Anchieta

Anchieta Joaquim Tomás

Resenhas - Anchieta

Danilo546 09/06/2021

Livro de alto valor histórico!
A história de São José de Anchieta é impressionante e deveria ser conhecida por todos os brasileiros, já que ele foi, inegavelmente, um dos principais responsáveis pelo início da história do nosso país. Gostei muito de conhecer mais sua história.
Quanto ao livro, em partes ele é muito detalhista e adota um tom bastante técnico (historicamente falando), de modo que a leitura não é tão agradável em alguns capítulos. No entanto, isso demonstra o valor do trabalho do autor, que realmente se debruçou na pesquisa e na escrita desse livro que realmente serve de fonte para nossos estudos e formação.
Recomendo a leitura!

Ir.Vivian.CMES 28/03/2021

Herói da fé do Brasil
Me perdoem os que acham que os jesuítas estragaram o nosso país. São José de Anchieta foi na verdade um herói da fé, e trouxe para o Brasil, teatro, educação e muitas outras coisas, amava os indígenas e o Brasil, foi um verdadeiro herói da fé brasileira.

Jéssany 19/03/2021

São José de Anchieta soube comunicar o que ele mesmo experimentou de Cristo. Não estudou teologia, nem filosofia mas com o olhar cheio de alegria ele foi aonde o mandaram testemunhar a alegria cristã.

Pe. Jeferson 07/02/2022

Santo e Civilizador
De modo geral o livro não é de difícil compreensão, embora possa causar alguma estranheza a quem não estiver familiarizado com o estilo de escrita dos anos 50.
O autor não foca tanto nos milagres de São José de Anchieta, embora fale também sobre eles. Penso que a intensão do autor, como mostra o subtítulo, era demonstrar a importância civilizatória do santo para o nosso país, e isso ele faz com perfeição. Além de santo, Anchieta é o pioneiro brasileiro da literatura, do teatro, da pedagogia, da linguística, da historiografia e de mais um sem-número de artes e ciências.
Não digo com isso que o autor separe as coisas, como tendem a fazer autores contemporâneos, Ele mostra que em Anchieta todo o seu empenho civilizatório nasce de seu amor a Deus e do desejo de salvar almas.
Todo o contexto histórico é muito bem explorado, o que ajuda não só na devoção ao Santo, mas também na admiração ao Herói da Pátria.
É uma pena que São José de Anchieta não seja mais conhecido e, principalmente, mais amado pelos católicos brasileiros de hoje; aliás, pelos católicos do mundo inteiro. Sua biografia não deve nada aos santos mais populares da Igreja.

Andre.S 01/04/2021

Na origem do Brasil
Este livro narra a vida do nosso São José de Anchieta, Jesuita que habitou e trabalhou incansavelmente no Brasil recém descoberto. Um documento bem completo e pormenorizado, porém achei de difícil leitura até pela linguagem do português dos anos 50(ano de publicação do livro original). Esta edição da MBC está muito bonita, como outros livros da editora.

Saulo115 19/10/2020

Vigor...
"...nas enfermidades é que se aperfeiçoa a virtude."(IICor 12,9)

Cassia.Santos 23/11/2022

Belos relatos; bons fatos
A história de Anchieta é cativante. A doação de si pelos índios que aqui encontrou e o esforço para levar a alma de cada um deles ao Pai. A descrição das batalhas entre os indígenas e os relatos das tribos que praticavam a antropofagia são impressionantes. É um bom livro para curiosos. Também contribui muito para enxergamos a visão dos padres em relação a cada um dos índios que estavam ali.

Leonardo 29/10/2020

Livro muito bom
Livro ideal para quem busca conhecer a vida deste santo da Igreja Católica. Aborda o início do processo de colonização do Brasil.

Fabiano.Sousa 07/12/2020

História da Igreja no Brasil
Simplesmente uma história maravilhosa a vida deste Santo. Como Anchieta foi um marco na vida cristã dos brasileiros.

Wedson 28/02/2021

Muito bom conhecer mais da história desse grande Santo que passou nas terras brasileiras. Uma história que inspira e nos faz conhecer mais sobre a história das origem do nosso país.

Carla 15/03/2022

Anchieta, apóstolo e santo do Brasil
Os Santos sempre me constrangem e impactam! Não foi diferente com este santo forjado no Brasil. Vida incrível e inspiradora entrelaçada a história do Brasil. Leitura muito rica, embora, por vezes, tanto enfadonha, pelo estilo do autor. Porém, livro recomendadíssimo!

Sabrina 08/11/2022

Devo minha fé a Anchieta ??
Que livro belíssimo!!!
Esperava conhecer um santo, mas aprendi a história do meu país, e a origem da minha cidade. Quanto conhecimento maravilhoso!
Sem dúvidas a frase "não se ama aquilo que não se conhece" nunca fez tanto sentido! Não imaginava que a história da Cidade de São Paulo era essa. Li tantos nomes conhecidos de ruas da cidade, e agora vou apreciar com outros olhos todos, principalmente o Páteo do Colégio que foi onde a cidade teve seu início com a Santa Missa e eu não fazia ideia e agora vou marcar pra ontem uma visita ao museu do Anchieta que tem lá rs.

Que santo foi São José de Anchieta em!! Ele quem devia ser o exemplo de pedagogo do Brasil. Homem que teve a sabedoria de adaptar completamente o cristianismo para que os índios compreendessem, os levando a civilização através de Cristo. A maneira como ele tinha paciência de ensina-los, é incrível demais. E como os protegia dos colonizadores então?! Como pode alguém ousar dizer que ele não merece o título de apóstolo do Brasil????

Graças a Anchieta, temos hoje um PAÍS CATÓLICO, não um país laico como dizem por aí. Nossa origem é católica, e a negar não vai mudar isso. Graças a Anchieta hoje eu tenho a graça de ter diversas paróquias no meu bairro e poder visitar o Santíssimo Sacramento nelas.
Como é belo ver como o esforço, e a santidade de um simples homem como Anchieta mudou a história de um país e de uma nação!

São José de Anchieta, rogai pela nação brasileira! Cuida desta terra de Santa Cruz, que tanto querem perverter ????