As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Aline B. 16/02/2022

Take me back to Avalon!
Leitura maravilhosa! Neste volume, fiquei muito comovida com a saga de Mordred. A explanação que a autora faz desse personagem o trás profundidade para aquele que é reduzido a apenas um traidor. Mordred, assim como Morgana, Arthur Gwenhyfar, Lancelote e tantos outros são vítimas dos desencontros da vida.
O final do livro foi muito agradável! Gostei especialmente de ver Morgause recebendo o troco por suas manipulações e de ver Morgana abrindo seu coração no final. Livro mais do que indicado!

Renata 12/02/2022

Achei que nesse volume Gwenhwyfar teria o final que ela merecia, mas não foi o que aconteceu, e isso frustrou muito esse volume pra mim porque aprendi a odiá-la a saga inteira, mas enfim?

David William da Costa 04/02/2022

Quadrilogia incrível
Este livro encerra a quadrilogia de As Brumas de Avalon, e encerra de uma forma sensacional. Cada personagem tem seu desfecho grandiosamente (ou quase).
É uma leitura gostosa de se fazer, e com grandes aventuras.

Diego Piu 27/01/2022

Novela gostosa de acompanhar!
O que mais gostei nos 4 volumes era o que eu já sabia desde sempre: o protagonismo feminino!

Torci muito por algumas personagens, tive raiva de outras, fiquei chocado com algumas soluções.

A leitura é bem fluida.

cnovais 23/01/2022

3 ?
Recomendo para todos que queiram conhecer e explorar o universo místico de Avalon e Camelot. Vocês não irão se arrepender.

Livia790 20/01/2022

Ufa! Cheguei ao fim da tetralogia.
Continuei gostando da história.
Muitas críticas e aprendizados.
Na minha cabeça, eu lembrava de gostar da Guinevere e mais ainda da Morgana mas, na verdade, nenhuma das mulheres do livro é 100% interessante. Todas tem suas falhas.
A relação paganismo x cristianismo é curiosa ao vermos como se assemelha com a realidade dos tempos atuais.

palomavisconti 15/01/2022

O desfecho
Enfim cheguei ao último livro desta história incrível! Realmente sem palavras para a intensidade das emoções e das relações que a autora cria nessa saga.

Sempre me falaram para ler As Brumas de Avalon que eu ia amar. E realmente todas as pessoas que me indicaram me conhecem bem, porque eu amei demais!

Esse último livro é devastador, triste e emocionante! A forma com que a autora nos faz acompanhar a passagem do tempo! Você realmente cria a imagem de todos os personagens envelhecendo! Fora as questões centrais de cada um, como são bem elaboradas, as dúvidas, reflexões, mudanças.

É realmente fascinante, vale muito à pena a leitura!!

Gio 11/01/2022

O final de uma saga
Passei quase 15 dias lendo quase mil páginas de uma fantasia que estava salvo a mto tempo na minha biblioteca, mas nunca tinha lido nada sobre, depois que comecei a ler descobri para minha tristeza que a autora do livro tem acusações de pedofilia e seu marido também, inclusive foi preso o que me entristeceu muito lendo, não tenho ideia de como uma obra tão intimista e tão feminista possa ser escrito por uma mulher que defendia o companheiro de tantas acusações assim, quando conhecemos Igraine nos livros notamos o tão forte ela era, mesmo sendo casada por causa dos ditames da sociedade e como o casamento era horrível e cheio de abusos, e como a obra fazia todos torcerem para que ela tivesse um final bom e ela teve quando conheceu Uther pai de Arthur, depois como tantas outras personagens femininas fortes como a principal Morgana que os maiores pontos de vistas são dela e mesmo fazendo coisas erradas você entende o seu ser como mulher, como mãe e anciã e se revolta quando todos não a entendem como MULHER, é algo deplorável quando uma escita tão boa possa ter sido feito por uma alma tão podre, é como li em um post de uma menina comentando quando soube que uma das sagas que ela mais amava tinha uma polêmica grande dessas, ela citou meio que: talvez era a culpa da autora e isso se manifestava em sua escrita, o abusado era a vítima nos livros e o machismo ela escrevia como algo deplorável pq Marion a autora sabia o certo e o errado e deixava essa mensagem em sua obra.

Pra quem tem vontade de ler o livro e se sente meio culpada por causa dessas polêmicas n faz mal ler baixando ilegalmente ou lendo de algum colega, nos Eua todos os direitos autorais foram pra caridade e para crianças necessitadas e vítimas de abuso no Brasil a editora lucra ainda com o livro, porém os familiares da autora não ganham mais nada com os livros!!!!

Clara 05/01/2022

"Eu chamei pela Deusa e a encontrei em mim mesma. E Morgana sabia que nunca mais teria a possibilidade de procurar além de si mesma conforto ou conselhos, ela só poderia encontrá los dentro de si."

AleixoItalo 25/12/2021

Depois de anos querendo ler, finalmente cheguei ao fim dessa obra magnífica: 'As Brumas de Avalon' (vale ressaltar que todos os 4 livros devem ser considerados apenas um), provavelmente a mais popular adaptação das lendas Arturianas. A obra narra toda a trajetória de Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, desde seu nascimento até sua morte mas com uma abordagem singular: esqueça a ação e o ritmo alucinante, não espere por grandes batalhas, aqui não tem “lutinhas”, afinal não se trata de uma mera história de aventura, mas sim épico sobre desejo, luxúria, ambição e sonhos despedaçados, uma obra memorável sobre o choque da cultura celta e o cristianismo e acima de tudo um ode ao universo feminino!

