Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

Carla 14/03/2021

Barack é um cara de muitas palavras
O livro é pesado, deve estar perto de 1 quilo, é difícil de segurar, assim recomendo ler em casa.
Não vou dar spoiler, no livro Obama conta um pouco do passado até as eleições para o Senado e seu 1o mandato de presidente. Uma narrativa cativante e recheada do ponto de vista de quem ocupou uma das posições mais importantes do cenário político mundial.

Ana 17/11/2023

Apesar do livro ser um pouco cansativo, pois Obama é extremamente detalhista em sua narrativa, aconselho à todos que querem saber como funciona a máquina eleitoral americana e as obrigações de um presidente, que leiam esse livro.

Vitor Hugo 09/02/2021

Muitos ensinamentos, porém cansativa!
O que falar de Obama? Um homem ousado, que bravamente, “lutou” contra o meio político de Washington, D.C (democratas conservadores e republicanos). Inicialmente virou senador e após uma longa corrida presidencial, se tornou o 44º presidente americano.

Na primeira parte de sua autobiografia, conhecemos a trajetória de Barack Obama até o final do seu primeiro mandato como presidente. Sim, um livro com mais de 700 páginas, não contém os dois mandatos de seu governo (ponto negativo).

Foi justamente em seu primeiro mandato que Obama tomou as medidas mais duras e enfrentou os piores problemas possíveis. Além de pegar o país em “frangalhos” das mãos de George W. Bush, teve que passar pela: crise de 2008, primavera árabe, guerra no Iraque (guerra com alto custo para os cofres públicos, iniciada por Bush), a sombra do ainda onze de setembro.

Com a leitura do livro, você aprenderá sobre liderança, diplomacia, corrida eleitoral americana, burocracias políticas e um pouco sobre economia. Meu intuito com a leitura era compreender como funciona o “jogo político” e os vários problemas enfrentados em seu governo. Entre eles, a crise de 2008 (a segunda maior crise econômica da história).

Um ponto negativo é o excesso de detalhes no livro. Quando precisa de várias páginas para explicar o que o novo secretário do governo fez/ou estava prestes a fazer.

Pontos positivos: crise de 2008, primavera árabe, corrida presidencial, uso da tecnologia em sua candidatura, o poder dos pequenos doadores de campanha.
Pontos negativos: leitura maçante em vários pontos (biografia mais cansativa que já li), ênfase em pontos pouco relevantes.

Ser presidente de um país, principalmente dos EUA, é uma tarefa bastante complexa. Já que sempre terá que intermediar conflitos, buscar acordos, ser “uma mãe” para outras nações. Se não bastasse isso, lidar com a mídia 24h por dia (Obama fez muitas críticas à imprensa). Ter que lidar com a grande rivalidade entre democratas x republicanos.

Apesar da leitura ser cansativa em vários momentos, foi interessante conhecer melhor a pessoa Barack Obama e o seu dia a dia como presidente.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Bondgirl 007 07/02/2023

Barack Obama, você é O Cara!
A figura do Presidente dos Estados Unidos representa o ser humano mais poderoso do planeta e também o mais conhecido e influente economicamente falando.
"Uma Terra Prometida", livro de memórias do quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um relato em primeira pessoa de uma caminhada longa, pioneira e heroica rumo ao posto mais importante no mundo, a presidência dos Estados Unidos da América além dos desafios e responsabilidades que este cargo traziam consigo.
Ali está também um pouco do Obama marido e pai de família.
Obama é um cara interessante. Personalidade imponente, charmoso, inteligente, devotado à sua família e ao seu povo, um homem que tem sua fé. Decidido e firme.
O mesmo cara que se reunia com líderes mundiais para tratar de assunto sério era o cara romântico e sensível com a esposa, pai amoroso e carinhoso com as filhas; o torcedor que vibra assistindo aos jogos de basquete do seu time do coração, leitor inveterado que também gosta de escrever. Bem humorado que não se importava em rolar nos imensos jardins da Casa Branca brincando alegremente com seu cão de estimação ou percebendo marcas de patas sujas em seu terno impecavelmente elegante a poucos instantes de um compromisso. Tudo isso sem perder a consciência de quem foi um dia: um humilde advogado em começo de carreira que morava num pequeno apartamento em Chicago, de origem havaiana e sem perder a noção de que ele era naquele momento o Presidente dos Estados Unidos.
Por isso mesmo ele nunca hesitou em pedir conselhos a pessoas mais experientes em que confiava, enfrentava as crises com sabedoria e estratégia.
Recuando e recomeçando cada vez que era necessário.
Depois de ler esse livro e refletir sobre a personalidade dele e por tudo que passou e no que havia se transformado, só posso escolher uma frase para terminar essa resenha: Obama, você é o cara. E sabe disso.

