O Enigma do Quarto 622

O Enigma do Quarto 622 Joël Dicker

Resenhas - O Enigma do Quarto 622

Beatriz 15/12/2020

chocada
Esse livro foi o melhor que li no ano.
Um suspense incrível, muitos plot twist, um triângulo amoroso..
fui pega totalmente de surpresa em todos os suspenses, fiquei totalmente chocada com esse livro, recomendo muito
raquel 20/12/2020minha estante
Tô lendo e tô gostando muito

Drikolina 26/12/2020minha estante
Estou vidrada hahaha não consigo largar

Érico 29/12/2020minha estante
Fico feliz em saber. Ainda não li, faz poucos dias que soube do lançamento da edição brasileira. Mas tenho CERTEZA que gostarei, pois adoro TUDO do Joël Dicker. Já se tornou meu escritor favorito.

Beatriz 03/01/2021minha estante
eu conheci ele por esse livro, já estou lendo outros, amei a escrita dele

Érico 03/01/2021minha estante
Eu conheci por "Os Últimos Dias de Nossos Pais", que se passa na 2ª Guerra Mundial - bem diferente dos outros livros dele, mas muito bom, tocante, emocionante...

Beatriz 04/01/2021minha estante
eu tô lendo agora o desaparecimento de stephanie mailer e tô adorando

Soueujasmin 04/01/2021minha estante
Menina, eu tô fascinada pela escrita fácil e atrativa... Mal comecei mas já tô empolgada! ??

Diogo.Natoli 05/03/2021minha estante
Ganhei um vou ler ja ja

FabiBraga 28/03/2021minha estante
Eu amei todos os outros livros dele. Estou adorando esse também.

LuaTeresa 13/05/2021minha estante
Tem algum gatilho ou cena +18?

Larita 23/06/2021minha estante
Acabo te terminar a leitura. Estou completamente deslumbrada com a forma de escrita do autor: muito minunciosa, mas não de um jeito tedioso, e sim com clareza e objetividade, sem desvaneios. As histórias e personagens estão todos conectados do início ao fim. Uma verdadeira obra de arte. Recomendo a leitura. ?

FabiBraga 24/06/2021minha estante
Realmente a escrita do Joel é fluída e inteligente.

Brandajulise 14/07/2021minha estante
Lua
Estou lendo agora, e não vi nenhuma cena gatilho ou mais de 18
Posso supor que essa leitura e para mais de 14
E bem leve

LuaTeresa 14/07/2021minha estante
Entendi. Obrigada por avisar @girlgeek

DeAmor 03/09/2021minha estante
Final inusitado! Me pegou direitinho rsrsrs

-Koraline 07/12/2021

Loucura
#MaratonadoDesespero - Desafio Prisioneiro - Um livro que comprou no início do ano ou em 2020 e ainda não leu.
Esse livro é a coisa mais caótica que já li, é inacreditável que a quantidade de eventos da história se passam em menos de 530 páginas. A premissa do livro é a seguinte: um escritor famoso está escrevendo um livro baseado na vida de seu editor, que faleceu, quando, em uma viagem de férias, conhece uma mulher, e ambos começam a investigar o motivo de não existir o quarto 622 no hotel. A narrativa é intercalada entre o presente, que é a investigação do escritor, e o passado, desde semanas antes do assassinato que ocorreu no quarto. Na maioria dos livros de investigação que já li sempre tem alguma parte bastante monótona lá pela metade que me faz cansar um pouco da leitura, mas com esse livro isso não acontece. Revelações são feitas constantemente, e devo dizer, quem foi o assassino é o que menos tive vontade de descobrir. Durante toda a narrativa do passado, o autor retoma absolutamente toda a vida dos personagens, desde a infância, eventos traumáticos e como se conheceram, fazendo com que o leitor tivesse total entendimentos de suas motivações e ações, então me senti extremamente envolvida com as personagens, e em certo ponto, até mesma preocupada com eles, a complexidade da personalidade de cada um é encantadora. O desfecho do livro, e não, não estou falando do assassino, mas sim das última cinco páginas foi o que mais me surpreendeu, e foi uma ideia simplesmente genial do autor. Apesar de toda a rasgação de seda, o livro tem sim um defeito, e acontece lá por 75%, quando uma sucessão de reviravoltas começa a acontecer e não param mais, e tudo se desdobra em tamanha velocidade que fiquei um pouco perdida tentando entender o que cada personagem tinha feito, e algumas ações não tiveram nenhum propósito. Enfim, é uma história muito boa, e recomendo para quem gosta de um boa descrição de personagem.
Jenny Puerta 07/12/2021minha estante
Eu tb adorei esse livro! :)

Ana Vidal 07/12/2021minha estante
sério q vcs gostaram desse autor? eu li um outro livro dele q eu odiei........

