Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


447 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Karudasu 06/06/2009

Perda de tempo
copia descaradamente (e mal) romeu e julieta e cria um monte de firulas e complicações trágicas que na verdade não acrescentam muita coisa a uma narrativa sentimentalóide e superficial. A moreninha pelo menos é um pouco mais direto e não esconde sua natureza tentando copiar outras obras.
comentários(0)comente



PRISCILLA 14/05/2011

Amor de perdição
Residentes em Viseu, duas famílias nobres, os Albuquerques e os Botelhos, odeiam-se por causa de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos primeiros. Simão é um dos cinco filhos do corregedor. Devido ao seu temperamento explosivo, Simão envolve-se em confusões. Seu pai o manda estudar em Coimbra, mas ele se envolve em novas confusões e é preso. Liberto, volta para Viseu e se apaixona por Teresa Albuquerque, sua vizinha.A partir daí,ha uma rápida transformação no rapaz. Simão se regenera, torna-se estudioso, passa a ter como valor maior o amor, e todos os seus princípios são dele decorrentes. Os pais descobrem o namoro. O corregedor manda o filho para Coimbra. Para Teresa restam duas opções: casar-se com o primo Baltasar ou ir para o convento. Proibidos de se encontrar, os jovens trocam correspondência, ajudados por uma mendiga e por Mariana, filha do ferreiro João da Cruz. Mariana encarna o amor romântico abnegado.
Apaixona-se por Simão, embora saiba que esse amor jamais poderá ser correspondido, seja pelo fato de Teresa dominar o coração do rapaz seja pela diferença social: ela era de condição humilde, filha de um ferreiro. Mesmo assim, ama a ponto de encontrar felicidade na felicidade do amado.Depois de ameaças e atentados, Teresa rejeita o casamento. Por isso será enviada para o convento de Monchique, no Porto. Simão resolve raptá-la, acaba por matar seu rival e se entrega à polícia. João da Cruz oferece-se para ajudá-lo a fugir, mas ele não aceita, pois é o típico herói romântico.
Matou por amor à Teresa, portanto assume seu ato e faz questão de pagar. Enquanto Simão vai para a cadeia, sua amada vai para o convento. Mariana, por sua vez, procura estar sempre ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões. Condenado à forca, a sentença é comutada e Simão é degredado para a Índia.
Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe. Após acenar dizendo adeus, morre. Seu amor exagerado a leva à perdição.
Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre. Seu amor exagerado o leva à perdição. Na manhã seguinte, seu corpo é lançado ao mar. Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão. Seu amor exagerado a leva à perdição.










comentários(0)comente

TaTá 20/10/2011minha estante
excelente resenha, melhor do que isso estraga!




Sabrina 05/01/2010

Particularmente sou fascinada pelo ultra-romatismo, especialmente pelos folhetins, este foi um adicional a mais que fez-me interessar por este livro. Personagens vivendo em constantes conflitos sociais,imposições, diversidade de opiniões e a classica briga entre duas familias.
Acho que o que mais me chamou a atenção para esta maravilhosa e intensa obra foi as constantes auto-contradições das quais padecem os personagens do realismo e principalmente a idealização romantica extrema, a qual culmina na morte de nossos queridos protagnistas.
comentários(0)comente



david 13/05/2011

amor de Perdição 2° ano A
Esse livro conta uma grande historia der Amor de Salvação é uma novela passional, considerada pela crítica uma das obras mais bem acabada do autor. A história relata lembranças que são contadas ao narrador pelo protagonista, em uma noite de Natal, após um reencontro entre os dois que não se viam há quase doze anos.

Afonso e Teodora foram prometidos um ao outro, por suas mães que eram amigas desde os tempos em que estudavam num convento. Após a morte da mãe, Teodora vai para um convento e tem como tutor seu tio, pai de Eleutério Romão. Teodora e Afonso estão sempre em contato aguardando o tempo certo para casarem. Afonso resolve estudar fora por dois anos. Teodora influenciada pela amiga Libana quer casar-se o mais rápido possível. A mãe de Afonso, D. Eulália, pede-lhe para aguardar. Mas com a saída de Libana do convento Teodora se desespera e resolve casar-se com seu primo, Eleutério, para libertar-se das grades do convento.

Eleutério era o oposto a beleza de Teodora, era rude e vestia-se de forma hilariante. Apesar da grande tentativa de seu tio, o padre Hilário, em ensinar-lhe a ler, nada conseguiu. Vencido pela incapacidade de seu sobrinho, Padre Hilário desistiu afirmando que somente através de uma fresta no cérebro, aberta a machado, seria possível tal façanha. Teodora viveu em pompas, trajes de sedas, cavalos, bailes, etc., mas nunca esquecera Afonso, enviava-lhe cartas de amor mas nunca obtivera resposta.
comentários(0)comente

TaTá 20/10/2011minha estante
estranho, não parece a mesma história que li.




