As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Tamires 04/01/2021

Sobre as brumas de Avalon
Gente! Que coisa linda que é essa saga! Só posso dizer: leiam leiam leiam!!!

Sobre esse último livro, senti falta da divisão de capitulos que tinham os outros 3 livros. Pode ser que tenha sido a edição que eu li mas o livro parece que foi escrito num fôlego só. A gente mal consegue entender a transição de uma cena pra outra. É difícil parar pra continuar no dia seguinte.

A conclusão da história do rei Arthur contato com toda a sensibilidade que sua irmã Morgana poderia passar. Aliás, irmã, mãe, amante... Que sentimento incrível eles tinham um pelo outro.

Vale cada minuto a experiência de ler essa história!

Nat 30/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Último livro da saga As Brumas de Avalon, O Prisioneiro da Árvore traz um desfecho para praticamente todos os personagens vistos até agora – e, em sua quase unanimidade, um final triste com tragédia e morte. Apesar disso, o final fica em aberto e dá a entender uma possível paz entre os povos cristãos e os que acreditam na Visão, onde Deus e Deusa são o mesmo (porém, essa é uma interpretação). Achei esse o livro mais morno dos 4, talvez por tantas tragédias, talvez por ser o final, não sei dizer. Mas já sinto saudades dos personagens e da trama!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Gaal 29/12/2020

Terminei pra ter certeza.
Terminei a série pra ter certeza: são 4 livros, mas dava tranquilamente para serem 2.
O segundo livro enrola em vários aspectos, mas ainda traz desenvolvimentos importantes. O terceiro é mais essencial, mas também nas partes de enrolação o negócio fica tão profundo que chega a cansar e parece que a própria autora se perdeu na escrita.
E esse quarta se resumo nisso aqui: enrolou, enrolou, enrolou mais um pouco e finalizou toda a história com um final que aparece que foi escrito às pressas. Cheguei no último capítulo pensando que ainda faltava tanto pra explicar e desenvolver nas desavenças de certos personagens, porém não, foi tudo resumindo em 10 páginas de forma desorganizada.
Por isso digo, terminei pra ter certeza, a série toda é muito recheada de enrolações enquanto algumas tramas importantes faltaram muito.

Juliano 26/12/2020

Morgana vai estar eternamente no meu coração.
Brumas foi a minha leitura favorita do ano. Me apeguei demais aos personagens e à história. Morgana é uma personagem muito bem construída. É ambígua, alguns podem acha-lá uma malfeitora, mas pra mim ela sempre esteve certa em tudo o que fez. Leiam Brumas, é incrível!
maryyyy 26/12/2020minha estante
é demais mesmo! s2

Juliano 27/12/2020minha estante
Já terminei com vontade de reler! ?

Sparr 21/12/2020

As mulheres sempre estarão em toda a parte.
Essa é a lição que tiro desses livros. Claramente o patriarcado foi quebrando as fortes civilizações devagar. Hehehehe.
O matriarcado formava mulheres fortes, educadas, boas, que geravam filhos igualmente bons. Nenhum conhecimento era velado, todos com direito aos mesmos pontos. Todos com escolhas e saberes. Essa parte. Foi uma das que me marcaram de maneira singular.
Arthur era, sobretudo, um fraco. Ele não se tornou devoto de um novo Deus. Ele simplesmente saiu de uma fé quando está parou de dar a ele o que o seu egoísmo pedia. Arthur era, sobretudo, um homem. Levado muito facilmente por seus próprios desejos.
Viviane e Morgana são as maiores personagens dessa trama. E sair dela vendo que Morgana de maneira tão sublime e grandiosa teve um papel tão importante, foi sensacional.
A obra não perde o valor pelos crimes cometidos por usa autora. Agora já finada, e os livros têm seus valores revertidos a vítimas de abuso infantil e abuso sexual. O que de certa forma é bom. Mas não apaga o mal que uma pessoa que construiu uma história como essa, causou. Talvez uabdo descrevesse a irmã de Viviane, ela tenha feito o livro espelhada em si mesma.
No geral, achei incrível, a construção narrativa, o estilo de escrita. Os vastos pontos de vista do narrador, as interferências de Morgana aqui e ali na narração dos acontecimentos, a linha do tempo vem definida sem a necessidade de desenhos. As belas descrições e construções de personagens e lugares. Tudo muito incrível. Peça nos excessos, mas nada que atrapalhe a leitura.
E saio sabendo que ao fim, a deusa se basta, e as mulheres, estarão sempre em toda a parte.

Herick 18/12/2020

Com mais acontecimentos nesse último livro o torna melhor que os outros. Nimue e Mordred incríveis.

