Comer, Rezar, Amar

Comer, Rezar, Amar Elizabeth Gilbert
i

Resenhas - Comer, Rezar, Amar

Léia Viana 05/10/2010

A leitura deste livro requer um pouco de paciência e de algo mais que eu não consigo definir em uma única palavra. Mas, acrescento aqui: gostar da leitura deste livro depende muito do momento que o leitor esteja passando.

A escritora coloca em palavras seus sentimentos e dúvidas, a respeito de sua própria vida, e o descobrimento de que não quer ser mãe nem continuar com o seu casamento.

Sentindo-se confusa e assustada com toda esta descoberta, a autora resolve passar um ano de descobrimento de si mesma e, para isto resolve viajar, algo do qual lhe dá muito prazer de fazer.

O primeiro destino é a Itália, rende-se ao prazer de comer e de falar italiano, idioma que exerce verdadeiro fascínio na escritora. Fica por lá quatro meses saboreando-se ao paladar e a cultura local.
Depois, segue rumo à Índia em um retiro espiritual. Nunca, ninguém e nenhum livro conseguiram me passar exatamente o sentido da Yoga na vida de uma pessoa.

Quando chega a Indonésia, fiquei surpreendida com a cultura local, de como seu povo vive em função de devoções, rezas, curas através da medicina alternativa, ou melhor de curandeiros. Não tenho nada contra isso, muito pelo contrário, mas creio que não devemos ser escravos disto.

Eu gostei do livro, a leitura trouxe-me grandes reflexões, como a importância de se descobrir para si mesma, da espiritualidade... da FÉ em DEUS e na VIDA.
Evy 13/10/2010minha estante
Com certeza voltarei a ler este livro em uma outra fase da vida!

Fernanda 12/11/2010minha estante
Muito boa sua resenha. Fiquei com vontade de ler o livro! Se você gostou da parte da busca pela espiritualidade oriental, leia "As viagens de Theo", da francesa Catherine Clement, que aborda esse tema de forma muito legal. Você deve gostar.

Mimis 05/04/2011minha estante
Eu gostei bastante do livro, mas também não consegui passar da parte da Índia. Mas não porque tenha achado massante ou não tenha tanta ligação com espiritualidade, como alguns mencionaram em outros comentários. Aliás, sou muito espiritualista. Mas por alguma razão eu deixei de dedicar meu tempo a terminar a leitura deste livro e privilegiei outros, só isso. Mas acho que muitas coisas que a autora escreve são muito válidas.

Caav 09/09/2011minha estante
Mimis 05/04/2011
Mas por alguma razão eu deixei de dedicar meu tempo a terminar a leitura deste livro e privilegiei outros, só isso. +1

Uma palavra resume o livro: paciência.

Isie Fernandes 02/11/2011minha estante
Comecei a ler, até gostei do jeito que a autora narrava, mas a futilidade dos argumentos apresentados me fez desistir logo no oitavo capítulo.

Muito fútil!

Ime 18/12/2011minha estante
Pretendo ler este livro... Se for para ter paciência dou-lha a ele. Mas, para quem não tem muito "paciência", não recomendo As Viagens de Theo (como fez Fernanda), pois também é um livro muito cansativo, porém interessantíssimo, voltado às religiões - algumas delas, é claro.

Carol Marquet 23/02/2012minha estante
Realmente requer paciência!
Parei de ler o livro por um tempo, justo pela difícil leitura e, após ver o filme, não consegui mais voltar a lê-lo... tentarei!
Gostei de sua resenha!

Thays 14/03/2012minha estante
Requer muita paciência mesmo! Só li até o final poque não gosto de nada inacabado.. Não tive nem vontade ver o filme.

Joselene 08/04/2012minha estante
Caraca! Está aqui um livro que não consigo ler... Já comecei a ler ele 5 vezes e não consigo sair da Italia...
Talvez não seja o meu momento para essa leitura, sei que quando chegar a hora certa, vou terminar de ler... =)

Mariete 24/06/2012minha estante
vc louca

bruuna m 26/06/2012minha estante
Estou prestes a lê-lo e fui buscar várias críticas...não só aqui do skoob. Adorei sua observação e sua visão sobre o livro. Espero que eu tenha paciência e força de vontade para começar e principalmente para finalizar tal livro. Já vi o filme e não tenho do que reclamar...impecável. Espero o mesmo do livro.

