um livro para se refletir quem acha que tem um anjinho bom e um anjinho mal dentro de si. O jeito como é narrado na minha opinião fica muito claro.

samantabellei 04/01/2024

Indescritível...
Uma leitura fácil, mas que pode te deixar confusa com relação aos nomes e tempo cronológico.

Minha cabeça doía do tanto que eu estava empenhada a desenrolar toda essa trama.. não consegui.

Por isso gostei.

Poderia melhorar muito com relação à descrição dos acontecimentos e aprofundar algumas questões como os porquês!

Maressa54 04/01/2024

O médico e o monstro
Nesse livro a gente vai encontrar o personagem Utterson um advogado, que vai tentar desvendar esse mistério.

Utterson tem um amigo médico Dr. Jekyll que vai se afastando das atividades rotineiras e dos amigos, além deixar toda a sua herança nas mãos de um homem suspeito...

Utterson por estar intrigado com isso começa a observa-lo em sua casa e a fazer visitas ao mesmo afim de descobrir o que está acontecendo com ele.

Se trata de uma história curta, esta versão tem 95 páginas, não senti um plot muito bom, não sei se é porque eu sabia o que iria acontecer ou se é porque faltou algo... A explicação no final é muito extensa (a meu ver) e sinceramente ficou cansativa.

Porém a construção da história é legal, e fluida.