BlueandCherry8 16/11/2020

O prisioneiro da árvore
Aqui o desfecho dessa MARAVILHOSA historia. Vemos aqui os destinos de nossos queridos (e tb dos nao queridos) personagens, além da própria Avalon.
Essa série com certeza entra pras minhas favoritas! Curiosa sobre os livros lançados dps, mas que complementam os tempos anteriores a Morgana. O protagonismo feminino e o sincretismo de crenças trabalhado é fantástico.

Ana Ponce 07/11/2020

Olá... Hoje teremos o post sobre o último livro da série As Brumas de Avalon. Arthur deixou de lado os costumes antigos, traindo assim a confiança do povo antigo da ilha. O desfecho da lenda do Rei Arthur é conhecido de muitas pessoas, mas para mim foi uma novidade total, pois não conhecia nada dessa lenda, apenas a parte da espada na pedra, a existência de Merlin e Morgana (não conhecia o parentesco e nem o relacionamento deles)... a interpretação feita pela autora possui muitas surpresas e detalhes.
Sendo o tema mais recorrente nesse volume é a disputa entre as duas religiões presentes na Bretanha, que se torna mais intensa. Terminei a leitura dessa série pasma com as reviravoltas e os acontecimentos, principalmente com o final...

Para terminar resta recomendar muito a série, assim como os livros que a antecede, que formam o Ciclo de Avalon (e que quero muito ler):

* A Queda de Atlântida
Teia da Luz
Teia das Trevas
* Os Ancestrais de Avalon
* Os Corvos de Avalon
* A Casa da Floresta
* A Senhora de Avalon
* A Sacerdotisa de Avalon

Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/11/2020

Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Arthur para promover as suas respectivas visões de mundo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788531210419

Leda R. Jankoski 19/10/2020

Mais uma órfã de Avalon
Essa série de livros não poderia ter me atingido mais, tão profundamente. O final dessa leitura foi uma mistura de alegria, com tristeza e aquele sentimento de ficar órfã de um universo que me envolveu totalmente. Nesse último livro as coisas vão de mal a pior e é só ladeira abaixo, mas não de um jeito ruim kkkk Assim como muita coisa representada nessa história, ela por si só também deve finalizar um ciclo e assim a autora faz. Senti que o último livro foi a finalização de histórias incríveis de vidas fascinantes. Um final trágico e melancólico que combina com a dor e tantos sofrimentos que presenciamos ao longo de tantas gerações. Minha admiração por Morgana será eterna, assim como a complexidade do humano e a simplicidade de uma divindade que é única, e está em tudo e em todos. Uma história sobre a força feminina, sobre fé e religião, paixões, ganância, amor, guerra, dor e uma magia que para mim parece ser tão real quanto qualquer rito cristão. Uma história atemporal. Esse livro finaliza m ciclo de uma experiência que para mim foi divina, com o perdão do trocadilho.

O Crowler 18/10/2020

Um Final Emocionante.
Acho que é isso que posso falar sobre o último volume, é extremamente cheio de emoções.

Amanda 14/10/2020

Queria ter aproveitado mais a leitura dessa saga, mas eu tive um certo problema - ou melhor, eu tive vários, mas vamos falar um de cada vez - com o fato de que não é só uma história, é uma história contada para encaixar no contexto real Histórico. Não era mais sobre as escolhas dos personagens, onde cada um estaria no final, é sobre onde eles deveriam estar no final, então a narração precisou forçar seu caminho para a história chegar onde a História também chegou. Por isso senti que o desenvolvimento de alguns personagens não foi natural. E é um pouco frustrante a gente torcer por um personagem e saber que não vai dar em nada mesmo.

Não consegui me apegar a quase ninguém, queria que todo mundo morresse logo para me livrar de arcos entediantes, na maioria do tempo era um bando de personagens acomodados, que reclamava do que estava errado no mundo e não fazia nada para mudar, jogava tudo nas orações para a deusa ou para o deus cristão e esperava o milagre vir. Era um discurso tipo "eu não vou matar, mas se a deusa quiser me usar para matar, tudo bem".

Mais uma vez, fomos privados de momentos importantes, não tivemos o gostinho das grandes guerras, e se não fosse pela Morgana tendo a visão, a gente não saberia de outra metade de coisas. O clímax da saga, que seria o confronto de Artur contra Mordred, sei lá como que aconteceu, Morgana só aparece para lidar com as consequências do duelo, que foi melhor narrado no prólogo do livro 1 do que agora, quando de fato aconteceu.

Concluo essa saga decepcionada. A história parte do ponto A e no final ainda está no ponto A. É como se nada tivesse acontecido, eu não comprei a ideia de que a Deusa ganhou seu lugar mundo e está presente entre nós, então a missão foi cumprida. Tivemos bons momentos e questionamentos, mas todas as mensagens, posicionamentos e críticas ao cristianismo perdem força dentro da narração por causa do final, "não é o que você fala, é o que você faz", e o que a autora fez foi aceitar e fazer a Morgana aceitar.

