O perigo de uma história única

1 | 2 | 3 | 4

Pedro.Alves 04/03/2022

OLHEM PARA ESSAS CITAÇÕES
(+ 13)

Esse livro é uma adaptação escrita da primeira palestra que a Chimamanda fez pro Ted Talk (tem no YouTube inclusive). Só se liga no que ela fala:

"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que ele se torna."

"O poder é a habilidade não apenas de contar a história de outra pessoa, mas de fazer que ela seja sua história definitiva."

"A história única cria esteriótipos, e o problema com os esteriótipos não é que sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história."

"A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos."

"As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade perdida."

Se isso não te convenceu a ler o livro que tem pouquíssimas páginas, então aqui vai meu último apelo: VAI LER CARAMBOLAS!!!!

Mylenna 30/01/2022

As histórias importam
Chimamanda, nesta adaptação de uma palestra da mesma num TED Talk, nos adverte sobre os perigos de uma história única. Histórias que as vezes centram-se em um único aspecto do todo e que acabam por estereotipar um povo, um continente, um país e por aí vai. Leitura simples e rápida, mas que traz um questionamento em relação a quais interpretações fazemos de determinados fragmentos de alguma história.

Jubiii 30/01/2022

acabou
quando vi, acabou.
bem rapidinho de ler, fácil e absolutamente necessário!
Chimamanda é sempre maravilhosa e pontual.

Anna 24/01/2022

Resenha única
O livro é curto, mas passa uma grande mensagem.
Nada tem um lado e nós viemos crescendo em uma sociedade que tudo é construído baseado em apenas um lado da história: o colonizador e branco, o lado "mais forte"
Só posso pedir que gritem junto com quem tem outros lados de suas próprias histórias e as façam ser escutadas. Ou gritem suas próprias histórias.

Claudia.M 13/12/2021

Olhar em perspectiva
Esse pequeno grande livro é a transcrição de uma famosa fala de Chimamanda num TED Talk desses, que é um enorme sucesso. Ela nos alerta sobre como é necessário ter o olhar sensível sobre o outro e questionarmos sempre a história hegemônica. Assim, podemos comprender a diferença, exercitando outros olhares. Fundamental.
Bia 13/12/2021minha estante
amoooooo

Lary 12/12/2021

Chimamanda sempre brilhante nas suas reflexões e falas. Não tem como não gostar dos livros dessa mulher!!

Aline 10/12/2021

Toda história tem dois lados.
Em suma a autora reflete sobre a conscientização de sabermos do outro lado e não somente ao que nos foi em algum momento apresentado, afinal daí surgem os preconceitos e esteriótipos em sociedade.
°°° 10/12/2021minha estante
Livro muito bom.

Gabriela 19/11/2021

Reflexivo!
"Quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

Obra maravilhosa sobre o discurso de Chimamanda no TED, muito necessário!

Alê Ferreira 03/11/2021

O perigo de uma história única
O perigo de uma história única é um alerta a pensarmos a multiplicidade de narrativas e praticarmos a desconstrução de narrativas únicas que se desenrolam a partir de estruturas de poder.

Histórias construídas a partir do princípio do "Nkali", ou seja a partir da visão e da perspectiva de quem exerce o poder, de quem é, ou se julga ser "maior que o outro".

Essa forma de contar histórias é perigosa não porque não haja nenhuma verdade nela, de acordo com Adichie, o perigo é quando ela se torna a única parte da história com a qual temos contato, deixando-nos alienados de outra parte diferente e tão diversa sobre um povo e sobre os fatos.

"As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas tem podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada.

Quando rejeita.os a história única, quando percebemos que nunca exite uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso."

Lucas Burgos 28/09/2021

Como criar preconceitos
É um livro bonito e curto. Conta como devemos evitar sermos levados pelo preconceito, e por um único ponto de vista, e tentarmos ver o mundo de diferentes formas. O livro conta como muitas pessoas tem pontos de vista únicos sobre a África e a escritora, que passa por muitos americanos presos no ponto de vista que conhecem dos africanos.

samir27 28/07/2021

O Perigo de Uma História Única
Uma adaptação de uma palestra dada por Chimamanda ao TED TALK em 2009. Nos faz questionar sobre a imagem que criamos sobre uma pessoa, cultura, povo ou lugar apenas baseado em comentários rasos. Nos diz para saber ouvir e entender a visão do outro sem apenas ser guiado por uma construção social.

Andrea 21/06/2021

Chimamanda
Eu já havia lido Hibisco Roxo e estou com Americanah na fila. Esta autora tem uma força muito grande nas palavras, me deixou pensativa por dias. Achei muito interessante O perigo de uma história única, porque o que ela fala realmente é verdade e valioso. Pena ser apenas uma adaptação de uma palestra. Daria um lindo livro nas palavras dessa excelente mulher

Lu 16/04/2021

Como sempre a autora é sensacional e leve em suas colocações tão importantes. O livro de forma tão certeira nos mostra o quanto é importante não nós limitarmos a uma única história. Precisamos nos abrir para conhecer todas as versões sobre uma mesma questão, pessoa ou lugar.

1 | 2 | 3 | 4