Libertação

Libertação Imogen Kealey

Resenhas - Libertação

Andre.Vieira 16/07/2023

Excelente
Ótima leitura, para quem curte Ken Follett, vai gostar desse livro, eu ate me lembrei de "As Espiãs do Dia D", do próprio Follett.
Nancy Wake ?, nascida em Nova Zelândia, mudou-se para Australia, fugiu para os States, depois mudou-se para Londres, logo depois para Paris, onde se tornou repórter e casou -se com o milionário Henri Fiocca. Ela além de ser repórter, ajudava na fuga de fugitivos do Nazistas que ocupavam a França na época. Logo após a demissão de um funcionário da empresa de Henri Fiocca, ele foi preso pelos Nazis, sendo acusado de conspiração com terroristas. Nancy ? conseguiu fugir para Londres e foi treinada pela Executiva de Operações Especiais EOE, retornou a França para liderar a resistência para ficar atrapalhando ao máximo os nazistas até a chegada do dia D, onde poderiam lutar com os aliados e derrotar os "Chucrutes".
Apesar de resumir ao máximo, e ponha máximo nisso, ao longo da leitura, você achará impossível parar de ler, muita emoção e adrenalina, bem típico de cenário de filme. Aqui também aborda o preconceito com a mulher, Nancy ? sofreu por todos os lados disso, tantos de homens como os das mulheres, por ser uma mulher literalmente guerreira, "se comportar como homem" hahahaha.
Como de praxe verá as atrocidades da guerra, então se tiver algum gatilho, pense um pouco.
O livro do feito em 2019 por Imogen Kealey, pseudônimo de Darby Kealey ( escritor e produtor que vive em L.A), e Imogen Roberson( escritora de ficção histórica, que vive em Londres), será feito um filme baseado nesse livro, como estamos em 2023 e ainda não vi notícias, espero que não tenham cancelado. E também espero que façam uma mega produção e atuações a altura desse maravilhoso livro.
Esse romance histórico foi Inspirado na própria Nancy Wake ?, ela, o marido, a maioria dos personagens realmente existiram. No final do livro, os autores conta o que foi real e o que foi inventado.
Eu particularmente adoro, amo de coração esses tipos de literatura, pois serve para se aprofundar na história ou em outras matérias caso seja o foco do livro.

Minha nota? 9,0.

Tamara 23/12/2020

Se tem uma coisa que eu adoro nas minhas leituras é mesclar os gêneros, e por isso, depois de ter embarcado em vários suspenses e romances de forma sucessiva, resolvi que estava na hora de eu ler um livro sobre guerra.
O escolhido por mim foi a obra intitulada Libertação, um livro cujo lançamento eu nem conhecia e só descobri após ver alguém adicionando-o no Skoob, e por isso eu não tinha a mínima expectativa em relação a ele, mas como parecia promissor e traz uma das questões que mais gosto de ler sobre a segunda guerra, a presença de mulheres que fizeram a diferença, eu resolvi que seria a vez dele.
Com certeza esse livro me surpreendeu muito, foi uma das melhores obras de guerra que eu li esse ano e mexeu comigo de uma maneira ímpar, principalmente pelo fato de ser um romance baseado em fatos reais, sendo que eu não conhecia a história da protagonista e jamais havia ouvido qualquer menção a ela.
A obra traz a história de Nancy Wake, uma jornalista casada com um membro da Alta sociedade de Marselha, e que era a líder da resistência naquela cidade. Aqui, acompanhamos a saga de uma mulher que fez de tudo por seu país, uma mulher que conseguia transitar nas mais altas rodas sociais e também nos becos mais escuros para conseguir salvar pessoas dos destinos tenebrosos que as esperavam, e uma mulher que nunca perdeu a coragem e a vontade de viver.
É muito interessante ver as diversas facetas de Nancy, pois ela é líder, esposa, combatente, e também se doa por completo para a causa em que acredita, e ao mesmo tempo em que tenta salvar o homem a quem ama, tenta também colaborar como pode para salvar seu país.
Para mim, o ponto mais positivo da história é o tom realista que encontramos, tendo em vista que a autora nos mostra Nancy como uma mulher por vezes corajosa, mas em outros alguém que quer desistir de tudo, em alguns ela sorri e se diverte, mas também chora, provando-nos que é apenas humana. Também, admirei Nancy pelas aventuras e lutas nas quais se engajou, bem como pelas vitórias que conseguiu para os aliados na guerra.
Não vejo pontos negativos específicos a serem destacados, mas cabe lembrar que esse é um livro sobre segunda guerra mundial, onde se relatam atrocidades, mortes, dificuldades e desespero e embora não seja a obra mais pesada que eu li nesses termos, também tem seus momentos difíceis e com certeza não irá agradar aos que não leem o gênero.
Infelizmente, Libertação ainda tem sido uma obra pouco divulgada, e eu penso que ela deveria ser lida por todos os fãs do gênero, por isso, recomendo como um livro do qual gostei muito e que vale a pena ser conhecido.
Flavia 30/12/2020minha estante
Classifiquei com 5 também

