Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

Paulo Henrique 26/04/2021

Viciante do começo ao fim.
Um livro bastante interessante, que traz todo o histórico da carreira política de Obama e sua rápida ascenção a presidência dos EUA. Durante todo o livro ele narra os problemas enfrentados internamente e externamente, sempre mostrando a hipocresia dos políticos em lidar com os problemas que eles mesmos causam e depois fingem não ser com eles. Um ponto que me chama a atenção é a crítica a imprensa, não da liberdade, mas quando essa palavra é usada para criar fatos e problemas onde não existem, da necessidade de criar crises e de ajudar no que viria a ser o radicalismo de direita, preconceituoso e nagacionista.
O livro irá ter continuação pois termina pouco antes da reeleição de Obama e com certeza deverá trazer o crescimento do radicalismo nos EUA e no mundo.

Stefânea 24/02/2022

Sim, nós podemos.
?Eu me dei conta de que justificar o passado era menos importante do que planejar o que fazer em seguida.?

esse livro foi uma jornada longa e com altos e baixos.

mais do que uma biografia, é quase um documento histórico da vivência de um homem que se tornou quase um ser mitológico.

o primeiro presidente negro dos estados unidos, que peso, hein?

acho que, mesmo sendo muito detalhista e contar sua história com todas as palavras possíveis, consegui captar a essência.

o que senti lendo isso, foi que ele era apenas um cara. um cara preocupado com a esposa, com as filhas e que errava as vezes mais do que acertava.

o humor dele é muito peculiar e admirei demais descobrir o quando ele valorizava as pequenas coisas, pequenas tradições e coisas simples da vida.

claro que em determinado momento o livro se enveredou por uma coisa política chata, com Obama se justificando ou colocando a culpa nos outros por cada erro ou lei não aprovada.

porém, eu estava aqui para conhecer o sofrimento e cansaço do homem por trás da lenda e acho que me satisfiz.

apesar de preferir a visão de Michele das coisas, foi lindo a ver pelos olhos dele e constar que ele, realmente, só chegou onde chegou porque ela estava sendo sensacional segurando o tranco.

saio dessa leitura cansada e precisando de férias de livros grandes, mas levo no cora ao cada letra descrita aqui.

recomendo.

Leh 23/01/2022

Não é atoa que ele ganhou o Nobel da paz
Obama é um homem incrível, e como político tem um histórico muito inspirador. Pra todos que apreciam ele, ou que tem interesse sobre como funciona as engrenagens por trás da política, principalmente a externa, é leitura muito enriquecedora.

Edu 29/12/2020

Poderia ser mais enxuto.
A escrita de Obama é fluida e envolvente. As primeiras 50 páginas são tão boas que te convencem a maratonar todas as 700 páginas. No entanto, o livro tem altos e baixos. A leitura cresce e empolga quando ele revela seus medos, sua raiva ou suas decepções e fica monótono quando demanda páginas para justificar a escolha do seu secretário de governo. Ele se perde justamente nisso, às vezes o livro parece uma grande justificativa das suas escolhas de governo e fica um pouco chato. Quando foca nos bastidores, nas pessoas e nos seus sonhos, ele fica bom. No fim, vale muito a pena.

Estefania 30/03/2021

Já admirava a figura do Obama, mas com esse livro pude conhecer um pouco mais dos desafios que o levaram a querer se tornar presidente. Excelente leitura!

Glaydson5 18/06/2023

Barack Obama é uma das figuras mais emblemáticas da política americana contemporânea. Em seu livro "Uma Terra Prometida", ele nos transporta ao início de sua jornada política, desde sua infância em Honolulu, passando por seus primeiros passos na carreira de advogado e chegando a sua eleição inesperada como presidente dos Estados Unidos. A escrita de Obama é fluida, e em suas 764 páginas, ele nos oferece uma perspectiva única não apenas sobre sua vida, mas sobre a história recente do país.

No primeiro capítulo, ele fala sobre sua infância em Honolulu e suas raízes familiares que vão além da cidade. Ele, então, nos transporta para a sua adolescência em um ambiente em que a busca pela identidade e pertencimento só foi solucionada quando ele começou a se envolver com a política e a se questionar sobre seu papel na sociedade. No segundo capítulo, ele nos leva para os seus estudos em Columbia e para a sua mudança para Chicago. É neste momento em que ele passa a trabalhar como comunidade e a participar de projetos sociais, fato que seria fundamental para a forma como enxergava a democracia e a necessidade de transformação que ele carregava.

