Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

Paula 05/03/2022

Mãe e filha... é disso que se trata o livro
O que uma mãe pode suportar por uma filha? Até onde uma mãe vai para preservar as memórias da filha?

Um romance clichê, mas que traz à tona uma relação bem intensa. O livro é simples, a história é previsível de certa forma, mas a mãe ganhou todas as estrelas.

LetAcia.Nicole 18/01/2024

ADOREI
Um dos meus livros favoritos da Colleen, representa mt bem a relação entre mãe e filha em um momento trágico pra ambas, as descobertas abalam mais ainda o relacionamento, mas sem deixar de lado o romance que deixa com o coração quentinho ?
Steehhh 18/01/2024minha estante
Nossa, sim! Também é um dos meus favoritos dela, e ninguém nunca falava desse livro, sendo que ele é extremamente BOM!

Murphy 16/07/2023

"CampanhaContraACorQueNãoSeráNomeada@gmail.com".
Colleen Hoover é conhecida por seus livro de romances emocionantes e envolventes, e possuí uma escrita sensacional (sério mesmo, qualquer coisa escrita por essa mulher fica bom (eu faria de tudo pra ler a lista de compras dela)). Suas histórias geralmente apresentam personagens complexos que lidam com questões pessoais e enfrentam desafios no amor e na vida, parece que ela já meio que tem uma estrutura específica para a construção das histórias, mas no geral, acho que isso não limita a qualidade de sua escrita.

Seus livros são conhecidos por combinar romance, drama e momentos impactantes que fazem os leitores refletirem sobre temas profundos. E esse livro foi a mesma coisa, porém, algo nele não deu muito certo.

No começo, a trama é um tanto embolada, mas é entendivel, quando o plot acontece, a história começa a ficar interessante, mas o desenvolvimento do livro avacalha um pouco quando a evolução dos personagens acontece.

Eu amei a Morgan, e de todo o processo pelo qual ela passou, mas acho que as questões que ela estava vivendo não foram bem exploradas. Separar o livro com duas perspectivas diferentes foi o que mais atrapalhou no desenvolvimento das personagens. Porque uma era muito madura e outro era muito imatura.

Foi legal ler sobre a Clara pelo ponto de vista da Morgan, mas ler os povs da Clara em si foram um saco, as únicas partes realmente legais, foram a que ela estava com Miller, porque... Sinceramente, é impossível alguém não gostar desse guri. Mas ela... Não sei bem explicar, ela era muito egoísta e mimada, não queria conversar com a mãe dela pra esclarecer tudo, evitava tudo relacionado a Morgan e só via tudo por um ponto unilateral que sempre deixa ou o Jonah ou a Morgan como vilões da história. Enfim, não gostei muito da imaturidade da Clara, acho que ficou meio ruim por isso. As partes da Morgan eram tocantes e cheio de emoções, enquato o da Clara, ela fazia uma interpretação de tudo que estava acontecendo de maneira distorcida e levava tudo a 8 ou 80.

E sobre o final, acho que não foi um final... Foi fofo, foi lindinho, mas acho que a Colleen esqueceu de entregar as outras 20 páginas que devem ter ficado perdidas no escritório dela. Porque não teve desfecho, ficou meio aberto. Faltou coisa na história.

E é sobre isso, adoro a escrita da autora, apesar dela romantizar e não dar tanta visibilidade aos assuntos que ela escreve. Ela sabe descrever emoções de uma maneira muito detalhada e suas personagens têm estilos únicos. Acho que essa foi a segunda história mediana que eu leio dela, mas ela é uma excelente escritora.

camilinha 07/07/2021minha estante
também achei o casal sem química mas a evolução dos personagens nesse livro é fantástica

Nadiiii 07/07/2021minha estante
Simmmm, a escrita também maravilhosa. Eu não sei o que eu sinto mais raiva, casal quando tem pouca química ou quando tem muito e o assunto do livro só é hot grrf

camilinha 07/07/2021minha estante
nossa siiim, mas eu gostei bastante desse livro, foi o primeiro que eu li dela

auroras 29/08/2023

... basta uma ligação para todos desabarmos no chão.
Morgan e Clara Grant são mãe e filha. Morgan engravidou muito nova e Clara não quer seguir os passos da mãe. Após um trágico acidente, a vida de ambas vira um completo caos.

