O Garoto do Fundo da Sala

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Adri 15/02/2021

O Garoto do Fundo da Sala - resenha para @starringbooks
Sinopse:
Tinha uma cadeira vazia no fundo da minha sala, mas agora um garoto chamado Ahmet está se sentando nela.
Ele tem nove anos de idade (assim como eu), mas é muito estranho. Ele nunca fala, nunca sorri e não gosta de doce - nem mesmo bala de limão, que é minha favorita!
Mas aí eu descobri a verdade: Ahmet não é tão estranho. Ele é um refugiado que escapou da guerra. Uma guerra de verdade. Com bombas, fogo e pessoas más que machucam os outros. E, quanto mais eu descubro sobre ele, mais quero ajudar.
É quando meus melhores amigos Josie, Michael e Tom entram na história. Porque, olha só, a gente fez um plano?

Livro: O garoto do fundo da sala
Autora: Onjali Q. Raúf
Editora: The Gift Box

? Primeiro de tudo, eu preciso agradecer à editora The Gift Box por trazer um livro tão incrível e NECESSÁRIO!!!
? Muito Obrigada!!

? Tudo começa com uma cadeira, e essa cadeira no ano passado era usada por uma menina que foi embora e desde então estava VAZIA, mas a partir daquele momento não estaria mais? Ahmet chega para nos mostrar o que é AMOR.

? Eu realmente não tenho como falar desse livro a não ser em primeira pessoa (eu - Adriana), porque esse livro vem com um sentimento tão forte de amizade, tão forte de amor, tão forte de família, tão forte de união que ele desestabiliza qualquer pessoa!!!

? São crianças de 09 (nove) anos falando, são crianças de 09 anos se unindo por uma bem maior!!!

? O livro todo é narrado por uma criança de 09 anos (e nove meses) e intriga qualquer ser humano, ele trás consigo cada frase de sabedoria, cada frase de incentivo que você fica meio sem saber de onde tudo isso vem, e eu te digo! Vem de um ensinamento de mãe solo, onde o pai faleceu há algum tempo e essa mãe faz tudo para criar a sua criança com a maior educação de ser humano do bem. E ela consegue.

? Ahmet é uma criança corajosa!! E apesar de tudo o que está passando e já passou é uma criança de muita sorte por ter todos ao seu redor querendo ajudar.

? Minha rosa ? vai para essa mãe maravilhosa que luta diariamente para ensinar sua criança a jamais desistir de tudo aquilo que está certo, e que por mais que você seja diferente e por vezes ser odiado por ser assim, você não deve ceder daquilo que é para o bem!
? Minhas 04 pedras  são esses amigos que Ahmet conseguiu simplesmente por ser quem ele é, um menino quieto (por suas razões) mas que enche de amor por onde passa, essas 04 crianças são preciosas ? e nos ensinam que amor incondicional vai além de algumas demonstrações..
(Foto amanhã no IG ?)

? Com certeza uma das minhas melhores leituras da VIDA, se não, a número 01.. Você realmente aprende a ser um humano COMPLETO.

? Encerrei esse livro com lágrimas nos olhos e peito bem apertado com todos os números que esse livro nos traz.. Mas não são lágrimas de tristeza, são lágrimas por saber que existem pessoas MARAVILHOSAS NESSE MUNDO!

? O livro está disponível para venda pela editora no valor aprox. de R$ 58,41, e já está disponível para quem tem Kindle Unlimited gratuitamente.

? Link na Bio do meu IG @starringbooks ?

? Então, está esperando o que para conferir agora essa história linda a ajudar espalhar amor por onde Ahmet passar...

Beijos da Adri ?

Lívia Câmara 03/04/2021

Perfeito!
Um livro curto, mas de uma profundidade incrível! Foi muito gostoso reviver e relembrar momentos da época de escola através das aventuras dos personagens! A história toda é muito bem construída e o final... impossível não chorar de emoção! Leiam tudo, pois a motivação da autora em escrever esse livro o torna ainda mais perfeito e necessário! Super recomendo!

Mario.Gean 18/05/2021

Simplesmente perfeito...
Eu amei esse livro de uma forma inexplicável. Simplesmente devorei ele, foi impossível parar de ler.

A forma que a autora abordou um tema polêmico que são os refugiados com a narração doce de uma criança é encantador de se ler.

Um livro que nos faz sentir várias emoções, amor, felicidade, tristeza, raiva, compaixão, é uma montanha russa de sentimentos.

Recomendo demais. Mesmo, todos deveriam ler. Com toda certeza a leitura mais fantástica desse ano.

Pamela.Samara 08/05/2021

Tema de alta relevância
De maneira tão suave eles conseguiram abordar esse tema tão IMPORTANTE, teve muita risada, tristeza, meditação e choros nessa leitura, absurdamente interessante do começo ao fim com inocência e humanização tudo unido por essas belas crianças que tem o coração maior que o mundo... MORRENDO DE AMORES pelo melhor livro com a melhor ideia do mundo inteiro?

JoAo366 18/02/2024

Livro perfeito
Um livro com uma mensagem muito boa sobre um tema que mais se é abordado hoje em dia, simplesmente incrível!

