O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Gaby Esteves 30/10/2021

Um bálsamo.
Li em algumas horas, de tão bom e impactante. De longe, um dos melhores livros que eu já li na vida. Pretendo ler para os meus filhos quando tiverem a idade da Alexa e do Ahmed. Enredo super necessário nos dias atuais: bullying, refugiados, amor ao próximo, família e o papel da escola na sociedade.

Naty 29/10/2021

Triste é pouco pelo o que sinto pelo garoto gosto da história retrata bem aquela frase "trabalho em equipe" mesmo assim é triste

LaryF 28/05/2021

Tipo de livro que nos deixa com o coração quentinho, a história de uma criança refugiada da Síria que encontrou os melhores amigos que poderia desejar na Inglaterra.
Livro contado todo sobre a perspectiva de uma criança , com toda sua inocência e sua força de vontade em ajudar o próximo sem medir consequências tornou a história uma lição de aprendizado aos adultos.

Elaine 08/10/2021

Esse livro é tão precioso que deveria ser leitura obrigatória nas escolas de todos os países!
É tão lindo ver a inocência e os laços de amizades dessas crianças...

Isabela Moraes 31/05/2021

A mensagem passada por esse livro é incrível. Fala sobre a crise dos refugiados de forma leve, afinal, o livro é narrado por uma criança de 9 anos. Vale muito a pena a leitura, é incrível!

LHE 18/09/2021

Crianças são as melhores pessoas no mundo
Ler um livro é sempre bom, mas ler um livro na perspectiva de uma criança de 9 anos é ainda melhor.
Chorei muuuito, mas eu sou uma chorona de carteirinha então isso não é grande coisa, mas a história do Ahmet é simplesmente incrível, ver o quão bons seríamos se pensássemos como crianças é inspirador.
Amei essa história além da conta.

Roberta 28/08/2021

Que livro lindo!
Foi uma joia. Nunca tinha lido um livro sobre refugiados, e este foi um achado, com certeza. Uma história narrada por uma criança pura e singela, que conhece um menino refugiado que foi estudar na sua sala.
Um tema extremamente doloroso, contado com a leveza que só as crianças são capazes de transmitir.
Sorri e me emocionei. Lindo

Anna 06/03/2021

Imigrantes por um ponto de vista novo..
Não espere relatos tristes, cheio de detalhes que doem muito ler. Esse é um livro leve, contato por crianças, sobre um imigrante separado dos país.
Sim tem momentos de tristeza, mas é um livro fofo, gostosinho, uma história delicinha de ler. Adorei o relato da aventura de domingo, de como as famílias são diferentes e o pensamento simples de uma criança pode ajudar a mudar a situação difícil (um pouquinho de cada vez).

Lu 15/02/2021

Que livro gostoso de ler. Assuntos tristes mas colocados sob a visão de uma criança. Emocionante!!!!

Raquelzinha : ) 18/07/2021

EMOCIONANTE ????
"Queria que soubesse que não me importava que ele fosse uma criança refugiada. Ainda queria sua amizade."

Uma história narrada por uma criança, uma menina tão fofa e inteligente. Quando Amnet chega em sua sala, ela acaba descobrindo que ele é um refugiado e ela e seus melhores amigos montam um plano para ajuda-lo.

Um livro que nos traz muitas lições!

"Que o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os coracorações mais especiais que qualquer um poderia ter."

Tamara.Locatelli 11/07/2021

Muito legal
O livro tinha tudo para ser somente triste. No entrando, a estória se tornou mais leve por retratar o amor puro das crianças. Aquele que não tem preconceito. Que acolhe qualquer pessoa e tenta ajudar a todo custo.

Sunny 16/07/2022

Me pergunto por que eu não terminei antes...
Esse livro fala sobre Alexa, uma garota que inicialmente tem 9 anos, onde ela vive aventuras com seus amigos Josie, Tom e Michael. Em uma dessas aventuras eles conseguiram fazer amizade com um garoto chamado Ahmet.

"ele era definitivamente a pessoa mais corajosa que eu conhecia."

MINHA OPINIÃO: CONTÉM SPOILER

Eu demorei mais de um ano para ler esse livro, não por ele ser ruim (não é, de forma alguma), eu infelizmente não conseguia me concentrar nessa leitura. Porém, mesmo com isso, posso dizer que é um livro maravilhoso.

Gostei muito da empatia da Alexa, a criação dela foi muito boa, ela entende muito bem as coisas, mas gosta de aventuras. A amizade dela e seus primeiros amigos é muito especial também.
Logo depois surge o Ahmet, um garoto refugiado da Síria, ele foi um personagem que eu consegui me conectar, ele tinha medo, angústia, queria muito a sua família. A forma da autora mostrar um garoto tão novo ter vivido coisas tão cruéis me fez refletir acerca das milhares de pessoas, incluindo crianças e bebês, que sofrem para fugir de seus países.
Tom, Josie e Michael foram muito importantes também. Eles protegeram e apoiaram o Ahmet a todo momento, inclusive na hora que criar o Melhor Plano do Mundo. Enfim, amei os personagens e a principal.

A autora quis mostrar como foi a vida do Ahmet para nos alertar acerca das outras pessoas como ele, que precisam de uma casa, que estão longe de suas famílias. Um livro feito para refletir, inclusive achei muito interessante da autora que uma parte do dinheiro de venda dos livros fosse direcionado às pessoas refugiadas, para ajudá-las.