Yasminne 26/07/2012minha estante
Comigo foi o contrário: A leitura foi fácil. Já tentei assisti o filme duas vezes, só que durmo. Não rola. rsrs. Muito boa sua observação sobre o livro. :)

Nathália 28/07/2012minha estante
Não tive paciência de acabar de ler, bem que eu tentei, mas não conseguir.

Paola 14/09/2012minha estante
Gente, não consigo ler esse livro. Não tem jeito.

Samanta 21/09/2012minha estante
O livro no começo até que é bom só quando ela está na Itália. Mas agora na parte da Índia tô me esforçando muito para ler. Tá muito chato, quase desistindo.

Marisa 03/10/2012minha estante
Tentei por diversas vezes, requer paciência, sei lá, não consegui !!

Rafaela 17/10/2012minha estante
Amei o livro,bem melhor q o filme...

Mari Silagye 25/10/2012minha estante
Não gostei desse livro, não consegui ler, talvez seja por não ter relação nenhuma com a minha vida no momento, mas, de qualquer forma, não indico.

Marina 21/12/2012minha estante
eu adorei esse livro - mas é o tipo de livro que pra vc gostar depende um pouco de como vc é, como vc vive, muita gente não gostou porque é exatamente um livro que nunca vai combinar com a vida delas.

Vanessa 04/01/2013minha estante
Que bom que não estou sozinha na dificuldade de "passar pela India"!! Hehehe Também gosto bastante da parte espiritual e até concordo com questões destacadas da influência divina e de um Deus interno e onipresente. Mas realmente é massante o modo como detalha demais cada gesto, cada passo, cada respiração que faz. Tá difícil...rs
Dei um tempo para ler outros dois livros e já terminei os dois. Vou ver se consigo voltar. quero chegar na Indonésia logo, na parte do AMAR! hehehe

Patty 10/01/2013minha estante
A leitura é muito cansativa. Requer muita paciência. A história é até boa, mas poderia ser bem menos detalhada. Ela se prende muito a narrar detalhes fúteis. Parei a leitura por um tempo, mas decidi voltar e ir até o final. Gostei de algumas partes, de algumas idéias...em alguns momentos nos faz refletir. Fiquei feliz com seu final. Mas gostar desse livro vai depender do momento que você está.

Keila 20/02/2013minha estante
Gostei do livro, mas abandonei, também não sei explicar, chega um momento que fica cansativo.

juh 09/03/2013minha estante
Consegui terminar de ler, gostei, apesar de ser um livro cansativo, tem muitos detalhes, a "parte da Índia" foi terrível, ainda bem que a "parte da Indonésia" compensou pois narra o romance e o final bem "conto de fadas" hahah. Pretendo ler outro romance mês que vem.

Gi 13/03/2013minha estante
Eu também parei a leitura, a parte da Índia é bem "chatinha", não consegui mais depois disso... vou tentar novamente.

Bianca Nathalia 05/06/2013minha estante
Adorei o livro, mas realmente requer muita paciencia na leitura.

Bruna 02/08/2013minha estante
Como muitos ja falaram aqui, paciência é um item que você deve sim levar para esta viagem, porém a história é muito encantadora e me marcou bastante, inclusive a parte da Índia que foi uma boa terapia para mim. Acredito que para gostar da história, o leitor tera que se identificar com a autora em sua busca pela descoberta de si mesma, da fé, da vida... É um livro que de vez em quando releio, me faz bem e me inspira.
Enfim, entregue-se a esta incrivel viagem!
LEIA, LEIA, LEIA...

Antonio 13/11/2014minha estante
Realmente, uma mulher na crise dos 35 anos não é pra qualquer um, menos ainda um 'jovem adulto'. O tema é para quem viveu mais. Por isso, muitos e muitas precisaram ter paciência para ler.
Mas, se você passou por crises pessoais que envolvem a fé, o livro faz muito sentido. A depressão que ela sente qualquer um pode sentir. É quando a vida deixa de fazer sentido. Coisa braba.
Se você não gostou, deixe para ler depois de uma crise pessoal. Você vai amar.

Lu 03/02/2015minha estante
Boa! Acho que todo mundo que lê esse livro para de ler em algum momento e volta., como aconteceu comigo. Parei de ler umas três vezes, tudo dependia da fase que estava passando. Levei dois anos para terminar, terminei e me apaixonei. Realmente requer muita paciência e depende da fase que se está passando, mas vale à pena terminar a leitura. Livro transformador!

Jose Guimaraes 06/02/2015minha estante
Tem muitas informações úteis nesse livro. Descobertas também.

Afinal, depois de tanto rodar mundo ela acabou ficando com um brasileiro, apreciador de feijoada.

Helen.Francineli 29/12/2015minha estante
Eu abandonei a leitura por achar o livro muito chato. Consegui ler o comer e o rezar.. mas parei antes do amar porque perdi a paciência.

De_Su 28/03/2016minha estante
Comecei a ler e gostei até chegar na parte da Índia, onde parei por um ano e me dediquei a outras leituras. Depois deste hiato voltei a ler, e me deparei com a parte mais bela, onde ela fala sobre alma gêmea. Depois disso a leitura fluiu como um rio e terminei rapidamente... Parece ter um tempo certo pra ler esse livro... Se você insiste em lê-lo em um momento ruim a leitura se torna exaustiva e intransponível... No fim até gostei...

Lize 07/06/2016minha estante
Eu confesso que na primeira parte do livro achei meio tediante, mas na segunda e terceira não consegui largar o livro. No capítulo em que ela fala sobre sua experiência na India eu me identifiquei muito pois já passei por muitas buscas espirituais e crises existenciais assim como ela. E no capitulo sobre a Indonésia gostei principalmente pelo relacionamento dela com o brasileiro e a curandeira. Esse livro com certeza não é pra qualquer pessoa, depende da personalidade da pessoa e de como ela está emocionalmente quando lê.

Monica 17/09/2017minha estante
É um dos meus preferidos! Depois dele li também A Grande magia. Só que é não-ficção, mas adorei também, se tornou uma das minhas autoras favoritas.

Carla M Porteli 25/11/2017minha estante
Comecei a ler há uns anos e não consegui continuar. Vi que não era mau, mas não era para mim.

Hoje vejo que eu é que não estava preparada para ele. Agora voltei a pegar nele e li num apice.

È um livro lindo se o nosso espirito estiver pronto para ele.

Ninguem deve fazer fretes. Devem começar a ler, se não gostarem ponham de lado e voltem a pegar-lhe noutra altura, noutro ponto de vossas vidas e a opinião sobre ele será bem diferente

Juliana.MarcantAnio 17/08/2020minha estante
Já li e depois vi o filme, li também a continuação. Nesta pandemia comecei a ler novamente, mas como tenho tantos outros livros na frente, revi o filme. Pra mim este livro ajudou a despertar a minha própria jornada, já passei pelo comer, rezar e estou no momento de amar a vida. É um processo, pra mim não foi em um ano como para ela, creio que quem não conseguiu ler realmente não estava no seu momento, ou o seu processo de evolução não combina com este livro; daí é melhor procurar outra forma. O ser humano é impaciente, mas para termos a nossa evolução é preciso respeitar nosso próprio processo.

Lana 12/09/2020minha estante
Tomando coragem pra embarcar nesta leitura !! ?

Léia Viana 14/09/2020minha estante
É uma leitura muito boa. Faz despertar dentro de nós uma vontade grande de repensar toda a nossa trajetória de vida, de nos conhecer melhor por dentro. Boa leitura, boa reflexão!

barbara.luna.56 07/01/2022minha estante
A parte da Índia é bem chatinha, mas se você consegue superar, tem uma grata surpresa na Indonésia!!!

Luma.Gabriela 11/04/2022minha estante
Inicie a leitura deste livro em 2011/2012 e não consegui dar continuidade. Vou reiniciar hoje e espero finalizar. O filme é muito bom?

Vitória 20/10/2022minha estante
MEU FILHO ASSINE LOGO ESSE PAPEL PELO AMOR DE DEUS

Ju 14/12/2023minha estante
Concordo muito com esse review. Liz não é fácil de ler. Estou tentando pela terceira vez. Em alguns momentos amo. Em outros me entedio. Mas com certeza a jornada dela é inspiradora.

Regis 26/02/2023

Recomeços...
Tomada pelo pânico, tristeza e confusão Elizabeth Gilbert enfrenta um doloroso divórcio, uma depressão que a deixou esgotada e o fracasso de um outro amor.

O livro começa com Liz narrando como chegou até o ponto onde está. Completamente perdida e frustrada com o fracasso de seu casamento e seu novo amor, partindo para uma viagem de autodescoberta e reflexão durante a qual Liz vai rever sua vida e se curar de suas antigas feridas.

A história emociona, faz rir e faz pensar. Uma autobiografia que conta como a autora superou uma crise de meia idade precoce e se reencontrou ao se dar um ano viajando pela Itália, Índia e Indonésia.

Gosto de como a autora e personagem se mesclam para nos contar sua vida e seu momento de autodescoberta onde conhece novos amigos, tem sua fé restaurada encontrando um ponto de equilíbrio e ao final dessa jornada um novo amor.

A escrita é fluída, cativante e despretensiosa. Elizabeth é uma jornalista que usa de sua afinidade com a escrita e seu bom humor para narrar sem pudor e meias palavras seus medos, decepções e descobertas da vida adulta. Dando origem a um romance que foi adaptado para o cinema e que conquistou um grande número de fãs, incluindo eu mesma. Rsrsr

Obs: A trilha sonora do filme é ótima.

É um livro emocionante com uma história contagiante e inspiradora que recomendo.
Nilsonln 26/02/2023minha estante
Tenho o livro e está entre minhas intenções de leitura. Assisti o filme a um tempo atrás, amo e até tenho em blu-ray. Excelente resenha!

Regis 26/02/2023minha estante
Obrigada, Nilson.
Também assisti ao filme primeiro e gostei muitíssimo do filme. ?

Milena; 17/01/2011

Ao terminar o livro, discordei das frases da contracapa que diziam que toda mulher deveria ler 'Comer, Rezar, Amar'.
Este não é um livro específico para mulheres, apesar de ter uma carga emocional feminina, tampouco é um livro para todos. 'Comer, Rezar, Amar' precisa se encaixar no momento da vida da pessoa, caso contrário, pode facilmente se tornar algo maçante.
A uma pessoa que procura aventuras eletrizantes, esse não é um livro recomendável. As aventuras de Liz Gilbert são muito profundas, ela faz uma viagem de descoberta e purificação.
Mas se você estiver disposto a ir com ela de cabeça e se dedicar ao livro, ele se torna uma leitura incrível e te faz sentir a emoção da protagonista.
A parte da Itália é a mais fácil de ser lida, pois apresenta relatos desse país fantástico. É a parte em que Liz ainda está fragilizada e tenta se recuperar. Apesar disso, achei a narrativa engraçada e leve.
A parte da Índia pode se tornar um problema se o leitor não abrir a mente para uma religião completamente diferente. Eu, particularmente, me deixei levar por todas as descrições que Liz faz e aproveitei inclusive as "aulas" de meditação que ela deu. Isso fez com que eu realmente adorasse essa parte.
A Indonésia me pareceu um pouco corrida demais, mas nada que abalasse minha opinião sobre o livro. É possível perceber um oceano de diferenças entre a Liz inicial e a Liz de Bali, o que comprova a evolução dela.
Não considero Liz depressiva ou nada do tipo, ela estava apenas frágil. Mostrou toda sua humanidade, todas as suas fraquezas, seus medos. E justamente por isso foi corajosa. Ela estava fraca e se obrigou a levantar.
Também não considero o livro auto-ajuda em hipótese alguma, é um relato verdadeiro apenas. Aliás, um relato que pode se transformar em uma leitura prazerosa e que pode te ensinar muitas coisas. Terminei o livro e vi que ele estava repleto de frases sublinhadas e comentários meus.
'Comer, Rezar, Amar' é um livro pra todos aqueles que queiram mergulhar em si mesmos, e a viagem é garantidamente inesquecível.

Fe Sartori 22/02/2011minha estante
Oi Milena
Também concordo que é um livro que precisa se encaixar no momento da vida de uma pessoa.

Cris 01/03/2012minha estante
Milena, este livro veio de encontro com o momento que eu estava passando, inclusive com o início de aulas de yoga e meditação, por isso, li num piscar de olhos e concordo com você que não é um livro de auto ajuda, em momento algum a Liz tenta convencer alguém do certo e errado, apenas relata suas experiências e angustias interiores. Adore.

Kuka 15/03/2012minha estante
Melhor resenha que li sobre o livro até agora. Não é livro pra quem espera gente voando em vassouras ou seres mágicos no guarda-roupa. É sobre construção de filosofia pessoal - o melhor tipo de filosofia, por sinal. É o que sempre digo: se vc não tem talento, nenhuma matéria-prima vira nada que preste. Seja um "Comer, Rezar, Amar", seja um "Assim Falou Zaratustra".

Janaína Costa 25/09/2012minha estante
Milena, é exatamente a minha ideia sobre o livro! Acho que quem abandonou o livro no início por achá-lo fútil, certamente perdeu bastante, porque ao final, ela mostra o quanto cresceu com seus próprios problemas e escolhas! Achei válido, sim! Não foi o melhor livro que li, não vi o filme, mas, vejo muito sentido em tudo o que a autora escreveu e descreveu como necessidade sua: a forma como vivia, sua infelicidade com a vida e com o casamento, o desejo de mudar tudo o que a deixava desconfortável, autoconhecimento, se permitir viver outras experiências e, ao final de tudo, acreditar que valeu a pena tudo o que passou. Eu realmente gostei e me diverti!

Marina 21/12/2012minha estante
concordo plenamente.

Letícia 04/06/2013minha estante
Ainda estou na parte da Itália, mas estou com boas expectativas.... Já vi o filme e fiquei curiosa pelo livro, demorei, mas semana passada comprei e iniciei a leitura...

Jéssica 18/07/2016minha estante
Exatamente! Senti o livro da mesma forma, a interpretação e o 'gostar ou não' dependem muito do momento de quem lê e do quanto se abre para a leitura. Eu achei incrível, especialmente a Indonésia e melhor ainda ver a mudança dela do início ao fim do processo.

Diego 12/03/2010

Que livro chato!
Puro clichê e chatice. A autora até escreve bem, mas como é chata! Fala de Deus o tempo todo, os problemas dela são rasos..Americana rica, loira, bela e com dinheiro vai viajar para escrever um livro sobres os 3 países que visita já com os direitos autorais pagos. Itália até legal, mas Índia? Que horror. Com tanta coisa mais séria e importante no mundo, essa mulher fica falando o tempo todo de meditação, que a felicidade e paz está dentro de você ( ideia mais antiga impossível) TEMOS TUDO PRA SERMOS FELIZES..A LUZ ESTÁ DENTRO DE VOCÊ..VAMOS SER GENEROSOS..SOU TÃO HUMANA E BOA, QUE DEIXEI TODOS OS MEUS BENS MATERIAIS PARA MEU EX-MARIDO EM TROCA DA SEPARAÇÃO..Vai pro inferno..Livro fútil, deve ter feito tanto sucesso pelo fato de ter tanta gente carente no mundo que acha lindo qualquer merda que fale do EU INTERIOR, além de ser POP falar de religiosidade alternativa..
deniseayres 08/12/2010minha estante
não li o livro, estou começando hj, mas amei sua autenticidade.
Opinião é assim mesmo... depois dou a minha

bju

Hellen 12/02/2011minha estante
Gostei do começo do livro mas eu fui uma que não consegui passar da parte que falava da Índia...

Denise 24/05/2011minha estante
Li o livro até o fim mas achei decepcionante também. Não acontece muita coisa, é mais um diário dos sentimentos (confusos) de uma mulher com crise de identidade.

diparaiso 18/02/2012minha estante
chato é pouco, se passar da parte na Índia é um vencedor .

Cintia 02/03/2012minha estante
Fiquei mais de DOIS meses na Índia, que porreeeeeeeeee

Vanessa 10/03/2012minha estante
eu li o livro todo, porém eu ñ achei ele essa coca cola toda ñ especialmente a parte da India pensei varias vezes em abandona-lo-

Mel Oliveira 30/03/2013minha estante
Nossa desejei tanto ler este livro, que me sinto culpada por não estar conseguindo termina-lo,mas ainda bem que tenho o site e as (os) companheiras (os) leitores para me confortar. Estou com imensa dificuldade, e o livro é um empréstimo, então preciso devolve-lo logo né? Imaginem vocês minha situação que estou bem na parte da índia!! Estou achando a leitura desestimulante, já que a autora narra muitos detalhes desnecessários e faz comparações que eu acho bem loucas... daquelas loucas sem fundamento mesmo.Espero conseguir terminar logo... :(

Dani 02/08/2013minha estante
É aceitável que o livro não tenha te agradado, e respeitável também que você expresse sua opinião. Mas falando desse jeito você desencoraja outras pessoas a fazer a leitura. Para ler "Comer, rezar e amar" é necessário abrir a mente e entender, primeiramente, que vai ser preciso estar aberto a um mundo diferente do seu, com religiões, costumes e crenças diversas. É preciso saber que a estória é contada de um ponto de vista que talvez seja o oposto do seu. Eu li e aprendi muito e trouxe muito do que estava nas páginas para a minha vida. A leitura serve pra isso mesmo, pra absorver o que há de bom nas ideias do autor. EU LI E RECOMENDO!

Lize 07/06/2016minha estante
kkkkkkk quanto ódio!

Kiki 24/08/2016minha estante
Hahahahahaha eu adorei o livro (tirando o porre eterno da parte da Índia), mas essa resenha foi hilária.

Elizeu 31/12/2021

Porque eu Gostei?
O livro Comer, Rezar e Amar da autora Elizabeth Gilbert é um livro cativante e inteligente,

Tem como cenário a Itália e a Índia, a autora escreve de uma forma que dá vontade de conhecer cada lugar mencionado,

Uma história que fala de Coragem, perdão e aprendizado, contada de uma forma animada,

Uma dica maravilhosa pra quem gosta de histórias de pessoas corajosas..

#comerrezareamar #livro #editoraobjetiva #objetiva #literatura #books #amoler

talissa.dezanetti 02/05/2020

Toda mulher precisa ler esse livro... mas cuidado a sede por viajar e liberdade pode ficar gigante!

NatyNatalia 22/12/2023

Inspirador
Parece que há um chamado pra gente ler essa obra. Quando eu estava mais triste e com emocional abalado, li a história da Liz e vi a coragem que ela teve de abdicar de tudo pra se encontrar e buscar a Deus. Maravilhoso. Leia quando estiver sentindo que sua vida tá vazia. ?

Anniye 28/04/2023

Attraversiamo
Lindo, incrível, maravilhoso, indescritível, belo, perfeito, brilhante, uma obra prima...
Não tem como, isso aqui é uma bela obra de arte, o livro que mais me deu tapas na cara, motivos para rir, motivos para chorar, motivos para querer largar tudo e viajar e motivos para querer ficar aqui onde estou.

Foi lindo (e bem pessoal) ver a forma que a Liz (Liz só para os íntimos, para o resto Elizabeth) cresceu, se descobriu e entrou em equilíbrio, é um livro com ensinamentos duros, mas a forma que tudo foi escrito deixa a experiência de ler mais leve...

Minhas resenhas continuam meio paia, mas é sempre assim com os livros que mais gosto, parece que perco a capacidade de descrever a história, apenas leiam muito esse livro pelo amor de vocês mesmos!!!!
Janaína Martins 28/04/2023minha estante
Eita, deu vontade de ler agora ?

Pitaiazul 25/09/2021

Bem pra alma
Facilmente, um dos meus livros mais amados.

Acho que meu favoritismo por comer, rezar, amar vem de fontes muito pessoais. Para quem não me conhece pessoalmente, sou um grande fã da Itália, também de culinária e pratico ioga há alguns anos. Levando em conta que Elizabeth visita Itália e Índia logo de começo? como eu não haveria de me apaixonar?

Para muito além disso, a escrita de Gilbert é fluida de forma raríssima. É simples navegar em sua narrativa, entre as histórias do presente e do passado que se entrelaçam nos capítulos e na sua peculiar forma de enxergar a realidade. O livro é para ser tão saboreado quanto um bom prato de macarrão. Ah, e o que falar sobre as reflexões distribuídas de cabo a rabo sobre aceitação pessoal, busca pelo divino, culpabilidade, amor, liberdade e tantos outros temas que pedem para ser meditados, mastigados e gravados no peito e na mente por longa data?!

Comer, rezar, amar, com os anos, se tornou meu livro seguro, uma espécie de Porto. Sempre que passo por uma má fase ou quando sinto que preciso de um pouquinho de casa eu o releio.

Como me faz bem?
Joane 25/09/2021minha estante
amei!! agora quero ler aaaa

Pitaiazul 25/09/2021minha estante
Aaaah, leia sim, Joane! Eu amo esse livro, sempre recomendo para meus amigos e se pudesse dava uma cópia para cada um! hahahah ?

Joane 25/09/2021minha estante
Irei ler, sim!! ??

Gabriela Gramas 18/05/2022

Nessa história conhecemos a Liz nossa protagonista, ela é uma autora de sucesso, casada, linda e loira. Tudo que uma mulher pode sonhar com o famoso padrão da sociedade, mas Liz não está feliz com sua vida, ela sente falta de algo. Num certo dia Liz está no seu banheiro e começa a chorar é orar, pedindo ajuda a Deus, durante o tempo no banheiro Liz decide que se divorciar seria o caminho certo para ela.

Após o divorcio Liz conhece outro homem, como em muitos relacionamentos ele parecia ser o príncipe da sua vida, só que a relação não durou muito e acabou pelo mesmo motivo do seu casamento. Então nossa protagonista decide que precisa se aventurar e começa uma viagem de 1 ano pelos países da Itália, Roma e Indonésia.

Na Itália ela se joga na culinária local sem sentir culpa, ou se preocupar com algo além do que comer. Ela faz amigos e começa a fazer aulas de Italiano. Na Índia Liz aprende a explorar o seu espírito e encontrar a paz interior, com a ajuda de uma guru ela consegue se libertar dos sofrimentos do passado e encontrar a paz interior.

Por fim, Liz vai para Bali, na Indonésia. Lá ela faz amizade com o xamã Ketut, ensina o inglês a ele em troca de aprender mais sobre meditação. Além disso, Liz conhece um brasileiro que também é divorciado, os dois irão se relacionar e redescobrir juntos, o significado do amor maduro diferentes dos relacionamentos anteriores.

A escrita da autora é maravilhosa, parece que estamos lendo o diário da Liz narrando sua vida e suas aventuras. Este livro para mim representa liberdade, Liz se vê numa situação que para ela não era o suficiente para viver, e decide se aventurar e encarar o mundo. Minha parte favorita do livro sem dúvida é quando ela está em Bali, Ketut sabe alegrar qualquer um. É um livro rápido e divertido, que tem muito a inspirar.

Gabriela 04/04/2021

Peaceful
A história da Liz me faz querer subir no próximo avião e ir morar na Índia por 4 meses.
Tudo que eu sentia lendo esse livro era paz e tranquilidade. Um livro pra tirar férias de qualquer pensamento ruim. É leve, é divertido, e te faz ter vontade de conhecer o mundo.

Jéssica 14/03/2021

Fé e superação!!
Este livro faz você repensar em como SE tratar diante das dificuldades emocionais que acontecem na nossa jornada; mostra que precisamos manter ativa nossa fé no amor e confiar na beleza da vida e não devemos ter medo de seguir um caminho que o coração guia; e principalmente faz você enxergar que você nunca estará sozinha - você sempre estará com você mesma, portanto cuide-se sempre e se trate com carinho!
Uma verdadeira lição! Amei todos deveriam ler!!

Renata CCS 22/01/2013

Comer bem, rezar sempre a amar muito
COMER, REZAR, AMAR é a uma espécie de diário de viagem e autobiografia. Elizabeth Gilbert estava chegando aos trinta anos e já tinha tudo o que qualquer mulher poderia querer: uma carreia de sucesso, um marido apaixonado, uma belíssima casa e finalmente o projeto de ter um filho. Tinha tudo para ser feliz, mas não era. Sentia-se confusa e triste. Brigou pelo divórcio, enfrentou o fracasso de um novo amor, entrou em depressão e, depois de quase dois anos de problemas e instabilidade emocional, pediu demissão de se emprego de jornalista, guardou seus pertences na casa de uma parente, pegou um adiantamento em sua editora de um livro que ainda não existia e partiu para uma viagem de um ano, e sozinha. O livro é a narrativa desse ano, passando por três países (4 meses em cada um deles) atrás de prazeres simples e do auto conhecimento. Em Roma, na Itália (é o verbo “Comer” do título), estudou italiano, aproveitou ao máximo todos os prazeres da gastronomia e engordou os 11 quilos mais felizes de sua vida, como ela mesma afirma. O segundo país visitado foi a Índia, onde entra para um mosteiro budista e passa o tempo se dedicando à exploração espiritual (este é o “Rezar” do título). A terceira parada foi na Indonésia, onde redescobre o amor quando se apaixona por um brasileiro (finalmente, o motivo do verbo “Amar” do título). É uma experiência muito pessoal esta leitura, acho que gostar dela depende de cada indivíduo e cada experiência vivida. Há vários aspectos da escritora que me identifiquei. Ela é falante, realmente interessada em pessoas e busca seu equilíbrio interior, mas aberta a momentos de depressão, como qualquer pessoa. O livro foi escrito com humor e inteligência, com risos e lágrimas, e não é de forma alguma um guia de auto-ajuda. É mais um relato sobre a importância de assumir-se e parar de viver conforme o que esperam de você ou como ditado por ideais da sociedade. É uma história para ser lida por qualquer um que já tenha se sentido perdido ou que já tenha pensado em jogar tudo para o alto, pensando em trilhar um caminho diferente e ser feliz. Não está entre os meus livros preferidos, mas a leitura é muito válida.
Aline 08/05/2013minha estante
Também não estar entre os meu livro preferidos, a autora escreve bem, mas o que ela me passou não foi que ela queria se encontrar, mas que queria fugir do problemas que estava passando.

sonia 28/10/2013minha estante
Sinceramente, detestei - pareceu-me um livro bem comercial, no estilo americano de vamos escrever um livro para ganhar dinheiro.

debora 27/08/2016minha estante
Muito boa sua resenha, me identifiquei com seu pensamento, o resumo do livro está descrito muito bem por você aqui em cima. A importância da história irá depender da situação de vida que cada um está trilhando e a bagagem que traz consigo, portanto acredito que seja uma leitura válida.

Larissa Souza 27/04/2022

Plenitude
As sensações que esse livro me causam, são surreais.
Como se ele me desse um gás para um recomeço.
É sobre aproveitar a vida, manter o equilíbrio, explorar você e ao seu redor, cortar vínculos que não lhe cabem mais.
Comer, rezar e amar é ensinamento puro.