As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Brenda @caminhanteliterario 31/08/2020

Depois do terceiro esse é o melhor livro da série.

Principalmente poeque existe uma quebra de expectativa gigante, você espera que Avalon ou Camelot vença e a história vai por um caminho totalmente diferente.

O final épico dessa série maravilhosa, Morgana finalmente vai aceitar quem é e defender o destino se Avalon..

Morgana nao consegue cumprir os planos de Viviane pq esse nunca foi o plano da Deusa. Ver morgana lutar e aceitar seu destino depois de tudo foi triste e sensacional e eu amei o final!

Kevin é "a vergon da pôfission", tice ódio mortal dele, se comporta como os religiosos de hj em dia, que todos tem q se submeter ao deus da maioria.

Adorei como a escritora misturou o Graal com a história de Avalon, apesar da busca ter sido meio chata.

Mordred foi o único que teve coragem dee fazer o que todo mundo queria fazer desde o início, e ele nem tinha ambição, era só movido a ódio, eu amei esse personagem.

E no final é tudo uma grande tragédia e nao tinha como ser diferente!

Amanda 27/08/2020

O que a autora fez com Morgana?
Me decepcionei com a mudança da Morgana, ficou uma personagem que toma atitudes horríveis, das quais não consigo me identificar e nem justificar suas ações, que causam desgraças e poderiam ser resolvidas de maneira bem diferente.
Guinevere continua chata e repetitiva com seus dilemas morais.
O final em si é ok, com reflexões interessante sobre religião e poder, mas a forma como as coisas se desenrolam é
meio sem propósito, parece que tudo oq os personagens fazem não leva a nada.
A saga como um todo é incrível, mas as acusações envolvendo a autora acabou me tirando o interesse de recomendar a série. Tomei conhecimento desses acontecimentos durante a leitura e pode ter influenciado negativamente minha experiência.

Vanessa.Santos 19/08/2020

Até onde ir para defender suas crenças?
Li esse livro muito depois do terceiro e conforme as passagens do livro me lembravam de acontecimentos anteriores, me vinha uma nostalgia e sentimento de que o tempo entre os livros passou para mim como para os personagens.
A mística Avalon se encontra cada vez mais fadada a se perder nas brumas. Para impedir que o avanço do cristianismo chegue à lugares sagrados da Deusa e que as Insígnias Sagradas de Avalon sejam usadas em favor do Deus único, Morgana aqui se apresenta capaz de tudo, até de conspirar contra seu único irmão.
Em praticamente todas as histórias sobre o rei Arthur, Morgana é colocada como vilã. Como nesse livro vemos a história por seu ponto de vista, entendemos suas razões. Morgana aqui é capaz de tudo para defender os desejos da Deusa, que em muitos momentos se confundem com os dela, e quer porque quer colocar alguém de Avalon para tomar o trono de Arthur. Mordred, seu filho, a odeia tanto quanto Arthur, sendo Morgause a grande influenciadora de seu ódio. A Gwenhwyfar dessa série uma das personagens que eu mas detesto na literatura por ser tão hipócrita e fanática religiosa, mas acabei adquirindo alguma empatia por ela. A linguagem do livro é bem tranquila e fluida, mas ainda assim eu considero um livro que se arrasta um pouco. Gostei muito da série, mas sinto que falta alguma coisa para que eu ame. Queria continuar com os livros extras, mas após o que soube da autora não sei se consigo separar a autora da obra. Enfim, quem gosta da lenda do rei Arthur e busca uma história com persagens femininas fortes, essa série é para você.

Sâmya Mesquita 13/08/2020

Um final brilhante
Apesar dos diálogos cansativos - presentes em toda a saga; não é novidade - este é o melhor dos quatro livros. Terminei chorando. E quanto à personagem Deusa, presente em toda a história, ela pode causar revolta ao longo da narrativa, mas é no final que nos apiedamos dela. Morgana levanta questões questões existências importantes, assim como o papel da mulher é constantemente debatido. Uma viagem história e filosófica totalmente necessária.

Pierri 08/08/2020

Encerramos a série!! Já dá saudades dos personagens!! Mas como é uma ficção histórica logo encontrarei novamente eles, claro que por mãos de outros autores, com outra personalidade provavelmente, mas ainda assim os mesmos. Gostei bastante da história no geral, teve um bom desenrolar e um final satisfatório, recomendo!!

Jana 29/07/2020

O melhor dos 4
Achei esse o melhor livro, o que a história mais fluiu, me surpreendeu em vários momentos e achei um final muito bom!

Luana | @pauta.literaria 19/07/2020

Finalizo minha leitura dos quatro volumes de As Brumas de Avalon.
Fiquei muito tempo adiando a leitura e o que sabia era que a obra retratava uma versão da lenda do rei Artur no ponto de vista das mulheres da história.

Li os quatro volumes de forma sequencial para não me perder em detalhes e absorver melhor o conteúdo.

Artur tem sua história contada, mesmo antes do seu nascimento. Quem são seus pais, sua conquista de rei e o seu reinado. No entanto, muitas outras histórias são desmembradas e outros personagens ganham notoriedade.