Egídio Pizarro 20/04/2011

Há beleza mesmo na tragédia. É o que se vê em "Amor de Perdição", bela obra de Camilo Castelo Branco - e seria melhor, se o autor não usasse um vocabulário tão rebuscado.
comentários(0)comente



Roberta 24/10/2009

Surpreendente!
No começo achei que eu não ia gostar, porque o autor tornava a leutura cansativa, tá certo que a edição que eu estava lendo é muito antiga, mas depois foi se tornando emocionande.

Saber qual seria o desfecho da história de amor de Simão e Teresa, o destino dos dois e ainda de Mariana.

Faz com que a gente pense no amor verdadeiro,incondisional e desinteressado.

Para quem gosta de histórias que fazem o coração bater mais rápido, de se emocionar e até mesmo chorar com os personagens!!!

Vale 5 estrelas com toda certesa!!!!!!!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Li 02/11/2010

Esses livros do romantismo são sempre mais do mesmo... Camilo pelo menos ainda tem traços de realismo, mas a base do livro é muito piegas, Deus me livre! rsrs
comentários(0)comente



Reinator 26/08/2009

fizemos uma peça disso, quem se lembra????
comentários(0)comente



Edu Trindade 24/08/2009

Ah, os clássicos!
Escrever sobre "Amor de Perdição" é escrever sobre os clássicos. Terreno espinhoso, portanto. Ah, esses livros de que ouvimos falar desde o colégio, esses livros que algumas vezes tentaram nos empurrar goela abaixo! Têm o seu mérito, sem dúvida: a nossa literatura se construiu sobre o alicerce destes tais clássicos. O problema é que nem sempre estes livros primordiais são agradáveis à leitura, assim como nem sempre um alicerce é tão belo quanto o prédio que vem sobre ele, e corre o risco de interessar mais a estudiosos que ao simples passante. O "Amor de Perdição" terá mexido com muitos corações, sem dúvida; mas confesso que eu o vejo um tanto distante dos corações atuais.
comentários(0)comente



CRIS LI 19/10/2009

Definitivamente é um dos meus preferidos!
Brasileiro tem uma proximidade com o folhetim e eu não sou uma exceção!
Toda vez que leio e releio me emociono com esta obra. Já o Amor de Salvação não curti muito.
É um livro que estou sempre disposta a reler!

Pra quem deseja conhecer o romantismo é uma ótima escolha: a rica entre as famílias, o amor puro e idealizado e o trágico.
comentários(0)comente



Danielle 28/01/2010

Decidi ler este livro simplesmente por ser um clássico. E ainda não cheguei à conclusão se gostei ou não. O amor de Simão e Teresa só não é mais inverossímil aos olhos dos dias atuais do que o amor de Mariana por Simão, este sim chega às raias do incompreensível. Mas a leitura está longe de ser desagradável e flui perfeitamente - isso me surpreendeu, achei que ia encontrar um livro enfadonho.

Considero que o mais interessante do livro foi a história de amor que o autor conta paralelamente: o relacionamento do irmão de Simão com uma mulher casada, que o pai dele consegue dar fim de forma absolutamente fácil. É um belo contraponto à história principal.
comentários(0)comente



Júnior 17/07/2010

Amor de Perdiçaõ - Camilo Castelo Branco
A história conta sobre o amor incondicional de Simão Por Tereza...

