Amélia Sem Filtro

Mariana Mortani

Resenhas - Amélia Sem Filtro

1 | 2 | 3 | 4

Nath 22/07/2021

Assim como uma outra resenha aqui, vou dizer também que apesar de ser curto, enquanto lia tive a impressão de que ele nunca terminava. Apesar disso, não achei ruim, mas com certeza é arrastado. É uma boa leitura pra quem procura uma história sáfica leve.

Carous 25/06/2021

O que aconteceu aqui?
Eu terminei Arrisque-se , conto da mesma autora, tão empolgada, tão apaixonada pela escrita da Mariana. Logo que ela anunciou seu livro e que a personagem do conto apareceria novamente - mas não no papel central -, fui atrás de mais informações.
Cheguei tarde para apoiar o financiamento coletivo, mas consegui pegar o ebook gratuitamente na Amazon mais tarde o que me deixou menos chateada por ter perdido o prazo do apoio.
Agora estou aliviada por isso ou estaria muito frustrada por ter apoiado um livro que eu não gostei. Baixei os outros livros que compõem o box Amor Entre Garotas e espero que tenha mais sucesso. Mas confesso que após essa experiência estou bem receosa.

Bárbara, a tal personagem do conto, aparece aqui como interesse amoroso de Amélia, mas está irreconhecível. Muito apagada, tão enigmática que me deixou confusa (por que tanto mistério? Por que enrolar tanto para confessar seus sentimentos? Francamente achei exagerado e as explicações que vieram só fortaleceram minha opinião).

Acho necessário escrever um pouco sobre Amélia, mas nem queria. Acho ela fraca para uma protagonista.
No meio da leitura me dei conta de que pouco me importava com os conflitos dela porque a narrativa não me convenceu de que eram conflitos que importavam para Amélia. E é bem triste; se analisar a situação friamente veremos que são questões importante.

Um romance funciona e eu torço pelos personagens quando há química, quando há uma interação bacana. Amélia e Bárbara passam longe disso.

Não vou me estender muito ao que diz respeito a representatividade bissexual e lésbica no livro porque não sou nem um nem outro. Francamente, eu vejo os memes de que ~ lésbica é tudo emocionada ~ e nem entendo direito. A autora é lésbica e deve saber do assunto muito mais que eu.
Mas as gozações amigáveis sobre "bi festeira" me deixaram na dúvida se isso era bacana e estranhei a definição de bissexualidade que aparece no livro (eu também achava que era atração por dois gêneros, mas descobri que bissexuais e pansexuais não gostam dessa definição binarista).
Então... não sei. Eu faço parte da comunidade queer, mas não são essas letras que me representam.

Espero que este livro passe por outras revisões porque os erros comprometiam a compreensão da história e, sem brincadeira, a personagem Leona é chamada por 2 nomes aqui (obviamente a autora mudou o nome da personagem na versão final da história, mas acabou não consertando tudo)

Nos Agradecimentos, a autora escreve que muitos diálogos foram tirados de situações reais, mas eles não pareceram assim pra mim. Às vezes eram formais demais, às vezes com uma palavra coloquial jogada no meio... Mas, principalmente, não pareciam naturais.
Nem vou me aprofundar no trecho em que as personagens ficam. Achei bem cafona, mas admito que tenho tolerância baixa para cafonice (as pessoas levam "elas se amaram a noite toda" a sério? Eu senti arrepios)

Tenho ciência de que minha resenha não é nem um pouco elogiosa. Mas não significa que odiei a leitura, só não curti. Prova disso foi levar tanto tempo pra ler míseras 154 páginas. E quando os capítulos finalmente terminaram ainda havia o epílogo!
Mas fiquei chateada a) pela expectativa não atingida, b) porque essa leitura embolou todas as outras que pretendia fazer este mês.

Laryane.Santos 24/06/2021

Fofo
A personagem principal é nova, cheia de curiosidade, confusão e está em processo pra se descobrir porém cheia de receios e dúvidas quanto à sair do armário e se entender. Basicamente tudo que muitas pessoas da comunidade LGBTIA+ passa ao começar a se entender. A leitura é muito fluída e rápida, tanto que terminei em uma tarde, e eu me identifiquei muito com a personagem, consegui me conectar muito com ela, rindo muito em alguns momentos e chorando em outros. Apesar de gostar muito de muitos pontos nesse livro, como a construção da Amélia, tenho alguns pontos negativos à pontuar: a forma binarista que a bissexualidade é tratada na história, alguns termos muito relacionados com à bifobia que foram utilizados nesse livro como forma de brincadeira ou piada, a personagem da mãe da Amélia que poderia ter sido mais explorada bem como a treta familiar que considerei como "jogada" na história, a falta de construção de Bárbara e do relacionamento das duas. Fora isso considero uma boa história sim, principalmente por questão de representatividade de amor entre mulheres, abordando temas muito importantes.

