De Eva a Ester Debora Otoni

Resenhas - De Eva a Ester

31/03/2021

O que Eva ou Ester diriam se pudessem contar a própria?
"Reconto" da jornada das mulheres presentes no antigo testemamento trazendo para os dias atuais, em forma de poesia.

As ilustrações são perfeitas!!

Naara.Brum 18/06/2023

De Eva a Ester
É uma leitura boa. Por vezes senti alguns sentimentos sendo descritos aqui. Interessante ver por outros olhos a perspectiva dessas mulheres.

Graziela Delazir 28/11/2023

De Eva a Ester
O livro expõe qual seria a história contada pelas mulheres que aparecem na Bíblia pela versão delas.

Você se vê naquele contexto e vê como elas eram mulheres como nós, com medos e anseios como nós.

Até me simpatizei por Eva, pois pensei. Será que não faria o mesmo?

_Gabs_pp 13/01/2022

Protagonistas e protagonistas também?
O livro se trata do ponto de vista de diversas personagens bíblicas como protagonistas da suas próprias histórias. Interessante pois não recordava de muitas, nos instiga a ir atrás da história completa no livro original, a Bíblia.

Ponto negativo é que muitas vezes me perdi pelo livro, como o nome da personagem se encontra no final da história não identificar-lá depois de passar tantas páginas me instigava a pular a história;-;

Evy 05/01/2022

Resenhas da Evy
De Eva a Ester é um livro que reconta a histórias das mulheres da bíblia do Antigo Testamento de uma maneira diferenciada através de poesias,contos e poemas.
São 12 mulheres que escreveram esse livro com o objetivo de dar voz a essas mulheres, então é uma adaptação aos relatos bíblicos, uma ficção. As escritoras se colocam como essas mulheres e narram as histórias, na maior parte, em primeira pessoa.

Teve histórias que me marcaram mais, principalmente as histórias de Diná e Tamar (filha de Davi) que são relatos bem pesados. A história que mais me surpreendeu foi ?A Egípcia" que mostra a visão da esposa de José, mostrando suas preocupações para com ele; também a de Ana que mostra o desejo dela de se reconciliar com Penina (lembrando que é uma adaptação).
A história que eu menos gostei foi a de esposa de Ló, principalmente o final da história que coloca a trindade como se fosse 3 deuses diferentes; o que eu acredito é que existe um único Deus composto por 3 seres diferentes (Deus - pai, Jesus - filho e o Espírito Santo) e juntos são a trindade.

No mais, o livro é curto, por mais que tenha 215 pg, ele tem 44 histórias e você lê rapidão.
O livro tem uma linguagem bem acessível e uma dinâmica muito boa na leitura, eu li em 3 dias.
Não recomendo a leitura como devocional (que no início achei que daria para usar como kkkkk), porém é uma ótima leitura para conhecer mulheres que nem sempre são tão comentadas, mas são citadas nas escrituras.

E ai já leu De Eva a Ester?
Pretende ler?

Gabi 01/09/2021

Talvez, muito provavelmente...
Sinto a necessidade de ter sempre em mente uma destas duas palavras antes de começar cada capítulo, "talvez" ou "provavelmente". Talvez ou muito provavelmente essas mulheres tenham se sentido da forma descrita no livro.

Uma ficção cheia de sensibilidade que visa enxergar com outros olhos as mulheres citadas, com os olhos das próprias mulheres. Mas... Lembro-me sempre que, talvez, muito provavelmente...
Lembrando tambem que o livro não é feito apenas para ser lido, mas tambem admirado. Um belo livro.?

Jornada da Mah 27/12/2023

Outro olhar para as Mulheres da Bíblia
Que leitura deliciosa... ?? Realmente vale a pena, inclusive como mulher ler a narrativa da história destas mulheres, mas na perspectiva de mulheres e não de homens. Nada contra eles, mas as escritoras nos fizeram sentir essas personagens mais de perto, como num chá da tarde sentada ao lado delas e ouvindo suas histórias e suas perspectivas de ver a vida.

Tbm foi especial relembrar como cada mulher venceu seus medos em Deus e encontrou forças para prosseguir. Super indicado e vale a leitura demais, ano que vem quero ler a parte 2! ??

