Pachinko Min Jin Lee

Resenhas - Pachinko

Dani @oslivrosdadani 31/03/2021

Pachinko
Em seu primeiro romance lançado no Brasil ?Pachinko?, a autora Min Jin Lee construiu uma narrativa absolutamente impressionante e extensa de quatro gerações de uma família coreana que se mudou para o Japão na esperança de uma vida melhor.

Sunja uma jovem adolescente filha de pescador, nunca imaginou o quanto sua vida mudaria ao se apaixonar por um rico mercador. Ele lhe prometeu o mundo, mas quando descobre que está grávida e que seu amante já é casado, a jovem se recusa a ser só mais uma em sua vida. Em vez disso, ela aceita a oferta de casamento de um pastor gentil e doente que está de passagem a caminho do Japão. Mas sua decisão de abandonar sua casa e rejeitar o pai poderoso de seu filho desencadeará numa saga dramática que ecoará através das gerações.

Com seu contexto histórico Pachinko ocorre entre os anos de 1910 e 1989, período que incluiu a ocupação japonesa da Coréia e a 2ª Guerra Mundial, e esses eventos desempenham um papel central na obra, influenciando nas decisões de personagens, como a mudança de Sunja, para o Japão. O romance parece um hino longo e íntimo às lutas das pessoas em um país estrangeiro. Min Jin Lee reconstrói meticulosamente a história relativamente esquecida da grande comunidade étnica coreana no Japão, tornando os fatos tão verosímeis que facilmente se encaixariam na realidade de alguém.

Nesta obra Min Jin Lee abordar assuntos complexos e dolorosos durante toda narrativa, como a desvalorização da mulher e o preconceito racial. Este último é por muitas vezes acentuado, pois alguns personagens coreanos possuem o desejo de assimilação ao mudar-se para o Japão. Isso é constantemente temperado pelo medo da rejeição, uma tensão que permeia virtualmente todas as cenas do romance.

Emocionante do início ao fim, cruzando culturas e gerações com um poder de tirar o fôlego, Pachinko é uma conquista impressionante, cheia de coração, de graça e de verdade. Me emocionei por diversas vezes, me revoltei em tantas outras e fiquei com aquela sensação maravilhosa ao finalizar a leitura.

A obra foi finalista do National Book Award de ficção em 2017,e é merecedora de todas as ótimas críticas que recebeu.

Thaise 10/04/2021

Emocionante
Uma História que te prende do início ao fim, culturalmente rica, e com uma escrita maravilhosa. Sunja te convida a pensar sobre ela e sua família, aquele livro que enquanto você não está lendo, você está refletindo sobre. Enfim no momento me encontro em uma ressaca literária terrível mas valeu a pena.

lare 31/12/2022

Sunja
A experiência de acompanhar 4 gerações de uma família? o antes, durante, e o pós do estopim de uma guerra em dois dos territórios envolvidos: uma Coreia colônia explorada e hostilizada por um Japão Império. É dolorido, confuso e belo, acompanhar a jornada que levou Sunja? uma coreana rural ainda estranha aos horrores da guerra, a uma terra estranha pela sobrevivência de sua prole, deparando-se com um mundo totalmente hostil aos seus conterrâneos, do qual ela apenas ouvira falar da boca de um mentiroso. Aos herdeiros de Sunja, e seus conflitos identitários ao nascer em um país inimigo dos seus, sem poder chamar país algum de lar. As consequências e desdobramentos das escolhas de uma jovem mãe lutando incansavelmente pelo bem de sua família.

Lulileela 03/01/2024

Esse livro me destruiu. Ele é de uma simplicidade sem igual, uma história de sofrimento atrás de sofrimento, onde qualquer um que venha de um país de imigrantes pode, de uma forma ou de outra, se identificar. Sunja sofreu muito e continuou sofrendo até o final de sua vida, e não isso que é a vida, se pararmos para pensar? Quando o sofrimento acaba, se nós continuamos sentindo, amando e vivendo? Sempre haverá algo para sofrer. "O destino de uma mulher é sofrer", mas Sunja merecia muito mais que o sofrimento, e as poucas felicidades da vida foram suficiente para ela carregar um imenso fardo de sofrer. "Aqueles que amamos estão conosco para sempre."