Sofia 20/06/2021

Amélia sem filtro
Amélia teve problemas com sua mãe, após beijar sua melhor amiga.
Pensando ser por isso, as duas viajam para uma casa de praia e encontram grandes amigas.
Com revelações, segredos e conversas, Amélia descobre mais sobre o seu redor e si mesma, percebendo que nem tudo é o que parece.

Adorei o livro! É uma leitura rápida. Achei que algumas questões ficaram sem resposta ou foram solucionadas de uma forma muito superficial. Tirando isso, o livro é ótimo!

Jessica858 11/06/2021

Nada como um livro com um romance clichê pra aliviar a semana e melhorar o dia. Muito bom mesmo.

Juli 30/05/2021

Chato demais
Começou bem e terminou meio...

Todo o livro não foi chato, mas mesmo sendo curto, ele enrola demais, e só começa a andar mesmo depois dos 45%. Alguns personagens são tão infantis, mas de uma forma forçada sabe, monótono demais, o que tirava o olhar da protagonista.

Eu entendo que foi o foco da história mostrar a transformação e descobrimento de si mesma da protagonista(o que demora), e por causa de tanto momentos ruins isso pode incomodar o leitor, porém os personagens não serem tão agradáveis, algumas coincidências do roteiro, entre outros problemas, torna a leitura cansativa, então quando acontece algo "fantástico", a gente nem consegue comemorar tanto. Poderia ter tido mais páginas, ajudaria demais o desenvolvimento e a conclusão.

Para maiores de 12 anos, não indico e achei o livro razoável.

Gabriella.Freitas 22/05/2021

Primeiro livro sáfico que eu li e amei. Chorei horrores e falou demais comigo, Amélia vamos amigar

literatats 02/05/2021

livro bem leve e clichê sáfico, deixou meu coração quientinho pois sou emocionada e é tão difícil encontrar clichês com representatividade que esse foi um ponto positivo. ponto negativo foi os diversos assuntos pesados sendo citados no livro de forma bem rasa, que poderiam nem ter sido citados pois não fazem diferença. bom livro pra quem quer ler algo rapidinho e com representatividade.

p4nzarini 02/05/2021

Esse livro é bom, interessante e fala sobre uma menina descobrindo sua sexualidade e suas primeiras vezes. primeiro beijo, primeiro interesse romântico, primeira decepção...
O livro é clichê, tem uns diálogos não tão críveis e a autora bate demais em certas teclas, como por exemplo: a Amélia ser construída e reprimida pra agradar a sua família.
Certas coisas sobre esse livro acabaram não me convencendo, como o conflito com o pai, num geral as resoluções foram muito apressadas.
Mas o livro é muito bom e Mariana tem um potencial incrível, acompanho seu trabalho no youtube a pouco tempo mas já estou ansiosa para os próximos projetos, tenho certeza que sua escrita e desenvolvimento dos personagens só vão melhorar.

Mariana, obrigada por escrever sobre mulheres que amam mulheres, isso é gigante.

booksstarkov 14/03/2021

?? Você não precisa ficar se cobrando para que seja perfeito. Seja leve. Seja você.?

?? O amor só é um lugar solitário se você se apaixona sozinha.?

?Finalmente conheci a melhor versão de mim. E ela não conta com nenhum tipo de filtro.?

m.gebara 08/03/2021

livros pra tarde de domingo
gostei bastante da evolução da escrita da mari, como ela monta o cenário até as relações dos personagens!
quero muito ler os próximos trabalhos, se houver, e vou guardar as reflexões do livro pra mim

Catarina Carvajal 05/03/2021

Esse livro mexeu comigo de diversas formas e eu me vi ali em vários momentos. Ele é de extrema importância pra muitos e devia ser lido por todos

Mayse 02/03/2021

Um livro levinho, mas que talvez faça você chorar
Eu me identifiquei com a Amélia já nas primeiras páginas e só me apaixonei mais por ela no decorrer da história.
A trajetória dela é linda e me deixou tão feliz vê-la sendo livre e feliz, ver como a relação com a mãe dela evoluiu.

Eu simplesmente amei esse livro e além de me apaixonar por Amélia e sua história, me apaixonei pela escrita da autora e já quero ler mais obras dela.

1 | 2 | 3 | 4