O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

mmonyeiro 14/04/2021

Lindo e necessário
Esse livro deveria se tornar uma leitura obrigatória nas escolas!

Foi como um abraço o jeito como a Alexa lida com toda a situação ao redor dela.?

Amanda 31/12/2021

Quase que eu não termino de ler a tempo kkkk
É o tipo de livro que derruba por sua verdade, mas não que te deixa mal, tá? É um livro puro, sensível, direto, cru. Que deixa o leitor emocionado com uma história que poderia muito bem ser real, já que temos milhões de refugiados espalhados por todo o mundo. É uma visão dos fatos muito pura e sem a pretensão de dar lição de moral. É uma criança fazendo perguntas sobre a situação do mundo e que pode te fazer acordar para momentos cotidianos que até então, passavam despercebidos.

Considero a obra uma leitura obrigatória para sermos mais empáticos uns com os outros. E por mais que o foco principal seja nos refugiados, a obra abrange o diferente como um modo geral. Falamos sobre como o desconhecido gera repulsa, como a necessidade de poder e de conhecimento pode levar as pessoas a extremos. Bullying, intolerância, preconceito. Seja como for, são atitudes que ainda precisam ser discutidas para não existirem mais.

"O Garoto do Fundo da Sala" é perfeito para os fãs de Extraordinário! Todos os públicos conseguem ler e ainda vão entender a importância da mensagem deixada, a narrativa é acessível e direta. E por mais que seja narrado por uma criança, os adultos mais afetados serão os adultos, pois veremos o quanto nós precisamos da coragem e da amizade que une essas crianças.

Books.da.Glau 15/03/2021

Perfeito e necessário
A leitura deste livro é tão necessária quanto de outros tantos clássicos que temos publicados, pois podemos notar o quão incrível seria o mundo se não houvesse influências negativas na formação do caráter de nossas crianças.
É um livro narrado por uma criança de 9 anos, e com a narrativa podemos ver que a criança tem um coração puro, honesto e incrível. Que não vê maldade e procura sempre ajudar aqueles que precisam.

?Toda a história começa em uma sala de aula onde havia uma cadeira vazia e que agora está ocupada por Ahmet, um garoto Sirio, refugiado da guerra civil que acontece por lá, e que se perdeu de sua família no percurso até a Inglaterra. Ao tomarem conhecimento de sua história de vida, seus quatro novos amigos resolvem bolar um plano para que as autoridades se conscientizem e ajudem a encontrar a família de Ahmet.

?Ahmet é um garoto quieto, porém muito corajoso! Já sofreu muito, mais continua a lutar por tudo o que aprendeu com seus pais. É uma criança de sorte por ter encontrados amigos tão leais e verdadeiros.

?Durante toda a narração, somos impactados por frases sábias, pensamentos inocentes, porém profundos de uma criança que perdeu o pai muito cedo e é criada por uma mãe extremante companheira. Podemos notas as divergências de ensinamentos familiares com base em alguns atos desses quatro amigos, vemos os preconceitos dos adultos e o rancor direcionados a uma criança inocente. Enfim, é uma lição para a vida inteira. Essas quatro crianças nos ensinam que empatia, amizade a amor incondicional transpassa qualquer preconceito humano.

??Amei a paixão da garotinha pelo Tintin (me identifiquei, eu amo ?As aventuras de Tintin? até hoje!!), as ações dela para com Ahmet são tocantes, profundas e me deixaram maravilhada.
Com certeza, este livro está entre as minhas melhores leituras da vida. E na minha humilde opinião, este livro que se compara em lições de amor, respeito e reciprocidade com o clássico ?O pequeno príncipe?!

??Leitura imprescindível??

Jess_ 18/03/2021

Necessário.
É um livro muito necessário para todos, nos faz repensar sobre nossas atitudes, e ver o quanto o mundo seria melhor com pessoas como estás crianças no mundo, tanto as crianças como os adultos, se importando tanto com alguém que arriscaram suas próprias vidas apenas pelo bem próprio de alguém, eu amei e espero conhecer pessoas tão gentis quanto as do livro.
No livro diz que se eu pudesse ficar famosa r estar nas notícias por um único dia, por qual atitude seria, e eu acho que seria por dar abrigo para a maior parte de mendigos da rua, sempre penso neles e o quanto eles sentem frio de noite e passam fome por estar ali, e as vezes nem mesmo casa eles tem para poder voltar quando sentirem a necessidade. Então eu tentaria pelo menos tirar metade dos mendigos da rua(pois são muitos, quem sabe um dia kkkk) dando alimento, lar, carinho, suporte médico e atenção. ??Espero um dia poder conseguir fazer metade disso.

parzival 02/05/2021

a inocência das criança é tão especial e em pensar que tem mais de 67 mil refugiados por ai :/ ahmet é tão forte por ter passado por tudo aquilo e ter apenas nove anos, eu mesma não sei se conseguiria lidar com tanta coisa assim.