Por ter muito tempo que iniciei ele não me recordo tão bem, mas esse final foi incrível. Eles (Alexa, Ahmet, Tom, Josie e Michael) conseguiram mudar a perspectiva das pessoas sobre as pessoas refugiadas.

"Não confio em pessoas que não conseguem sorrir com o rosto inteiro. Significa que estão tentando esconder algo de você. Sorrisos falsos sempre me fazem querer ficar tão longe do Dono do Sorriso Falso quanto possível."

NOME DO LIVRO: CONTÉM SPOILER

O livro tem esse nome porque o Ahmet era o garoto que se sentava no fundo da sala, aquela cadeira vazia ficou ocupada, esse garoto no fundo da sala fez total diferença na vida de todos os envolvidos, acredito que eles aprenderam muitas coisas através do que o Ahmet contou (inclusive eu).

PONTOS ABORDADOS: CONTÉM SPOILER

1- Pessoas refugiadas: como é tema principal do livro, não se pode deixar isso de fora. Foi mostrado a história do Ahmet e sua família, o que levantou questões sobre as outras diversas famílias que estavam passando por isso. Foi uma importante para lembrar que o Garoto no Fundo da Sala não foi esquecido, não é só um garoto, é o garoto. Ele não precisou se sentir mais excluído, até porque ele fazia parte de um grupo que amava ele.

"E tudo isso graças ao garoto que veio e sentou no fundo da nossa sala e me deixou ser sua melhor amiga."

2- Bullying: o Brendan é o personagem chamado de "Valentão", porque ele sempre implicava com Alexa e seus amigos e, mais recentemente, com o Ahmet. Porém não era apenas o Brendan, também havia outros três que queriam mandar nos outros e falar coisas ruins pros colegas.

3- Racismo: muitas pessoas foram super desnecessárias ao falar coisas ruins das pessoas de outros países (nesse caso foi racismo porque uma população que foi submetida à esse preconceito por conta da sua raça).

4- Amizade: foi muito retratado a importância da amizade da Alexa para o Ahmet se sentir melhor, se sentir pertencente a um lugar, sentir que alguém gostava dele o suficiente para ser seu amigo. Por isso, a protagonista tornou-se a melhor amiga dele.

5- Apoio: não só de amigos, também de outros pessoas, até mesmo desconhecidos. O apoio das pessoas de diversos locais ajudou o Ahmet a encontrar seus pais, por esse motivo foi tão essencial ele ter sido apoiado.

"Esperava mesmo que, quando havia fugido dos valentões e das bombas, Ahmet não tivesse perdido nenhuma peça importante no caminho. E que, se ele perdera, alguém o estivesse ajudando a encontrar novas que fossem do mesmo tamanho e cores que ele precisava."

ENSINAMENTO: CONTÉM SPOILER

E mais uma vez eu li um livro com um ótimo aprendizado.
Ele nos mostra a nos importar mais com o próximo, que devemos olhar para cada um e tentar ajudar as pessoas.
Foi a primeira vez que li um livro sobre refugiados, por meio de uma criança eu pude entender o que as pessoas passavam e ainda passam em busca de um "lar", um local que eles se sintam acolhidos.

"Há pessoas tolas no mundo, amorzinho. Pessoas que têm tanto medo de qualquer um que não se pareça ou se vista como elas, que coma a mesma comida que elas, que chamam o outro, mesmo crianças como você, de todo tipo de nome tolo."

Apogeu Literário 02/03/2022

Apaixonada!
O garoto do fundo da sala é uma obra da autora Onjali Q. Raúf, onde nossa narradora é a protagonista de nove anos e nove meses, Alexa.

Alexa é uma criança inocente e que vive somente com a mãe em Londes, já que seu pai morreu quando ela ainda era pequena. Um dia na escola, junto com seus melhores amigos: Tom, Josie e Michael, Alexa repara que a antiga cadeira do fundo da sala que antes estava sempre vazia agora tem um garoto quieto, tímido e com olhos de leão.

Alexa está determina a se tornar amiga desse novo e curioso garoto, mas não seria uma jornada facil. Primeiro, ela teria que se aproximar dele, e durante várias saídas o esperou para entregar um doce ou uma fruta, e finalmente descobriu o porquê de seu quase amigo precisar ficar recluso.

Entre vários desafios que o grupo das crianças tiveram que encarar, o pior deles definitivamente havia sido o preconceito. Não somente um vizinho de terno, nem um valentão que fazia bullying com os mais fracos, ou até mesmo o professor cujo nariz fazia um barulho irritante, mas a decepção de perceberem que os adultos tinham medo daqueles diferentes de si, quando eles próprios achavam que se todos fossem iguais o mundo seria muito chato.

A leitura foi muito gostosinha, já que a narração foi do ponto de vista de uma criança, a autora se manteve fiel ao personagem inoencete e sonhador.

Foi uma temática muito bonita e que nunca tinha tentado antes, mas estou completamente apaixonada. O livro tem pouco mais de 180 páginas, li em uma noite e não me arrependo nem um pouco.

07_Maria 22/02/2021

Que livro INCRIVEL!
Por onde começar a falar desse livro? Esse livro te fala sobre empatia e amizade de uma forma tão tranquila e fofa. Chorei e ri lendo esse livro.