É uma obra prima sobre perda e a inexorabilidade do destino, a medida que Avalon se perde nas brumas, vemos o desaparecimento da cultura celta sucumbindo ao avanço dos intolerantes cristãos e o que resta é uma tentativa dos últimos adeptos para manter vivos os ritos e a memória dos deuses antigos. A crença é a força mais poderosa da trama, esteja ela presente na convicção da existência de artefatos mágicos, na magia e nos cultos da carne dos pagãos ou na fé e temor do incompreensível pelos cristãos, a religião e o sexo são usados como ferramentas para manipular reinos e urdir as teias do destino. Não importa se cristãos, pagãos, ou ateus, todos utilizam suas crenças e convicções para moldar o mundo na imagem que melhor lhes apetece.

Acima de tudo 'As Brumas de Avalon' é um livro das mulheres, enquanto os homens ficam a deriva no mundo vivendo suas aventuras, são as mulheres que narram e contam toda a história. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgause e tantas outras, são as verdadeiras protagonistas da obra, e acima de todas a personagem principal, maior vítima, heroína e vilã da obra: Morgana . Uma das obras literárias mais poderosas sobre o mundo feminino, elas que mesmo submissas à vontade dos homens, são quem observam, comandam e tramam todos os acontecimentos, direta ou indiretamente. A abordagem ao Feminino não é um simples discurso panfletário e as relações humanas entre os personagens é sublime. Mesmo com papéis a cumprir, obrigações triviais como cuidar da casa ou gerar filhos e mais filhos, ainda assim as mulheres com seus desejos e todo poder que seus corpos lhes confere, são de longe as personagens mais poderosas da trama.

E ainda assim sobre espaço para uma bela narrativa, contemplação do mundo e para os próprios Cavaleiros. Com a ausência da ação a obra se torna bastante minimalista e completamente introspectiva, os famosos cavaleiros estão lá realizando suas proezas e erigindo suas famas, mas é a paisagem úmida e vasta da Bretanha, com suas charnecas, morros e florestas que chama a atenção, e tal grandiosidade abre espaço para reflexões filosóficas a cerca da natureza dos inimigos ou da própria existência. A magia está no ar, mas o mundo fantástico da Bretanha vai aos poucos dando lugar para um mundo mais realista, onde encantos e milagres muitas vezes podem ser explicados como mera convicção ou fé. Ainda assim, divindades estão presentes por trás das brumas da realidade e contemplar esses seres muitas vezes leva à loucura ou epifania.

‘As Brumas de Avalon’ é uma obra melancólica, trata da passagem do tempo e da inevitabilidade do destino, à medida que personagens vem e vão e seus sonhos vão sendo esmigalhados, fica evidente o peso que isso traz para a psique dos personagens, todos (de verdade) muito notáveis, mas vale todo o destaque para Morgana, a principal narradora da obra que acompanha todos os acontecimentos do princípio ao fim e que sempre se depara com verdades muito maiores do que aquelas que ela acreditava.
Uma coisa que adoro quando leio um livro, é encontrar nele memórias de outras obras (seja por influência direta ou por mera lembrança pessoal). Um livro que foi diretamente influenciado (acredito eu) pelas Brumas foi ‘O Gigante Enterrado’, do Kazuo Ishiguro, livro muito melancólico que também se passa num mundo tomado pelas brumas e pelo esquecimento, cenário muito semelhante ao entregue por Marion Zimmer Bradley. É interessante notar também a visão do "sagrado" é muito semelhante àquela utilizada por Lovecraft ou Arthur Machen, onde a manifestação de entidades grandiosas demais, pode destruir a mente daqueles que as vislumbraram.

Não é sem méritos que As Brumas é um dos livros mais influentes da literatura, é a clássica lenda de Arthur, mas focada em seus aspectos filosóficos, repleta de monólogos, reflexões e diálogos, aqui saem de cena os heróis e entram no palco as pessoas, humanas, com vontades e desejos, numa história repleta de luxúria, amor e melancolia!
Ju Ragni 26/12/2021minha estante
Obra prima, está no meu coração e nas minhas preferidas. Inesquecível.

AleixoItalo 28/12/2021minha estante
Sensacional mesmo

Cristiane 24/12/2021

No último volume da série a autora nos presenteia com a finalização da história que começou no primeiro volume.

Luisa 11/12/2021

pelo amor de deus que série de livros bem ruuuuuim. fica sempre na volta da mesma lenga lenga, não tem uma coisa de útil, todo mundo é burro e extremista. PODRE

Bruno.Costa 11/12/2021

Maravilhoso
Este é o quarto e final livro da história de Avalon e do Rei Arthur. É um livro cheio de acontecimentos, com histórias sensacionais e com um final maravilhoso. Assim como os 3 livros anteriores este aqui vale a leitura sem a menor sombra de dúvidas.

Fernando1355 10/11/2021

A queda de Avalon
O livro começa interessante com Morgana tramando a queda de Artur, após esse negar constantemente Avalon.

O livro é cheio d intrigas e revelações surpreendentes, e finaliza com todos os personagens.

O que acontecerá com o Gamo-Rei quando o jovem Gamo crescer?