O alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

vanitta 02/09/2024

Me identifico com os presos
Em tempos assim eu com certeza já estaria presa em um hospício de beira de pista, com certeza nasci no século certo ??

henriqueacastro 02/09/2024

Médico e louco todo mundo tem um pouco
"O Alienista", obra-prima de Machado de Assis publicada em 1882, é um conto que combina elementos de sátira, crítica social e psicologia, refletindo as complexidades da mente humana e as nuances da sociedade brasileira do século XIX. A narrativa gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico alienista que, ao se estabelecer na pequena cidade de Itaguaí, decide fundar um manicômio com a intenção de estudar e tratar a loucura.

A história começa com a ambição de Bacamarte, que se propõe a desvendar os mistérios da mente humana. No entanto, sua busca pela verdade o leva a internar não apenas os realmente considerados loucos, mas também indivíduos que se desviam das normas sociais e comportamentais estabelecidas. Isso gera uma série de situações absurdas e paradoxos que revelam a fragilidade das definições de sanidade e loucura.

Machado de Assis utiliza personagens e situações que ilustram a hipocrisia e o preconceito da sociedade. A forma como Bacamarte categoriza e diagnostica as pessoas reflete uma crítica ao autoritarismo e ao poder que a ciência pode exercer sobre a vida dos indivíduos. Através de sua prosa irônica, o autor expõe a arbitrariedade das convenções sociais e a vulnerabilidade do ser humano diante delas.

A narrativa é rica em detalhes e provoca reflexões profundas sobre a identidade, a normalidade e a condição humana. O desfecho da obra, surpreendente e irônico, culmina em uma reviravolta que desafia todas as expectativas e mostra que, em última análise, a linha entre sanidade e loucura é bastante tênue.

"O Alienista" é, portanto, um texto fundamental para a literatura brasileira, não apenas pela sua qualidade estética, mas também pelas questões filosóficas e sociais que levanta. A obra convida o leitor a questionar suas próprias percepções sobre a loucura e a razão, permanecendo relevante até os dias de hoje.

Lucas_bs 01/09/2024

Simplesmente incrível, praticamente li sem parar de tão bom que é. Muito engraçado, com um humor inteligente que não se encontra muito por ai.

Junior735 30/08/2024

Acho que seria muito audacioso da minha parte tecer qualquer crítica ao Machado, então falarei apenas da minha experiência de leitura. Confesso que tinha grandes expectativas para a minha primeira leitura do autor. Talvez não tenha sido a melhor escolha, pois realmente a história não me cativou tanto e foi um pouco cansativo chegar ao fim (mesmo sendo uma leitura breve). No entanto, é uma história com vários pontos a se considerar e refletir. Dito isso, com certeza é uma obra que não pode simplesmente ser ignorada. Continuo ansioso para conhecer mais do autor.

MinnieYuni 30/08/2024

Temperado na ironia
Como sempre, Machado traz a acidez sendo um elemento fundamental para esse conto funcionar e ser tão divertido.

Apesar de curtíssimo, não dava para ter certeza nunca de onde a história chegaria nem como, todas as reviravoltas inusitadas são ótimas!

Que frescor cair num clássico tão gostosinho depois da (leve) decepção que foi minha última leitura.

Keren Keith 30/08/2024

Livro de um português mais rebuscado, mas por ser uma história curta recomendo para quem quer adentrar na leitura de clássicos.

DarthBea 29/08/2024

?Se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista??

Bom, basicamente todo mundo é um pouquinho doido das ideias. É isso, fim da resenha ??

Eduarda.Konzen 28/08/2024

Leitura obrigatória 3
? "todos somos loucos, mas alguns sabem disfarçar"

Simão é um cientista que decide que começará a estudar os loucos, para isso ele decide inaugurar a casa verde, um local em que ele internará os loucos da cidade pra curá-los. Após um tempo quase todas as pessoas da cidade estão sendo internadas, então o barbeiro Porfírio decide fazer uma revolta contra a casa verde. No final da história Simão reflete que os únicos loucos são os que se fingem de normais, e decide soltar os internados e internar as pessoas que estavam soltas. Após curar cada uma delas, Simão decide se auto internar e acaba morrendo na casa verde.