Em continuação, o capítulo que aborda a história de amor entre Obama e Michelle, sua esposa, é um dos mais emocionantes. O leitor pode entender como a relação deles permitiu que eles se ajudassem mutuamente a pensar em políticas públicas e formular estratégias conjuntas. É possível ver também como a visão clara de mundo de Michelle pode ter sido uma aliada para o então presidente dos Estados Unidos. A partir do capítulo 8, Obama passa a descrever a sua experiência como senador em Washington e como isso foi uma das partes mais importantes de sua carreira política.

Por fim, o autor fecha seu livro com um olhar mais crítico sobre suas escolhas e os acertos e erros de sua vida pública, desde a crise econômica até a luta pelos direitos civis e o processo de Transpacific Partnership. Ao final, Obama deixa claro que a trajetória dele não se reduz apenas ao posto conquistado de presidente dos Estados Unidos, mas sim pelas escolhas, indivíduos e princípios que o guiaram durante toda a vida. Em "Uma Terra Prometida", Barack Obama nos convida a refletir sobre a história política de uma das maiores potências mundiais e, ao mesmo tempo, sobre questões filosóficas e de introspecção pessoal.

ExaltedJupiter 16/01/2021minha estante
Compartilho contigo este pensamento. Acho louvável também o fato de que, Obama tendia apenas a "valorizar" o fato de ser negro como uma obstrução quando percebia esta obstrução se efetivando na vida de outros negros e minorias. Uma demonstração que ele tendia a se ater mais ao outro do que a si mesmo, e o que fazia se enxergar também como um símbolo, um canal para milhões de pessoas poderem construir suas esperanças, não por ele ter alimentado os sonhos delas, mas por que elas precisavam de alguém como ele, negro, atingindo o topo do poder político. Em Obama, sua individualidade e as aspirações coletivas se fundiam de uma forma bastante equilibrada. Diferente de muitos estadistas atuais que querem se eleger como símbolos do povo, impondo seus pontos de vista como aspirações coletivas.

LisboaPB 19/10/2021

Repensei minha visão sobre Obama enquanto lia este livro. Descobri por trás de um político centro-esquerda progressista, alguém de personalidade muito marcante para a política global. Descobri também seu bom senso com as coisas, com as pessoas e suas ideias. Um crítico construtivo tanto com aliados e inimigos no campo político para além de um político respeitoso para com os demais. Há muito que admirar nesta figura política e mesmo você não sendo um simpatizante, o mínimo do respeito de Obama você poderá ter.

Eriickhenriique 08/08/2021

Interessante e inspirador.
Barack Obama relata em sua autobiografia " A Terra Prometida" sua formação, o início na vida política, a corrida presidencial e seu primeiro mandato como presidente dos Estados Unidos. Confesso que não tinha muitas expectativas no livro, contudo, Obama com sua ótima escrita conseguiu detalhar bem seus tempos na Casa Branca. foi interessante e , ao mesmo tempo, inspirador ler sobre o caminho de Obama a presidente da maior potencial do mundo. Recomendo para todos aqueles que são apaixonados pela política americana e internacional.

Kelly 29/11/2022

Memórias
Eu já sabia que Obama era um excelente orador e o mesmo se aplica à sua escrita.
Na obra, ele relembra especialmente o período de seu primeiro mandato presidencial na Casa Branca e o período que antecedeu essa época.
Foi uma maneira bacana de ver os acontecimentos pela ótica dele.

Gabi742 31/07/2021

Interessante
Estava com altas expectativas com esse livro depois de ler o livro da Michelle Obama que foi magnifico. No dela eu senti que focou mais na parte pessoal, e nesse do Obama teve a maior parte sobre politica. Isso não é de todo ruim, mas teve partes que não eram muito interessante e foi muito estendido.

Tirando a parte monótona, é um livro muito bom e que eu adorei passar meu mês lendo. Ainda prefiro o da Michelle, mas esse aqui foi muito bom.

Neno 08/07/2022

SIM! NÓS PODEMOS
Foi com esse slogan que Barack Obama venceu a concorrência branca e se tornou o 44o presidente dos EUA e 1o presidente negro. Esse livro é uma obra prima que conta a trajetória desse excepcional político, pai, marido, amigo, conselheiro e, principalmente, humano.
Uma obra que todos deveriam ler e que, com certeza, relerei novamente lá na frente. Ótima escolha.