-Koraline 07/12/2021minha estante
Só li esse livro dele até agora... Qual vc leu e nn gostou, Ana?

Cleber 08/12/2021minha estante
Adorei a resenha?

Ana Vidal 08/12/2021minha estante
eu li A verdade sobre o caso Harry Quebert.

Eduardo.Zastrow 28/02/2022minha estante
Livro fraco. Achei incríveis tanto o livro do Harry Quebert quanto o da Stephanie Mailler. Mas esse foi uma forçação de barra sem precedentes.

Brunomorai 25/05/2022minha estante
150 páginas e não to gostando muito não

Milena.Margutti 22/06/2022minha estante
O primeiro livro desse autor que li foi A verdade sobre o caso Harry Quebert e depois O livro dos Baltimore, amei os dois. Mas esse tá complicado, não flui, os personagens não cativam, parece tudo meio sem motivação...

Kamilla120 31/10/2023minha estante
Super amei

Iamlaviniamonteiro 25/02/2024minha estante
Estou a 3 meses com o livro? agora que peguei para lê-lo realmente? AMO ESSE AUTOR, porém estou sentindo que está um pouco travada a leitura? vamos ver

Reichertrar 06/01/2021

Joël tem a incrível capacidade de me dar raiva
Primeiro livro do ano e perdi meu tempo, é o segundo livro do autor que leio e vai ser o último. Sua única técnica é enfiar um monte de reviravoltas achando q assim cria uma história, tem gente que gosta, mas acho terrível. Seus personagens são péssimos e se contradizem em várias horas, tomando atitudes que não combinariam com sua natureza construída até o momento, só para se adequar ao rumo que o autor queria. Nesse romance em específico há tantas situaçõe ridículas e irreais que parece um filme pastelão de comédia. Pra finalizar, 1/3 do livro poderia ser jogado fora pq é simplesmente o autor como personagem enaltecendo seu editor que faleceu, não acrescentando em nada no enredo, foi jogado lá como homenagem mas sinceramente foi irrelevante.
Ithyara 07/01/2021minha estante
Eita que alguém foi dormir com ódio hoje! Kkkkk uma coisa temos em comum, ambas tivemos um péssima experiência com o primeiro livro do ano!

Ithyara 07/01/2021minha estante
P.S.: já leu O apanhador de sonhos de Kingão?
Se não, trate de comprar, para a leitura coletiva da Duda!! Kkkkk o meu está vindo de Jegue pelo Estante Virtual kkkkk

Reichertrar 07/01/2021minha estante
Ódio msm kkkkk Mulher, eu já to com 2 leituras conjuntas e de calhamaços ainda por cima, Duna e Um Defeito de Cor, não queria entrar em outra... mas vou por sua causa e pq é King kkkkkk

Ithyara 07/01/2021minha estante
Eita, me senti até mal agora por fazer você entrar em outro calhamaço, pois lembrei que você ainda tem as obrigações mensais da TAG e Intrínsecos! Kkkk Mas, se quiser passar suas férias cumprindo metas, vou adorar ter você para discutir a leitura!

Reichertrar 07/01/2021minha estante
Vou ler sim, King é King né, não dá pra recusar. Pior q eu cancelei a Intrínsecos, na vdd eu vi q prefiro ela a Tag, mas eu assinei a Tag no plano anual, to presa nela até setembro, a Intrínsecos assinei o mensal e como o orçamento apertou, ela dançou :(

Ithyara 07/01/2021minha estante
Meu plano Intrínsecos também é o mensal, não assinei em janeiro porque não gosto muito de distopia! Mas fevereiro eu estou pensando no caso! ? No entanto, estou com tanto trabalho de TCC para corrigir que o que não me falta são leituras! Kkkkkk ?

Reichertrar 07/01/2021minha estante
Eu amo distopias kkkkkkk Chegou hj o livro, é da Lionel Shriver, adoro essa autora, to empolgada.

