Lebre da Madrugada

Resenhas - Lebre da Madrugada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol Pontes 21/06/2021

Tão perfeitinho
Eu não esperava muita coisa porém me surpreendeu demais, os personagens são carismáticos, com excessao do Rafel, não conseguir sentir nenhuma empatia por aquele triadorzinho QUE ÓDIO

Lyr é meu bebê, e daí que ele matou milhões de pessoas? ele tem passado trágico

Aline.Momm 29/08/2021

Uma grade surpresa
Comecei a ler este livro por causa do Kindle Unlimited sem nem ler sua sinopse direito. Por não ser tão conhecido não esperava tanto dele.
Por fim ganhei um "Enemies to Lovers", uma fantasia estilo The Witcher e personagens principais cativantes! - uma surpresa inesperada e muito boa.
A escrita do livro é muito linda, as vezes chega a ter um tom poético.
Andras e Aeselir são totalmente opostos e, por isso, me fizeram rir muitas vezes. É incrível a relação deles.
Recomendo muito esse livro, acho que merece mais reconhecimento. Não vejo a hora de ler o segundo.

chuwanning 18/05/2021

Uau
Então, finalmente terminei Lebre da Madrugada. Eu gostaria de ter lido mais rápido, mas enfim foi! Lebre da madrugada me chamou muito a atenção por causa da capa, que entrega todos os elementos da história que você precisa saber antes de começar a leitura. Sério, se existe um trabalho de capa bom que emparelha coesão de imagem com o conteúdo dentro do ebook, é esse.

(Minha experiência)
Eu tive muita dificuldade de engatar a leitura porque o ritmo às vezes era bem acelerado. É um livro com um universo próprio complexo, o Andras é um protagonista cativante e muito inteligente (adoro pps inteligentes) e uma narrativa um tanto frenética. Estava sempre acontecendo alguma coisa, uma confusão, um perigo, um atentado, uma briga, uma conversa importante. Muito bom. Isso varia, pode ser que você goste ou não. Apesar de gostar, eu preciso ler mais devagar ou me confundo.
O fato é: tem muito personagem sendo apresentado aqui. Às vezes aparecia alguém e eu já não lembrava mais de onde veio, nome, se era de Solária, amigo do Andras ou do outro povo lá. Aí tinha que parar e pensar: "ah, aquele lá que fez tal coisa."
Dá pra notar que o Arthur vai escrever um segundo livro pelos próprios cliffhangers que ele vai deixando ao longo da história. Não tem tanta brecha reparada quanto um livro único teria. Muita coisa é posta ali pra realmente desenvolver (a) aos poucos ou (b) em outro livro mesmo. Eu não costumo ler sagas de fantasia, mas pra conteúdo LGBTQIAP+ eu dou uma chance. Sem falar, é claro, que de fato o que ele apresenta aqui te deixa com a sensação de: "tá, mas e agora?"

O worldbuilding foi muito bem feito, mas ainda acho que existiram pontos onde eu fiquei me perguntando se tinha lido algo errado, porque o sentido daquilo fugia da minha consciência. É que é muita coisa para um primeiro livro, muito personagem que podia ter bem menos espaço (e esse espaço podia ser dado aos protagonistas, que teria ficado mais dinâmico). Sempre que eu estava bem perto de me preocupar real com o Aeselir, por exemplo, vinha uma cena de personagem x fazendo uma coisa nada a ver com o Andras e o Aeselir bem longe dali, e eu perdia o foco. Talvez seja algo pessoal, por eu preferir enredo character driven, ou talvez, como eu disse, o Arthur queira desenvolver as coisas num tremendo slowburn e fechar brechas num próximo livro.
Não shipei o casal principal tanto quanto poderia. Eu senti muito mais algo por parte do Aeselir (sempre erro o nome kkk), olhando de longe e com cuidado, do que do próprio Andras. Não senti tensão nenhuma entre eles, e por mim se a história fosse a mesma coisa, só que eles sendo amigos mesmo, teria sido de boa porque (a) também amo histórias de amizade e (b) senti que o Andras muito mais gosta do Aeselir do que se atrai por ele. Já notei que vem livro 2 e quem sabe eu consiga shipar vendo mais deles.

O universo de Lebre da Madrugada é bem interessante. Tem a dualidade do Sol e da Lua, umas descrições envolvendo magia antiga muito bacanas. Alguns personagens secundários eu realmente não consegui curtir, porque eles apareciam do nada e do nada também sumiam, como se para cumprir uma cena x e PAH, evaporassem, sei lá. Foi meio difícil entender algumas coisas do contexto de conflito entre povos. O worldbuilding em termos descritivos é incrível, mas a política da situação me confundiu. E eu honestamente ainda não saquei qual é a do Aeselir (talvez tenha sido proposital).