Mariana_ 30/07/2023

Nancy Wake...
Raramente gosto de histórias de guerra, perdas e mortes. Mas essa me interessou por ser baseada numa história real. Ainda me surpreendo com o que as pessoas são capazes de fazer umas com as outras....
Núbia Cortinhas 31/07/2023minha estante
Uauuu! Já gostei da sinopse e parabéns pela resenha! ?? ?? ??

Mariana_ 31/07/2023minha estante
Obrigada, Núbia!!

Ana Vizentim 25/06/2023

Amei
Meu Deus, achei q estava em um filme!!! Esse livro tem tanta ação, q me peguei segurando a respiração em algumas cenas.
Mas pra mim o melhor foi saber q a Nancy realmente existiu. Claro q vou procurar mais coisas sobre ela.
Eu amo muito uma ficção histórica!

Carla 11/03/2021

“E se o Rato Branco fosse uma mulher? Será que os franceses aceitariam instruções de uma mulher? Talvez fosse incomum, mas não impossível.”
”(...) Além de srta. Nancy Wake, ex-jornalista e princesinha mimada da elite marselhesa, era o Rato Branco.” ✨

Em Marselha, na França, em plena segunda guerra mundial, uma mulher forte é um dos mais icônicos procurados pela Gestapo por contribuir e ajudar a Resistência de Hitler. E com uma enorme recompensa por sua cabeça. Até que algo acontece com o homem que Nancy ama e a sua participação na guerra toma um novo rumo.

É daí que parte a história. Ela é uma mulher extremamente confiante nela mesma que as vezes você se questiona se ela é muito prepotente, muito confiante ou se é um mecanismo de defesa. Acredito que um pouco dos três. Sua jornada parte daí mas enfrentar muitos momentos por um fio e/ou muito ruins, de preconceito com os homens dessa história e de provações.
Ela faz dois amigos incríveis no caminho, cada um com a sua importância e com a sua representatividade.

A narrativa de Imogen é muuuuuito boa, extremamente fluida, história consistente, cenas de ação muito bem colocadas, momentos de tensão necessários e alguns assuntos importantes abordados!

Se você curte histórias em cenários de guerra vai curtir e se curte história com mulheres fortes provando seu valor e dando a volta por cima vão curtir mais ainda.

Se você curtiu “A viagem de Cilka”, por exemplo, vai curtir esse livro!

site: @aminhaessencia_

Nana 14/12/2021

E se o rato branco fosse uma mulher?
Antes desss livro eu não conhecia Nacy Wake. Que mulher incrível! E que livro maravilhoso também sobre a resistência francesa! Recomendo muito a leitura.

Cah. 14/08/2023

Um livro baseado em uma história real! Nancy existiu ...
Eu não sabia que esse livro foi baseado em fatos reais, que a Nancy realmente existiu, uma mulher a frente do seu tempo, fazendo parte da Resistência, lutando contra os nazistas ...

Como ela foi corajosa, guerreira, lidando não só com os nazistas, mas com o machismo dos homens, durante seu treinamento para se tornar uma capitã, e depois para que conseguisse o respeito dos homens em que iria comandar ...