Ithyara 07/01/2021minha estante
Estranho seria se você não gostasse...afinal, tudo que eu amo, você odeia e vice versa! Tirando King, pois o Mestre é exceção! Kkkkk

Alina.Oliveira 20/01/2021minha estante
Ainda estou na página 100 e sinto a mesma coisa que você. Estou pensando em desistir do meu primeiro Intrínsecos porque tá difícil de engolir. A impressão que tenho é que o autor (pensa que) escreve pra leigos.
Só não abandonei AINDA porque as pessoas falam que as 100 últimas páginas são boas. Porém, 526 páginas pra aproveitar só a últimas 100..... a vida é muito curta e a lista de livros tá muito grande pra ler livros ruins.

Simone de Cássia 20/11/2021

Gendedeus, tô arrasada! Que decepção!!! Apostei todas as minhas fichas nesse autor que já escreveu ótimos livros, mas esse aqui, misericórdia! Personagens sem carisma, com postura tão infantil que beira o idiotismo. Soluções mirabolantes dignas de desenho do Pica Pau e uma confusão de idas e vindas no tempo que embaralha qualquer um. Juro, não é implicância, mas pra que isso? Tudo bem uma ou outra volta ao passado pra criar um clima, sei lá, mas, aqui ele abusa! Seis dias antes do crime, dois dias antes do crime, um ano depois, dois meses depois, três horas antes do crime, na tarde do crime... pelamordedeus! Eu tive o trabalho de contar: foram 57 "mudanças de tempo"... pra que?? Diálogos infantilizados, condutas sem credibilidade, cenas que chegam a ter graça de tão ridículas. Sem falar na participação do próprio autor na trama fazendo o papel de si mesmo junto com uma mulher saída no nada que até agora eu não entendi qual o objetivo... não acrescentou nada! Gente, é sério, tô arrasada na decepção! O quarto 622 não tem enigma nenhum, o enigma é entender causdequê esse autor escreveu esse trem estranho!! Entra, Joel, entra pro 622, se esconde, se tranca e joga a chave pela janela. A gente vai entender...
Riva 20/11/2021minha estante
Já baixei a mãozinha!!!!!!!!!!

Riva 20/11/2021minha estante
Não preciso dizer que estou tendo uma crise de riso sem fim com a resenha!

Fabricio268 21/11/2021minha estante
Vixe Maria! Depois de tudo que você escreveu eu achei duas estrelas até demais rsrs. Gosto do desenho do Pica-Pau...mas vou ficar longe desse livro.

Simone de Cássia 21/11/2021minha estante
Rivinha de Deus, o livro é ruim demais da conta!!!

Simone de Cássia 21/11/2021minha estante
Fabrício, cê cridita que depois eu arrependi de dar duas estrelas?? Rsrs Fica longe mesmo...pensa num trem ruim...

Riva 21/11/2021minha estante
Já baixei a mãozinha e já tirei da lista de desejados!!!!!!!

hiago 05/12/2021minha estante
nossa kkkkkk o livro é exatamente assim tô penando pra terminar. pensei que seria woow mas esse livro chega a ser tosco. esse lance da espionagem p-30 e tals mdssss parece um bando de criança

Thay 25/11/2022minha estante
Os outros livros dele são bons, por mais q seja difícil de acreditar

Thay 25/11/2022minha estante
O caso alaska sanders, eu só dei nota baixa pq descobri o culpado mas o livro não é ruim

Thay 25/11/2022minha estante
E a verdade sobre o caso harry quebert é um dos meus favs da vida

alexandra165 25/11/2022minha estante
ai amg, dps desse livro fiquei com mt medo de ler ele de novo. se soubesse que os outros são bons teria começado por eles, mas agr fiquei meio traumatizadakkkkk

Fátima Lopes 11/02/2023minha estante
Eu também não gostei do livro, escrita rasa e inverossímil.

Jéssica Berton 04/03/2023minha estante
Acabei de ler e tô com essa mesma indignação kkkk

alexandra165 13/03/2023minha estante
@jessica mt sensata!

Mila Araujo 23/03/2023

É vixi atrás de eita!! Rsrs
Gente, sério!! Estava lendo esse livro em uma leitura coletiva que era de 1 mês, terminamos em 15 dias!! Kkkkk Livro surpreendente! Leitura mega fluída! Instiga demais a curiosidade! Tem várias histórias que se ligam e é maravilhosa essa dinâmica! Super recomendo!!
CPF1964 25/03/2023minha estante
Feliz que tenha gostado, Mila. Sou suspeito para falar de Joel Dicker.