Recomendo muito.

Todo meu respeito ao Arthur. Foi difícil entender o livro dele, mas o cara escreve muito bem. Vou ler o segundo sim porque, sendo sincere aqui: quero ver Andras e Aeselir juntos sim! Quero ver o negócio pegar fogo e eles fazendo a cachorrada lá sim!

Lazy3 20/01/2022

apaixonda
Não sei fzr resenha e já quero ir pro segundo livro, então não vou enrolar. Eu achei perfeito, leiam esse livro por favor, esse final me deixou completamente derretida e ansiosa pelo q tem pela frente, apesar dq se vc for uma pessoa q não gosta de continuações, ele consegue se bastar como livro único. Pessoa q eu esqueci o nome q escreveu esse livro: virei sua fã, quando não tiver tão falida eu vou querer a versão física deles!

anapmoscoso 27/10/2023

Mais um dos "deveria ter lido mais mais cedo"
A fantasia, de autoria de Arthur Malvavisco e publicada pela Corvus Editora, é primeiro volume da duologia Senhores de Sombra e Prata e tem um tom mais sombrio - apesar das passagens que te faz soltar umas boas risadas.

Em um mundo onde a vida de todos parece girar em torno da espera de um grande desastre, Andras passa seus dias cuidando dos seus pacientes - sejam eles pessoas ou animais. O médico que fora excomungado por exumar cadáveres para estudá-los só quer passar despercebido. Apesar dos inúmeros e constantes avisos, Andras parece não conseguir ficar fora de problemas. O protagonista é curioso e usa dessa característica para estudar e aprender como melhor ajudar as pessoas e os animais da cidade.

Arthur Malvavisco traz em sua narrativa personagens que te faz ficar em constante dúvida sobre as reais intenções por trás das ações e decisões por eles tomadas, mas Andras é um daqueles que dá vontade de gritar com o coitado por ele ser tão impulsivo.

Lebre da Madrugada é cativante desde a primeira página e a maneira como o autor retrata as relações políticas desse universo é cheia de críticas e conflitos morais e sociais. O caminho ditado pelos que estão no poder sempre oprime os diferentes e essa mensagem é clara.

Eu amei a escrita de Arthur e fiquei impressionada com a pesquisa feita por ele para bem explicar os procedimentos feitos por Andras enquanto médico e cientista. A leitura é bastante fluída e oferece diversos pontos de vista dos acontecimentos.

A magia fica por conta da misteriosa canção da floresta, a habilidade de escutá-la parece uma maldição e Andras fora ensinado a fingir que não a possui, mas ao ajudar um poderoso guerreiro de um mundo inimigo ao seu, ele aprende mais sobre seu poder e as consequências dele.

A dinâmica entre o calmo cientista e Aeselir é engraçada de assistir. Lyr tem um humor instável, desconfia de tudo e de todos, não tem lá muita paciência e fica consternado pela bondade do médico que parece não se intimidar por suas ameaças. O passado violento do iluriano e o forte conflito entre os povos dos dois personagens coloca Andras no centro das atenções e os força a uma parceria mal vista. Eu adorei o Lyr e paguei muito a língua em relação a ele, temos aqui o carinha de passado sombrio (yey!)

Lebre da Madrugada é uma fantasia sensacional e se tornou uma das minhas favoritas. O autor é bom pra caramba no que faz e o mundo por ele criado atiça demais a curiosidade do leitor e a dúvida instalada acerca dos personagens nos deixa numa expectativa constante.

Jonathan Marques 20/05/2021

Andras, case comigo!
Cadê as minhas anjas pirigóticas? Hoje a indicação vai para as fãs de uma boa fantasia! Sabe aquela história que logo de início já te deixa tão presa que você não consegue parar de ler? Pois foi esse o arrebatamento que tive quando comecei a ler ?Lebre da madrugada?.

Chegando até mim por indicação do @cade.lgbt (um dos melhores lugares para se encontrar escritorxs LGBTQ+), este livro incrível é o 1° da série ?Senhores de sobra e prata?, que vem sendo escrito por Arthur Malvavisco (@AMalvavisco no Twitter). Ele é um jovem e talentoso escritor trans que botou a cara no sol e resolveu publicar sua obra de forma independente. GRAÇAS A DEUSA! (super baratinho o eBook na Amazon, aliás).