Maísa 08/08/2022

"Eles já haviam colocado o preço de cem mil francos pela cabeça de Rato Branco, então ela devia estar fazendo algo certo."
Um ótimo livro baseado na história de Nancy Wake, uma importante figura da Resistência Francesa, apelidada de "rato branco" pela Gestapo. O livro traça a trajetória de Nancy neste período da Segunda Guerra, misturando ficção com fatos reais e prendendo o leitor a cada página. Fiquei muito curiosa para ler a biografia de Nancy e conhecer melhor esta heroína!
Obs.: Não deixem de ler a Nota histórica.

Adriana1161 10/06/2023

Resistência
Tanto o gênero como o tema do livro me agradam muito. Adoro ler sobre a Resistência Francesa na Segunda Guerra. Porém, não senti muita conexão com o livro e nem com a personagem principal.
Baseado em uma história real, a do "Rato Branco", é um livro rápido e fácil de ler.
Achei que a história dá uns pulos, tem uns tons de deboche, e muitos detalhes técnicos sobre os combates.
Lembrei de outros dois livros, A rede de Alice e A bicicleta azul.
Queria ter gostado mais!
Curiosidade: são um autor e uma autora, sob o pseudônimo Imogen Kealy.
Personagens: Nancy, Henri, DenDen, Garrow, Bohm, Tardivat Fournier
Local: França -1943/1944
@driperini

Guilherme Dehon 16/02/2023

Libertação...
Uma obra baseada na história de Nancy Wake, uma mulher que contribuiu de forma extremamente importante para a retomada da libertação da França das garras dos nazistas...

A obra é dívida em três partes, onde temos uma espécie de apresentação da personagem principal e suas atividades financiadas por seu esposo, de na França sitiada...

Depois, a segunda parte, onde acompanhamos uma parte do seu treinamento militar e as mazelas vividas neste período...

E por fim, a terceira parte onde, já de volta ao território francês, ela terá que preparar os soldados da Resistência para se tornarem verdadeiros combatentes...

O obra é excelente, muito bem amarrada, muito bem escrita, intensa e prende o leitor do início ao fim...

Personagens interessantes e que dão um contraponto e até uma suavidade à obra que por vezes é bem pesada...

Nancy Wake, um nome para jamais esquecer...

Altamente recomendado.

Ligiamx 21/02/2024

Mulheres que fizeram a diferença na guerra!
Nancy Wake uma mulher que existiu na vida real, espiã que lutou contra os nazistas, essa história merece ser conhecida porque muitos não devem saber, mas muitas mulheres também lutaram de alguma forma na segunda guerra mundial e contribuíram para o fim do nazismo, e elas nem sequer eram reconhecidas ou citadas nas aulas de história. Os livros nos ajudam a conhecer essas mulheres corajosas que fizeram a diferença no mundo. Recomendo.

Pasccaly.Landre 14/09/2023

??
Confesso que toda essa temática de guerra mexe bastante comigo e esse por ser baseado em fatos reais mexeu ainda mais.
Confesso que nunca tinha escutado falar de Nancy (e me senti culpada por isso). Que mulher f*! Em alguns momentos achei ela egoísta, mas dentro de todo contexto que ela vivia, fez sentido.
Independente desses momentos, achei a coragem e a força dela surreal!
Adorei conhecer e aprender sobre a resistência.
Quem gosta dessa temática de guerra, vai gostar desse livro!

Aletheia (@almaletrada) 16/12/2022

Conhecer a história de uma personagem real em meio aos preparativos para o Dia D, durante um período onde as mulheres exerciam a função de dona de casa, nos faz perceber como foi sofrida a escalada até Nancy Wake conseguir formar um exército particular de combate às atrocidades desferidas pelos nazistas.

Elizabeth 28/03/2021

A base do livro é uma história verídica, sobre a resistência francesa na 2a Guerra Mundial, e a liderança de uma mulher Nancy Wake.
Nunca tinha escutado falar de Nancy Wake, e passei a admirá-la. Ao longo da história vamos vendo as várias facetas da protagonista: esposa, combatente, frágil e forte, crédula e imprudente, corajosa e determinada.
Sendo um livro sobre guerra, temos relatos de morte, desespero, violência. Mas também de esperança, força e fé. Gostei do livro.

Kaue Garcia 10/06/2023

Amei, fazia bastante tempo que não lia uma ficção histórica e está com uma protagonista tão forte e inteligente, me conquistou desde as primeiras páginas!