O Jovem Rei

O Jovem Rei Becca Stupello...

Resenhas - O Jovem Rei

1 | 2 | 3 | 4

Biiahsf_ 22/10/2021

O Jovem Rei
O Jovem Rei foi o primeiro livro da coleção Abraqueerdabra que eu li. Logo que li a sinopse, e consequentemente conheci a proposta da editora, soube que ia me apaixonar pela história, porque eu adoro releituras de fábulas/contos de fadas/lendas e tudo o mais, e nos últimos anos tenho tentado incluir cada vez mais histórias lgbtqia+ nas minhas leituras. Achar uma série criada por autores nacionais, e que junta tudo isso, foi incrível. Escolhi começar pela releitura de O Rei Arthur porque eu sou simplesmente apaixonada por essa história, e porque no fundo eu sempre torci para que Guinever, Arthur e Lancelot resolvessem aquela palhaçada de triângulo amoroso e ficassem juntos de uma vez. Quando vi que a proposta do livro era justamente essa, me rendi e comecei o livro mesmo estando com outras três leituras em andamento. E que surpresa foi esse livro! Eu amei conhecer Nova Eldorado e amei acompanhar a jornada de Arthur, Guin e Lance em busca da restauração da magia. Adorei a roupagem moderna que as autoras deram para a história, e, ainda mais, a forma como tudo ia representando a história original do rei Arthur, e se encaixando com maestria no universo que elas criaram. Adorei tudo, menos os momentos de chatice do Arthur, que algumas vezes beiraram o insuportável, mas que não foi nada impossível de se ler, e na verdade, apenas mostrou um lado mais humano do protagonista, que não é perfeito e, às vezes, comete erros. Senti falta de um pouco mais de desenvolvimento do relacionamento do trisal, e de um pouco mais de cenas focadas no romance entre eles, mas entendo que a proposta do livro era muito maior do que apenas o relacionamento dos três protagonistas. De maneira geral, adorei a história e recomendo demais para quem curte releituras e está buscando algo inclusivo e, o melhor de tudo, nacional. Terminei a história curiosa para conhecer o resto dos habitantes de Nova Eldorado, e, com certeza, vou ler os outros livros disponíveis na coleção!

Brenda Felipe 17/10/2021

Amém magia
Que livro bom! A escrita evoluiu, e não sei como era a primeira edição, mas essa está ótima.
Os plots foram ótimos e também deu um quente no coração.
Confesso que não lembrava bem a história original do Rei Arthur, mas essa foi ótima de ler! Parabéns ??

duda. 15/10/2021

até agora, virou um dos meus livros preferidos da coleção. estava lendo as resenhas de outras pessoas criticando alguns pontos do livro, mas acho que com a nova edição todos eles foram corrigidos e/ou melhorados. achei o protagonista muito carismático e nada insuportável, como muitos reclamaram kkkkkkk ou é um gosto pessoal ou é a nova edição, não tenho mais certeza. de qualquer forma, essa foi a minha primeira vez lendo um livro com um trisal e devo dizer que foi uma experiência interessante. amei muito o relacionamento deles e gostei muito mais do que achei que iria gostar.

Francisco 11/10/2021

Uma ótima fantasia nacional!
Esse é o terceiro livro da coleção abraqueerdabra e é o que mais aprofunda no tema fantasia/magia. A leitura no começo pareceu pra mim um pouco confusa mas depois nos é apresentado um mundo totalmente novo relacionado a história do Rei Arthur que nos instiga e faz querer descobrir mais e saber onde isso tudo vai levar. Gostei bastante dos personagens, pois em cada um você vai sentir uma coisa diferente, vai se identificar, vai amar, vai odiar e se divertir também. Apesar de não gostar muito de fantasias, eu particularmente achei essa muito fofa e instigante, além de ser ótimo ter livros incríveis do gênero na literatura nacional.

Howl 09/10/2021

Recomendo, mas precisava de um pouco + de desenvolvimento
O livro é bom. Uma releitura muito boa das lendas arturianas. Os personagens são cativantes e a leitura bem fluida, mal consegui largar o livro. A narração de Arthur (mesclada com alguns povs de Lancelot e Guin) é de certa forma divertida e nos traz mais dentro da história.

Arthur é um personagem.... complicado. Ele é irritante, muito impulsivo e não escuta as pessoas (nem mesmo seus namorados) ao seu redor. Sua personalidade é questionável e eu não poderia dizer que me senti ligado a ele. Ele é extremamente babaca em muitas cenas e me faz querer tacar uma pedra nele.

