Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

Claudia.Lopes 21/04/2024

O presidente
Um livro que pra mim não foi só uma autobiografia
Um homem focada no seu propósito, cercado de pessoas extremamente competentes, Barak Obama foi o 44° presidente dos Estados Unidos me pareceu em todo o livro de um humor incrível e extremamente positivo
Um dos presidentes que mais tentou resolver os conflitos árabe-israelense, não que outros anteriores ou posteriores a ele tbem não deram a devida atenção
Porém, no governo dele tivemos um relevante grau de sucesso
Um pai de família dedicado, casado com Michelle Obama Uma advogada tbem de formação
Governou de 2009 até 2017
Já havia lido o livro de Michelle Obama, mas Barak foi muito mais detalhista em sua escrita
Valeu a pena
Recomendo

Sara 02/07/2021

Para uma pessoa que não liga muito a política, achei este livro muito interessante. O Obama fala sobre a sua jornada na política em 90% do livro, da sua vida antes e depois de ser eleito presidente dos EUA. Gosto de como ele aborda alguns assuntos de forma séria mas com um toque de humor. Eu ri algumas vezes. No entanto, queria que ele falasse mais sobre a sua vida pessoal, mas ele não o fez muito.

O livro foi muito bem escrito, mas a leitura não é muito fluida. Demore cerca de 2 meses para terminá-lo, mas apenas porque é muito longo e porque estava a ler outros livros ao mesmo tempo. Achei o livro um bocado longo, mas provavelmente isso era necessário.

Tenho que admitir que às vezes fiquei um pouco entediada, especialmente quando ele falava com muitos detalhes sobre algumas das políticas que implementou e como as aplicou. Eu me pergunto o que as pessoas às quais ele refere no livro, como seus os colegas de trabalho, as pessoas do senado, os republicanos ou mesmo os líderes mundiais como o Putin, a Merkel, o Sarkozy, pensam sobre o que o Obama escreveu sobre eles. Provavelmente nem vão ler o livro, de qualquer das maneiras.

No geral, gostei muito deste livro. É uma leitura muito interessante. Recomendo bastante. O Obama é uma pessoa que realmente admiro e estou ansiosa para ler o próximo livro.

Jefe 14/12/2023

Muito bom ler sobre os bastidores do presidente. Independente de gostar ou não da pessoa é legal conhecer o modo de pensar, conhecer um pouco do dia a dia na presidência. A história do Obama é bem interessante e o livro conta várias partes de como ele virou presidente. Na metade do livro confesso que dormi em algumas partes. Beeeem maçante (para mim) as partes de politica pura e onde ele fala sobre um monte de gente que eu como brasileiro não conheço. Porém a parte final do livro é muito boa, os detalhes dos bastidores da captura do Bin Laden são bem detalhados. No geral um livro bom de se ler.

Andreia Pi 15/12/2021

Para quem gosta
Já havia lido o livro da Michele Obama e é muito gostoso como algumas partes se encaixam nos relatos. É um livro extenso, mas de boa leitura.

