O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

EvaíOliveira 04/05/2024

O livro apresenta uma temática interessante: o ponto de vista único sobre determinada situação. O Perigo de uma História Única nos faz refletir sobre nossos pensamentos e ações sobre situações que não conhecemos ou conhecemos apenas um ponto de vista.

Rodrigo Leão 06/04/2024

Bom demais
Livro incrível, é muito bom essas perspectivas diretas de alguém que viveu nesse lugar de fala. O livro é curto para um assunto tão amplo .

floraim 06/03/2024

Essencial pra todos/as/es!
Li esse livro por demanda da graduação, mas a conclusão vai pra além da necessidade acadêmica: traz uma reflexão simples, mas que remexe com toda nossa forma de pensar tudo e todos que nos cercam.
Tem linguagem bem tranquila até por ser transcrição de uma palestra. Com certeza vou ler de novo em busca de citações

hibernarrd 05/03/2024

Mostre um povo como uma coisa só e é isso que ele se torna
Conheci esse livro ontem em uma aula da faculdade, o professor falou bastante dele e criei o interesse de lê-lo por completo. O assunto abriu minha mente para muitas coisas, o que me leva a definir essa leitura como transformadora e necessária para todos. Apenas gostaria que o livro durasse mais tempo, é extremamente curto, mas isso não diminui o impacto da mensagem que Chimamanda pretende passar.

iris 01/02/2024

Muito simpático, muito cativante
É basicamente uma transcrição do TED de mesmo título mas que não parece sua qualidade, foi muito receber esse depoimento da autora novamente e com certeza vou querer ler outras obras dela!

"quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

jhulica 23/11/2023

Leitura bem rápida e essencial para todos.
?As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada.?
?O perigo de uma história única? é uma adaptação da palestra apresentada pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, onde a mesma fala sobre a origem do preconceito e como devemos banalizar a ?história única?, ou seja, a estereotipação de culturas e minorias.
Desde nova, Chimamanda escrevia, porém, a autora explica o quanto ela foi influenciada por livros norte americanos que não refletiam a realidade de sua própria cultura nigeriana. Ao longo do texto, ela explora como as histórias podem ser instrumentos de poder, influenciando não apenas a maneira como vemos os outros, mas também como nos vemos.
Ao limitarmos a diversidade de histórias que consumimos, reduzimos as pessoas e culturas a estereótipos simplificados e, consequentemente, perpetuamos preconceitos e desigualdades: ?A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos.?

Para quem não tiver acesso ao ebook ou ao livro, tem no youtube: "TED - O perigo de uma história única - Chimamanda Adichie - Dublado em português"

Maria18219 22/11/2023

O perigo de uma história única
- ?Não Havia me ocorrido que alguém naquela família pudesse fazer alguma coisa. Eu só tinha ouvido falar sobre como eram pobres, então ficou impossível para mim vê-los como qualquer coisa além de pobres. A pobreza era minha história única deles.?

li para uma aula da faculdade (antropologia, cultura e educação)
eu AMEI a leitura, é bem rápida mas completamente necessária! eu como graduanda em licenciatura enxergo um potencial descomunal no uso dessa obra em sala de aula e fora dela também.

Nathy Lestriz 20/11/2023

Perfeito
Estou admirando cada vez mais o trabalho de Chimamanda. Nesse livro, conhecemos mais sobre sua história de vida e qual dia percepção crítica, política e histórica de como a história de um país ou pessoa é sempre vista de um pré -conceito estabelecido pela sociedade.
Um livro curto e super recomendo para expandir o conhecimento, principalmente o conhecimento crítico social.

Robtavares 12/11/2023

Gostei
Livro baseado em uma palestra Tedx da autora. Achei interessantíssimo, pena ser muito curto. Fica muito c o gostinho de quero mais.

Ariane335 25/10/2023

Um livro leve e ao mesmo tempo maravilhoso.
A autora nos mostra como pode ser perigoso conhecer apenas um lado da história e como podemos ser manipulados a acreditar em esteriótipos mentirosos, nesses casos.

LetAcia972 13/10/2023

O perigo de uma história única
Acredito que não consigo expressar a forma como esse livro me impactou, conhecer a história da Chimamanda, me fez ver além do que me foi ensinado a enxergar, fora dos estereótipos e de todo sensacionalismo que a mídia impõe em nossas vidas, realmente uma escrita que merece ser reconhecida.

Este livro vai além de ser só um relato ou história, ele marca ideias e uma realidade e se você prestar atenção em cada detalhe vai entender o que eu estou escrevendo, as pessoas precisam parar de enxergar povos e nações com uma única história, "É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna".

Só consigo pedir que você, caro leitor, que ceda um pouco do seu tempo para conhecer essa obra.

Jacqueline Marinzeck 05/06/2023

Muito tranquilo e rápido para ler. É a transcrição de uma apresentação do TED realizado em 2009.
A autora é nigeriana e aborda a sua infância, sua classe social alta e a percepção eurocentrica da sua própria história. São bons pontos de vista, mas exceção.

jwliaoli 03/04/2023

Ótimo livro
Apesar de curto, nos leva a refletir sobre como uma história única pode ser perigosa. Traz muitas reflexões e nos leva a questionar muitas coisas que crescemos ouvindo. Vale a pena a leitura!

Enayx 31/03/2023

Nossa foi tão bom e necessário ler este livreto! Quando acreditamos em apenas uma versão de tal história que pode está sendo estereotipada, e que focamos somente nesta versão mesmo sem ter o mínimo de conhecimento sobre a realidade.

1 | 2 | 3 | 4