Mila Araujo 25/03/2023minha estante
Amei Cassius!! Escrita maravilhosa!! Tenho mais dois dele!!

CPF1964 25/03/2023minha estante
Os Últimos Dias de Nossos País é o único diferente, Mila. Os demais seguem a mesma narrativa do Quarto 622. Muitas páginas. Muitos Personagens. Plot do Plot do Plot.

CPF1964 25/03/2023minha estante
Embora eles possam ser lidos de forma individual alguns deles se entrelaçam em determinados momentos. São citadas situações que já ocorreram em livros anteriores.

Mila Araujo 25/03/2023minha estante
Se vc puder me passar a ordem Cassius, adoraria!!

CPF1964 26/03/2023minha estante
Minha sugestão, Mila:
Stephanie Mailer a qualquer momento.
Harry Quebert, Baltimore e Alasca Sanders.

Eduardo 06/04/2023minha estante
Adorei o título da sua resenha!

Evelyn Marinho 01/04/2021

Gente do céu
Que livro foi esse? Perfeito, sensacional, simplesmente esplêndido!!!
Sem palavras, me senti em outro país, viajando por cada cantinho nesse livro. Personagens perfeitos, bem construídos. Zero defeitos. Ganhou meu coração todinho esse autor, quero ler até a bula de remédio dele. Socorro to apaixonada!!
Silvana Lima 02/04/2021minha estante
Não tava animada pra ler esse não, mas depois desse comentário, não tenho como fugir.

Evelyn Marinho 03/04/2021minha estante
Leia que não vai se arrepender ?

gabihott 24/04/2021minha estante
Vim aqui no skoob procurar comentários motivacionais sobre esse livro e encontrei o seu. Deu certo. Vou voltar a ler! kkkkk
Eu to em 15% e não estou conseguindo me conectar com a história. Vou persistir ?

Evelyn Marinho 24/04/2021minha estante
Vai na fé que é sucesso! Haha eu achei um livro super inteligente e me fez de trouxa várias vezes. No começo é pouco lento, mas depois vai que vai!!

Silvana Lima 24/04/2021minha estante
Puta livro! Maravilhoso ?

Evelyn Marinho 24/04/2021minha estante
Ótimo né Silvana!! Vale demais ?

Rai 25/06/2022

Joel é muito doidooo
Eu AMEI! Poderia falar que poderia ser menor, mas se fosse, prejudicaria a experiência também.

O livro alterna muito entre passado e futuro, te deixa meio doida, então precisa estar mergulhada na história.

Eu amei demais, chorei no final ?

É um livro que você acha que todo mundo é o assassino, e começa a se perguntar se VOCÊ não é um suspeito também ????

Confesso que me apeguei a todos os personagens, menos a mãe da Anastasia. Aquela mulher precisa de uma oração braba!! (No final a gente entende a preocupação dela, mas ok)

Enfim, AMEI ?
Marli Angelotti 25/06/2022minha estante
Eu também amei,assim como todos dele.

Rai 25/06/2022minha estante
Mulher, já quero ler tooodoos!! Apaixonada demais!! ??

maria 25/06/2022minha estante
finalmente alguém que não reclamou das idas e vindas do livro no futuro e passado! esse livro é muito bom, eu amei as reviravoltas sucessivas

Rai 25/06/2022minha estante
Maria, eu amei!! E fez todo sentido pra mim!! Ele é perfeito, tem meu coração ?

Marli Angelotti 25/06/2022minha estante
Eu me tornei fã absoluta desse autor,ele é genial.

luiza lima 12/03/2021

longo, chato e sem graça
Mais um livro policial e sobre assassinatos no clube Intrínsecos... Eu me surpreendi muito positivamente com o livro anterior, mesmo não sendo meu gênero favorito. Mas esse livro... Achei insuportável, pra ser sincera. Me forcei a ler até o fim porque foi pra ler livros que normalmente não escolheria que entrei no clube e também fui motivada pela quantidade de reviews positivos aqui, esperando alguma reviravolta que fisgasse meu interesse.

