O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Renata.g 20/01/2023

Leitura incrível! ?
Que livro sensacional! O livro é bem curto e rápido mas te faz refletir sobre o assunto.
Apesar de curto o livro te mostra como erramos quando escutamos apenas um lado da história e com isso ela se torna a única que conhecemos, surgindo os estereótipos e preconceitos. A autora como sempre maravilhosa.

"É assim que se cria uma história única: mostra um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que ele se torna."

"A consequência da história única é está: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos."

Lido em 17/01/23
Daiana 20/01/2023minha estante
Minha autora favorita! ??

Renata.g 22/01/2023minha estante
Ela é incrível

Aline 10/12/2021

Toda história tem dois lados.
Em suma a autora reflete sobre a conscientização de sabermos do outro lado e não somente ao que nos foi em algum momento apresentado, afinal daí surgem os preconceitos e esteriótipos em sociedade.
°°° 10/12/2021minha estante
Livro muito bom.

Claudia.M 13/12/2021

Olhar em perspectiva
Esse pequeno grande livro é a transcrição de uma famosa fala de Chimamanda num TED Talk desses, que é um enorme sucesso. Ela nos alerta sobre como é necessário ter o olhar sensível sobre o outro e questionarmos sempre a história hegemônica. Assim, podemos comprender a diferença, exercitando outros olhares. Fundamental.
Bia 13/12/2021minha estante
amoooooo

Mkl. 11/11/2022

Que palestra!
Eu sinceramente nunca tinha parado para pensar no Perigo de Uma História Única até ter lido e assistido essa palestra. E te faz pensar, quantos pontos de vista que temos é apenas um? Tanto mal quanto bom. O quão estranho é pensar que só um ponto dessa vista prevalece sobre todas as outras possibilidades. Lendo eu cheguei a conclusão de que: Nada tem apenas uma configuração, tudo é um pouco cubista. Assim como existem várias opiniões, existem para formas de ser. O único não é tão único assim.
DomCarmil 09/12/2022minha estante
Sabe qual a minha vanguarda preferida?

Cammy 14/12/2020

Ir além das histórias únicas
Chimamanda sempre fada sensata!

Algo que nunca pensamos é justamente que temos que tomar cuidado ao perceber as pessoas e os povos apenas por uma visão de diferença e de superficialidade... Chimamanda fala com maestria sobre como todos somos mais do que os estereótipos que se constroem e das generalizações por desconhecimento.... Precisamos conhecermos uns aos outros para conseguirmos enxergar as nossas igualdade e não oq nos torna diferentes uns dos outros.
Obrigada por esse texto chimamanda

Andressa Almeida 19/01/2021

Chimamanda conte comigo pra tudo!

Nos mostra o perigo de histórias únicas e que, dada a pluralidade da vida, sempre há outra história a se contar.

Senhorita_morland 23/02/2021

Como sempre Chimamanda consegue encantar e revolucionar com suas palavras. Ela escreve reflexões sobre os preconceitos do mundo de forma incrível.
Uma grande e icônica feminista do nosso século.

Flaubert.Echnaton 18/03/2021

Curto
O assunto é interessante, mas ao meu ponto de vista, quando o leitor começa a engrenar, o livro acaba

Lu 16/04/2021

Como sempre a autora é sensacional e leve em suas colocações tão importantes. O livro de forma tão certeira nos mostra o quanto é importante não nós limitarmos a uma única história. Precisamos nos abrir para conhecer todas as versões sobre uma mesma questão, pessoa ou lugar.

Andrea 21/06/2021

Chimamanda
Eu já havia lido Hibisco Roxo e estou com Americanah na fila. Esta autora tem uma força muito grande nas palavras, me deixou pensativa por dias. Achei muito interessante O perigo de uma história única, porque o que ela fala realmente é verdade e valioso. Pena ser apenas uma adaptação de uma palestra. Daria um lindo livro nas palavras dessa excelente mulher

samir27 28/07/2021

O Perigo de Uma História Única
Uma adaptação de uma palestra dada por Chimamanda ao TED TALK em 2009. Nos faz questionar sobre a imagem que criamos sobre uma pessoa, cultura, povo ou lugar apenas baseado em comentários rasos. Nos diz para saber ouvir e entender a visão do outro sem apenas ser guiado por uma construção social.

Lucas Burgos 28/09/2021

Como criar preconceitos
É um livro bonito e curto. Conta como devemos evitar sermos levados pelo preconceito, e por um único ponto de vista, e tentarmos ver o mundo de diferentes formas. O livro conta como muitas pessoas tem pontos de vista únicos sobre a África e a escritora, que passa por muitos americanos presos no ponto de vista que conhecem dos africanos.

EvaíOliveira 04/05/2024

O livro apresenta uma temática interessante: o ponto de vista único sobre determinada situação. O Perigo de uma História Única nos faz refletir sobre nossos pensamentos e ações sobre situações que não conhecemos ou conhecemos apenas um ponto de vista.

Gabriela 19/11/2021

Reflexivo!
"Quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

Obra maravilhosa sobre o discurso de Chimamanda no TED, muito necessário!

1 | 2 | 3 | 4