Na história seguiremos Andras, um médico muito do curioso que vive no reino de Solária, uma sociedade controlada por uma organização religiosa e sombria chamada Vigília (que Andras fez o favor de ser excomungado!). Num dia aleatório, um soldado inimigo e ferido, Aeselir (ou Lyr para os íntimos) cai desacordado no quintal de Andras, que tem a péssima ideia de cuidar dele. E é obvio que isso vai dar treta das grandes!

Além de complexo e bem construído, o universo que Malvavisco cria tem tudo o que o gênero exige: magias mil, homens com egos inflados, criaturas estranhas, segredos sombrios e reinos em guerra. E o respeito que ele tem ao tempo de ação e reação dos personagens torna a narrativa mto mais envolvente e natural. É impecável e apaixonante!

Que refrescos minhas amigas! É tão bom encontrar histórias de fantasia de qualidade, com protagonismo LGBTQ+! Estou regozijado! Tratem de colocar na listinha de vocês PRA ONTEM! E termino aqui meu singelo textão com um grito de reivindicação: APOIEM E INCENTIVEM O TRABALHO DE AUTORXS LGBTQ+!!!
Obrigado! :D

Raphaela.Jung 09/09/2022

Perfeito
Não sei nem explicar como esse livro me encantou. O mundo fantastico dele é muito imersivo o Umbral poderia me levar se quiser eu totalmente aceito.
Os personagens muito verdadeiros, nem totalmente bonzinhos (exceto meu principezinho Andras) e nem totalmente maus, (exceto Giancarlo desgraçado).
Recomendo totalmente e mal posso esperar para o próximo.

Gabrielly 21/04/2023

Que viagem é essa?
No começo é bem confuso e lento para começar o conflito principal, mas depois que desenrola não para de acontecer coisa (ótimo).
Só achei que é um livro mt inteligente para mim (ou ele é confuso, não sei dizer com certeza), porque teve partes que fiquei perdida e me perguntando o que eram as coisas. Mas no geral, é muito bom.

Driely Meira 19/08/2021

Eu gostei do livro num geral, estava curiosa para lê-lo porque acabei baixando o segundo quando este estava gratuito na Amazon, mas demorei bastante para conseguir engatar na leitura, porque a narração é muito confusa. A sensação é que o livro era continuação de outro, e muitas coisas só foram ser explicadas lá pelo meio, então até a metade eu mal sabia o que estava acontecendo kkkkkk

Gostei dos personagens principais, são bem construídos e eu AMO personagens rabugentos como Aeselir, que ficam caidinhos pelo personagem fofo e apaixonante, como Andras. Gostei muito do desenvolvimento do relacionamento deles, e mais ainda do final, que me deixou bastante surpresa.

Ainda assim, minha nota para o livro é um 3,5 (apesar de aqui não caber a meia estrela), porque a narrativa é realmente bem confusa e em algumas partes parecia que as ações haviam sido deletadas, porque tudo acontece rápido demais (inclusive em uma cena em que o protagonista, Andras, está falando com Rafel, então pega seu cavalo e vai correndo para casa, e ao chegar, o próprio Rafel já está lá).

O autor criou um universo único bastante interessante, mas senti que faltou explicar mais sobre o que está acontecendo, de preferência, no começo do livro, porque eu só não deixei o livro de lado porque havia lido a sinopse do segundo e estava curiosa. Definitivamente uma história que vale a pena conhecer, apesar dos apesares.

Luna213 17/12/2022

Melhores pocs porradeiras
O livro começa num tom morno e nos apresenta o universo da obra aos poucos, esse processo dura o livro inteiro e é muito orgânico. A construção de cenário do autor é impecável, você consegue entender que coisas ruins acontecem mesmo que não haja explicações elaboradas delas (porque os personagens não sabem).
Andras é um protagonista tão bom (em questões morais) que até me assusto com gostar dele, numa obra marcada pela moral cinza ele é alguém com certo e errado bem definidos. Obviamente tem suas falhas, heresias e práticas que o jogariam não fogueira, mas eu adorei sua personalidade de querer consertar aquilo que foi quebrado. Lyr, em contrapartida, é alguém que você facilmente diria merecer a morte e já sabemos isso logo nas primeiras aparições dele, porém, não há como não se apegar a ele.
Senão por ele próprio que tem momentos de gentileza, ternura e nostalgia como qualquer pessoa? pelo próprio Andras, que escolheu acolher esse príncipe partido.
A trama da história é muito bem amarrada e diretamente influenciada por eventos do passado de Andras na caravana que o levou para Ruseless, o autor teve muito cuidado na inserção dos flashbacks (coisa que eu não gosto como leitora, pra ser sincera). Com descrições fantásticas de cenários vivos e únicos, Lebre da Madrugada entrou pro meu coração.