Sobre Guin e Lancelot não há muito o que dizer. São personagens extremamente interessantes, mas conhecemos pouco deles, apenas aquilo que Arthur consegue entender sobre eles e nos dizer.

No entanto, alguns pontos deixaram a desejar.

1° sabemos que a espada-flauta é mágica, mas mal compreendemos sobre como ela funciona. Não se é dito o que exatamente ela faz ou vemos Arthur treinando com ela. Gostaria que isso tivesse sido mais explicado.

2° a magia em si. Arthur é bem indiferente a magia, e não vemos muita evolução (arrisco dizer nenhuma) sobre isso. Ele, teoricamente, é o rei que deve trazer a magia de volta a Nova Eldorado. Mas como ele faria isto sendo tão indiferente a ela? Também queria ter visto mais sobre o universo e a magia ali.

3° os personagens secundários. Eles existem unicamente para ajudarem a Arthur. Não sabemos quase nada sobre eles além do que é útil para Arthur. Não torna a experiência da leitura ruim, apenas queria ver mais sobre eles, o que teria tornado a experiência mais profunda. Merlin, Malévola, Mordred, e até mesmo os vilões como a SAXX e o rei junto de Morgana. Não sabemos nada sobre eles. Só que eles estão ali para ajudar Arthur ou para ser seus inimigos (mesmo que não sabemos O QUE e o POR QUE eles querem prejudicá-lo). Eu teria adorado conhecer mais deles.

O livro, no entanto, foi muito bom. Teve um desfecho bom, o plot-twist do final é bom, e o romance entre Guin, Lance e Arthur é lindo, eles são totalmente perfeitos juntos. Podemos sentir como eles se amam profundamente. As artes no meio do livro também são otimas na imersão! Recomendo, mas é necessário paciência.

Ah, e a Merlin

yasmin 08/10/2021

"A Excalibur me escolheu e você sabe... a espada é a lei"
Envolvente e emocionante!
Foi o primeiro livro da coleção Abraqueerdabra e li pela leitura coletiva!
Eu amei tudo nesse livro, a ambientação, o universo mágico, os personagens e principalmente a representatividade, nunca tinha lido algo tão bom nesse ponto, terminei o livro com a sensação de que é isso que querem quando pedem por representatividade, independente de qual seja, queremos personagens que suas vidas não se resumem ao preconceito que sofrem! Além disso, foi o primeiro livro que li com poliamor e gostei muito, eles se amam e se equilibram perfeitamente. Por ser uma releitura de Rei Arthur precisei pesquisar para relembrar e pegar as referências na história, foi a melhor coisa que fiz, é muito bom entender as pequenas referências ao longo do livro. Sobre o protagonista, Arthur é imperfeito e me passou raiva diversas vezes, mas eu amo personagens assim, reais, que erram e erram muitas vezes até melhorarem, gostei da evolução dele, mas esperava um pouco mais no final. Finalizando, eu adorei como a releitura conseguiu unir magia e tecnologia, ao mesmo tempo que temos espadas, temos armas, isso me agradou; acho que alguns personagens mereciam um pouco mais de desenvolvimento, quero saber mais sobre a Malévola, A Louca do Açude, Morgana, e até mesmo sobre a vida de Lancelot e Guinever, mas entendo que para isso o livro ficaria muito extenso; não compreendi alguns aspectos da história logo de cara, mas foram esclarecidos no final e por se tratar de uma coleção de livros no mesmo universo, certamente existem referências uns aos outros que auxiliam na compreensão geral. Por esses pontos minha nota é 4.5? + ??.
PS: agora eu quero um papagaio igual ao Diabo KKKK e estou me organizando para ler os outros livros da coleção.

mivbrito 07/10/2021

A Tríade
? Impressão de leitura da promeira edição (22/02/21):
Chegou a vez do livro da Coleção Abraqueerdabra que me deixou mais ansiosa, com altas expectativas e um certo medo de me decepcionar. Enquanto lia minhas expectativas foram supridas e superadas, porém fiquei um tantinho decepcionada, o que pode ser um pouco confuso, mas é que eu amei a história, a expansão do universo fantástico me deixou sedenta por mais, os personagens secundários despertaram meu carinho e curiosidade por suas histórias, meu problema mesmo foi com os protagonistas, achei o Arthur insuportável, a Guinever meio perdida e você-sabe-quem me parecia inclompleto, isso durante pelo menos uns 80% do livro, mas em alguns momentos, principalmente próximo ao fim, ele brilharam, por isso fico confusa em relação a eles. No final das contas, recomendo o livro, gostei bastante até, só acho necessário um pouco de paciência para aguentar as patacoadas do Arthur.

Ps: Merlin é um amor, quero spin-off

Madu 05/10/2021

Reconto de Rei Arthur
Ainda surtando pelo que eu li...

Esse reconto foi MUITO BOMM, surtei muito e confesso que passei raiva em alguns momento, mas relevo :)
O trisal Art-Guin-Lance foi TUDO, o ponto alto do livro, amei cada cena deles.

Acho que as cenas de ação poderiam ser melhores, não entendi a maior parte das coisas que aconteceram nas lutas.
Mas esse último plot foi ???? Eu esperava TUDO, TUDINHO MESMO, menos aquilo.
Ansiosa pro próximo.

ughzuko 24/09/2021

choro, surto, vontade de socar o arthur e mais choro
Em primeiro lugar, eu gostaria de avisar que eu estarei avaliando como uma pessoa que leu as duas edições de OJR.

1. A evolução é incrível. Desde a escrita ao desenvolvimento dos personagens, eu estou completamente satisfeita com a edição nova. Cenas desnecessárias foram cortadas, outras completamente importantes foram adicionadas... Eu não sou uma pessoa de reler livros, mas tudo isso (junto com o clima da leitura coletiva) contribuiu para fazer a "re"leitura de OJR ser a melhor possível.

2. Estou preparando a conta da minha terapia para enviar para a Becca e a Thai, pois o tanto que elas me fizeram passar mal nesse livro não está escrito (tá sim, vocês podem ver minhas CR's no twitter).

[AVISO DE SPOILER]
Aqui está uma lista das cenas que mais me fez chorar:

? A cena da cicatriz
? POV do Lancelot
? Arthur descobrindo que o Levi estava vivo
? O final (ainda não superei)
[SPOILER DADO PODE CONTINUAR LENDO A VONTADE]

3. E por último, mas não menos importante: GENTE A VONTADE DE SOCAR O ARTHUR DIMINUI DEMAIS! Todo mundo que leu a primeira edição sabe como meu filho era insuportável, mas agora dá pra contar nos dedos as cenas que você quer falar "x1 lixo" pra ele. Novamente: evolução. Amei.

Obrigada, Becca e Thai, por nos proporcionar essa história incrível.
A todos que estão com dúvida: leiam. Leiam esse livro pra um c*ralho. Vocês não irão se arrepender.

Sophisi 01/08/2021

Arthur não é aquele protagonista heróico que faz só o bem, tem seus momentos de rebeldia e de "maudade", sendo uma pessoa real, não o ser perfeito que muitos esperam ao ler livros com espadas, reinos e príncipes. A representatividade é incrível e o relacionamento de Arthur, Guineverse e Lancelot, é muito bem construído.

Luana 20/07/2021

:))
o que dizer sobre esse livro? eu ainda estou um pouco extasiada (o que provavelmente não é o melhor estado para se escrever uma resenha) com a história, a qual eu não estava botando muito fé, o início com certeza sendo um grande fator para essa falta de fé, ele foi bem confuso pra mim e demorou um pouco até que eu entendesse tudo certinho, mas fico contente que eu não tenha desistido do livro. A história é linda, amo de paixão a dinâmica dos personagens principais, AMO ver eles apaixonados uns pelos outros. Sobre os personagens principais, admito, fiquei com um pé atrás com a Guinever, mas que depois se tornou em eu ajoelhada aos pés dela, pq essa mulher é incrível, em relação ao Lancelot: estive apaixonada por ele, com aquele ar misterioso meu deus, e por fim sobre o Arthur, passei muita raiva com esse homem, gritei e até pensei em jogar o meu Kindle na parede de tanta raiva, porém ele ainda assim tem seus bons momentos onde eu digo que amo ele e que ele é tudo para mim, uma relação de amor e ódio. E sobre o fim: achei que eles iam deixar daquele jeito mesmo, mas graças aos céus TRÊS coroas governam.

Barbosa 27/04/2021

Eu amei o trisal mas o protagonista é irritante e o livro regado a conveniências o tempo inteiro.

1 | 2 | 3 | 4