O Enigma do Quarto 622

O Enigma do Quarto 622 Joël Dicker

Resenhas - O Enigma do Quarto 622

Bernardo Luiz 04/08/2021

Que Plots Twist foram esses ?? eu não acertei nada hahaha
? Para onde vão os mortos? Para todos os lugares onde possamos nos lembrar deles. Especialmente para as estrelas. Pois elas nunca param de nos seguir, elas dançam e brilham na noite, bem em cima de nós. ?

Essas foram uma das últimas passagens escrita nesse livro e foi a que mais me chamou atenção, O Enigma do Quarto 622 é uma excelente história onde o próprio escritor é o personagem principal onde mistura um fato pessoal de sua vida pra escrever um livro de ficção.

O livro fala sobre um escritor o próprio Joël Dicker que vive o luto do seu editor que faleceu recentemente. Decidindo sair de férias para espairecer a mente, ele viaja para os Alpes Suíços, instalando-se num hotel de luxo renomado, Jöel ao ser hospedado no quarto 621 Bis , em vez do 622 , sendo que a sequência segue normalmente como 623 (621, 621 Bis, 623) onde o 622 não existe. Achou estranho a numeração do seu quarto, então questiona os funcionários do hotel sobre o motivo dessa numeração curiosa, não conseguindo uma resposta satisfatória, Jöel junto de uma personagem no qual ele se conhece e logo se dão super bem, decidem se unir para descobrir o motivo da extinção do número 622. O que descobrem sem muitas dificuldades, é que a 15 anos atrás ocorreu um assasinato sem ser solucionado pelas autoridades no quarto 622.

A partir disso, Jöel se dedica a investigar entender o Enigma do Quarto 622 e quem foi o autor do crime cometido tanto anos atrás.

O livro começa num ritimo lento, introduzindo muitos personagens, mas na metade pro final, o livro entra num ritmo alucinante, com plots twist de explodir nossas cabeças, e personagens incríveis e muito cativantes. Um livro que eu adorei e recomendo a todos lerem, O Enigma Do Quarto 622.
Kess 04/08/2021minha estante
O que faltou para 5 estrelas?

Bernardo Luiz 04/08/2021minha estante
Eu achei um livro um pouco lento no início, com diálogos arrastados demais, mas quando chegou na metade pro final compensou bastante.

Hayra.Oliveira 09/06/2021

"Quando queremos acreditar de verdade em alguma coisa, só vemos o que queremos"
Primeira obra que li do Joel Dicker e fiquei encantada com a forma como o autor escreveu essa narrativa.

O livro possui inúmeros pontos de vista sobre a mesma história, brinca com as passagens de tempo e ainda utiliza a metalinguagem como recurso para que a gente entenda o processo de investigação do que realmente aconteceu no quarto 622.

Achei a construção dos personagens muito interessante, fazendo com que a gente se apegue e se surpreenda junto com eles na medida que vamos descobrindo o enigma.
Joel possui uma habilidade incrível para descrever os lugares, pessoas e construir uma história, o que me deixa muito curiosa e ansiosa para conhecer os outros trabalhos dele. Simplesmente incrível.
Naê 11/06/2021minha estante
Tuas resenhas me fazem querer ler os livros sempre!

Hayra.Oliveira 11/06/2021minha estante
Aaah! Obrigada, amiga ???. Esse livro é bem bom, vale a pena

Nih 23/07/2021

Cansativo e fantasioso..
Se eu gostei do livro? Gostei.
Se vale a pena ler? Depende.
Se eu recomendo? Não tenho certeza !
Se é tudo isso que falam? Não.. Nem chega perto !

Com uma escrita fluída, o livro é cheio de mistério, reviravoltas e é bem envolvente. Um dos pontos negativos foi intercalar a trama principal com a do escritor ( que além de monótona e chata, não acrescenta nada à história ). Isso acabou quebrando o clima inúmeras vezes, sem falar o começo do livro que é muito enrolado e demora pra engatar, fato que deixou a leitura extremamente lenta. A primeira metade do livro é bem entediante e os personagens não poderiam ser mais insossos. E o final, embora surpreendente, foi tosco.. enfim, é isso ai, não entendo o motivo das pessoas terem gostado tanto..

22/6: um dia a ser esquecido
622: um quarto a ser esquecido
O enigma do quarto 622: um livro a ser esquecido
Felipe Seibert 26/07/2021minha estante
Acabei de fazer uma resenha desse livro. E tb achei q não vale a indicação.

Nih 30/07/2021minha estante
Pois é, esse livro foi um desperdício de tempo..

Tamires 25/11/2021

Perdi 10 anos de vida
O livro conta a história de um autor (o próprio autor do livro, Jöel) e Scarlett, que se conhecem em um hotel em Verbier - Suíça e descobrem a existência de um quarto numerado como 621 bis.
Fascinados pelo que teria levado a mudança do quarto de 622 para 621 bis eles descobrem um caso de assassinato não solucionado e resolvem investigá-lo como a premissa de um livro de romance que surgiria da aventura.

Essa sinopse me instigou muito e eu tinha quase certeza que o livro seria excelente.. mas o problema já começa com o livro tendo 528 páginas, onde pelo menos 100 são completamente desnecessárias, o que tornou o livro extremamente maçante, me levando a crer que não terminaria de ler NUNCA.
Foram tantas idas e voltas no tempo que pensei estar no filme "de volta para o futuro", foram !!!57!!! mudanças, que por fim decidi ignorar e simplesmente seguir lendo mesmo estando mais perdida que o meme da Nazaré.
A história do autor dentro do livro em si é totalmente entendiante, os questionamentos dele sobre sua solidão são terríveis e não consegui sentir empatia nem pelo falecido Bernard. Outro ponto negativo foi a cartela extensa de personagens, que permite que você termine o livro sem saber o nome de todos eles e quais suas funções na história, vide Sloane e Scarlett que inicialmente parecem ser importantes pro enredo e simplesmente vão se diluindo até sumir, sem meio e nem fim (???).
Enfim, poderia ficar horas pontuando todas as firulas do autor, criando personagem a torto e a direito, surgindo com romances do nada, acabando relacionamentos por total falta de diálogo, mas aí se chamaria "o enigma do quarto 622" e esse livro já foi escrito.
hiago 05/12/2021minha estante
tô lendo agora e misericórdia que livro ruim. só vou terminar por questões de toc mesmo pq olha...

Tamires 05/12/2021minha estante
eu só terminei de curiosidade mesmo pra saber sobre o crime

May 19/01/2021minha estante
Eita e a curiosidade de clicar pra ler mesmo com spoiler???

Ju Harue 19/01/2021minha estante
Hahahaha NÃO!

Caio 24/09/2021

É muito difícil dizer quando não gosto de um livro. A leitura não fluiu. Terminei o livro sem me importar com nenhum personagem e com imenso sentimento de tempo perdido.
Somente Leituras 25/09/2021minha estante
Amigo é frustrante mesmo, não quis comentar quando vi q vc estava lendo esse, eu tentei ler esse ano, li até mais ou menos a página 50 e desisti, muito detalhado, não avança a história. Daí eu desisti dele. Percebi q combinamos nas opiniões.

Nayany 25/09/2021minha estante
Pelo menos descobri que Joel ñ é pra mim,vai demorar para ler algo dele. Talvez funcione numa série/filme,pois fica mais direto. ??

Larissa 03/01/2023minha estante
Que louco!Eu ficaria decepcionada com esse livro.

hillaryorto 06/01/2023minha estante
kkkk o final foi bem deprimente mesmo pq eu achei q eles estavam msm investigando mas era tudo da cbc dele

Gabriella.Helena 29/09/2022

Tem tantas camadas que daria uma série de TV muito boa
O livro gira em torno de um assassinato que ocorreu 15 anos antes do início do livro e que será investigado pelo próprio autor do livro, que se coloca como personagem na história, juntamente com outra personagem.

O autor constrói os personagens principais e as pessoas ligadas a eles de um modo muito detalhado e convincente, a ponto de parecer uma história real. O livro é longo, mas muito envolvente, pois forma-se uma complexa teia entre as relações e motivações dos personagens.

Se vc estiver procurando um thriller, ou uma história rápida de mistério, esse NÃO é o livro. Mas se vc gosta de romances investigativos inteligentes e com várias camadas, creio que vai gostar.
Queria muito uma série desse livro, ia amar assistir. Vou mostrar mais da minha experiência com esse livro em vlog de leitura no canal do YT Tagarellando (deve sair em breve) ?
Ludmila.Wendy 05/10/2022minha estante
No aguardo *-*

Gabriella.Helena 06/10/2022minha estante
Saiu hoje! ?

Renata.Oliveira 23/05/2021

Pra quem já leu outros livros do autor, esse deixou a desejar. A história começa morna, os personagens são chatos e você só consegue nutrir simpatia por um ou dois (e olhe lá). As reviravoltas são mirabolantes e pouco críveis (acho que nesse ponto as minhas espectativas estavam altas porque eu li dois outros livros desse autor cujos plots twists foram incríveis). Além disso, a narrativa da investigação do autor junto com a sua "amiga/ajudante" e da relação dele com o seu antigo editor é extremamente entediante e não se encaixa no romance principal (tive vontade de pular as partes que eram sobre a vida dele e não sobre o mistério do livro). O livro não conseguiu atiçar a minha curiosidade; levei cerca de 1 mês pra ler o livro, que eu leria na metade do tempo se a história tivesse realmente me prendido. Mas, de modo geral, a história principal se desenvolveu e terminou bem encaixada, cumprindo o que prometeu. O autor, no entanto, já produziu melhores.
zabela 23/05/2021minha estante
amiga q ódio comecei a ler agora

Renata.Oliveira 23/05/2021minha estante
Amg vá na fé kkkk não é perda de tempo, mas também não é um ganho

caspaeletrica 21/01/2023

7/10: O C0rno Do Quarto 621 bis
Começo dizendo que adorei a leitura, como é de se esperar de um livro do Joël. A escrita dele é tão fluída e direita, e os personagens deles são sempre tão interessantes e bem desenvolvidos. Entretanto, algumas coisas me decepcionaram nesse livro.

