Os Sucessores

Resenhas - Os Sucessores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Atila Guilherme 06/05/2022

Ficção com suspense
Uma obra que mescla com maestria um enredo cheio de elementos de ficção científica e aquele suspense que adoramos. Somos colocados à prova a todo momento: afinal, o projeto Os Sucessores é válido ou não? Recomendo demais a leitura.

Lari - @LitteraLari 03/05/2022

Os sucessores traz assuntos complexos mas explicados de forma simples e fluida, o que faz dele um livro tanto para os amantes de ficção cientifica, quantos para os que estão entrando nesse universo.

Nele viajamos a um Brasil futurístico, no século 22, onde uma força tarefa do governo desenvolveu uma tecnologia secreta, capaz clonar e reprogramar mentes, as cobaias dessa tecnologia são chamados de sucessores. Lúcia ainda não sabe, mas seu marido Isaque está envolvido de alguma forma com essa força tarefa e agora ambos precisam fugir. É assim que nossa história começa, no meio da madruga com uma fuga desesperada.

“Quero dizer, qual órgão guarda o “Eu” humano? Por exemplo, você pode perder uma perna e nós te arranjaremos outra. Seu coração parou de bater? Sem problemas, tome um transplante! Qual o limite, Lúcia? Por que é diferente com o cérebro?”

Com um ritmo frenético desde o primeiro capítulo e recheado de ação, o livro nos traz reflexões sobre o futuro da tecnologia e onde está o limite entre o que nos torna humanos o que nos faz ser quem somos. Douglas tem uma escrita envolvente, criando personagens tridimensionais, onde conseguimos sentir na pela um pouco o desespero de cada um.

Além disso essa edição da Flyve está lindíssima, a diagramação que sempre torna a leitura mais agradável e detalhes que dão um toque a mais ao livro.

let 12/04/2022

o livro é muito bom e a discussão ética que ele traz com as tecnologias também. tem várias reviravoltas ao longo da história, mas perto do fim tem muitas reviravoltas juntas o que pode ser meio difícil pra digerir o tanto de informação de uma vez. e o final é uma proposta de reflexão muito da boa.

Flavia1332 04/03/2022

Mundo tecnológico
Meu Deus!!! Terceiro livro que leio do autor e fui surpreendida por uma narrativa diferente dos outros livros.Foi minha primeira experiência de "Inteligência Artificial"lendo para mim.E acredito que este detalhe fez toda diferença, cada capítulo eu conseguia imaginar que tudo narrado poderia por mais surreal que fosse acontecer um dia.Ambição, dinheiro e poder.Pessoas que fazem tudo para conseguir o que querem.Porém nos relatos o livro deixa claro que existem pessoas boas e por mais difícil que seja de acreditar no momento em que estamos vivendo o Bem supera o mal.Amei o livro e digo como leitora voraz "LEIAM AUTORES BRASILEIROS" .
gostosaleitura 18/07/2023minha estante
Ele escreve muito bem, li Presa Fácil e Enquanto você dormia dele.

Thaysduda 16/02/2022

Gostei bastante
?Uma máquina pode calcular muito bem, não há dúvidas nisso, mas jamais poderá criar algo diferente, porque não possui a energia criativa do insight. Ele não tem a capacidade intuitiva da mente humana. ?

O livro começa com Isaque acordando sua esposa Lúcia no meio da noite. Eles precisam fugir! Lúcia sem entender nada, segue seu marido e espera que ele explique tudo o mais rápido possível.

A história se passa no Brasil, século XXII. Logo no início da leitura percebemos o avanço da tecnologia e suas consequências, como: redução dos crimes, algumas profissões sendo abolidas, e assuntos ?polêmicos? sendo discutidos.

Afinal, existe um limite para o avanço tecnológico?

Enquanto isso, a Força Tarefa do Governo faz experimentos ?questionáveis?, a cópia da mente humana. As pessoas envolvidas nesse experimento são chamadas de Sucessores. Se inicia então uma discussão sobre a ética e os limites que devemos impor à tecnologia.

Isaque sabe mais do que deveria saber e a Força Tarefa irá fazer de tudo para manter o sigilo e continuar com seus experimentos. Isaque se torna uma ameaça, a polícia se envolve no caso e a Força Tarefa vai fazer o que for preciso.

O livro prende o leitor e não conseguimos parar de ler até conseguirmos as respostas. A história não perde o ritmo e não fica monótona em nenhum momento. No final somos surpreendidos com um plot twist MUITO bom, eu nem sequer tinha cogitado a situação.

Juntos com os personagens, vamos refletir e levantar alguns questionamentos.

Outro ponto, a leitura é super fácil, então se você nunca teve contato com ficção científica pode ficar tranquilo.

Excelente livro para sair da ressaca literária. Recomendo demais a leitura!

Isabelle.Bocatto 16/02/2022

Black Mirror brasileiro
Que livro gostoso de ler,a leitura é super fluída, a história vai se encaixando, logo no início já rola muita coisa o que deixa o livro muito interessante (mas que também faça que o meio do livro acabe em alguns momentos sendo bemmm devagar)

O livro é incrível, mistura diversos temas polêmicos de uma maneira muito legal, você fica o tempo todo com uma sensação de eu entendo o que fizeram mas também uma sensação de MEU DEUS QUE ABSURDO!!!