Lorena 30/01/2021

Uma terra prometida, apesar de não ser o primeiro livro escrito por ele, é o primeiro livro do Barack Obama sobre os anos de presidente dos EUA. A promessa é que vão sair mais volumes. A trajetória até chegar na Casa Branca é colocada na mesa para o leitor. Juntamente com um pouco de como foram as coisas por lá. Por motivos óbvios nem tudo pode ser realmente falado amplamente.

A vida pessoal versus vida profissional vão sendo mescladas ao longo de suas páginas. Com carisma, humor e por vezes de forma romanceada (o que deixa a leitura menos densa), ele vai contando bastidores de suas decisões políticas, de sua vida familiar e do seu próprio eu.

Uma das coisas que impressiona ao longo do livro é perceber a forma cuidadosa como ele descreve aqueles que lutaram ao seu lado esse tempo todo. Do seu braço direito na política ao jardineiro. Ao contrário de muitos líderes. Sendo políticos ou não.

É o líder mundial amplamente reconhecido por sua liderança e não há nem o que se questionar. Não é qualquer presidente da maior potência mundial que ganha o Prêmio Nobel da Paz. Muito menos no seu primeiro ano em exercício. E ainda carrega consigo os feitos de ter sido o primeiro presidente negro dos EUA; não ter tido nenhum grande e mortal escândalo nos seus oito anos de presidente; marido da Michelle; escritor e tantas outras facetas.

Não só vale a pena a leitura como é importante objeto de estudo do cenário político mundial contemporâneo.
Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa ! Vou passar na frente na fila de leitura . Li o livro da Michelle e o dele é meio que uma leitura obrigatória pra mim .

Lorena 30/01/2021minha estante
??? agradecida! Eu também li o da Michelle. Muito bom. Muito bom mesmo. Eu não coloquei pra não ficar extensa a resenha, mas amei ver partes da mesma história sendo contadas por um e por outro. Além claro, da cumplicidade de um com o outro. Que casal! Os dois respeitando o espaço do outro em suas narrativas. Sem quererem roubar para si. (Vide o programa de alimentação saudável)

Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Simm ! Por isso fiquei tão ansiosa pra ler o dele . Pra comparar o contexto político e cúmplice enquanto casal e isso que vc falou de ver a mesma história contada por eles dois , comparar os olhares .

Lorena 30/01/2021minha estante
Vale a pena demais. Estou ansiosa para os próximos. Dos dois hahah

Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Simm .. Vou ler esse dele e volto aqui pra te falar o que achei

Gustavo 01/04/2021

Não apenas uma Terra Prometida, a Terra em constante transformação
Obama tem o dom da oratória, isso ninguém teve dúvidas. Mas como escritor, foi além de uma surpresa.
Nesse primeiro volume de suas memórias (sim, terá um segundo, e arrisco dizer, maior que esse rsrsrs), não apenas do momento que foi presidente dos Estados Unidos, mas desde quando ingressou na política norte-americana.
Esse relato, tão íntimo de como funciona a maior democracia do mundo é uma grata surpresa e ao mesmo tempo, um enorme presente para aqueles que desejam saber os bastidores do poder, e como, o maior líder do mundo tem a sua vida (e a de sua família) virada do avesso quando assume o papel de maior destaque no globo e ao mesmo tempo, toda a pressão que vem com ele.
Obama surpreende com uma escrita detalhada, de pontos importantes nos seus anos iniciais na política, suas abdicações, sacrifícios que sua esposa Michelle realizou, a mudança total de rotina de suas filhas Malia e Sasha.
Humilde em detalhar suas maiores conquistas como governante, porém, escancara como é o toma lá da cá dento do congresso americano.
Uma leitura para quem deseja conhecer mais do Obama como pessoa.
Um manual de como tentar entender como funciona a política a nível global dentro das democracias.
Deve ser lido, relido e apreciado a cada página.
Fantástico!!!!!!!!

Nathalia569 14/12/2021

que livro incrível!
sinceramente, me sinto honrada pela oportunidade de ler a trajetória política do Obama. Se antes da leitura eu já o admirava, passei a admira-ló mais ainda. Super recomendo o livro, muito bom, linguagem de fácil entendimento, bem estruturado e nada monótono. só gratidão ???