O perigo de uma história única

O perigo de uma história única Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Isa 09/03/2023

Já tinha assistido uma entrevista dela e estudado um pouco da sua história na faculdade e agora o seu livro foi recomendado para uma leitura junto com um debate na minha turma. faço faculdade de artes cênicas e já fui chamada de militante diversas vezes, pelo simples motivo de está sempre fazendo trabalhos com às lutas sociais que eu luto diariamente. sou uma mulher preta e bolsista o tempo inteiro tenho que fazer 10x que qualquer pessoa branca pq é assim que infelizmente funciona o nosso sistema.
ver MULHERES como a autora que lutaram e lutam diariamente para tá no topo por mérito próprio é saber que um dia também vou chegar nesse lugar.

bia jordem 23/02/2023

Incrível
"O perigo de uma história única" é um livro maravilhoso, embora muito curto. Me fez refletir muito sobre a forma como a África e seus países são representados, principalmente pelos veículos de mídia americanos. A história que foi criada pelo Ocidente em relação ao continente africano é uma história única, que deve ser desmistificada e combatida. Recomendo pra todos.

Anna Paula 21/02/2023

TEDtalk em livro, precisava?
Atualmente todos os meios de comunicação se conversam, trocam e expandem de forma conjunta e pode ser extremamente rico. Pensei que esse livro ia expandir o lindo discurso de Chimamanda, como uma boa adaptação de livro para filme pode fazer, mas não. É igual, igualzinho, ainda perdendo o brilho dela à frente das câmeras na palestra. Aí fica a pergunta, precisava??

Na minha opinião, assiste no YouTube mesmo.

natiimartinello 22/01/2023

Reflexão
Apesar de ter apenas 40 páginas, esse livro é completamente necessário! Aborda a maneira como vemos um país ou um continente somente por um único ponto de vista, enquanto, na verdade, cada continente, país, estado e ser humano, é uma soma de todas as suas histórias. É isso que nos torna únicos.
?A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos.?

Renata.g 20/01/2023

Leitura incrível! ?
Que livro sensacional! O livro é bem curto e rápido mas te faz refletir sobre o assunto.
Apesar de curto o livro te mostra como erramos quando escutamos apenas um lado da história e com isso ela se torna a única que conhecemos, surgindo os estereótipos e preconceitos. A autora como sempre maravilhosa.

"É assim que se cria uma história única: mostra um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que ele se torna."

"A consequência da história única é está: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos."

Lido em 17/01/23
Daiana 20/01/2023minha estante
Minha autora favorita! ??

Renata.g 22/01/2023minha estante
Ela é incrível

Rê Lima 16/11/2022

Essa palestra deveria ser vista/lida por todos, principalmente aqueles que se informam pelas mesmas fontes, que não questionam nada do leem e veem!

Mkl. 11/11/2022

Que palestra!
Eu sinceramente nunca tinha parado para pensar no Perigo de Uma História Única até ter lido e assistido essa palestra. E te faz pensar, quantos pontos de vista que temos é apenas um? Tanto mal quanto bom. O quão estranho é pensar que só um ponto dessa vista prevalece sobre todas as outras possibilidades. Lendo eu cheguei a conclusão de que: Nada tem apenas uma configuração, tudo é um pouco cubista. Assim como existem várias opiniões, existem para formas de ser. O único não é tão único assim.
DomCarmil 09/12/2022minha estante
Sabe qual a minha vanguarda preferida?

Miureula 09/11/2022

Nos faz pensar, é uma leitura curta e dinâmica mas que não deixa de ser essencial, ela me fez pensar em algo q eu nunca tinha reparado, incrível

Bianca963 25/09/2022

"[...] quão impressionáveis e vulneráveis somos diante de uma história, particularmente durante a infância."

"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna."

"É impossível falar sobre a história única sem falar sobre poder. [...] O poder é a habilidade não apenas de contar a história de outra pessoa, mas de fazer que ela seja sua história definitiva."

"A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos."

"As histórias importam. Muitas histórias importam. [...] Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada."

Julia.Erthal 21/08/2022

bem bom
achei legal a forma de explicar e os exemplos que a autora escreveu no livro. A relação com o tempo de criança, faculdade e vida adulta eu achei muito interessante

Thais.Castro 26/07/2022

Real
Livro pequeno e suscinto, que aborda como a nossa visão pode ser distorcida quando sabemos apenas um lado da história, ela se torna a única história.
Interessante.

Tininha 15/05/2022

Mulher inspiradora
Pense numa honra por conhecer essa autora extraordinária. Li esse livreto em pouco tempo e o que ele causou em mim foi gigantesco. Essa obra traz uma adaptação de uma palestra mundialmente aclamada, proferida pela escritora nigeriana Chimamanda, onde ela se intitula uma contadora de histórias, especialmente assim, no plural. Adichie conta um pouco de todo preconceito e racismo que sofreu por ser mulher, negra, e estrangeira em sua tragetória. Relata ainda sua revolta a respeito dos esteriótipos criados sobre sua terra e seu povo. Com ela aprendemos também que, sobre tudo e qualquer história, é preciso conhecer todas as suas versões, e não só apenas uma.

kelly.brekker 10/04/2022

"o que sabemos sobre as outras pessoas?"
No livro/palestra, a autora denuncia a construção de uma história única sobre a
identidade e a construção de uma história única sobre a identidade africana,
apresentando os conflitos culturais, identitários. A escritora relata, como a
universalização do ocidental tiveram grande impacto na narrativa do ser-se negro,
dentro e fora do continente americano.

(livro que pra faculdade, mas levarei pra vida)

Christiane.Sérgio 05/04/2022

"...quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe um história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso. "

Assistir a palestra da qual este livro foi adaptado e tive a mesma sensação. A sensação de que alguma janela dentro de mim abriu.

Acredito que todos somos vítimas e algozes de uma história única. E que, já que este entendimento chegou em mim...será minha vez de mudar e enxergar as coisas de outra forma.

A história única me acompanha de forma muito parecida como relatada por Chimamanda, como no caso dos índios do meu país, os nordestinos, os negros, os suburbanos...

O perigo da história única é necessário estar presente nas escolas, nas estantes, nas bibliotecas, na bolsa, na mochila...em todo lugar.

1 | 2 | 3 | 4