Be 17/02/2021

Comovente e inspirador
No fundo da sala há uma carteira vazia. Isso seria comum até o dia em que uma pessoa muito interessante começasse a ocupá-la. Alexa é uma jovem de 9 anos que, com a ajuda de seus amigos de sala resolvem conhecer o novo ocupante enigmático e tímido. Por trás de seus ?olhos de leão?, Ahmet esconde uma história de vida muito triste e conflitiva: escapou de uma guerra de verdade. Mal sabe o novato que encontrou melhores amigos que mudaram sua vida!

Diego VF 28/03/2021

Rápido e envolvente.
Um livro curto, bom, narrado por uma criança de 9 anos e que trata de assuntos sérios. Essa é uma combinação que quase sempre dá certo, amigo. E, aqui, deu certo.

O livro trata dos refugiados da Síria, porém de um jeito infantil e leve, que ao mesmo tempo é pesado e denso. E, eu poderia falar sobre a história do livro (que é boa) ou qualquer outra coisa, mas eu vou falar sobre nossa protagonista. Quem narra a história.

Nas primeiras páginas, a narração não deixa claro o gênero da personagem, mas depois é revelado que é uma menina. Certo. Mas, eu nenhum, NENHUM momento é falado o nome da protagonista. Só na última página... E a etnia dela também não é falada, então fiquei o livro inteiro imaginando ela como uma britânica normal, mas depois é revelado que ela é estrangeira. Não vou falar a etnia dela nem o nome pois isso estragaria bastante a experiência com o livro.

Eu achei o começo até a metade do livro melhor do que a metade pro final, pois perdeu um pouco da densidade e ficou bem mais infantil, e foi isso que fez eu dar a nota 3,5 ao invés de 4 pra ele. Só isso, mas ele continua incrível, beleza?

Recomendo pra todos!

Nota: 3,5/5 Bão :)

Mari 08/04/2021

Eu tô chorando tanto q eu nem sei se sou capaz de escrever algo q preste

Q livro necessário!!!

Mesmo q eu descreva cada coisa que aconteceu nesse livro, porq ele é tão especial e único, ainda n vai ser suficiente p passar a emoção e o aperto no peito q ele me deu. Num momento em que a etnia, a região de nascimento, a religião e o credo tem se tornado tão em pauta e se mostrado itens de segregação, somos levados a pensar, será q isso REALMENTE importa??

Achei super fofo como a história é narrada do ponto de vista de uma criança, isso deu um toque ultra especial, amei como certas coisas são levantadas sobre a personagem principal são levantadas pelos outros somente em momentos chave, mostrando q aquilo não faz diferença frente aos olhos d uma criança, ou q ela n consegue entender o motivo de haver tal diferenciação

A metade final acabou comigo, no ponto de meu deixar chorando feio mesmo... nas últimas 20 págs eu tive q dar uma pausa na leitura pq estava tudo embaçado de tanto q eu tva chorando e oq doeu mais ainda, é saber que isso tudo é real, q há pessoas passando pela mesma situação de Ahmet e não tem a sorte de ter os melhores amigos do mundo, isso além de preocupante é triste.

Leiam... se permitam sentir cada emoção q esse livrou trouxer, qm sabe assim mais pessoas percebem q os refugiados são pessoas ultra especiais e merecem um lar e tanto amor quanto qlqr um de nós e assim, quanto mais pessoas ficarem conscientes disso, elas vão ser capazes de gritar p o mundo inteiro ouvir q n tem problema gostar de qm é diferente e q ser diferente n é um problema.

Isabela Moraes 31/05/2021

A mensagem passada por esse livro é incrível. Fala sobre a crise dos refugiados de forma leve, afinal, o livro é narrado por uma criança de 9 anos. Vale muito a pena a leitura, é incrível!

Gabriela.Moraes 07/03/2021

Vamos ser mais humanos
Falamos de guerras do passado e esquemos que há guerras nos tempos de hoje.
O livro conta a história de uma menina e seus amigos, que não tinha maldade no coração, e queriam ajudar seu novo amigo refugiado da guerra da Síria a encontrar seus pais..

LaryF 28/05/2021

Tipo de livro que nos deixa com o coração quentinho, a história de uma criança refugiada da Síria que encontrou os melhores amigos que poderia desejar na Inglaterra.
Livro contado todo sobre a perspectiva de uma criança , com toda sua inocência e sua força de vontade em ajudar o próximo sem medir consequências tornou a história uma lição de aprendizado aos adultos.

LHE 18/09/2021

Crianças são as melhores pessoas no mundo
Ler um livro é sempre bom, mas ler um livro na perspectiva de uma criança de 9 anos é ainda melhor.
Chorei muuuito, mas eu sou uma chorona de carteirinha então isso não é grande coisa, mas a história do Ahmet é simplesmente incrível, ver o quão bons seríamos se pensássemos como crianças é inspirador.
Amei essa história além da conta.

Anna 06/03/2021

Imigrantes por um ponto de vista novo..
Não espere relatos tristes, cheio de detalhes que doem muito ler. Esse é um livro leve, contato por crianças, sobre um imigrante separado dos país.
Sim tem momentos de tristeza, mas é um livro fofo, gostosinho, uma história delicinha de ler. Adorei o relato da aventura de domingo, de como as famílias são diferentes e o pensamento simples de uma criança pode ajudar a mudar a situação difícil (um pouquinho de cada vez).

07_Maria 22/02/2021

Que livro INCRIVEL!
Por onde começar a falar desse livro? Esse livro te fala sobre empatia e amizade de uma forma tão tranquila e fofa. Chorei e ri lendo esse livro.