O final, por exemplo, foi BEM decepcionante para um livro tão bom. Além de ter sido um tanto quão mal escrito e mal desenvolvido, na minha opinião, a escolha feita pelo autor para culpar foi extremamente broxante e desapontador ? e é algo que é bem recorrente nos livros de Joël.

Faz-se mister ainda comentar sobre a homenagem ao editor de Joël feita durante o livro. Acho super bonito o que ele fez, super bacana mas não acho que deveria ter levado tantas páginas assim. No final, eram histórias que não contribuíam absolutamente nada para a trama e que enchiam linguiça demais.

Embora surpreendente, achei a grande revelação no meio do livro meio fora do ridículo também. Bem fora do ridículo.

Não sei se indicaria o livro, mas a nota é alta porque eu tive um tempo ótimo lendo ele e me diverti bastante.

obs.: arma é a maioral
matheusfellpps 21/01/2023minha estante
parabéns, resenha de artista! mais uma vez arrasou como smp arthur!

HoneyBookss 21/01/2023minha estante
Eu fiquei chateadissima com aquele final. Também achei q não precisava disso tudo pra falar do editor dele.

Lívia 20/12/2020

Presa nas páginas
O livro já começa revelando qual é o mistério a ser resolvido. Há um corpo no quarto 622, mas não sabemos quem o matou. Com personagens cativantes, sendo que o próprio autor faz parte do livro, as linhas de tempo distintas trazem os desdobramos da história nos momentos certos. Um ótimo thriller!
Fah 20/12/2020minha estante
Comecei pela Highsmith, estou louco para começar esse

Lívia 21/12/2020minha estante
Gostou?

Nando.Costa 03/04/2021

A Intrínseco não desapontou
Não tem muito o que falar sem dar spoiler, e qualquer spoiler por mais besta que seja, pode destruir toda a experiência dessa leitura, e Não tenha a intenção.

Os personagens são bem trabalhados, toda a trama é bem escrita, quando você pensa que resolveu todos os enigmas, a história da um jeito de jogar na sua cara que errou.

O final desse livro me surpreendeu muito, não esperava que fosse terminar assim (só lendo pra saber amigão).

Garanto que não é perda de tempo, confia!
Mariana 03/04/2021minha estante
Já está na minha meta de 2021 rsrs

Nando.Costa 03/04/2021minha estante
Não perca nenhum detalhe kk depois conta o que achou ?

NancYamada 30/03/2023

Uma linda homenagem
Romance? Saudosismo? Mistério? Plot Twist? Tudo isso e mais um pouco nessa obra de Joël Dicker!
Cheio de enigmas que vão de Assassinato, passando pela inteligência russa e a vida de um editor, essse livro irá prender a atenção e instigar de forma que não irá querer parar até descobrir tudo.
Joël traz também uma linda homenagem a seu editor recém falecido Bernard de Fallois (um jeito bem diferente de dedicar sua obra)
Os personagens sao cativantes e a trama envolvente e, como sempre na escrita de Dicker, plots surpreendentes!
Se busca um livro de suspense e que também dê um quentinho no coração, essa é sua leitura!
CPF1964 30/03/2023minha estante
Parabéns pela resenha. ???

NancYamada 30/03/2023minha estante
Obrigada!

Bella 05/02/2023

Abandonei ainda no início do livro porque o personagem principal já estava me irritando pelo jeito de falar com as pessoas, totalmente esquisito. A forma de alguém se refereir à ele também ficou bizarro e ainda tem o fato de o autor ser muito direto - até demais - já no início da narrativa e depois, por um pequeno suspense, enrola, muito mal, por dois capítulos. Eu não vou ter paciência pra isso.
Fátima Lopes 11/02/2023minha estante
Eu entendo... Quase desisti da leitura, livro chato.

Bella 15/02/2023minha estante
Menina, nem fala.

Hanrrara Abdalla 11/01/2021

Finalmente acabei. Não vou falar q não gostei pq esse livro desafiou minha mente, mas me estressou muito, é muito irritante vc achar q o mistério ta concluído ai o autor volta 15 anos antes pra mostrar q não tem nada a ver. Acho q o livro devia ser menor pra ser uma leitura mais fluída.
Mari 12/01/2021minha estante
NOSSA SIM. Me deu muita raiva quando ele voltava a 15 anos atrás pra explicar alguma história

Hanrrara Abdalla 12/01/2021minha estante
Acho q ia ser muito melhor se eles diminuissem umas 100 páginas