O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

jonevesa 03/05/2024

Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doudo.
Cada vez que eu leio Machado de Assis, eu me surpreendo. Machado era um escritor a frente de seu tempo, sua escrita é simplesmente atemporal. Sua sátira e ironia, assim como suas críticas sociais, estão presentes novamente em O Alienista.
Nessa obra, Simão Bacamarte é um ilustre médico que dedica-se a estudar a loucura, o total desequilíbrio das ideias, e então torna Itaguaí o seu próprio universo e objeto de estudo. Assim, Bacamarte cria a Casa Verde, lugar onde ele recolheria os doidos da cidade, porém, logo percebe-se que sua interpretação de loucura é um tanto deturpada.
Ao longo do livro, segue uma narrativa divertida, fluída, cheia de reviravoltas engraçadas (ao meu ver) e surpreendentes.
Machado era o brabo, simplesmente nunca errou.

kkk2 03/05/2024

Não quero dar nota pra livro clássico que eu li só por causa da escola KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mas ele é muito divertido. demais mesmo

carolina 03/05/2024

? do meio pro final foi ficando mais lenta a minha leitura, sinto que tinha muita coisa acontecendo no pessoal e eu não dei a atenção que gostaria. tem potencial pra ser bom, talvez eu releia com mais calma em algum outro momento (ou não:):

Raquel.Oliveira 03/05/2024

O psiquiatra autoritário
Alienista era como se fosse um psiquiatra nos dias de hoje. Nesse caso, passou na mão dele é vapo (vai ser internado querendo ou não)

Pamela566 02/05/2024

O alienista machado de assis
No começo achei que ia ser chato mas fui lendo mas fui gostando, Simão bacamarte e meio doido né ele internou a veinha por nada e um monte de pessoa quase a cidade toda inclusive a mulher dele coitada , não esperava a reviravolta do final ele se internando mas também ele passou dos limites da sanidade e o unico louco ali era ele mesmo esse livro e mt bomm viro um dos meus favoritos vale mt a pena ler eu recomendo a cena da Guerra foi a melhor ameii dmss recomendo ??kkkkkkkk

Lau Pinheiro 02/05/2024

4° da unicamp (casa velha)
Reforço que essa resenha é exclusivamente sobre casa velha, que é a leitura obrigatória da unicamp. comprei o livro com o alienista junto pois achei que seria uma edição melhor e futuramente (quando eu passar dessa fase de vestibulanda) posso vir a ler o livro. achei o conto uma maravilha, amo machado e acho a escrita dele fenomenal, tanto que enquanto leio sinto como se meus pensamentos se desenvolvessem no livro de tão ambientada que o autor me deixa. achei uma história curta mas com diversos desenvolvimentos e nem um pouco corrida, tanto que achei a Lalau uma diva (não só pelo nome, que é um dos meus apelidos) mas pelo valor que ela se deu. certíssima. achei o padre curioso... pensamentos divergentes sobre ele me ocorreram durante a leitura, ainda tenho que me inteirar um pouco mais sobre o contexto político do país na época, mas amei ;)

l.library 01/05/2024

Ele nunca erra
Todo brasileiro precisa ler pelo menos uma obra deste homem na vida!! adorei a proposta desse livro!

julialfmelo 01/05/2024

?Nunca houve outro louco além dele em Itaguaí?
De longe um dos meus livros favoritos. Linguagem fácil de entender, mas cheia de ironia, humor e antíteses, o que torna a leitura leve e envolvente. Traz uma reflexão interessante sobre como o fanatismo e a obsessão impactam negativamente o ser humano.

?A verdade é que todos têm interesses individuais, e que com menor ou maior intensidade, são paixões, que movem a vida das pessoas e impulsiona-as a pesquisar, relacionar-se e estar sempre aprendendo mais sobre aquilo. As paixões são necessárias a todos. É preciso, porém, ter o senso crítico de estabelecer os próprios limites para não desrespeitar os interesses de outras pessoas e ter o cuidado de não diminuir a vida a um único tema.?

Lizandra 01/05/2024

Um doido e meio
Não tenho certeza se eu entendi, mas se eu tiver entendido, achei a proposta interessante.
O tamanho do texto é muito bom. Vale a pena demais a tentativa.

Cláudia 01/05/2024

"... o terror também é pai da loucura"
O conto se passa na fictícia cidade de Itaguaí, perto do Rio de Janeiro, onde o renomado psiquiatra Simão Bacamarte decide retornar de Portugal para se dedicar ao estudo da loucura. Ele constrói um hospício, a "Casa Verde", onde começa a internar os habitantes locais que, segundo seu critério cada vez mais amplo, demonstram algum sinal de desequilíbrio mental. A população da cidade, inicialmente favorável ao projeto do Alienista, começa a questioná-lo quando quase todos acabam confinados.

A história se aprofunda nas ironias da definição de sanidade e loucura, com Bacamarte ajustando frequentemente seus critérios para quem deveria ser internado. Ao final, após uma série de reviravoltas e reconsiderações sobre os c bem engraçada, e em algumas horas, terminei!
Gostei!

Anne778 01/05/2024

A linha tênue entre loucura e sanidade
É um clássico. A leitura é complexa (para mim, pelo menos) precisei buscar o significado de diversas palavras ao longo da história e isso fez com que eu demorasse muito para finalizar o livro. A história é muito interessante, é engraçada em diversos momentos mas fica fácil de presumir como ela irá terminar, não há grandes surpresas. Esse foi meu primeiro contato com Machado e, apesar de ter achado a leitura cansativa, tentarei ler outras obras dele.

Gabriela4290 30/04/2024

Um maluco decide ter um hospício fala q todo mundo tá maluco e depois fala q nn e depois descobre q ele é maluco. Enfim brasileiros...

Barbara193 30/04/2024

Limites da racionalidade e da loucura
O livro explorou temas como a razão, loucura e poder. A história gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide investigar a mente humana construindo um hospício em sua cidade. Por meio das experiências do Dr. Bacamarte e das reações da comunidade, Machado de Assis faz uma sátira inteligente sobre a busca pelo conhecimento e os limites da racionalidade. A obra continua relevante e instigante, trazendo a reflexão sobre a natureza humana e as noções de normalidade e loucura.

"Com a definição atual, que é a de todos os tempos, acrescentou, a loucura e a razão estão perfeitamente delimitadas. Sabe-se onde uma acaba e onde a outra começa. Para que transpor a cerca?"
Gabriel1994 30/04/2024minha estante
Ótima visão.

Thais.Lacorte 30/04/2024

Um clássico né, mas talvez não seja meu estilo.. é uma leitura mais complexa, palavras com significados desconhecidos pra mim.
Gabriel1994 30/04/2024minha estante
Achei também, mas é do século 19, então era de suspeitar o enriquecimento do vocabulário.