Simão era filho do desembargado Domingos Botelho, e tinha um irmão mais velho que se chamava Emanuel, que Simão particularmente não gostava muito, e irmãs mais novas cuja Rita, a mais nova, era sua preferida. Sua mãe também se chamava Rita e por muitas vezes tinha uma atitude de soberba.
Simão era um jovem que envergonhava a família tinha amizades somente com pessoas de classe baixa e viviam sempre desorganizado, seus pais não tinham amor por ele.
Depois que conheceu Tereza o comportamento de Simão mudou completamente, suas atitudes não eram as mesmas, não saias mais de casa, suas amizades foram desaparecendo, tratava-se que Simão estava apaixonado por Tereza Albuquerque, filha de Tadeu Albuquerque, porém suas famílias eram completamente inimigas umas das outras, ou seja, o amor deles era só reconhecido por eles e por mais ninguém...
Depois disso Simão retorna a Coimbra, onde tinha iniciado seus estudos, e dava o melhor de si, pois ele pensava em seu futuro junto ao de Tereza...
Depois que Simão foi a Coimbra Tereza fez uma amizade com Ritinha, e Tereza desabafou o seu amor a Ritinha, porém uma vez Domingos pegou Ritinha conversando com Tereza e obrigou Ritinha a falar do amor que até então encontrava-se escondido...
Como as famílias eram rivais, Tadeu jamais iria deixar sua filha se casar com Simão e oferece a sua mão ao seu primo Baltazar Coutinho...Daí surgem as ameaças a Tereza ou ela se casava ou não era mais filha do casal, ou iria parar em um convento...
Tereza se recusa a casar-se com Baltazar e vai para o convento... Dedicando seu amor a Simão...
Depois disso Simão se hospeda na casa de um ferreiro de nome João da Cruz, pois o pai de Simão livrou o individuo de ser morto na forca, ele também tinha uma filha chamada Mariana, que passou a gostar de Simão, porém sabia que seu amor não seria correspondido, mas o qual ela era fiel e servil...
Em um baile de aniversário, Tereza com o seu tinteiro reserva, pois seu pai havia retirado o seu original, avisa Simão para ir às portas do quintal, porém Baltazar nota algo de estranho em Tereza, pois ela não para de ir às portas do quintal, ele também a ouviu marcar um reencontro com Simão no mesmo lugar...
Simão volta no mesmo lugar no dia seguinte, porém Baltazar havia preparado uma armadilha a ele já visto que Baltazar tinha escutado o reencontro, porém o ferreiro João da Cruz já esperava essa atitude do homem, foi junto para auxiliar Simão, o encontro deu certo, porém quando João e seu ajudando estavam voltando se deparou com os homens de Baltazar e mataram um deles. Nisso o outro havia fugido e Simão tinha um ferimento no ombro, visto que acharam o outro capanga de Baltazar, pela clemência de Simão, João o deixou vivo...
Na casa do ferreiro Simão foi trato com todas as devidas necessidade por Marina (que amava Simão) e até dinheiro deram a ele, para pensarem q o tinham enviado de sua família...
Com a insistência de Tereza em não se casar com Baltazar ela e levada a um convento, porém secretamente levava um tinteiro e um papel, pensando que ia viver em paz no convento Tereza encontra freiras fofoqueiras. Mais tarde Tadeu quis levar a filha a outro convento onde a tia dela era freira. Simão recebeu a carta com a notícia que também afirmava que junto a ela estariam indo suas irmãs, seu pai, Baltasar e as irmãs dele. Essa notícia o enfureceu e escondido de João e Mariana ele foi ao convento de sua amada. E quando Baltasar apareceu, junto a todos os outros, Simão o matou.
Simão vai preso, porém por ser filho do desembargador ele teria escapado da prisão facilmente, porém respondeu por suas ações e ficou preso, e rejeitou qualquer ajuda de sua família, nesse tempo João e Mariana davam assistência total a Simão, porém, Mariana gostava tanto de Simão que chegou ao ponto de entrar em estado de Demência...
Enquanto Tereza abrigava o novo convento, encontrou freiras mais bondosas, porém ainda era difícil manter contato com Simão, porém eles conseguiam.
Depois disso Simão foi condenado a forca, Tereza encontrava-se em estado de morte onde nada parecia ter mais sentido. No entanto, seu pai Domingos como era o desembargador não queria morrer sabendo que um de seus filhos tinha morrido na forca, pois vivia com honra. Impedindo assim a morte de seu filho...
Simão foi transferido de prisão, foi levado a uma próxima ao porto e nas suas proximidades estava o convento de Teresa. Tadeu tentou tirá-la de lá, mas a menina não abandonaria o convento e tinha ao seu lado as freiras que não permitiam que ninguém fosse obrigado a sair do convento.
Nesse tempo Mariana voltara à sua sanidade e logo à sua dedicação a Simão. Ele viveu por dois anos e nove meses na prisão. E nesse período João já vivia insatisfeito com a “perda” da filha e antes de qualquer coisa foi assassinado pelo filho do homem que matara. Sendo assim, Mariana vendeu todas as terras que a ela pertencia e viveu a se dedicar a Simão.
Simão vai morar na Índia onde é exilado, junto de Mariana.
Pelo pai que tinha Simão não era tratado como os outros...
Porém quando Simão chega ao porto ele assiste a morte de Tereza,e lá recebeu as cartas que ele tinha escrito a ela e uma carta final dela.
Simão ficou louco tinha altas febres e delírios, por fim Simão morre e Marina lhe da o primeiro beijo que não conseguira dar enquanto ajudava o homem a seguir o caminho de sua amada...
Com uma pedra agarrada aos pés Simão é jogado ao mar. De tristeza Mariana salta ao mar junto de Simão e as cartas são esquecidas, ou seja, todos morrem...
comentários(0)comente



Keila 23/11/2009

Adquirindo o gosto pela leitura
Cada um tem um livro que nunca esquece... tenho muitos livros favoritos e muitos que tenho vontade de ler... mas tenho um caso de amor por "Amor de Perdição". Na época estava no ensino médio e a professora praticamente enfiou goela abaixo a leitura de um livro... que chato, pensei! Minha amiga emprestou este livro, para minha surpresa fiquei encantada com o enredo da história, com riqueza dos detalhes...

O livro conta a história de Teresa de Albuquerque e Simão Botelho, dois jovens, filhos de famílias rivais que apaixonaram-se perdidamente.

A trama envolve contendas, conspiração, assassinatos e a história de amor que leva Teresa a morrer de tristeza e Simão em face da morte da mulher amada também desiste da vida.

Para todos os que gostam de uma boa leitura experimentem: Amor de Perdição.
comentários(0)comente



Lorena.Buffolo 17/01/2010

A história é trágica, mas é um bom livro. Pra quem gosta de romances apaixonados e cheios de dificuldades, é uma boa pedida!!! rssss... eu pelo menos adoro.
comentários(0)comente



447 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR