Raiz e Fruto

Raiz e Fruto Joel R. Beeke & Steven J. Lawson

Resenhas - Raiz e Fruto

Belladovalle 26/02/2024

Somente a fé salva, mas a fé só não salva
É bem curtinho e fala sobre temas que tenho ouvido bastante, seja nos meus devocionais ou na igreja msm.

Discute sobre 2 textos, um é da carta de Paulo a romanos em que ele fala que a justificação vem pela fé em Cristo, e a outra é a carta de Tiago em que ele diz que a justificação vem pelas boas obras e não somente pela fé, então o livro fala sobre esses texto que podem acabar dando nó em algumas pessoas.

Vou colocar uns trechos aqui gente ksksks

"Para que serve dizer que você tem fé, se ela não está ativa? É possível proferir palavras, mas se não há obras para sustentá-las, trata-se apenas de conversa religiosa vã. Há uma total desconexão entre as palavras e o modo de agir."

"Se nós somos verdadeiros cristãos, a raiz da justificação deve produzir o fruto da justificação."

Fimm? (espero que tenha ficado bom kkk)

Israel.Mello 25/01/2024

Sola Fide
Leitura rápida sobre um aspecto fundamental da fé cristã: a justificação por meio da fé.

O autores de "Raiz & Fruto" explicam habilmente a relação dos texto de Romanos 3:21-28 e Tiago 2:14-26. Inicialmente essas passagens bíblicas parecem estabelecer uma controvérsia sobre a raiz da justificação. Uma parece apresentar a fé como único meio de salvação, enquanto a outra acrescenta as boas obras como um canal/meio para alcançar a redenção.

A partir do exame mais detalhado das Escrituras e dos comentários apresentados no livro, podemos compreender que esses dois textos são complementares e não excludentes, ou seja, um não anula o outro. Eles falam sobre o mesmo assunto e indicam que os escritores bíblicos (Paulo e Tiago) estão em plena concordância quanto ao meio de alcançar (ou não) a justificação.

A diferença é que Paulo repreende aqueles que buscam ser salvos por méritos, aqueles que se julgam dignos de Deus ou da vida eterna em razão de suas boas obras ou condutas "exemplares". Enquanto Tiago se opõem aqueles acham suficiente a simples confissão de fé, sem a validação desta fé por meio de obras.

Leia e entendam a posição dessas autoridades bíblias (Paulo e Tiago). A dica está no título dessa resenha.

Dieily.Hernandes 21/02/2023

Claro e objetivo
Steven Lawson e Joel Beeke em 59pgs harmonizam Paulo e Tiago, com relação à justificação somente pela graça mediante a fé (Romanos) e a necessidade dessa fé ser viva, gerando boas obras e mudança de vida (Tiago). Os autores são pontuais, trazem bons exemplos. Vale a pena ler.

Davi.Aquino 25/11/2022

Simples, prático e incisivo
Num texto curto que pode ser até encarado como um sermão, o autor traz uma excelente abordagem comparativa e analítica entre um trecho de Paulo em Romanos e o que Tiago escreveu em sua epístola. O leitor consegue entender que as passagens não são conflitantes, e sim complementares e sobremaneira úteis em sua caminhada cristã.

Barbara.Tomaz 29/09/2022

Brilhante!
Leve e didático! Foi uma surpresa ler que dois autores conseguiram explicar um tema bem recorrente da Teologia com leveza e genialidade.

Os comentários são bem desenvolvidos e diretos e as exposições bíblicas são bem didáticas. Tais características deixaram o texto dinâmico, ao ponto de te dar vontade de continuar lendo e lendo.

Esse é um daqueles livros para serem relidos periodicamente. Gostei muito!
AngAlica39 30/09/2022minha estante
Ual vou ler! Parece ser muito bom ????

Barbara.Tomaz 30/09/2022minha estante
É incrível, e o e-book dele ainda tá por 1,99 na Amazon.

Thiago.Viana 05/08/2022

Consequência
Fé e obras não são excludentes, mas uma é consequência da outra. Somente a fé naquilo que Cristo fez por nós é que pode justificar o homem caído diante de Deus, mas as obras que expõem essa fé não podem ser deixadas em segundo plano.
Se sou justificado pela fé naquilo que Cristo fez por mim, minhas obras devem revelar ao mundo aquilo que Cristo fez por mim.
A fé e a raiz da Justificação, as obras são os frutos!

Sr. André Santos 23/06/2022

Salvação Somente Pela Fé. Mas e as Obras?
Um livro que me foi bastante útil.
Me esclareceu dúvidas pertinentes que tinha a respeito desse assunto. Gostei demais.

A salvação é somente pela fé ou pelas obras?
Ou a fé juntamente com as obras?

A justificação, como Paulo afirma, não é pelas obras da lei, mas somente pela fé. Essa foi a base da Reforma Protestante. Essa doutrina é o coração do Evangelho. A justificação é ato de Deus imputar a nós a justiça de Cristo, assim chegamos diante de Deus, não com a nossa, mas com a justiça de Cristo conquistada e consumada na Cruz.

"A justificação somente pela fé deve ser confessada e experimentada por você e por mim."

Em relação às obras, elas não garantem salvação, mas comprovam se a nossa salvação é real. Pois Tiago diz que "fé sem obras é morta" (Tiago 2.17).

Portanto, assim como uma árvore, a fé é a raiz, as boas obras são os frutos. Um fruto nunca vem primeiro do que a raiz. O pecador é salvo pela raiz (fé) e não pelo fruto (obras).

Paulo diz que somente a fé salva, e Tiago acrescenta que a fé nunca está sozinha. A fé salvífica é uma fé que age. Raiz e Fruto.

Fabio Coronel 25/04/2022

Ótima opção!
Ótima opção para quem quer um argumento curto, objetivo e bíblico para conciliar as ideias de Paulo e Tiago. O argumento gira em torno da metáfora de uma árvore, na qual a fé é a raiz e as obras são os frutos. O contexto final é a salvação/justificação/santificação. A fé verdadeira não se opõe às obras (de amor e obediência), antes ela as contém. A fé valida a salvação, as obras validam a fé que salva. Talvez o livro falhe um pouco em discutir o tema para além do vocabulário teológico, e nesse sentido o ser "bíblico" traz o risco de uma aplicabilidade pouco clara para a vida cotidiana hoje em dia. No mais, vale a pena a leitura.

Arthur.Sousa 22/03/2022

Uma fé acompanhada
Nossa fé precisa ser tão viva e evidente que não pode andar desacompanhada, somente fé salva conquanto essa fé seja provada pelas suas ações...

Vanderlete 15/02/2022

Leitura Necessária!!
[...]
"A fé é a raiz; as boas obras são o fruto."

Nossa, uma leitura extremamente necessária.
Livro de linguagem simples e de leitura rápida, porém extremamente bíblico.
O livro retrata sobre a Fé Salvífica, a verdadeira fé que nos leva a salvação.
Um livro essencial para aprendermos a defender aquilo que acreditamos das falsas doutrinas do século presente.

LaraTavares 25/01/2022

Justificação, fé , obras
É um breve estudo sobre a ligação entre o que Paulo e Tiago falam sobre o papel da fé na nossa justificação em Cristo,os autores comentam sobre o papel das obras, onde aparentemente Tiago e Paulo estão seguindo em direções opostas, mas ao meu ver os autores conseguiram explicar de forma clara e objetiva a harmonia entre as duas cartas. Só foi bem rápido, mas eu gostei.

Mateus Guarnieri 24/01/2022

Válido
Não se aprofunda muito, mas responde as principais questões concernentes a justificação, e o exemplo prático ajuda bastante a entender e fixar o tema na mente.

Gleydson-Marinho 13/01/2022

Raiz e Fruto
Neste pequeno tratado quanto a justificação pela fé, Beek e Lawson tratarão da tão questionada aparente "controvérsia" existente entre Paulo (Romanos) e Tiago em suas cartas.
A conclusão óbvia é demonstrada a partir de uma simples exegese que apontará os dois autores bíblicos falando sobre a mesma coisa, concordando entre si, contudo, resolvendo problemas diferentes.
Tiago afirmará que a fé sem obras não é verdadeira, pois a fé salvífica é externada por uma vida que produza frutos de arrependimento e ações de glória a Cristo. Paulo diz que a salvação é somente pela fé, pois não há mérito justificatório, ou seja, as obras não podem purificar ou justificar o pecador de sua miséria.
A conclusão mais objetiva de todas que os autores, Beek e Lawson afirmam de forma categórica é: A verdadeira fé produz obras como frutos desta fé. As obras não salvam, mas externam aquilo que alguém que foi justificado produz.

Mazinos 01/07/2021

Ótimo contraste a respeito da fé e das obras
Não são poucas as pessoas que consideram a epístola de Tiago como uma contra-argumentação a respeito da justificação pela fé descrita por Paulo. O próprio reformador Martinho Lutero considerava a carta de Tiago como "uma carta de palha" como se ela não tivesse valor algum. O que essas pessoas não sabem, é que tanto Paulo como Tiago falam da mesma coisa, mas de perspectivas diferentes.

Acredito que esse livro possa ajudar aqueles que tem dúvidas a respeito desse assunto que deixou até mesmo os reformadores confusos.

Giovanna.Pereti 18/06/2021

Direto ao ponto
É um livro que, embora pequeno em tamanho, é muito coeso e conclusivo no seu conteúdo.

Abordou o tema proposto super bem, com linguagem acessível e sem rodeios. Gostei e recomendo.