Bem, não rolou. No começo me deparei com um self-insert do autor, o que é algo me gera certa aversão e, ainda por cima, eu tinha acabado de terminar um livro com self-insert também, o que me desmotivou bastante logo de cara. Superado isso, tenho que ler o lenga-lenga sobre cotidiano, vida amorosa e babaquices do autor que não me gerou empatia alguma. Aí o autor (que é personagem do livro) começa a investigar uma história, alternando a narrativa. História chata, personagens chatos (principalmente o Macaire, que é muito estúpido o tempo todo). Fiquei lendo e me perguntando "tá mas POR QUE eu quero saber disso?", tanto para as partes do autor, quanto para as partes do núcleo do banco.

Só lá pra página 200 eu comecei a achar um pouco mais interessante, mas nada que mudasse realmente minha opinião inicial. Um pouco antes das revelações todas o livro me prendeu mais, mas apenas pra ir tudo por ralo abaixo com as revelações em si, que achei super sem graça. Tenho certeza que dava pra diminuir muito bem número de páginas nesse livro também, não há motivo pra ter 500 páginas.

Veja bem, o livro é tecnicamente bem escrito, de fácil leitura e com uma construção de enredo bem redondinha, mas... Não me prendeu e achei bem maçante. Achei o final cômico de tão ruim, e apesar de não ter gostado do livro todo, não imaginei que o fim seria tão ridículo, usando um recurso narrativo tão bobinho. Além da história chata e final tedioso, tirando a desculpa que o livro é uma homenagem ao falecido editor (que as menções não vi sentido nenhum, me pareceram jogadas aleatoriamente ali na história), não vi alguma moral no livro, algo que fique com você no final e te faça refletir. Um livro assim, pra mim, é só um monte de palavras aglomeradas que até fazem sentido, mas não acrescentam em nada na vida.
Maria Clara 14/03/2021minha estante
Pronto! Você disse tudo que eu queria dizer a respeito do livro. Estou me obrigando a terminar porque, afinal, já li tantas páginas e são tantas resenhas positivas... Decepção.

Carolina.Mendes 16/03/2021minha estante
Nossa que bom que não sou a única que está achando esse livro chatooo! Vi um vídeo no YouTube falando super bem, pensei que era um livro mais sério sobre mistério e assassinato, mas ao meu ver, não passa de um romance com um assassinato no meio, fora que quando começa a ficar interessante sempre no outro capítulo tem a quebra do climax, falando sobre coisas de 15 anos atrás que só enche linguiça...

Mima 29/03/2021minha estante
Perfeito ?

Kelly108 18/09/2021minha estante
Graças a Deus achei alguém que pensa o mesmo que eu. Top 10 dos piores livros que já li.

Mike27 08/09/2023

Joël Dicker mestre do romance policial!
O livro conta a história de um crime misterioso que ocorre em um luxuoso hotel na Suíça.

A trama se desenrola a partir do momento em que o narrador, que também é o protagonista, decide passar suas férias no Hotel Palace de Verbier. Lá, ele descobre que, vinte anos antes, um assassinato ocorreu no quarto 622 do hotel, mas o caso nunca foi solucionado. Intrigado, o protagonista decide investigar o crime por conta própria.

Ao longo da narrativa, o autor mescla passado e presente, revelando detalhes sobre o assassinato e apresentando uma série de personagens suspeitos. A cada capítulo, novas pistas e reviravoltas são apresentadas, mantendo o leitor envolvido e curioso para desvendar o enigma.

Além da trama principal, o autor também aborda temas como amizade, traição e segredos familiares. Os personagens são bem desenvolvidos e possuem camadas de personalidade, o que contribui para a imersão na história.

"O Enigma do Quarto 622" é um livro que mantém o leitor intrigado do início ao fim. Com uma trama inteligente e cheia de reviravoltas, Dicker entrega um romance policial de qualidade, que agrada tanto os fãs do gênero quanto aqueles que buscam uma leitura envolvente e surpreendente.

Em resumo, "O Enigma do Quarto 622" é um livro que combina mistério, suspense e drama de forma habilidosa. Com uma trama bem construída e personagens cativantes, Joël Dicker nos presenteia com um romance policial que prende a atenção do leitor até a última página.
Naiara 08/09/2023minha estante
ihh parece um daqueles livros que nao deixa dormir a noite de curiosidade rs

Mike27 08/09/2023minha estante
É exatamente isso!

Davi785 08/09/2023minha estante
Me fez lembrar muito o livro - O Iluminando do Stephen King. Já me interessei kkk

Mike27 08/09/2023minha estante
Davi O Iluminado é um clássico do mestre do terror, que por sinal está alguns patamares acima de Dicker, mas de fato notei algumas semelhanças na escrita, o Joël deve ser fã do King! Kkkkk

Rodrigo 10/07/2021

O enigma do quarto 622
É um livro magnífico, o melhor thriller que já li em toda minha vida.