Rafaelatgomess 01/02/2024

Um livro rico em quebrantamento
Como esse livro mudou a minha vida! Que leitura gostosa, rápida e cativante. Eu ri com alguns relatos e chorei com outros. Como é bom confirmar algo que sempre tive a certeza: Deus é um Deus provedor. Um Deus que provê com misericórdia e graça abundante. Ele é um Deus que nos faz filhas amadas. O seu amor é profundo, rico em abundância. Como somos imperfeitas, mas filhas, criadas por um Pai perfeito. Umas foram achadas, outras acharam. Umas riram e outras choraram. Todas foram agraciadas com o mesmo Pai, estão debaixo da mesma graça. Deus nos fez filhas amadas, queridas, ousadas, guerreiras. Se quiser chorar, chore! Ria, pois ele te deu motivos pra rir! Deite em sua cama e deixe seu coração ser encontrado nesse quarto escuro. Tenha ousadia, sabedoria e discernimento. Não importa quando, onde ou como, o Pai achará e encontrará você! Somos filhas amadas, cuidadas, queridas por um Pai que tem riquezas em sua identidade. Somos achadas em Cristo! Somos remidas por um Pai amoroso e acolhedor ?

Julia 26/01/2021

esse livro foi um dos mais cativantes que já li! traz uma perspectiva nova a algumas das mulheres do Antigo Testamento e nos faz perceber que elas eram tão humanas e mulheres quanto eu sou hoje.

às vezes lemos histórias na Bíblia e esquecemos que eram pessoas como eu e você, então ler as emoções dessas mulheres me fez abrir os olhos.

Natalies 28/02/2023

Terminei em lágrimas
Pois é, ao passar a última página me peguei chorando emocionada... foram inúmeras histórias REAIS vividas por mulheres REAIS. As autoras conseguiram deixar a leitura leve e cheia de emoções pela forma diferenciada de escrita, já que todas as histórias das personagens bíblicas são contadas pelas ""próprias"", como se elas tivessem escrito tudo o que viveram.
Muito lindo e emocionante!

soso.mansur 08/10/2022

meu deus que livro LINDO.
cada capítulo com a sua individualidade e uma representação LINDA das mulheres e de suas histórias.
capítulos favoritos:
- um riso, sorriso
- a gente deveria ser mais honesta umas com as outras
- tamar
- gômer
- as que choram

Elicleide.Santos 13/07/2023

Simplismente amei. Textos profundos com uma linguagem leve, nos leva aos cenários vividos e nos faz refletir através dos olhos delas e Dele.

Bia 06/02/2022

preciosas
Que livro lindo!!! É uma leitura leve e tranquila, cada capítulo contando a história de uma mulher diferente de Eva a Ester. É uma adaptação como se elas mesmas estivessem narrando o que deixa tudo mais bonito.

Me trouxe novas visões sobres certas mulheres da Bíblia que não possuem muita atenção e me relembrou de outras histórias com perspectivas bem diferentes.

Acho que q história que mais me marcou foi a de Joquebede, com tamanha coragem, estratégia e confiança no Senhor ao colocar seu filho Moises no cesto. E após isso a mulher de Moises, Zipora em confiar e deixar sua família para acompanhar seu marido no chamado de Deus.

Eu amei muito esse livro e cada capítulo ganhou um lugarzinho especial no meu coração, recomendo muito mesmo! Viva as mulheres da Bíblia e ao nosso Senhor que sempre nos honrou e deu voz

E como adendo queria elogiar a Thomas Nelson, o livro é repleto de desenhos e detalhes lindos. A verdadeira representação de fazer as coisas para o Senhor com excelência.

Dani Gazaniga 22/05/2023

De Eva até Ester
Esse livro foi organizado pela cristã Débora Otoni e suas amigas. Segunda obra lida nesse mesmo formato, o primeiro sendo De Maria até nós.

A obra retrata histórias sobre as mulheres da bíblia, algumas até desconhecidas ou pouco comentadas.

Por ser escrito por diferentes mulheres, o livro brinca com as palavras, revelando as histórias através de pequenos textos, rimas e até mesmo poesias, e com uma linguagem mais acessível, que se desenvolve com base na atualidade.

Independente de religião e crença, acredito que todos deveriam ter acesso a leitura dessa obra, pois além de linda, é bastante reflexiva e inteligente.

"Os tempos são outros. Você é outra. A blusinha que fazia sentido na adolescência não necessariamente combina com a mulher que você se tornou." (...) "E descobri que, por mais difícil que era me desfazer do que eu era, como foi libertador me vestir com roupas novas, que não enfeiam, não incomodam e nem envelhecem!"

Mariana 09/06/2021

A ideia de escrever contos ?atuais? sobre as mulheres da Bíblia foi genial! Uma leitura para nos mostrar a importância e força da mulher desde o início de tudo.