ToKillAKing 11/10/2023

É uma fantasia das boas, amei.

E eu só desejo que o amor de Lyr e Andras floresçam,
Que as amigas de Andras volte para ele, eles merecem se reencontrarem,
E não o menos importante, o insignificante, Rafel, que esse insuportável coma o pão que o diabo amaçou e mora entalado.

??????????

Matheus Monteiro 17/03/2023

O início de uma jornada perigosa
Em alguns aspectos, "Lebre da Madrugada" lembra um outro livro de alta fantasia lançado nos últimos anos, no caso "Black Sun" da autora indígena Rebecca Roanhorse. Indo além da apresentação de um mundo politicamente instável e perigosamente ameaçador, com conceitos de magia próprios e culturas que podem ou não estar em rota de colisão, um elemento muito interessante dos dois livros é como eles iniciam suas grandes sagas (ambos possuem continuações) com obras que parecem quase relatos de viagem. Há um grande enfoque no movimento dos personagens pelo terreno dos continentes onde as histórias se passam, e a exploração desse tempo de movimento pra apresentar as personas, histórias e desenvolvimentos dos mesmos. E assim como acontece no livro de Rebecca, Arthur conduz essa viagem maravilhosamente bem, apresentando dois personagens protagonistas tão nitidamente opostos, um mundo em tensão, e sabendo explorar todas as nuances (que esse primeiro livro permite) desses elementos. Acompanhar Andras e Aeselir, a dinâmica de relacionamento dos dois que se movimenta e transforma ao longo da trama, os processos do perigoso ritual de Despertar pro Umbral em uma escrita tão fluida quanto poético é uma experiência literária única. Lebre da Madrugada é um livro fascinante e hipnotizante.

Agatha - @emmeufoco 05/07/2022

Só vão que vale a pena e pelo amor, me dá mais
A premissa que Lebre da Madrugada entrega é instigante. Um mundo prestes a sofrer com um evento mágico de proporções catastróficas.
Um médico de deveria servir um deus contudo ouve o chamado selvagem da floresta.
Um guerreiro de outro mundo, um senhor da guerra que de repente se vê ferido demais e a gentileza e cuidado o surpreendem mais do que ele esperava.
Em meio a elementos mágicos, uma sociedade humana à la renascentismo, um mundo ligado a outro por uma força que ninguém de fato compreende, vamos acompanhando estes dois em sua fuga por sobrevivência e vamos descobrindo um mundo cheio de segredos e muita intriga.
Mal posso esperar pelo segundo e último livro e ver tudo o que aguarda esses jovens.

Eris 08/11/2023

?Você nasceu para as sombras, Lebracho.?
?Lebre da madrugada? apresenta a história do curandeiro Andras, amaldiçoado ou abençoado por uma canção misteriosa da floresta, que o chama para as sombras. Em um dia, se vê na companhia do iluriano perseguido Aeselir Hràd e vê sua vida mudar completamente em fração de minutos.

O livro é absolutamente incrível. Li pela segunda vez para ler o segundo e simplesmente parecia que estava lendo pela primeira vez. O autor tem uma escrita fluida e parece se relacionar perfeitamente com o mundo que criou, como sendo parte dele.

Os personagens tem desenvolvimento totalmente individuais e distintos, deliciosamente trabalhados ao longo da história. É incrível ver o desenvolvimento de personagens no esquema enemies to lovers, onde eles de fato são inimigos e não apenas duas crianças birrentas.

Mantenho a avaliação que fiz da primeira vez e recomendo demais a leitura!

Apoiem autores nacionais!!??

Kaicchan 13/10/2022

Mundo complexo e personagens cativantes
Livro muito bom!

Arthur consegue nos levar de forma fluída e interessante por meio desse mundo complexo e intrincado que criou. Os personagens são interessantes e amáveis, é difícil não se apaixonar pelas narrativas que surgem na história.

Confesso que, um pouco antes do final, me perdi na escrita e fiquei um pouco confuso em relação ao que estava acontecendo e porquê, mas logo a história voltou ao seu rumo inicial e o final não poderia ter sido melhor.

Mal posso esperar para ler a continuação!

1 | 2 | 3 | 4 | 5