Não vou me prolongar falando muito do livro, leiam e se surpreendam, falo isso porque fiquei boquiaberta com a leitura do mesmo. Preciso falar sobre a Morgan e vou enaltecer a força dessa mulher porque tudo estava desabando e ela precisava dar um jeito de continuar. Achei a personagem bem desenvolvida, forte, inteligente e cativante. Gostei muito do desenvolver da Clara durante o livro, é uma personagem que marca a sua presença até mesmo se não tiver um diálogo da mesma, mas que sabe ser bem insuportável. Ok, ela está na fase da adolescência, só que o modo como ela trata a mãe chega a ser doloroso de ler, senti vontade de agarrar essa menina pelos cabelos e dar um sacode nela "você não é a única que está sofrendo, queridona". Outros personagens que me chamaram atenção foram o Miller e o seu avô, também gostei do Jonah. E assim, não costumo gostar muito desse plot de traição porque sempre é muito raso e tal, mas esse livro me surpreendeu bastante. Sim, tem traição e em dose dupla. Confesso que quando li o título tive uma visão do livro e ao ler ele foi totalmente diferente, gosto assim. O único ponto negativo do livro é  que ele acaba, só isso. A Colleen Hoover segue me surpreendendo com a sua escrita. Recomendo muito esse livro, ele traz uma mensagem forte sobre quebrarmos a visão de perfeição do ser humano, ninguém é perfeito e todo mundo faz merda. Super indico esse livro.

"Não eram apenas algumas partes suas que eu amava. Era a pessoa completa."

P.s.: marquei tantas frases nesse livro que foi difícil de escolher uma.
Núbia Cortinhas 31/08/2023minha estante
?? ?? ?? ?? ?? ??

cris.leal 23/09/2021

Mais um livro de CoHo que me fez chorar...
Alternando capítulos entre os pontos de vista de uma e de outra, vamos acompanhar a história de Morgan e sua filha Clara, depois que elas perdem entes queridos em um acidente. A terrível e inesperada tragédia revela segredos, que Morgan esconde de Clara numa tentativa de protegê-la. Só que, em curto prazo, o silêncio da mãe gera desconfiança na filha, causando sérios danos ao relacionamento das duas. Elas acabam se distanciando, no momento em que mais precisam uma da outra. Enquanto a filha, de 16 anos, é tomada pela rebeldia adolescente que a faz ver a mãe como inimiga; a mãe sente-se sufocada pelo comportamento obediente e altruísta, que norteou sua vida desde os 17 anos, quando descobriu que estava grávida. As duas estão perdidas em ressentimentos, e é neste contexto caótico que dois homens absolutamente maravilhosos se aproximam, ajudando-as a se encontrar.

Eu prefiro não dar mais detalhes sobre a história para não atrapalhar sua experiência de leitura. E que leitura! Ao mesmo tempo que enfatiza a importância da boa comunicação nos relacionamentos, o enredo transborda amor e mostra que ele é e sempre será a melhor resposta e o único caminho. O final é fofo e terminei o livro super emocionada. Minha única queixa é em relação a capa? Por que não adotaram a capa original que tem muito mais a ver com o enredo?

Babi | @ibabilivros 21/01/2021

Livro extremamente viciante (só consegui sossegar quando o tinha acabado), porém não achei os plots tão surpreendentes pois consegui adivinhar alguns antes de serem revelados. O instalove me incomodou um pouco, mas quem não se apaixonaria por esses boys incríveis?! ?

Todo o desenrolar da história e o desenvolvimento da relação entre Morgan e Clara (mãe e filha) são muito bonitos porém, não querendo julgar pois não passei por nenhum dos traumas citados, achei tudo muito rápido e... extremo?

Apesar de tudo, achei um livro muito bom. Na minha opinião, este não é muito para refletir, e sim para passar o tempo.

bru 17/04/2021

Hoover sendo Hoover
Quem me acompanha sabe o quanto sou apaixonada por Colleen, o que mais me chama a atenção é o quanto ela se supera a cada história e me faz pensar até aonde pode ir a criatividade e o cérebro dessa mulher.
Que bom que vivemos na mesma época.

Peguei o livro por ser Colleen e por saber que sempre foi me encontrar de alguma forma.

?Se não fosse você? foi um livro que consumi de forma muito rápida, a história é muito envolvente e como não consigo ficar curiosa (rs) fluiu demais.

O livro aborda temas como luto, traições, gravidez na adolescência, adolescência conturbada, primeiro amor, conflitos familiares, reencontros e uma vida ressignificada. Ele é descrito em etapas, então vemos a versão de Morgan e de Clara, mãe e filha.

Eu como sempre, romantiquinha que só, me apaixonei por Jonah e principalmente por Miller ????

Pra mim, o único defeito do livro foram as cartas kkkkkkkk meu lado curioso queria muito saber o teor kkkkkkkk

O crescimento da Morgan como mãe, como mulher e o desenvolvimento da relação dela com a Clara foi tão bonita.

