As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Fernando1355 10/11/2021

A queda de Avalon
O livro começa interessante com Morgana tramando a queda de Artur, após esse negar constantemente Avalon.

O livro é cheio d intrigas e revelações surpreendentes, e finaliza com todos os personagens.

O que acontecerá com o Gamo-Rei quando o jovem Gamo crescer?

Syrah 29/10/2021

Olha, se tem uma coisa que acontece nesse livro é dar errado, misericórdia, sem felicidade pra essa leitora surtada aqui que demorou pra ler não porque a história é ruim mas porque sofria de raiva com os personagens.
Pra mim essa saga me conquistou apenas pelo tema, mas quanto mais eu lia mas eu me apegava aos personagens e mais eu me dava mal porque né...teve uma hora que eu ficava imaginando que nota dar pra ele e eu não pude deixar de dar 5 estrelas porque a gente sabe que o livro é bom pelas emoções que causam, sejam boas ou ruins.
Eu nem sei como contar mais sem dar spoiler além do que já falei kk
Aline Michele 30/10/2021minha estante
Até hoje eu não superei o que acontece com o Kevin

Syrah 30/10/2021minha estante
acho que nunca vou superar o que acontece com ninguém, se apegar a personagem só foi de mal a pior kk a única dos apegados que fiquei e que ficou "suave" foi a Morgana

Priscila.Veloso 27/10/2021

O quarto e último livro sobre As Brumas de Avalon, confesso que esperava um final diferente, que referia que outros pessoas tivessem morrido e as que morreram tivesse vivido. No contexto geral o livro é bom.

Kamilla 30/09/2021

Conclusão
Resenha de releitura – 30/09/2021

C’est fini! Chegou a hora em que todos precisaram colher as consequências de suas ações e tentativas de moldar a mundo a sua vontade. Afinal, ao longo da saga, cada um dos personagens principais tentou ao menos uma vez criar o mundo que ele julgava ideal, alguns com mais força que os outros, - não é Morgana e Gwenhwyar?! - , mas no final todos terminaram como peões no tabuleiro dos deuses.

Fiquei triste pela conclusão do Kevin, mas entendi que as decisões que ele tomou sozinho e os votos que ele quebrou foram uma forma de traição e arrogância que cobrariam o seu preço.

Achei irônico que o que deveria ser o grande Pentecostes de Camelot foi no fim o que causou a sua destruição, mas como a narrativa veio do relato das mulheres apenas, não vemos muito das ações dos cavaleiros de Camelot na busca pelo Graal.

Concluindo essa saga, e numa releitura percebo que a autora caiu em uma tendência que eu vejo até hoje, tornou todos os homens da saga fracos para deixar as personagens femininas mais fortes em comparação, algumas das ações dos personagens masculinos beiram a imbecilidade - menos Acolon, Acolon nunca errou rs - gostaria de ter conseguido ver um lado mais épico dos heróis masculinos das crônicas Arturianas, mas vou ter que procurar outras sagas para isso.

Também achei o final um tanto agridoce, sabemos que na história o Cristianismo vence as chamadas religiões pagãs, mas a consolação de Morgana não serviu para mim, não acho que a Virgem Maria possa ser comparada as deusas das religiões antigas, as deusas eram uma representação mais completa e multifacetada do que é o feminino, enquanto a Madonna cristã é mais um ideal pouco atingível de feminilidade, mas isso obviamente é muito pessoal e cada um se sente de uma forma diferente a esse respeito.

Reler a saga com olhos mais maduros foi interessante, provavelmente vou reler de novo em outra ocasião, mas daqui há muitos anos. É uma história que de certa forma me provoca um sentimento de nostalgia e tristeza por um tempo que eu nunca vivi.
Carol Amaro 01/10/2021minha estante
Adorei os comentários, Kamilla! Li há muitos anos, ainda adolescente.

Kamilla 02/10/2021minha estante
Também li há anos, na epoca do filme, foi bom reler.

Patchu 18/09/2021

Le grand finalle!!!
A primeira vez que li esta saga eu tinha 15 anos, e me apaixonei. Tive medo de reler agora, com 35 anos, e me desencantar. Eu li este livro em dois dias, pois estava elétrica para lembrar o final, pois amei da primeira vez que li. O que posso dizer é que amei novamente! Não é clichê, e passa uma boa mensagem. Eu, como bruxa que sou, amei voltar ao hábito de leitura através desta saga que fala tão de perto ao meu coração!