Sei que opinião é muito pessoal mais se você tiver uma diferente a respeito desse livro só posso dizer uma coisa a você,( você está errado,a).

Brincadeiras a parte com pouco mais de 500 páginas, uma descoberta de arrepiar os cabelos a cada capítulo, uma surpreendente descoberta entre as idas e vindas no tempo faz desse livro meu melhor.

Tá de parabéns o autor.
Fabi 10/07/2021minha estante
Adoro thrillers! Acho q colocarei na lista ?

Rodrigo 10/07/2021minha estante
Faz isso

Bruno.Pereira 01/08/2021minha estante
Os livros dele são muito bons, já li dois e pretendo ler esse.

Bruna Jéssika 03/01/2021

É impossível parar de ler até chegar a última página.
Dicker orquestra com maestria uma trama com personagens intensos e surpreendentes. Nada fica raso, e em uma obra com tantos personagens isso é quase esperado. Mas Dicker não deixa nenhuma ponta solta, nenhum personagem fica à deriva.
A narrativa, em tempos diferentes, te absorve e te faz ficar obcecado com a trama: um escritor famoso, vivendo o luto pela morte recente do seu editor/melhor amigo e pelo romance acabado recentemente, mergulha em um novo romance investigativo, que nos leva a um luxuoso hotel nas montanhas suíças, onde no quarto 622, anos atrás, durante a conferência anual de um banco importantíssimo, é a cena de um assassinato.
O louco é que durante boa parte da trama você nem sabe quem era a vítima, e o/a assassino/a só é revelado/a nos momentos finais. O que de maneira alguma faz com que a história seja arrastada, nem o final raso.
A cada capítulo um EITA! diferente.

Que livro de encerramento do ano Intrínsecos, vocês atrasaram!
Rebecca 03/01/2021minha estante
To gostando! Ainda mais porque ele se coloca como um dos personagens.

Anderson 03/01/2021minha estante
Curti muito a sua resenha. Coloquei esse livro na minha meta de leitura.

Bruna Jéssika 04/01/2021minha estante
O livro vale muito apena! :)