Larissa Silva 27/08/2024

O alienista é sobre um homem que decide viver para estudar a "loucura" e para isso ele constrói a tal Casa Verde em sua pequena cidadezinha e pouco a pouco quase a cidade inteira se vê recolhida a esta. Os métodos do tal alienista vão sendo questionados pela população, rebeliões e discussões surgem, até que novas regras para o funcionamento da casa são decretadas e ao final de tudo isso o próprio alienista começa a questionar seu métodos e crenças e chega a conclusão que ele mesmo precisa ssr estudado, aperfeiçoado e curado e passa todo o resto dos seus dias sozinho na Casa.
Confesso que diante da temática e da premissa eu esperava algo completamente diferente e fiquei relativamente decepcionada, mas a obra não deixa de ter seu valor e o tom como tudo é colocado também traz reflexões porém até mesmo isso eu esperava que fosse diferente.

stherfx 27/08/2024

Sempre uma experiência única.
Acabo de finalizar este livro que tanto me chamava atenção desde antes e me "alienou" logo depois que dei início a leitura. ??

Machado é sempre Machado em seus livros. não há para onde correr, sua escrita é totalmente única, notável e viciante. é impossível não reconhecer a escrita de Machado de Assis... é algo que só ele tem.
aliás, o bom de gostar de ler Machado é ter a certeza que ele nunca vai decepcionar! Rs

sobre o livro, a forma como Machado de Assis aborda o problema da sociedade estar com uma visão limitada sobre as coisas é surpreendente. o livro contém diversas críticas sobre isso.

o que se pode trazer do livro para a nossa atualidade é que, DEFINITIVAMENTE, não podemos usar a nossa régua para medir a vida de ninguém.

além disso, o problema de estar alienado em seu próprio mundo nos mostra que não há problema maior que estar preso em uma prisão que nós mesmos criamos.

enfim, ótima experiência. super indico. ótimo para furar a bolha em que vivemos.

já estou ansiosa para dar play em outro livro deste Grande Autor da literatura Brasileira ??
Elton.Oliveira 28/08/2024minha estante
Que massa Sther !!! Confesso que só li Machado para fazer vestibular ou na vida de estudante.... Sua resenha despertou a vontade ! Sempre estou querendo ADC escritores brasileiros nas minhas listas e com essa pegada de crítica social e esse jeito peculiar que vc descreve..... Vou tentar ler algo ainda esse ano !!!

Parabéns! Ótima resenha!!! ????????

stherfx 02/09/2024minha estante
tenta dar uma chance!
acredito que quando o primeiro contato com Machado é por obrigação não nos faz apreciar da melhor forma, que apreciaríamos caso fosse algo genuíno e espontâneo...

Leiturascomthays 26/08/2024

Livro curto, mas se tratando de Machado temos que ter cautela e ir lendo aos poucos para digirir todas as emoções na escrita.

Esse é muito bom, me surpreendeu!

Lalalað 25/08/2024

Foi o meu primeiro do Machado de Assis, Achei cansativo para um livro tão pequeno. Gosto bastante de livros nacionais, tô acostumada com livros "difíceis", mas ele não é difícil, é chato mesmo. A filosofia que tem por trás dele é bem interessante, porém senti que tava lendo um livro didático.

Milena 24/08/2024

?Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido.?

E assim seguimos, sem saber quem tão ou não doido.

GihPinheiro7 24/08/2024

Um médico psiquiátrico, Dr. Simão, que resolve internar pessoas, para investigar suas "loucuras". Porém, tudo começa a sair do controle, quando ele começa a pegar vários pessoas sem motivos de loucura - no imaginário dele, sim, as pessoas estavam loucas. Uma rebelião é feita por parte do povo, que não concorda com os excessos do Dr.

É uma critica sobre o que é a louca, de fato. Também é uma crítica em relação a corrupção política que fazia tudo em nome da ciência e aos próprios cientistas que muitas vezes - antigamente - utilizavam de meios desumanos, apoiados pelo próprio governo para fazerem atrocidades contra os outros em nome de descobertas científicas.