Emi - Espider-Gil ;) 11/04/2021

? O Garoto do Fundo da Sala
Esse livro é tão fofo e necessário de todas as formas!

Ele irá contar a história de Ahmet (pela visão de sua nova amiga) um garoto refugiado de 9 anos que se perderá dos pais na fuga da guerra. Em seu novo lar, na Inglaterra, terá a sorte de conhecer os melhores amigos do universo que irão bolar vários planos para encontrar a sua família novamente.

Obs.: uma das coisas que amei no livro, foi de ele ser narrado por uma criança que irá nos mostrar de uma forma tão fofa e engraçada a sua visão referente a tudo que estará acontecendo.

???

Thais 17/04/2021

Para todas as idades!
Livro de leitura rápida e leve, apesar da seriedade do assunto que aborda. Vale super a pena!

Athenna 16/08/2021

Uma historia linda, fofa e necessaria. Li em 1 dia, é incrivel ver a inocência dos personagens durante todo o livro, tentando ver as coisas de um lado positivo e descobrindo que a realidade é dura as vezes.

(lido a meses)

Mariana 19/03/2021

Leitura leve e NECESSÁRIAA!! "O garoto no fundo da sala", apesar de ser uma produção dedicada ao púplico infantil, é super bem vinda a leitura de outros públicos. É um livro que trata de um tema delicado, mas de forma tão linear, que nos cativamos pelos personagens e só queremos que tudo dê certo para eles. Mesmo sendo um livro leve e rápido, carrega uma reflexão e dados importantes que precisam ser falados.

Glyceane 20/06/2021

Ah ... expectativas!
Esperava um livro mais focado na vida de Ahmed (o garoto do fundo a sala) e como foi sua trajetória como refugiado.
O desenrolar do livro é mirabolante demais e não colou pra mim.
Apesar da história tocar em pontos importantes sobre a crise dos refugiados.
Ponto + narrador condizente com a sua idade. A autora não coloca diálogos de pessoas adultas na voz de uma criança.

sabrinasbooks23 06/03/2021

Necessario
Esse livro trás uma lição de vida extremamente necessária, deveria ser lido por todo mundo.
Ver os acontecimentos pelo olhar de uma criança de 9 anos me ensinou a ter mais empatia pelas pessoas ao meu redor.
A amizade dessas crianças com a amiguinho refugiado que nem sabia falar a língua deles é linda, todos deveriam aprender a ver os outros como essas crianças.

Ayumi.kimura 19/03/2021

Notável.
Aquele livro que te faz rir, pensar e chorar. Um tanto meigo, um tanto infantil mas que nos dá a oportunidade de pensar que existam pessoas que são obrigadas a deixarem sua vida para trás em busca de viver com um pouquinho de paz, e é sempre maravilhoso saber que existam mais pessoas boas do que pessoas ruins.
Créditos para a autora pelo seu primeiro livro.

Cacau 23/03/2021

Maravilhoso
Eu costumo ler livros infantojuvenis esporadicamente. Este me chamou atenção e resolvi dar uma chance. Li aos poucos, degustando, até que não foi mais possível ler devagar, pois as emoções fazem você grudar no livro até o fim. A sensibilidade com que a história é contada me fez sentir tocada pela causa que eu sempre acompanhei de longe e sem muita opinião. Necessário não só para crianças, mas também para adultos.

Eder Ribeiro 24/03/2021

A história contada na visão de uma criança de 9 anos torna o livro fofo. A grande lição desse livro é fazer com que refletimos sobre a perda de nossa humanidade. Vale a leitura.

Mariana_ 20/05/2021

Uma boa historia...
Gostei bastante do livro! Uma historia inspiradora sobre amizade!

Recomendo!