Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

Rayanna 31/12/2021

Um plot de respeito.
O único defeito desse livro é ter só 224 páginas!!
Um romance policial incrível com ótima ambientação do bairro de Copacabana aqui do Rj.
A história é intrigante do início ao fim, e o autor faz com que o leitor fique curioso a todo momento. E no final, entrega TUDO com o plot da resolução do crime investigado.
Realizei essa leitura por causa do vestibular da uerj, nao vou mais prestar por nao poder pagar a taxa, mas ainda assim, valeu a pena demais conhecer esse romance policial incrível!!

Roberta 30/12/2021

Um bom romance policial
Gostei bastante da escrita do autor, é rebuscada sem ser pedante, o que facilita a nossa compreensão, o livro entrega tudo. Um policial solitário que faz do trabalho sua vida, o autor joga um pouco com a metalinguagem deixando claro o prazer do delegado com os livros e histórias, ao relacionar a possibilidade da mulher que, até então, era testemunha, de não estar contando nada além de uma ideia de sua cabeça quando, no final, ele faz exatamente a mesma coisa, o que, obviamente, é possível relacionar com o seu sonho de largar a polícia e viver de literatura já que um policial sem fatos apenas conta histórias. Fala, no início, sobre a normalização da violência quando, ao interrogar as pessoas, ninguém nota um cara assassinado em praça pública. Lida também, de forma sutil, como um situação traumática muda a vida de uma pessoa.

O autor narra, também, de forma elegante, os espaços físicos, relaciona com um pouco da história do Rio de Janeiro ao citar sua arquitetura, faz uma breve citação bíblica muito pertinente.

Enfim, não sei se é um livro que cairá apenas no nosso gosto, professores de literatura, mas é para ser apreciado, até porque não foi solucionado kkkk

Gabriele.VitAria 28/12/2021

Melhor livro até hoje!
Me apaixonei por esse livro, é maravilhoso! Te prende até o final.. é viciante demais! Faz várias referências ao filósofo Spinoza, fala bastante sobre ética também e é super atual! Recomendo demais!

saraiva 27/12/2021

UERJ tirou onda
li por causa do vestibular de 2022 e nossa, a UERJ acertou em cheio!

um livro que prende, com o enredo muito bom e mesmo que a vida dos personagens seja parada, o livro é bem fluido e não tem nada de maçante. é realmente o melhor livro que poderiam ter escolhido, ao meu ver - que sou amante do gênero policial -, obrigada a todos que votaram bem kkkkkkk

é um livro bem fora do padrão, onde o problema está dentro da própria polícia, e demonstra bem como um esquema corrupto pode funcionar e afetar lugares que supostamente não deveriam. além do mais, possui uma solução inteligente, simples e fora da caixa. com certeza vou comprar pra ter na minha estante, e planejo ler outras histórias do autor!

Rebeca 26/12/2021

Uerj
Li por conta do vestibular da UERJ, mas até que me impressionei um pouco com o livro e o plot twist que nao é tão óbvio assim.

Carmem.Suzana 26/12/2021

Gênero policial brasileiro, por que não ?
Eu não sabia muito o que esperar do livro, mas fiquei totalmente supreendida. Leitura fluida, sem excessos que desviam a história, um livro crítico e policial. Você realmente precisa dar uma chance ao livro, além de ser ambientado no Rio de Janeiro bem brasileiro ele faz boas análises e ao mesmo tempo te faz ficar curioso com o que vai acontecer. Gostei demais, leiam !!

sam 14/12/2021

muito bom, escrita envolvente.
comecei a ler por causa da uerj mas não pensei que ia gostar tanto, o final me surpreendeu, nunca cheguei a suspeitar dessa pessoa.

KandyMiller 10/12/2021

Eu li esse livro por causa do vestibular da UERJ, mas confesso que me surpreedi com o livro, pensei que fosse uma história chata. O livro me predeu do início ao fim, criei várias teorias de quem podesse ser o assassino ( não acertei). Os personagens são bem construídos, a história é muito bem feita, e os plost twist são muito bons.