Fala sobre Ética, tecnologia, o que é ser humano, trauma, reintegração de ex presos na sociedade, é uma mistura maluca mas que deixa a leitura ainda mais interessante.

Por fim, é um livro nacional, com um autor independente o que me deixou deslumbrada pq é uma história muito boa de fato, já recomendei pra várias pessoas e achei que era um livro que merecia uma resenha.

Único ponto negativo é que acho que a sinopse já diz muito do livro, se eu tivesse lido ele num tiro no escuro acho que teria sido uma experiência ainda melhor

Heros Pena 12/02/2022

Ficção científica brasileira e de qualidade, dentro de um emocionante romance policial, sem pontas soltas e cheio de surpresas e reviravoltas. Muito bom.

Milena 08/02/2022

Premissa interessante, mas o final... eu não sei...
Esse foi o meu segundo contato com a escrita do Douglas. Confesso que fui com as expectativas lá no alto, não me decepcionei, mas também não me surpreendi.

Adorei a premissa, pois acredito nunca ter visto nada parecido, mas achei o final muito corrido, e sem contar que o sumisso de um dos personagens principal foi muito mal explicado, bem na verdade, nem chegou a ser explicado né. E o questionamento final do livro acredito que tenha sido colocado só para completar o número de páginas, pois na minha visão não fez sentido...

Mas mesmo assim, quando o Douglas lançar novos livros, vou ler com toda a certeza...

Byanca.Magnus 08/02/2022

sci fi de qualidade
Recomendo de mais, o desenrolar da história me surpreendeu inúmeras vezes e depois de passar a leitura toda condenando o que a força tarefa estava fazendo, o plot twist final me fez questionar o quão ético aquilo realmente era me deixando em dúvida sobre ser a favor do projeto ou não. Leiam!!!!!

Núbia Cortinhas 06/02/2022

Uauuuu! Que viagem!!
Super indico essa obra de ficção eletrizante.
Douglas Ribeiro possui uma escrita rápida, envolvente e cativante.

Fafhy 01/02/2022

Os Sucessores
O livro é uma ficção científica e por esse motivo eu já não gosto tanto.
Porém o autor prende o leitor desde o início do livro com um envolvente suspense.
Sinceramente o livro me assustou um pouco porque os avanços tecnológicos vão sim chegar a esse ponto. E eu me questiono acerca do aspecto ético de uma pesquisa desse nível.
Efetuando a leitura também me dei conta que muito da tecnologia atual já me surpreende pelo avanço.
Quanto ao PLOT sou sincera: Douglas Ribeiro sempre me surpreende e positivamente.
Também gostei muito da protagonista Lúcia, uma mulher determinada, que buscou forças em uma tragédia pessoa e não desistiu da verdade.

? Foi naquele momento, olhando no fundo de seus olhos que eu soube?.

PS: escolhi essa frase porque para mim ela sintetiza que a ciência e a tecnologia podem avança muito, mas serão incapazes de substituir a alma humana. E os olhos são o espelho da alma.
vic 01/02/2022minha estante
gostei da resenha!!

Nessa 28/01/2022

Adorei a ideia central da história, muitas reviravoltas, ótima escrita, além de ser um autor nacional, enfim, recomendo.

isakito 16/01/2022

Sci-fi nacional de qualidade
Faz tempo que li mas lembro que li em um dia, foi uma leitura rápida e agradável, com personagens cativantes e plot-twists brilhantes

sofia 08/01/2022

PERFEITO!
Comecei a ler esse livro por causa da MLV, não botei muita fé no começo (erro doído), mas depois de ler os primeiros capítulos só tenho uma coisa a comentar: Puta livro bom!

Dá até gosto de ler. Um sci-fi atraente com uma escrita fluída e que faz você querer que não acabe nunca.

O desespero dos personagens é palpável, apesar de que poderia haver um aprofundamento a mais nos sentimentos gerais deles.

Não deixou nada a desejar, a cena final é incrível de boa. Confesso que queria que houvesse uma continuação ou um spin-off, para explicar o que houve com o ferreira, como a Lúcia está vivendo ou sobre toda a discussão que o país estava tendo sobre ética, moralidade e tecnologia.

Ótima história, o autor prometeu tudo e entregou tudo e mais um pouco.

Vanea 30/12/2021

Num Brasil de 2120, o casal Isaque e Lúcia já começam fugindo.
Por que?
Ele é o maior suspeito do assassinato de seu colega de trabalho Fábio Bragança.
Eles precisam trocar de carro, telefone e todos os objetos eletrônicos para não serem rastreados.
Os Sucessores fala da integração de homem-máquina, ou seja, dos humanos com a IA (Inteligência Artificial).
Fala sobre implantação de mentes em outras pessoas, com a reconfiguração desses cérebros.
Eles reprogramam o cérebro, mudando comportamentos e assim criando Os Sucessores.
E questionamentos éticos sobre essas ações são levantadas.
No decorrer do livro Lúcia vai conhecendo melhor seu marido e descobrindo no que realmente ele trabalha.

Os Sucessores é uma ficção científica, mas daquelas que a gente imagina se isso não poderia acontecer realmente
Lisandra Sousa 30/12/2021minha estante
Nossa, parece ser muito bom!

1 | 2 | 3 | 4 | 5