Luciano Luíz 01/01/2022

Não tenho interesse em livros políticos ou sobre os mesmos, mas confesso que sempre tive admiração por BARACK OBAMA. Gostava do seu jeito carismático e as expressões de alguém duro, competente e que queria fazer algo não apenas com palavras, mas ações.
Sou brasileiro e é muito difícil fazer alguma avaliação honesta sobre um político estrangeiro, mas aparentemente, os presidentes dos Estados Unidos sempre se tornam personas populares mundo afora. Tanto de maneira positiva quanto negativa. Em minhas visitas às livrarias é comum encontrar títulos de ex-presidentes, tanto do Brasil quanto de outras nações, mas jamais despertaram qualquer motivação para ler. No caso do Obama, foi fácil.
UMA TERRA PROMETIDA cobre praticamente quase todo o primeiro mandato, mas tem início muito antes, contando um pouco de sua história, porém, não é muito aprofundada porque Obama já havia ingressado em sua biografia em outro título, então aqui uma gama menor de informações para não ser repetitivo. Antes de ser presidente, tornou-se senador e mesmo com tão pouco campo político, obteve sucesso em disputar a vaga de presidente pelos democratas.
Há quem diga que os Estados Unidos e Brasil são países completamente diferentes em tudo. Política, cultura, etc. e por aí vai. Mas em verdade há diversas semelhanças, entre elas, as classes políticas, a eterna guerra e desacordos entre direita e esquerda. E também as famílias compostas por políticos que nunca deixam de conseguir eleger e reeleger os seus e assim um ciclo sem fim faz parte da história estadunidense. Nomes que estão há décadas no poder e que conseguem se manter graças ao seu eleitorado que ama votar nas continuações independente do resultado.
Lembro de quando eu era criança e assistia os noticiários na televisão, haviam nomes estrangeiros mencionados e estes mesmos lá do fundão continuam atuantes ou seus filhos assumiram os cargos.
O livro aborda de forma extremamente detalhada momentos importantes como mudanças na saúde, a crise financeira que acabou se tornando também uma enxurrada de desemprego, mudanças climáticas e outros fatores mais além é claro da guerra, coisa que os americanos parecem defender com unhas e dentes mesmo quando é necessária, mas consome bilhões de dólares e isso serve para provar a supremacia bélica e ponto final (única coisa que une democratas e republicanos se o resultado for positivo).
Há as visitas em países como Brasil, Rússia, China e é interessante ver os diálogos entre os chefes de estado. Obama fala muito sobre os bastidores, principalmente de situações que quando vemos em filmes são grandiosas e na realidade são simples (entenda, não salas entupidas de monitores de alta resolução e computadores e internet de altíssima velocidade, mas coisas mais pobres mesmo e que nem sempre funcionam).
Outra coisa que não pode ficar de fora é do quanto Obama desde o início era considerado um incapaz, pelo fato de ser negro, até mesmo parte da comunidade afro não acreditava nele como político. Uns diziam que ele era inteligente apesar de negro ou então votaria no negro para ver qual seria o resultado. Até mesmo sua identidade era considerada controversa. Pois se chama Obama, algo parecido com Osama, o terrorista que arquitetou o 11 de Setembro. Donald Trump afirmava na televisão que Obama não era cidadão americano, que possivelmente fora criado desde criança para se passar por americano e tomar o poder nos EUA. Enfim, Obama passou por muitas situações nada agradáveis em questão de racismo e mesmo exercendo o cargo mais poderoso do mundo, pouco ou nada podia fazer a não ser se concentrar no que tinha de fazer. O máximo com relação a isso tudo, já que eram ataques pessoais, foi provar que havia mesmo nascido no Havaí e por isso teve de mostrar sua certidão de nascimento. Também havia boatos que era muçulmano. Não pela religião, mas pelo terrorismo que provinha do Oriente Médio.
Seus diálogos, o humor e também os momentos de estresse são compartilhados com maestria nessa obra.
Não vou mais além porque o melhor é poder ler. O volume 2 deve concluir as memórias presidenciais, porém, ainda não tem uma data de lançamento.
Para quem já leu obras políticas ou gosta de biografias, esta é uma daquelas que realmente contém muito para analisar de diferentes formas.
Mais que recomendando.
Ah, quase ia esquecendo. Tem algumas fotos no miolo, mas infelizmente, devido ao tipo de papel (ou foi o arquivo das imagens mesmo) a resolução não é das melhores. E na contracapa há uma imagem do Obama de costas (com suas visíveis orelhas de abano - ele mesmo menciona) quase como uma silhueta defronte a uma janela vendo o obelisco. Uma imagem linda, que pode ser interpretada de muitas maneiras, como a solidão e o poder.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Caroles2 04/02/2022

Gostei bastante desse livro, foi o meu primeiro contato com o Barack Obama escritor, achei interessante o modo em que ele apresenta a política e a carreira política ao leitor, não deixando de um modo chato, e sim como algo prazeroso, mesmo que por certos momentos seja bem desgastante.

Jéssica 28/02/2022

Uma verdadeira aula
Obama nos presenteia com uma verdadeira aula de história, geografia d política em seu livro. Muitas vezes achamos que é fácil ser presidente que pode se fazer o que bem entende e esquecemos de levar em consideração que em uma democracia o presidente não faz o que bem entende, suas ações precisam ser aprovadas por um congresso de parlamentares que representa (ou deveria) a vontade do povo. Obama nos presenteia com relatos brilhantes de seu primeiro mandato como presidente nos mostrando todas as batalhas que precisou enfrentar. Brilhante negociador e estrategista ele foi incrível em conseguir vencer a maioria de suas lutas e teve grandes conquistas política interna e externamente.