Lucas de Castro 24/11/2021

Trama intrigante que segue sem pressa a um final coeso.
O livro tem uma linguagem bem acessível e detalhada. Esperava um pouco mais de ação e correria na história, até pela rápida sucessão de fatos nos momentos iniciais, mas o livro se presta a um desenvolvimento diferente. Gostei do personagens e das descrições ambientes, apesar de algumas relações um pouco fantasiosas. Uma janela de copacabana entretem e entrega um final coerente e instigante.

gabi 04/11/2021

li por causa do vestibular da uerj
como eu disse, só li por quer precisava pra prova, mas acabei adorando
sou fã de livros de investigação policial, entao imaginei que ler esse livro seria suportável
me surpreendi, entretanto, com a história envolvente
amei a escrita do autor, li o livro em um dia, história cativante e personagens bem desenvolvidos
não adivinhei quem era o culpado infelizmente, mas tudo fez sentido no final

julinha476 26/10/2021

resenha completa no meu instagram ?
Comecei esse livro sem criar expectativas e fui completamente surpreendida. Garcia- Roza tem uma escrita fluída, a história toma seu rumo e você não consegue mais parar de ler!

Espinosa, morador do bairro Peixoto e detetive da 12°DP em Copacabana inicia a investigação de três assassinatos, onde os mortos são policiais com suspeita de fazer parte da chamada ?banda podre da polícia?.

comprido 25/10/2021

Intrigante ate o fim
A trama passa em Copacabana, dois policiais são executados em sequência. As mortes possuem muita coisa em comum. Vítimas eram tiras de segundo escalão, com carreiras medíocres e nada relevantes. Eliminados pelo mesmo homem pelo que pareçe e da mesma forma, sem deixas rastros. Com o mundo policial em rebuliço, Espinosa tem poucos elementos para desvendar o caso, mas acredita que a pessoa que cometeu os crimes tem uma motivação forte. Uma questão de estrita necessidade, onde dos riscos, matar é o menor. Percorrendo as ruas do Rio de Janeiro, Espinosa vai se deparar com uma mulher enigmática e insinuante. Muito bom , li como alguns tbm por causa do vestibular da UERJ, recomendo a leitura, muito ler um estória que se passa em copa .

Ju Real 16/10/2021

Um bom livro
Começei a ler o livro por causa do vestibular da uerj e com 0 expectativas.O livro faz o que promete, é um típico livro policial, sem mais nem menos. Não foi maçante, mas tamnbém não foi envolvente, tudo meio mais ou menos sabe.

Lud_Vaz 14/10/2021

Uma janela em Copacabana (que não era bem em Copacabana)
Bom, nesse romace policial temos o delegado Espinosa, investigando a morte de outros três policias junto a um grupo de colegas de sua delegacia, a 12 DP em Copacabana. O mais confuso sobre esses crimes é que foram realizados a luz do dia e bem debaixo dos olhos de todos, mesmo assim ninguem identificou nem suspeitou de um possível assassinato. O que inicialmente parecia ser obra de um ?serial killer? de alto nível, se revelou um grande esquema dentro da própria polícia.

Eu amo romance policial então quando a votação da prova da Uerj deu esse livro fiquei empolgada, enfim não achei que foi dos melhores, mas também não foi ruim. Toda vez que falavam Espinosa eu só lembrava do Dan Espinosa da serie Lucifer, então na minha cabecinha era o Dan o personagem principal.

Desde o início a escrita dele me chamou atenção, não é bem fluida, mas é bem detalhada o que ajuda a contruir todo um cenário bem específico na sua cabeça. Minha personagem favorita foi a Irene, linda e sensata, me lembrou inclusive a Irene Adler de Sherlock Holmes, senti a mesma vibe e amei.

Não tentando me gabar,mas ja me gabando eu acertei o assassino, uhul! Ele dá umas dicas que da pra desconfiar, mas confesso que no final eu tava com 4 suspeitos.

Enfim, obrigada Uerj, sempre sensata, espero passar inclusive. To achando que provavelmente a redação vai puxar pro lado de corrupção policial, eficiencia da policia ou algo do eixo policial. Apesar de nao ser uma fantasia, é um livro recomendaria.