Brincar é Fundamental

Brincar é Fundamental Luciana Brites

Resenhas - Brincar é Fundamental

Danusa 26/03/2023

O livro é ótimo e numa linguagem acessível para quem não tem um estudo aprofundado em neurociência.
Esclarece muita coisa sobre o desenvolvimento infantil, traz sugestões de atividades lúdicas para cada faixa etária e tabelas para avaliação do desenvolvimento infantil que podem ser material de estudo para profissionais da educação.

Cristina117 05/03/2023

Brincadeira é vida
Valorizar as brincadeiras das crianças é permitir uma vida saudável e feliz, por esse meio que se desenvolve habilidades físicas e cognitivas, aprendem regras, simulam situações, conflitos e organizam as emoções.
Além disso, pela brincadeira se reproduz a cultura e valores da sociedade que a criança vive, preparando-a para a vida adulta, aos responsáveis cabe ter o bom senso e diminuir a agenda de compromissos das crianças para que elas tenham tempo para brincar, pois nesse momento elas também estão aprendendo.
Ao contrário do que se pensa, não é necessário brinquedos caros e eletrônicos de última geração, basta se colocar com a criança como participante ou mediador tendo atenção, empatia e amor, vc já basta.

professormarco 18/07/2022

Brincar é fundamental
O que dizer de um livro que traz uma reflexão inspiração a arte de educar.
O livro sem dúvida abre horizontes para os amantes de educação, especialmente para estudantes e formados em Pedagogia.

Nicke 21/06/2022

Achei a leitura muito simples, bem explicativa e de fácil entendimento. Quando vemos a importância do brincar e o quanto isso faz bem para as crianças, paramos de cobra-las tanto.

Bru.knutz 28/01/2022

Livro bom para profissionais e para pais e cuidadores. Lerei outros livros da autora, com certeza! Recomendo a leitura.

Bruna 16/01/2022

Necessário
Adorei a leitura, realmente parecia uma conversa com a autora e fluiu super bem. Recomendo para professores e para pais/responsáveis, ainda mais para aqueles que cobram tanto dos pequenos.
Foi uma ótima leitura, cheia de aprendizados!

Luara 13/01/2022

Livro aborda a importância do brincar na infância, e auxilia pais, professores e cuidadores a ajudar de forma mais objetiva no desenvolvimento de cada criança a partir da sua faixa etária.

Ariana.Freitas 09/01/2022

Aprender sempre!
Um assunto muito atual, maravilhoso para quem é da área ou simplesmente para quem é pai/mãe. A autora tem uma linguagem simples e fluída, o que deixa a leitura gostosa, rápida e de fácil entendimento. Além de trazer vários exemplos e ideias para colocar em prática tudo o que está explicado.
Super indico!

Lulis 26/12/2021

Um tema apaixonante
O Brincar é um tema apaixonante demais pra mim, foi meu tema de estudo para o TCC e esse livro foi bastante enriquecedor. A escrita dele é bem simples o que é legal pois pode servir para os pais também. A autora Luciane Brites fala sobre os pioneiros da Educação, o tempo de desenvolvimento da criança e como estimular a criança na primeira infância. Eu senti um pouco de falta do brincar para as crianças um pouco maiores e que também podem se desenvolver através do brincar.

Delyê 12/09/2021

Leitura Excelente
Acompanho o trabalho da Luciana Brites e da NeuroSaber e o livro contém o jeito único dela de passar uma informação. De forma simples e didática ela explica o neurodesenvolvimento infantil através de uma linguagem que conversa com todos.

A importância do brincar e como a brincadeira se desenvolve em cada idade é muito bem explicado, trazendo exemplos e um anexo de brincadeiras que podem ser realizadas em cada faixa etária.

Alice - Avesso do Caos 14/04/2021

Como ajudar nossos filhos
Mais um livro interessante da Luciana Brites sobre o desenvolvimento infantil e como a brincadeira pode auxiliar nesse processo. Queria ter lido esse livro antes, identifiquei várias coisas que poderia ter feito diferente com a minha filha. Mas respirei fundo e entendi que fiz o melhor que eu podia e que não faltou amor. Se seus filhos têm menos de 6 anos, vale a pena a leitura, vai te ajudar a ajudá-los.

Wesley - @quemleganhamais 26/03/2021

Brincar e Aprender
Que criança gosta de brincar, ninguém duvida. Mas será que atualmente as crianças estão brincando?

A autora apresenta a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança e como isso é fundamental na primeira infância (0 a 6 anos). Muitos pais erram quando transformam os seus filhos em mini CEOs, com atividades por toda a semana, ou entregam uma tela para a criança se entreter. Essas coisas tem a sua época e não são na primeira infância.

Os pilares da educação propostos pela autora formam o acrônimo ABCD:
A - Aprender - Os pais, educadores e tutores precisam entender que a criança já nasce pronta para aprender, tudo é aprendizado e com Amor fica tudo melhor.
B - Brincar - É brincando que a criança aprende habilidades que servirão para toda a vida.
C - Cognição - processo mentais que regulam e controlam os pensamentos
D - Desenvolvimento - Que pode ser dividido em motor, verbal, adaptativo e pessoal-social.

Um livro completo, cheio de informações científicas e com muitas orientações para pais, professores e todos aqueles que tem crianças por perto.

Annanda 24/03/2021

Leitura magnífica!
Não esperava menos da Luciana! Sou muito fã do trabalho que ela desenvolve no NeuroSaber, mas, até então, não tinha tido nenhum contato com os livros escritos por ela.

?Brincar é fundamental?, sim, o brincar é a prática mais importante da primeira infância (0 a 6 anos)! Para aquelas pessoas que sempre dizem ?criança vai para a escola só para brincar? (essa frase me abala no âmago da minha alma), sim, a criança vai para a escola brincar, porém, BRINCAR É APRENDER, e isso é o que muitas pessoas não entendem, infelizmente.

Através do brincar, do lúdico, a criança desenvolve a sociabilidade, emoções, autonomia, criatividade, psicomotricidade, linguagem, dentre outras diversas habilidades. A primeira infância é a fase da aprendizagem, a criança tem sede de aprender, e o brincar é o principal estímulo para a inserção da criança no mundo do aprender/saber.

Luciana mostra tudo isso neste livro, usando uma linguagem simples, de fácil compreensão, mas, com um poder incrível de absorção. Cada palavra escrita por ela tem uma importância gigantesca na vida de mães, pais, educadores e profissionais que lidam com crianças. A autora aborda etapas do neurodesenvolvimento, estímulos adequados para cada fase da primeira infância, destaca a importância do desenvolvimento adequado na primeira infância para a construção do eu, mostra aspectos que ajudam na estimulação das crianças, como otimizar o desenvolvimento do seu aluno, filho ou criança com a qual você convive.
Leitura com uma bagagem enriquecedora!

?Além de ser uma atividade própria da infância, ou o trabalho das crianças, como costumam dizer alguns educadores, o brincar é essencial ao seu desenvolvimento?.

Natália Simião 21/03/2021

Meu primeiro contato com a escrita da autora, e agora quero ler até a lista de supermercado dela! A autora escreve maravilhosamente bem, de fácil compreensão, bastante útil o tema abordado nesse livro tanto para pais como para profissionais da área da educação e psicologia. Com certeza irei adquirir todos os livros dela.