As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Caroline 26/09/2023

A conclusão da história do Rei Arthur, nesse reconto através de outras perspectivas, foi interessante, mas achei que foi o livro menos instigante da série. As personagens iniciais estavam envelhecendo e não aconteceram mais tão grandes eventos nesse livro, além de mortes, e as personagens mais novas não me agradaram tanto.
Quanto ao final do livro, minha opinião se divide em duas, o final de Camelot pra mim foi decepcionante, e o final de Morgana foi muito bom, como a Morgana é minha personagem preferida, o sentimento que o livro deixou foi bom, apesar das decepções quanto a outras coisas que aconteceram na história, mas que também foram decepções devido a expectativas pessoais, mas foram acontecimentos plausíveis... acredito que vale a pena a leitura dessa série, eu achava que seria um livro mais pesado e difícil antes de começar a ler, mas acabou sendo bem tranquilo e instigante.

Camila 13/09/2023

Uma saga contada do lado feminino
Finalmente acabei os 4 livros das Brumas de Avalon, já conhecia a história, mãe confesso que me decepcionei um pouco com a história.
O terceiro livro, meu predileto, me eu esperanças sobre o quarto, porém para mim o desfecho me pareceu confuso e corrido principalmente nas últimas 20 páginas.

Renato 06/09/2023

As senhoras da magia
A série "As brumas de Avalon" mostra-se como uma excelente história, contando sob o viés feminino de uma religião tida como pagã, sobre quem pouco se sabe hoje em dia.
Além disso, coloca em mesa debates e questionamentos importantes a respeito da história, da influência do cristianismo na sociedade ocidental, da intolerância religiosa e da liberdade da mulher. Temas muito debatidos hoje em dia.

Por fim, embora o último livro da série seja muito bom, na minha opinião ele é o livro de menor expressão entre os quatro. Não gostei do desfecho dado à história, mas confesso que isso tem mais a ver com as minhas expectativas do que um exame crítico dessa parte.

Barbara 27/08/2023

Gostei
Gostei do final, achei coerente com toda a história. Ótima ambientação, queria morar em Avalon... Que mais posso dizer?

Nara_Thais 22/08/2023

Massa! Chorei, vibrei e terminei querendo reler
Originalmente As brumas de Avalon é um livro de volume único. Mas pelo que entendi, no Brasil é que esse volume foi editado em 4 partes/livros. Então vou chamar esse aqui de quarta e última parte.

Conta o desfecho da vida de Arthur, um pouco do desfecho da Távora Redonda e centra bem mais no desfecho de Morgana, afinal a história é toda contada do ponto de vista dela e outras figuras femininas. Era o esperado e é o que tem de mais novidade da parte da autora. Sua grande inovação em relação ao muito que se acha por aí sobre o círculo arturiano e suas histórias.

Em relação ao terceiro, que achei maravilhoso, esse aqui é a culminânica e as consequências finais do que a parte 1 apresentou, a 3 retomou, e tanto vc chora, vc vibra, quanto termina querendo começar a releitura.
_______
Para quem ama todo o universo das lendas arturianas e o núcleo que canonizou figuras fundamentais das histórias de fantasia, como magos, sacerdotisas, feiticeiras, o devocionismo pagão e sua relação com a natureza, além de personagens amplamente conhecidos do núcleo arturiano, como Merlin, a fada Morgana e o próprio rei Arthur, entre outros inesquecíveis, fora todo o romance típico das histórias de cavalaria, esse livro marca a base da imagem contemporânea dessas figuras. Porque não só as resgata como traz uma visão diferente por ser contado do ponto de vista das personagens femininas.

Dica: não leia antes de dormir porque vai ser impossível largar.

Guilherme 10/08/2023

Projeto resenhas
Nesse projeto vou tentar resenhar aos poucos todos os livros que não resenhei na época em que li.

Esse livro é a quarta parte da história do rei Arthur, ou que inspirou o rei Arthur, mas lembro que o foco da saga é no feminino... Nas mulheres que rodeiam o universo do rei Arthur. Mas lembro de achar os livros arrastados.

Uma dica de amigo leitor, se você não resenha seus livros ao terminar a leitura, repense isso pois pode se arrepender no futuro assim como eu.

Liparini 15/07/2023

Quarto e último livro da série. Aqui parece que tudo deu errado e aconteceu só desgraça, mas foi uma ótima jornada. Daria uma boa série também que o fim iria dividir as opiniões, mas eu com certeza assistiria

Dani 08/07/2023

Lindo leve
Amei demais essa história. Confesso que não lembro especificamente desse livro, mas a construção da história é simplesmente incrível. Ela conta algo como 50 anos em 4 livros de forma muito natural e fluida.

Mandy 28/06/2023

Sem dúvidas um grande desfecho para essa história que me cativou desde o primeiro livro.
Super recomendo.

Beatriz.Ordonhes 26/06/2023

As brumas que guardam todo um universo
Por todo o livro, por toda a saga na verdade, observa-se os jogos da corte entrelaçados com a brutalidade dos homens e com o espectro cortante da magia feminina, mas no fim nada disso faz a mínima diferença. Esse é um livro sobre amor, ódio, orgulho, honra, inveja e luxúria. A autora, brilhantemente, pega a história de cavaleiros mais famosa do mundo e transforma em um conto sobre todos esses sentimentos juntos, em todos os cantos vamos os personagens sofrerem, amarem e atacarem uns aos outros, mas no fim a "deusa" está em todos eles. Ela esta na natureza inocente e apaixonada de Gwenhwyfar, na bravura e lealdade de Lancelote, no amor e benevolência de Arthur e na astúcia e coragem de Morgana, todos eles passando adiante, mesmo não querendo, esse propósito único de sempre trazer algo para o mundo, de fazer sua marca.
A escrita foi, como sempre, enervante e tinham partes em que podia sentir as próprias brumas em meu rosto e sentir o sol de Avalon em meus cabelos. O final foi surpreendente, mas ao mesmo tempo, não posso imaginar algum mais satisfatório e condizente.
Mesmo que se perca nas brumas, vou guardar Avalon e seus moradores comigo.