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 03/07/2023

No início dos anos 1900, a adolescente Sunja, filha adorada de um pescador aleijado, apaixona-se perdidamente por um rico forasteiro na costa perto de sua casa, na Coreia. Esse homem promete o mundo a ela, mas, quando descobre que está grávida ? e que seu amado é casado ?, Sunja se recusa a ser comprada. Em vez disso, aceita o pedido de casamento de um homem gentil e doente, um pastor que está de passagem pelo vilarejo, rumo ao Japão. A decisão de abandonar o lar e rejeitar o poderoso pai de seu filho dá início a uma saga dramática que se desdobrará ao longo de gerações por quase cem anos.

Neste romance movido pelas batalhas enfrentadas por imigrantes, os salões de pachinko ? o jogo de caça-níqueis onipresente em todo o Japão ? são o ponto de convergência das preocupações centrais da história: identidade, pátria e pertencimento. Para a população coreana no Japão, discriminada e excluída ? como Sunja e seus descendentes ?, os salões são o principal meio de conseguir trabalho e tentar acumular algum dinheiro.

Uma grande história de amor, Pachinko é também um tributo aos sacrifícios, à ambição e à lealdade de milhares de estrangeiros desterrados. Das movimentadas ruas dos mercados aos corredores das mais prestigiadas universidades do Japão, passando pelos salões de aposta do submundo do crime, os personagens complexos e passionais deste livro sobrevivem e tentam prosperar, indiferentes ao grande arco da história.

lala.vy 26/05/2022

Incrível
Aprendi mais sobre a história do Japão e da Coréia nesse livro do que na escola. É um livro que conta a história de gerações de uma família muito sofrida e batalhadora em um paiz super racista.
Não tinha a mínima ideia do que o Japão fez com a Coréia no passado e isso me chocou muito.
O final ficou meio em aberto mas não tinha como esse livro ter um final fechado.
Meus favoritos com certeza são a Sunja, o Isak e o Mosasu.
Amei muito, história linda!
lala.vy 26/05/2022minha estante
País*** plmdskkkk

belligna 12/02/2024

Que livro espetacular! Arrebatador.

Coloquei na minha meta de leitura de 2024 e deixei ele preparado no kindle, mas eu estou com tanto trabalho que não tenho tempo pra ler e precisei recorrer ao audiolivro. E o resultado foi: Trabalhei MUITO nos últimos dias porque não conseguia parar de ouvir então passei o dia inteiro e parte da noite no computador.

Eu simplesmente não queria acabar! Não conseguia parar mas não queria que tivesse fim. Me emocionei diversas vezes. Me surpreendi. Passei muita raiva. Me apeguei demais e sofri muito!

Sunja é uma personagem tão forte, tão bem construída! Não só ela, todos são bem construídos e é interessante acompanhar a vida de todos eles. A autora escreve de uma forma que em nenhum momento a leitura fica confusa mesmo com tantos personagens.

Uma verdadeira aula de história. Um livro realmente fascinante.
Não consigo dar nota 10 por alguns motivos que não quero citar. Aqui só quero deixar elogios e recomendar essa obra incrível.

MarcosQz 13/04/2021

Leitura fantástica
Pachinko é um livro que me surpreendeu, queria muito ler e estava com medo da história não ser muito boa, mas fiquei aliviado, além de triste, emocionado, puto. Pachinko desencadeou um misto de sentimentos em mim, é uma história de luta, de resistência, de fé, de amor, de honra, de orgulho, seja bom ou ruim esse orgulho, além de ser uma história sobre o preconceito que Coreanos sofriam por japoneses, seja no Japão ou em sua terra natal.
A história tem início antes da Grande Depressão e se estende até bem depois da Segunda Guerra. Tem personagens que cativam do começo ao fim, é impossível não se apaixonar por cada um deles, mesmo alguns não merecendo. Cada personagem é especial, mas me apaixonei por Isak, por Noa e Mozasu, Sunja é única, que sofrimento dessa mulher, não consegui superar ainda.

Recomendo demais esse livro que também é indicado pelo Barack Obama, e que vai virar série também.
Pachinko é incrível, leiam!