site: www.bondgirlpatthy007.blogspot.com

Wagner 25/02/2022

O sonho de um país melhor
O título indica o que o presidente eleito Barack Obama sonha para o seu país. Uma América para todos, brancos, negros, imigrantes. A democracia sempre em construção, a busca pela justiça e igualdade. O livro pode ser lido depois de A Ponte, que detalha melhor a formação do presidente e seus pensamentos. Relata a campanha para a presidência e principais eventos do primeiro mandato, que tem início com a crise econômica do subprime, passando pelas guerras do Iraque e Afeganistão, aprovação do Obama care, lgbtq nas forças armadas, caçada a Bin Laden, perda da maioria democrata no congresso, entre outros importantes momentos.

Márcia 05/06/2022

Uma história fascinante
Eu não queria que acabassem as 751 páginas dessa autobiografia incrível. Que homem é esse! Que tudo! O homem que, quando voltava pra casa, simplesmente volta para a Casa Branca. O homem que foi o mais poderoso do mundo por 8 (oito) anos! Além de tudo, tem veia de escritor, pois domina extremamente bem a escrita. Texto IMPECAVEL! ? Será que vem daí o meu fascínio? Não só; tem garra, entusiasmo, disciplina.

Esse volume 1 conta toda a história de seu primeiro mandato. Nele, Obama dá pinceladas de sua infância no Havaí e na Indonésia, de sua família materna (não conviveu com o pai), de sua adolescência trivial, a não o gosto pela leitura que logo desenvolveu. Haverá um segundo volume a respeito do segundo mandato, o qual espero ansiosamente.

Conta com riqueza de detalhes como foi toda a campanha à presidência, concorrida com Hillary Clinton, que vem a ser sua Secretária de Estado. Aos poucos, multidões passaram a ir em seus comícios país afora, elevando-o, já antes, a um patamar de pop star. Foi o primeiro a fazer uma campanha massiva na internet, puxada por jovens, o que foi crucial para sua eleição.

Herdou um país em crise intensa: a bolha imobiliária havia explodido, com o mercado de ações atingindo perdas de 40% e com mais de 2,3 milhões de lares com execução hipotecária. Precisou revitalizar o país com leis de recuperação. Lutou para implementar um plano de saúde para os mais desfavorecidos, colocou Sotomayor na Suprema Corte, tentou acabar com Guantánamo, precisou enfrentar o desastre com a plataforma Deepwater, que derramou petróleo por mais de 40 dias no Pacífico. Lidou com crises mundiais, precisou intervir na crise da Grécia, houve Primavera Árabe, crise na Líbia, enfim, não dá para descrever tudo aqui. Foi o homem que capturou Osama Bin Laden.

Chamou demais a atenção a índole dos senadores Republicanos, que faziam de tudo para impugnar suas leis e ideias. Aliás, aquele senado é o lugar em que boas ideias estão destinadas a morrer. Deu asco acompanhar. Figuras repugnantes como McConell, Boehner, etc.

Além de ter o mundo em suas mãos, esse homem fazia questão de estar à mesa do jantar em família às 18:30h todas as noites e depois descia para o salão oval. O homem que tinha Sasha e Malia como prioridade. O homem que levou humanidade para a Casa Branca.

Só leiam. Que história incrível a desse homem!
Bondgirl 007 07/02/2023minha estante
Acabei de ler ontem e estou impactada. Ele é o cara! Esse livro nos mostra q um presidente. rei. imperador ou coisa q o valha não é só sentar num escritório "dar canetada" e mandar. Não! Tem q ter jogo de cintura e mta diplomacia. Avançar e recuar todo o tempo. Não tem vergonha de pedir conselhos tb à família acerca de decisões importantes para seu país
E ele ainda se preocupa em ESTAR PRESENTE no dia a dia da família, dando à esses pequenos e as vezes raros momentos muita qualidade. E além de tudo mostra - se um marido carinhoso e apaixonado e um pai zeloso e de fé inabalável, além de ser muito charmoso e elegante. Para mim essa é a definição de Barack Obama.