Barbara 23/08/2021

Brumas de Avalon
Final emocionante, o livro entrega tudo que promete e fecha todas as pontas. Livro maravilhoso, vale a pena ler

Maira Giosa 16/08/2021

Finalizando a quadrilogia da saga do Rei Arthur, este último volume resolve todas as pontas soltas nos arcos dos personagens. Temos, por fim, Morgana como a definitiva Senhora do Lago no lugar de Niniane, e seu papel fundamental no que ficou conhecido como a busca do Graal.

Este ciclo, originário da tradição medieval francesa escrita por Chrétien de Troyes, conta como os Cavaleiros da Távola Redonda têm uma visão de Deus no dia de Pentecostes - aqui, representada pelo poder feminino de Morgana - e decidem partir em busca do Graal que lhes foi revelado. Assim, os Cavaleiros se dispersam, enquanto os saxões voltam a saquear o país. Arthur, embora enfraquecido em sua posição como homem (já que a traição de Gwenhyfar e Lancelote é conhecida por todos) ainda é o rei que inspira fidelidade.

Vemos, também, a participação crucial de Mordred no desfecho, quando Gwenhyfar e Lancelote são finalmente pegos em flagra, e o destino que a Deusa reservava para ele e o pai. É um final dramático, ainda que já muito conhecido, uma vez que Arthur, mortalmente ferido, é levado por sua amante, irmã, mãe e Senhora para Avalon, para ali ser curado - e nunca mais ser visto na terra dos homens.

É um final melancólico para uma bela história de amor, paixão, fé e intrigas políticas. As brumas finalmente se fecharam em Avalon, e a ilha mágica se distanciou da terra mortal para sempre ❤️ e eu agora fiquei novamente órfã de Arthur e seus cavaleiros 💔😂

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Rozana 01/08/2021

Conclusão
Este que fecha o caminho de avalon, conclui as pontas soltas deixadas nos anteriores. Senti, no entanto, bastante dificuldade em acompanhar a trama, já cansativa e arrastada.
Vejo os 4 livros de Brumas de Avalon uma leitura fundamental para complementar o imaginário das lendas arturianas. Mas é preciso paciência.

Júlia 10/07/2021

É uma coleção muito boa, com personagens muito interessantes. Como a minha versão é mais antiga, achei um pouco confuso algumas partes de como a narrativa se desenvolve, pois na mesma cena muda quem está a narrando sem avisar nem nada.

Acho que o Mordred poderia ter sido mais aproveitado na história, pois os acontecimentos com ele foram muito rápidos e superficiais.

Porém, de modo geral, a história é bem interessante e foi muito gostoso ler a história do rei Arthur pela visão da sua irmã.

Diego Farias 04/07/2021

O gran Finela que de Gran não tem nada
O encerramento.
E como disse na minha terceira resenha, você já acaba o gamo rei, sabendo que tudo vai dar errado, mas você não sabia QUE A COISA FICARIA TÃO FEIA.

Acho que a coisa mais maneira do livro é o perverso, meticuloso e austral Mordred! O mau agouro mais carismático de toda série. Já que os personagens clássicos já estão com a idade avançada, chatos, presos em questões da adolescência que não tem mais graça.
Todos pioram no sentido da personalidade, porque é brumas de avalon, não é? Final feliz? Onde? Pra quem? Você chega ao final entendendo que a missão da autora era fazer todo mundo sofrer.

E aí são aquelas coisas de final, né? Uma matância sem fim, uma desgraceira sem par, ninguém tem final feliz e aparente tudo foi em vão, mas aparentemente Guinevere e Morgana foram as únicas que tiveram um pouco de conforto.

Danielle530 02/07/2021

Deixou a desejar
Esperei muito tempo para ler essa série e não sei se por manter uma expectativa alta, acabei decepcionada. Sinto que muitos personagens foram descartados e que a história podia ter tido um desfecho mais interessante. Por um breve momento acreditei que a intervenção de Morgause fosse salvar toda a série, porém a história foi deixada de lado. Enfim, não tenho muito o que dizer.

Buzzio 31/05/2021

Declínio e descanso
O último volume das aventuras de Morgana mostrou como o tempo é implacável, e mesmo o que parecia consolidado, como o grande legado de Arthur, um dia muda e padece. Porém, não é porque uma coisa muda que necessariamente deixa de existir, e a Deusa é prova clara disso, se ressignificando para sempre acompanhar a humanidade, não importa qual seja a fé majoritária no mundo.
Gostei dos desfechos individuais de cada personagem, mesmo a maioria sendo triste. Marion escreve de um modo que te surpreende, amarra e apaixona, se tornou uma das minhas sagas favoritas, sem dúvidas.