Van 12/05/2022

Sempre admirei o casal Obama e ler esse livro me fez admirar ainda mais a pessoa e não somente o politico. Ao mesmo tempo esse livro mostra como fazer política não é fácil e vai muito além de boa vontade, são muitos interesses envolvidos.

Alysson.Henrique 06/07/2022

A proposta de escrever um livro sobre si, reavaliando as tuas ações e tentando contar ela com o máximo de detalhes para as pessoas, ainda mais em um livro - que deixa tão em aberto que as pessoas tenham sua própria interpretação -, é em si bastante complexa e desafiadora. Isso aumenta proporcionalmente quando em cada palavra usada você pode trazer consequências para seu partido e para sua própria vida política, além do fato de que basicamente todos que lêem um livro já tem uma opinião sobre ti antes de lê-lo.
Diante desse contexto, Barack Obama traz um livro que é surpreendentemente bastante honesto, com comentários sobre aqueles com quem conviveu - mesmo que do mesmo partido - e que nos traz alguns pontos centrais das suas tomadas de decisão e seu modo de pensar. Mesmo que em algumas vezes o tom assumido seja em demasiado voltado para se justificar, é uma experiência bastante interessante de ir percorrendo não só as ações e justificativas de um político, mas também da pessoa por traz destas decisões. Vale muito a pena a leitura e aguardo ansioso o segundo volume!

Sparr 17/10/2022

Dois homens em um... alguém que me fez acreditar que sim!
Vou dividir essa resenha entre o homem e O Homem. A divisão entre quem ele era antes da vida pública e quem se torna após. Sim, Obama não mais será quem será. Nunca deixará de ter seus passos fiscalizados, nunca mais provará do sabor do anonimato e sim, isso muda tudo.
O homem inicia sua narrativa explicando sua infância, um período pobre e conturbado de alguém que já cresceu pensando no coletivo. A trajetória e as motivações são nobres. Ele sentiu que, apesar da pouca condição, tinha ali uma oportunidade que outros não teriam e vou nisso um alcance para um coletivo. Ele narra a dificuldade de conseguir chegar à universidade com um sonho e sentir o dessabor de não encontrar o esperado. O homem ainda fala sobre como conheceu a sua esposa, sobre a delicadeza de segurar a filha mais velha pela primeira vez, o desejo de aprender a ser pai, e do sonho, agora amadurecido, de mudar o mundo, ou, o mundo ao seu redor. Sobre esse homem, senti falta de mais pessoalidade. Eu não queria uma coluna do Leo Dias, obviamente, mas queria saber mais de suas angústias, conquistas, dos sabores provados pela pessoa, antes de virar um símbolo, uma persona, um chefe, antes de tornar-se O Homem... Nisso, seu Obama fica me devendo um pouco.
O Homem aparece quando Obama se torna Senador Estadual de Illinois. A partir deste ponto, desfaz-se o homem, faz a persona. Cada vez mais, Obama passa a ficar conhecido dentre os Democratas, conhecendo realidades, pessoas, lugares. Obama era um senador ainda em primeiro mandato federal, sua experiência nacional era ainda muito pequena, e esse foi seu maior desafio, pelo qual até hoje tem quem o critique.
Acompanhamos sua chegada à presidência, galgando posição por posição, vencendo oposição por oposição. Acompanhar as facetas do modelo governamental dos EUA é interessante, apesar de distante e diferente do que temos cá. Chegamos ao fatídico discurso e à representatividade! Obama fala sobre a transição de governo, sobre aprender a fazer escolhas difíceis e confesso que aqui, bem nesse ponto, o livro podia ganhar tudo e ficou foi muito arrastado. Senti que ele se justificou por algumas coisas mais do que narrou, de fato, o que acontecia para que as decisões fossem tomadas. Gosto de bastidores, mas senti certa vontade de assoprar um machucado, de passar um mertiolate em algo ainda arranhado. Digo isso porque, Obama fez um exposezinho ao citar nomes daqueles qud barraram algumas coisas, falaram algumas coisas, enfim... O livro é dele. Mas fiquei com essa sensação. My opinion, Just it.
Sobretudo, Obama tem uma trajetória magnífica, teve pontos altos em seu mandato, como o fim do Osama, por exemplo. A perspectiva dele é interessante. Obama fala sobre o encontro com o Lula... Leia se quiser saber haha.
Esta é uma junção de biografia com certo pé em técnicas governamentais, gestão, escolhas e de sabores de se tornar um símbolo. Fato é que Obama tem uma oratória maravilhosa e sim, foi por ele que, realmente, passei a acreditar no poder de uma democracia.
Não entra para os meus favoritos, mas é sim grandioso no que se propõe, ainda que arrastado.