Thainara Ramalho 06/08/2022

Pachinko
Essa leitura foi tão fascinante. Me arrependi de ter enrolado tanto para fazê-la.
Amor, lutas, guerra, superação tudo isso faz parte dessa história incrível. Simplesmente leiam, de verdade.

Luiza1139 17/06/2023

O pachinko era um jogo tolo, mas a vida não era
ESSE LIVRO É UM ACONTECIMENTO!!!
Não criei expectativa antes de ler esse mas caramba, se eu tivesse criado não iria ter me decepcionado.
A história é maravilhosa, os capítulos são curtos e fluiu muito bem. Amei acompanhar a história de Sunja e chorei horrores com vários acontecimentos do livro, teve momentos que tive q dar uma pausa pq não tava crendo no que tava acontecendo.
Amei a leitura, vou recomendar pra todo mundo agora

Roberta 28/10/2020

Favoritado!
Não me animei muito quando soube qual era o livro do intrínsecos de outubro, não é uma história que eu procuro ler e nem me interesso.
Mas, novamente fui surpreendida pela história que o clube escolheu.
Incrível é pouco para descrever essa história. A gente acompanha a vida de gerações de uma família, os nascimentos, as mortes, os acontecimentos. Nunca tinha tido uma experiência como essa.
Indico para todo mundo!

bruno 17/12/2023

A sunja sofreu mais que a ju
Pachinko conta a história de uma família coreana que imigram para o Japão e lá eles têm que enfrentar preconceitos e uma séries de provações. Simplesmente amei a escrita, a narrativa super instigante e fluída que nos faz sentir parte da família e torcer por eles.

Passei bastante tempo para fazer a resenha pois não conseguia decidir o que achei, a primeira e segunda partes me cativaram muito, fiquei super envolvido com todos os personagens, só que esse sentimento construído nas partes anteriores foram completamente dissipados na última, terminei completamente decepcionado.

Acho que foi um grande erro da autora focar em outros personagens na última parte, acabei sentindo que o final não teve uma cara de final, achei fraco em consideração as outras partes. Apesar de ter terminado com esse sentimento agridoce, não consegui odiar o livro, foi uma leitura bem profunda e envolvente pra mim.
Núbia Cortinhas 17/12/2023minha estante
Exatamente assim que eu me senti, acho que dei a mesma nota que você. Nossa, as duas primeiras partes foram belíssimas, a terceira um balde de água fria. Parecia até que era outra autora...

bruno 18/12/2023minha estante
exatamente isso, Núbia!!! dei 4 estrelas ainda por conta das partes anteriores pois a última foi muito frustrante

Kelly Floriani 18/02/2022

- Eu sofri o livro inteiro mas foi um dos melhores que eu já li! O jeito que a autora conta a história por gerações é incrível.

Carol 25/11/2020

Pachinko é um romance histórico onde acompanhamos uma família por algumas gerações e nos aprofundamos na cultura oriental.
Achei muito interessante conhecer mais sobre o contexto histórico da guerra na Ásia, como os coreanos foram colonizados pelos japoneses em seu próprio país e eram imigrantes indesejados no Japão, e por conta disso, os personagens desse livro estão sempre em busca de entender o seu lugar no mundo.
A narrativa possui muitos saltos temporais e conhecemos como cada momento histórico (colonização, Segunda Guerra Mundial e a guerra da Coreia) influencia na vida dos personagens.
Entretanto, apenas entendemos o nome do livro e como os pachinkos são a parte central da história que divide a vida dos personagens, mais ou menos na metade dele.

babi 08/04/2021

5 estrelas e muitos corações!
comprei esse livro certamente pelo hype! algumas pessoas que eu conheço comentaram sobre, fiquei com um pouco de medo de não me conectar por serem temas que eu não tenho muito contato nas minhas leituras. nunca tive muito contato com a cultura japonesa-coreana, mas esse livro me surpreendeu. aprendi muito com essa leitura, não fazia ideia da situação dos coreanos no japão e como a sociedade vai moldando os esteriótipos, é difícil se encaixar. a história te prende, você sente pelos personagens. MIN JIN LEE FEZ TUDO AQUI! ? com certeza top 5 de leituras de 2021! chorei, me emocionei e aprendi muito com esse livro.

leiam pachinko, apenas