Sempre indicarei CoHo. Sempre, então, sinta-se a vontade. Não vai se arrepender.

?É difícil admitir para outra pessoa aquilo que você acabou de assumir para si mesma.?

Colleen, obrigada sempre.

Jessie Calixto 20/09/2021

Um diálogo resolve tudo
Eu fiquei 2 horas pensando que nota dar.
Não é o melhor livro da Colleen, mas sem dúvidas foi um livro que fluiu muito bem.
Li em 3 dias (domingo nao conta, pq tava passeando).
Então sim, tira ressaca, é gostoso de ler, emociona, te da um Plot logo no começo do livro, e tem uma lição de moral por trás como sempre né dona Colleen?
Enfim, eu adorei a história, pq me fez chorar de felicidade, me fez pensar na minha mãe e ver como é bom ser amiga dela.
Esse livro eu tava entre 3.5 e 4 estrelas.
Mas pelo namorado da mocinha, pelo hetero sem toxidade e pelos personagens principais nao se renderem a traição, eu dei 4.
Pq odeio, nao aceito traição, não passo pano pra nenhum personagem quando trai ou cria triângulo amorodo sem consentimento do [*****].
É isso aí
Amo a Colleen, e esse livro eu recomendo
Sorrisos e uma lágrima (pelo menos) é garantido, se nao vc realmente teve reação a vacina e tem alma de crocodilo agora (seu sem coração, pelo menos uma lágrima).
4?
carolina 20/09/2021minha estante
achei incrível como o título da resenha já é a solução pra todos os livros da colleen

Gabriela4165 20/09/2021minha estante
Quando eu ler, vou voltar aqui, e te falar se tenho alma de crocodilo ou não hahahah Mt boa a resenha ????????

Josiane.Lima 18/01/2021

Eu estava precisando de um livro que me prendesse a ponto de não largar até acabar! Recomendo, apesar de ser suspeita por amar Collen...

Loli.carol 13/06/2023

Drama familiar
Começo dizendo que gostei bastante da história, mas por enquanto foi o que menos gostei da CoHo. Provavelmente é porque tem menos romance do que os outros que já li dela, o foco desse é o drama familiar, mas de qualquer forma é bom!
Foi interessante ver o amadurecimento das personagens, e principalmente da relação entre elas. E apesar de as atitudes da Clara terem me irritado um pouco, eu entendo ela?
Enfim, vale a pena a leitura!
Juju 17/06/2023minha estante
Vc já leu verity amiga?

Loli.carol 20/06/2023minha estante
Sim!!! Foi chocante demais! Inclusive queria encontrar um livro parecido pra ler de novo ???

Bel 21/06/2023

Muito lindo
Se não fosse vc trabalha com maestria na construção dos personagens,trazendo uma carga drámatrica memorável ao mesmo que trabalha com problématcias de uma forma realista e minunciosa,em outras palavras,é um livro maravilhoso de se ler e muito viciante.

Manu 25/07/2021

Colleen sempre perfeita
A Colleen nos tira da zona de conforto com seus livros, e esse é diferente que por mais que tenha o romance no meio, mostra a relação de mãe e filha que não anda muito boa, onde ela estão distantes, estão indiferentes e elas precisam conviver com descobertas, traições, dramas e saberem lidar com isso. Ver quer clara e Morgan finalmente conseguem ficar felizes, se amarem, junto com pessoas especiais ao lado delas, gostei bastante do amadurecimento das duas e como tudo pode ser resolvido quando você para e conversa, nada de mentiras.

Catarina42 15/12/2020

Se fosse resumir esse livro em uma palavra: sentimental
Aqui temos um mesmo ponto de vista de uma filha e uma mae diante de uma tragedia que desola essa familia, uma mae e uma filha sem dialogo e que agora tem de aprender a cuidar uma da outra.
Gosto da tematica do drama familiar abordado, assuntos como perdas, luto, traicao, auto conhecimento, descobertas e mudancas em aspectos de todas as idades sao o centro principal da historia,SIM tudo poderia ser simplismente resolvido com terapia e pensei nisso durante toda a leitura.E um dos livros com mais bagagem emocional da autora e isso nao tem como negar( te deixa numas crises existencias a cada pagina),apesar de algumas situacoes serem um tanto previsiveis e um livro que vale a pena ser lido, nao chegou a virar um dos meus preferidos da autora mas prende como sempre pela escrita fluida e super envolvente.
Apesar de nao ser o foco principal devo adimitir que o romance me pegou, me vi novamente apaixonada por mais um protagonista masculino da CH.