Pretto 27/10/2022

UMA TERRA PROMETIDA
Acredito que todos conheçam o fascínio que a figura de Barack Obama desperta mundo afora. Entretanto, pelo menos para mim, foi uma novidade notar o quão bem ele escreve.

Obama consegue descrever assuntos complexos como a crise econômica mundial de 2008 como se fosse um amigo de longa data contando uma história de um conhecido de vocês. Isso por si só já seria suficiente para tornar o livro interessantíssimo, mas o fato dele ter ocupado o cargo mais poderoso do mundo por 8 anos ajuda a rechear ainda mais a história, a qual passa desde os momentos da campanha presidencial até os instantes decisivos da caçada ao Osama Bin Laden. Excelente leitura!

Veronica.Goncalo 17/01/2023

Esse livro é muito interessante! Tem sim partes mais técnicas que são lentas e chatas (para mim), mas tem muita parte surpreendente.
Gostei muito depois da eleição, quando ele narra a rotina na casa branca, as pessoas, todos os países e pessoas que conheceu, e as decisões que precisou tomar. Vou ser sincera e dizer que queria saber como ele falaria sobre a operação que encontrou Bin Laden. Obama é bem sincero e isso me fez gostar mais dele. Agora quero saber do volume 2 já que esse narra somente os seus 4 primeiros anos como presidente.

Jonathan Vicente 23/03/2023

Surpreendido
Preciso dizer que esse livro me surpreendeu um pouco, que vai desde questões pessoas a questões do administrativo governamental do executivo.

Spoiler: Obama é mais liberal do que eu imaginava.

Tenho amor pelas página 406-420 por falar sobre um tema lindo e delicado pra mim, a saúde pública.

Zilma8 24/05/2024

Um livro pra conhecer intimamente o que movia o Obama.

Para mim, revela uma clareza de propósito que pode ser confundida com vaidade por muitos.

Eu super recomendo.

"Talvez fosse impossível ver com clareza minhas motivações. Eu me lembrei de um sermão do dr Martim Luther King Jr., estipulado "O instinto do condutor da banda", em que fala como, no fundo do coração, todos nós queremos chegar em primeiro lugar, ser celebrados por nossa superioridade: todos queremos "liderar a fanfarra". Ele vai adiante para mostrar que tais impulsos egoístas podem ser reconciliados se a essa busca por destaque associamos objetivos menos individualistas.(...)"

"Como eu, ele acreditava que isso era tudo que qualquer um de nós poderia esperar da democracia, (...). Nada de saltos revolucionários ou grandes renovações culturais; nada de panaceia para todas as patologias sociais ou de respostas definitivas para aqueles que buscam sentido e significado para sua vida. Apenas o respeito às regras que nos permitem resolver, ou pelo menos tolerar, nossas diferenças e políticas governamentais que elevam os padrões de vida e aprimoram a formação educacional de um povo a ponto de moderar os impulsos mais vis da humanidade "

Léo 11/07/2021

Bom. Mas esperava um pouco mais
Obama foi e ainda é um estadista. Como presidente americano foi muito bem visto no mundo afora. Mas como em seus discursos o livro tende a ser extender em assuntos que a grande maioria não conhece ou não tem interesse. Neste livro, não é diferente.
Muitas vezes ele nos toca ao falar abertamente sobre como se sentiu durante um evento crítico ou o que passava em sua cabeça em situações complexas. Estes momentos, e as descrições pessoais e familiares são muito boas. Mas há excesso de discrições sobre assessores e demais pessoas que não fazem parte do nosso cotidiano. O que torna tedioso a leitura em muitas etapas.
O ponto alto, para mim, são os anos inicias, como congressista e senador. A disputa das eleições. A determinação em concorrer, os percalços da disputa até a vitória concreta ao senado e à presidência.
Entendo os motivos para discorrer tanto sobre o afordable cate act, que é o novo sistema de saúde pública americano. Foi o marco da sua presidência. Mas foi frustrante ver a morte do Bin Laden, no final e com poucas páginas, se comparado a outros tópicos, como a primavera árabe, as discussões com a Rússia e Índia e o protocolo de kioto e as mudanças climáticas.
Uma boa biografia, mas esperava mais.