As Brumas de Avalon é uma história sobre misticismo, fé cristã, questionamentos políticos feitos a partir das religiões, Deus e Deusas...

O Prisioneiro da Árvore oferece um final aos personagens, cada qual ao seu modo e importância.
Alguns acontecimentos não são detalhados, mas acredito que o fim foi feito para que possamos refletir se temos ou não o poder de escolha, se somos ou não donos do nosso destino.

Será que somos responsáveis por nossas ações e culpamos outros acreditando receber mandamentos?

Milena.Lopes 26/06/2020

Brumas de Avalon
Demorei cerca de 1 ano e meio pra terminar a leitura. Os dois primeiros livros eu li com fluidez, mas chegando no terceiro em diante, comecei a ficar meia arrastada na leitura, muitas voltas pra chegar onde deveria chegar. Mas isso não me fez desistir da leitura, Marion tem uma forma incrível de narrar todas as mitologias do rei Arthur e ainda por cima do ponto de vista feminino.
Eu sempre tive um ponto de vista muito negativo sobre a bruxa Morgana, até ler esse livro. Morgana se tornou especial, quero ate fazer uma tatuagem a sua homenagem. Marion, obrigada por ter quebrado tantos tabus e tornado a saga para fora da mitologia e mostrado como as mulheres eram perseguidas na época medieval.
Recomendo, levem o tempo que for preciso para a leitura, mas leiam.

*Si* 05/06/2020

A Saga de Artur
Último volume da lendária saga do rei Artur contada pelas mulheres que fizeram parte da sua vida. A luta entre o cristianismo e o paganismo ainda mais acirrada. Os tempos de paz ameaçados por uma nova guerra e uma busca que envolve todos os cavaleiros da Távola Redonda. A trama se desenvolve contando os detalhes de uma era. O reinado de Artur. Super bacana a passagem do tempo. O começo do patriarcado sufocando a magia feminina da ilha mágica de Avalon. São tantas emoções... A lenda é linda, e pra mim, que não conhecia, vai ficar pra sempre no coração. São livros inesquecíveis!!!

Bianca 03/06/2020

Maravilhoso
Há muito tempo tenho relutado em ler essa saga e hoje posso dizer que isso acabou tendo fins positivos. Não é uma leitura tão fácil p/ uma pessoa de 13 anos (idade que tinha quando peguei os livros) e eu certamente não teria apreciado tanto quanto agora.

Embora me tenha exigido bastante pesquisa acerca da história da Grã-Bretanha (e da Terra dos Anglos em si) p/ entender bem o contexto da narrativa, foi, no fim das contas, bastante prazeroso perceber o quanto eu havia aprendido ao chegar ao final da coleção. Sobre os povos celtas/bretões, sua rica cultura e religião druida, os invasores saxões que mais tarde tomaram quase em totalidade aquelas terras e o importante legado deixado lá pelos romanos.

E claro, sem deixar de mencionar o quão fantástico foi compreender profundamente todas as lendas que escuto desde criança sobre o grande Rei Artur, sua poderosa espada Excalibur e seus cavaleiros da Távola Redonda (e diga-se de passagem, eu não sabia muito além do superficial ?????).

A leitura se torna mais intensa a cada volume e contém muita história real, lendas, magia e um surpreendente empoderamento feminino mesmo em tempos tão longínquos. Fantastique!

Lucas 03/06/2020

Agridoce.
Passei mais de um mês relendo e lendo As Brumas de Avalon e finalmente consegui concluir (era minha meta do ano). Li as últimas páginas com a sensação de que estava acabando algo muito especial. A Morgana dessa versão ficará para sempre marcada na minha memória como uma das melhores personagens que já tive o prazer de conhecer.
No entanto, recentemente tomei conhecimento das polêmicas que envolvem a autora do livro e, por mais agradável que tenha sido essa leitura, me sinto mal por ter gastado meu dinheiro comprando algo escrito por alguém tão desprezível (felizmente a autora morreu em 1999, assim espero que quem esteja desfrutando dos lucros do livro hoje em dia sejam pessoas decentes e que estejam ajudamos crianças vítimas de abuso e maus tratos).
Para avaliar levei em consideração somente a estória e tentei separar ao máximo a obra, que é tão incrível, da pessoa que escreveu.
Américo 06/12/2021minha estante
Ao que me consta, li em algum lugar (não lembro a fonte) que os filhos dela - os quais sofreram abusos - se recusaram a receber os lucros advindos dos direitos autorais da obra, sendo o mesmo direcionado atualmente para instituições que combatem a pedofilia e o abuso infantil.

Kate.Batista 01/06/2020

O Final
O fim da saga não se assemelha em nada com o fim descrito pela série, então vale muito a pena ler.
Confesso que esperava mais do quarto livro, considerando que o terceiro livro foi muito melhor que os anteriores, e melhor que o quarto Porém, devo considerar que em volume único, o terceiro livro seria apenas o topo da curva aristotélica de emoções, na qual próximo do fim, o suspense e as emoções são mais intensos.
Não me decepcionei com o final, mas esperava mais, estava com mais expectativa.
Ainda assim, recomendo a leitura!