Alessandro232 30/12/2020

Um thriller de mistério que prende a atenção do leitor, mas cheio de problemas
Clube Intrínsecos
Eu já tinha ouvido falar muito dos thrillers de mistérios de Joel Dicker. No entanto, eu tinha receio se iria gostar ou não deles. Apesar, de Dicker ter muitos fãs, também li muitos comentários negativos de seus livros. Por ocasião de me tornar assinante do clube intrínsecos - não por causa dele, mas pela publicação de "Em Águas profundas", de Patricia Hightmith e pelo fato de que no mês de dezembro seriam dois em vez de um livro, eu li "O Enigma do Quarto 622" de Joel Dicker.
Eu tinha altas expectativas com relação a esse romance de mistério/suspense. A premissa dele é bem interessante. Temos uma narrativa moldura, na qual é o protagonista é o próprio Dicker. Após a morte do editor de seus livros e "levar um fora' da namorada, ele resolve tirar férias em hotel de luxo para esquecer os problemas, mas descobre que nesse local há quinze anos ocorreu um misterioso assassinato que permanece sem solução.
Paralela a essa trama, há outra em flashback na qual acompanhamos uma série de eventos que estão relacionados a misteriosa morte do quarto 622. Dessa forma, somos apresentados a uma galeria de personagens que direta ou indiretamente estão envolvidos com os eventos que deram origem ao crime.
"O Enigma do Quarto 622" prende a atenção do leitor. Contudo, apesar da trama envolvente, a escrita de Dicker é bastante "pobre"- na falta de um termo melhor . É impressionante a quantidade de palavras- clichê que ele usa, principalmente para descrever um cenário. Dá-lhe metáforas do tipo " Genebra amanheceu verdejante esta manhã"....e outras coisas do tipo. Dicker também não é nada modesto quando fala sobre seu ofício. Ele diz em muitos trechos que seus livros sempre vende muito bem e ele é considerado um escritor de grande talento. Ou seja, para o autor a literatura é acima de tudo um grande negócio, o que para mim é uma ideia discutível.
Eu deixaria a falta de modéstia de Dicker de lado, e sua escrita embelezada, se não fosse por um dos grandes defeito da trama mirabolante, que se assemelha em muitos aspectos a uma novela das oito: todos os personagens têm a profundidade de um pires, principalmente às mulheres. A protagonista, Anastasia é "deslumbrante" - nas palavras dos próprio escritor, mas burra como uma porta. Seu marido, Macaire, mesmo sendo banqueiro financeiramente bem sucedido não fica atrás: é um verdadeiro pateta que não enxerga um palmo na frente do nariz. O único que se salva é outro banqueiro, Levovitch, seu adversário na disputa pelo amor de Anastasia. bem mais inteligente e interessante que os outros dois.
Além disso, para mim, o aspecto mais negativo da trama é a quantidade exagerada de reviravoltas. Sem querer dar spoilers, Dicker durante o desenrolar da narrativa cria uma sucessão de revelações "surpreendentes" até a conclusão também muito surpreendente de fazer inveja a qualquer roteirista de cinema. O problema é que muitas delas são muito inverossímeis e vai depender do leitor aceita-las ou não. Eu me incluo no segundo grupo e acho que ele forçou muito em muitas situações. O livro me divertiu em algumas passagens por serem bastante "nonsenses", mas o enredo ao ser analisado com mais profundidade, não faz nenhum sentido.
"O Enigma do Quarto 622" é um livro que funciona somente com entretenimento, do tipo ideal para se ler nas férias. Seu enredo mirabolante é um pastiche de histórias de Agatha Christie, com elementos de livros de espionagem de John Le Carré e alguns lances surpreendentes do filme "Missão Impossível". Mas, mesmo sendo um livro sem muitas pretensões, fiquei decepcionado com a escrita pobre de Dicker. Para quem é considerado por alguns um dos melhores autores de em thrillers de suspense/ mistério da atualidade, em "O Enigma do Quarto 622", ele deixou muito a desejar. Para mim, no gênero, eu prefiro os grande mestres que investiam em tramas inteligentes e verossímeis, tais como Agatha Christie ou Umberto Eco, cuja romance "O Nome da Rosa" é uma obra-prima, no que se refere a criação de atmosfera e mistérios envolventes.
Sobre a edição: segue o padrão da editora, com capa dura e folhas amarelas. Vem acompanhada de uma revista com textos bem interessantes sobre o tema.
Day 03/01/2021minha estante
Finalmente alguém que concorda comigo! Hahahaha fiquei bastante decepcionada com o final

Alessandro232 04/01/2021minha estante
Eu fiquei decepcionado não só com final. Foi com o livro inteiro.
Mesmo assim, me diverti em alguns passagens.

Alina.Oliveira 21/01/2021minha estante
Eu tô começando a pulas as páginas porque não aguento mais toda hora uma reviravolta conveniente demais "pro enredo" da história. Sinto que tô perdendo meu tempo e tô qurerendo abandonar mesmo. Uma pena, já que esse é o meu primeiro livro do clube Intrínsecos. Nõa tô, até agora, entendo porque esse autor é hype!

Emanuela 01/06/2021

Uma decepção
Que livro ruim!!! O autor não sabia se fazia um romance, um mistério, uma homenagem a seu editor e uma ode à escrita... resultado: mais de 600 páginas em um livro que enrola e enrola o leitor com um trio amoroso que não engrena e um mistério muito pouco crível. No meio disso tudo, uma tentativa de um recorte de autobiografia. Ao final, a crença do autor no leitor é tão pouca que ele ainda faz questão de esclarecer alguns pontos que estavam subliminares em seu texto como a motivação para o nome de alguns personagens, por exemplo... ou seja, uma decepção total! Não entendo como um livro desse consegue ter tão boas críticas entre leitores.
cafeína_ebórea 11/06/2021minha estante
Comecei a ler por causa das inúmeras indicações e tô achando um sacoooo! Tô esperando chegar na parte que deixou todo mundo chocado kk

Emanuela 11/06/2021minha estante
Vai ter que ler muito ainda, Raquel. Pq as respostas só vão aparecer bem no final meeeesmo!

cafeína_ebórea 11/06/2021minha estante
Ai gente kkkk

CAtia.Albano 20/06/2022

Um livro que prende desde o início...a curiosidade de saber quem foi a vítima é muito diferente...adorei!!!
Gabi 20/06/2022minha estante
E o final, curtiu?