Outro detalhe que me marcou e me incomodou profundamente nessa leitura, citado na apresentação da autora, foi ela ter se apresentado como "não feminista". Eu comentei na resenha do livro 1 que era hipocrisia falar isso e criar uma história feminista, mas não consigo tirar da cabeça que tudo isso era realmente a grande intenção da autora, narrar como as mulheres perderam poder, mostrar o que elas foram e o que não são mais. Esfregar na nossa cara como o nosso mundo chegou onde chegou. A minha impressão é que ela teve uma felicidade danada em narrar os últimos três capítulos e escrever que o mundo agora era dos homens, que as mulheres precisariam de um homem para protegê-las e que uma mulher que se recusou trair outra mulher foi morta por isso.

O último assunto que quero abordar é um que vinha a tona sempre pela boca do Kevin, que batia na tecla que não importava os cristãos darem crédito dos feitos da deusa ao deus cristão, porque no fim das contas todos os deuses são um. Mas eu quero dizer que acho isso bem problemático, não importa a veracidade de um feito, basta o símbolo que ele representa e a força que ela carrega. Símbolo e força juntos são poderosos o suficiente para atrair o fiel e isso cria uma bola de neve para ideias, pensamentos e doutrinas.

OBS: Descobri, quando já estava no meio do livro 2, que a autora dessa saga está envolvida em sérias acusações de estupro e pedofilia (feitas pela própria filha). Ainda estou pensando sobre o tópico de separar ou não a obra do autor, mas enquanto não chego à conclusão alguma, fica o alerta para futuros leitores. Acho que se eu soubesse disso antes, teria repensado a escolha desse livro para ler e não sei quanto isso influenciou minha percepção sobre a obra.
Jane 14/10/2020minha estante
nossa mas você me desanimou total de ler essa saga kkkk

Amanda 14/10/2020minha estante
Poxa, eu sou pessoa mais triste por não ter gostado de As Brumas de Avalon, eu adoro fantasia medieval e achei que seria o livro perfeito para mim, só que deu tudo errado. Começou com um detalhe, depois outro, depois outra coisinha ali e uma acolá, quando dei por mim eu não estava conseguindo engolir mais nada. Mas pode ser só comigo, todo mundo fala bem, foi difícil achar resenhas e notas negativas, porque procurei para saber o que pensavam as pessoas que não gostavam...

Jane 14/10/2020minha estante
eu ganhei esse livro de Natal da minha tia, na época fiquei muito empolgada e li o prólogo, vi que seria uma leitura bem complicada pra mim pois fala bastante de cristianismo e (espero que não te ofenda) eu ODEIO.

O desânimo me bateu aí, não muito depois descobri sobre as acusações da autora e a prisão do marido dela e fiquei agoniada com o livro pensando o quanto do que ela fez pode ter de influência na história.

Eu tbm amo livros medieval mas com esse minha única chama de esperança era que ao menos o enrendo seria bom coisa que pela sua resenha desanimei tbm.

Amanda 15/10/2020minha estante
Não ofendeu nadinha. Sobre a temática cristã, ela é sim muito presente, já que é a base da história, em alguns momentos vai vir em forma de crítica em outros em forma de doutrinação (despendendo do personagem que a narração estiver focando). Esse foi um dos pontos que me incomodou, eu não sou religiosa e ver as coisas se desenvolvendo baseadas em hipocrisia e fé me trouxeram sentimentos não muito bons durante a leitura. Eu me sentia sufocada ao ver a história se desenrolando e personagens fazendo escolhas baseadas no que deus disse, no que o padre orientou, no que se espera de um reino cristão... Eu passei a leitura inteira achando que toda essa representação do cristianismo era para a crítica ter mais força no final, para ter argumentos e incentivar a ser questionadora, mas no final parece que a autora jogou tudo isso no lixo.

Sobre as acusações de estupro e pedofilia, eu descobri enquanto estava lendo, mas foi um baque. Optei por finalizar a saga, mas tudo que eu lia podia ter duplo sentido, mesmo que não tivesse, eu comecei a desconfiar.

Se decidir ler, vai preparada. Por incrível que pareça, eu gostei do livro1, da forma como tudo foi introduzido e do potencial que achei que teria, mas logo vi que as coisas não seriam como eu queria e foi só ladeira abaixo.

Magalyne 21/09/2020

Essencial
O quarto livro fecha, com sensibilidade a saga das mulheres que mudaram seus mundos a partir do confronto do feminino com o divino. Para quem é fã da távola redonda, recomendo a leitura da obra.