Natalia 16/11/2023

Foram 2 meses e meio para concluir as 1279 páginas.
Barack é beeem minucioso nos detalhes, o que deixa o livro um pouco moroso, mas é uma leitura que vale a pena.
Mostra um ser humano como outro qualquer, que acabou se tornando presidente da maior nação do planeta e indiretamente "responsável" pelo resto do mundo...
Acompanhar as reflexões dele em seu primeiro mandato me fizeram ter um novo olhar sobre a história e política recentes.

lucianem 29/01/2021

Uma Terra Prometida
Um relato detalhado de como Barack Obama começou sua carreira política e seus primeiros anos na presidência dos EUA.

Mayara1111 23/03/2021

Escrito em Detalhes
Um relato complexo e bem organizado sobre a construção, ascensão e realização de inúmeras estratégias políticas de um dos maiores presidentes de uma das potências mundiais.
Gosto da sua humanidade e questionamentos levantados, da sua honestidade ao descrever nomes de poder que conheceu e a franqueza de suas emoções, sejam elas memórias carinhosas sobre sua família ou palavrões e brincadeiras inesperadas vindos de uma identidade tão séria.
Não é um livro pra todo mundo, no entanto. Não chega a ser cansativo, mas pessoalmente, foi um trabalho pesado a imersão de tanto contexto histórico e explicações de planejamento. Mas vale lembrar que valeu muito a pena.

Rhannya Moreira 24/07/2022

Queria que ele tivesse falado mais da trajetória pessoal dele, até no livro da Michelle tem mais curiosidades do que no dele kkkkkkk enfim, livro muito bem escrito - o cara é demais né- porém muitas coisas politicas que não concordo e o patriotismo dele me fez olhar ele com outros olhos, senti que em alguns momentos ele meio que floreou demais a situação do país dele.

Guilherme.Oliveira 28/06/2021

Um exemplo a ser seguido
O livro é grande, mas vale cada dia de leitura, são histórias incríveis e para quem curte a arte da diplomacia e política vai gosta muito dessa obra.

Queila.Noemi 26/06/2021

Fiquei em dúvida sobre dar ou não minha opinião. Resolvi que sim, talvez ela induza alguém a dar uma chance a esta biografia.
Nunca fui muito de ler biografias, mas parece que quando nos permitimos sair da nossa zona de conforto podemos ter belas surpresas.
Este foi o caso, posso dizer que o presidente Obama escreve de forma cativante, prendendo o leitor a cada parágrafo, nos instigando a desejar conhecer mais sobre o assunto, sobre o país do qual ele trata naquele capítulo, culturas diferentes, pessoas diferentes.
Tenho uma listinha sobre o que quero conhecer mais depois desse livro.
Novas biografias para ler.
E claro, estou esperando, ansiosamente, pela continuação. Espero que não demore muito.

skuser02844 20/06/2021

Para quem gosta de biografias e políticas estatais, é um livro ótimo - apesar de um pouco parado em certos trechos.

Wagner.Moreau 16/08/2021

Ótima leitura!
Um grande livro para entender mais da política americana e também da trajetória do Obama em seu primeiro mandato. Apesar de conter suas opiniões e histórias da vida pessoal, achei que essas eram rápidas e por vezes superficiais. Também traz muitos detalhes sobre pessoas que trabalharam com ele desde a época de Senador, o que torna a leitura cansativa. Mas por ser uma história e uma vida tão ricas foi uma ótima experiência.

Carlos Alberto 12/06/2021

Depois de ter deixado o livro um pouco de lado - não sei, se, por ter saturado um pouco sobre as questões politicas... - finalmente pude ler o primeiro de dois livros sobre a trajetória de Barack Obama como 44º presidente dos Estados Unidos.
Em "Uma terra prometida" Obama nos leva a conhecer com um pouco mais de intimidade sua vida antes e durante sua trajetória no comando de uma nação.... No livro vemos Obama justificando e explicando cada processo de tomada de decisão, desde a sua ascensão meteórica como senador até então para sua candidatura a presidência. Nos fazendo perceber e as vezes até mesmo sentir o peso do poder de cada palavra dita que pudesse ser interpretada ou manipulada contra sua pessoa e sua gestão. Também nos é mostrado como aqueles que estão no poder muitas vezes deixam de pensar no bem coletivo em função de uma rixa ou simples má vontade em trabalhar em conjunto com seus "adversários" (Em muitas partes do livro Obama nos mostra os malefícios da polarização entre esquerda e direita dentro dos partidos eleitorais).
No geral Uma terra prometida é uma boa obra para estudarmos as consequências de quando se obtém o poder e de como podemos olhar com outros olhos para aqueles que já o tem.