Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Amabille.Peruch 24/01/2023

incrível
não concordo com algumas das opiniões da bell hooks, mas posso dizer que mudou minha vida...........

Marcelo 15/11/2023

Estava justamente procurando algo que respondesse as minhas inquietações em relação as políticas identitárias (embora as considere necessárias, mas as via com certa criticidade e preocupação justamente por fragmentar, dividir e tensionar? apenas? faltando , para mim, o outro movimento dialético?). Nesse livro de bell hooks encontrei possíveis respostas?. Que é justamente o caminho do amor? mas não só isso.. afirmou a política da vida, a política do amor? e também pude aprofundar um pouco mais no entendimento de que a violência ? assim como o amor.. são práticas? e que o racismo , machismo, xenofobia? homofobia? são caminhos do desamor ?ela cita muito um grande autor para mim que é Erich Fromm? vou voltar a ler !
Ah! Tem outro ponto muito significativo?. A bell hooks traz a questão da espiritualidade (não a religião A ou B).. que para mim tem sido também muito importante .

Renata1004 30/01/2024

Vale a leitura
Eu gostei bastante, faz a gente refletir e repensar sobre o amor, não apenas sobre o amor romântico.

Bela 12/03/2023

Uma interessante analise do que é o amor, com algumas passagens muito bonitas mas essa relação muito direta do amor ao mundo cristão não me pega muito. de qualquer forma, entendo que é a visão que ela tem e achei proveitoso ler o livro, mas esperava um pouco mais

ericaribs 04/04/2023

Queria gostar muito dele mas percebi que estava me forçando
Tem umas pautas extremamente interessantes, mas poderia ter metade do tamanho. Acabou sendo uma repetição de ideias e uma propaganda cristã.
Larissa.Zvuk 04/04/2023minha estante
Ele seria bom se não tivesse essa pauta religiosa

Luís Otávio 05/04/2023minha estante
Exatamente o que comentei na minha resenha. Os capítulos sobre a infância e sobre o luto são obras primas, mas o livro passa a maior parte do tempo vendendo a religiosidade da autora (sendo que nao foi essa a promessa).

Bru 17/03/2024

Incrível
Primeiro livro que leio da Hooks e, caraca, que escrita incrível.
A autora relaciona o amor com vários temas, envolvendo, por exemplo, a ciência e a fé, levando o leitor a ter diversas reflexões.
A importância de nao desacreditar do amor, e também nao aceitar um falso amor, é discutida diversas vezes, enaltecendo como ter um amor saudável é de extrema relevância pra vida humana.

O amor renova a fé e nao há medo no amor.

Amanda3913 15/02/2024

Um parto esse livro
Chatoooooo!!!!! Poucos capítulos são isoladamente interessantes, mas achei chato, o assunto não me interessou. Lutei bravamente pra acabar
Daianebcs 06/03/2024minha estante
acho q só vc e eu demos uma estrela (eu dei meia) pra esse livro

ealveselis 26/10/2023

A ponte da ilusão deve ser destruída?
Maravilhoso!!
Esse foi meu primeiro contato com a Bell Hooks, e já quero ler outros.
Escrita fluida e de fácil compreensão.
Contém muitas citações de pessoas admiráveis, e muitas referências de outros autores.
Ficou claro pra mim que a autora além de ter a sua experiência de vida e de pessoas próximas a ela, foi a fundo nos estudos, e no trabalho.
Quem já amou conseguiu entender, quem nunca sentiu o amor espero que um dia o sinta????

Vira várias chaves na mente principalmente referente ao medo que sentimos de nos permitir amar e ser amados.
Fala da morte sem tabu! Ela é maravilhosa gente! Eu amei. ?

?a ponte da ilusão deve ser destruída antes que a verdadeira ponte possa ser construída?.

?Aqueles que você amou profundamente e que morreram vivem em você, não apenas como memórias, mas como presenças reais?
Vanessa.Castilhos 26/10/2023minha estante
????

Juliana 13/06/2022

Tudo sobre o amor foi o primeiro livro que li da bell hooks, de quem já tinha ouvido falar muito, mas ainda não tinha conseguido me organizar para nosso encontro. Escolhi começar por ele porque ando pensando muito sobre a forma que nos relacionamos, principalmente graças a um episódio do podcast Vibes em Análise chamado Paixões Bloqueadas (escutem), que citava esse livro, principalmente a ideia de amor como ação.
O livro é um pouco um mosaico de muitas influências, fala muito dessa coisa de como nós, da contemporaneidade, achamos que o amor não precisa ocupar nenhum espaço na nossa vida e ela traz um contraponto, de como nos dedicarmos à prática amorosa pode ser transformador, a religiosidade tem um peso bem maior nesse livro do que eu esperava, mas juro que não é muito uma moralidade cristã. Talvez, em alguns momentos, eu ache que ela tenha idealizado um pouco o amor como transformador, precisamos dele sim, ao meu ver, mas não só dele e tenho dúvidas também de como construir isso dentro do capitalismo, que nos brutaliza, nos faz acreditar que só o individualismo salva, essas coisas todas.
Destaco também a linguagem que é muito simples e acessível, o que para mim é uma grande qualidade, acho que é uma coisa que democratiza as discussões feministas e sociais. Recomendo bastante, mas não sei se recomendo fazer como eu e começar a ler bell hooks por ele.

Cris 26/05/2022

Amar e mudar as coisas me interessa mais
Bell me inquieta.
Passei o livro todo "brigando com ela"
nas coisas que eu concordava, nas que eu descordava, nas que mudei de opinião e nas que não mudarei de jeito nenhum kk
Amo autores com esse poder.

Sempre fui de falar de amor comigo mesma e foi ótimo voltar a conversar/aprender' sobre o amor com ela.

"A busca pelo amor continua, mesmo diante das improbabilidades"

"Contemplar a morte sempre me leva de volta ao amor"

"Entretanto, a amizade é o espaço em que a maioria de nós tem seu primeiro vislumbre de amor redentor e comunidade carinhosa"

"O ato de se abrir é uma maneira de buscar o amor"

nico 11/02/2023

Como achar amor num mundo capitalista
Esse livro veio num momento muito bom pra mim. todas as considerações que são escritas são importantes e afetam todo mundo de alguma forma.

eu recomendo demais essa leitura pra todas as pessoas em todos os momentos

Juliana.Leite 21/09/2023

Amor ou política?
Anotei muitas passagens, gostei de muitas coisas do livro, da escrita da autora. Mas como falei nos históricos de leitura, pra mim, achei que havia mais uma competição de quem é capaz de amar mais ou quem é capaz de amar e ponto (homens vs mulheres) do que as diferentes formas de amar e demonstrar amor.
O livro é recheado de questões políticas, o que acho que não cabe na questão amor, já que a política divide e o amor une. Depois que li sobre a autora que entendi melhor o motivo dessas questões.
É um livro que recomendaria para algumas pessoas, mas não é um livro que super me prendeu.

Geanne 28/02/2022

Rainha!
Bell Hooks possui uma escrita leve e que te conduz a grandes reflexões, uma verdadeira conversa entre amigas. Com grande grau de identificação como leitora, me senti mais provocada a pensar como visualizamos o amor apenas como romântico, necessitando expandir nosso jeito de ver a vida.

Brenda 03/03/2022

Começo a escrever esta resenha ainda me perguntando o quanto desse amor, delineado, pela hooks, foi deixado em mim.

"Tudo sobre o amor: novas perspectivas" é um livro e tanto, em muitos sentidos. Gostei, particularmente, dos capítulos "justiça: lições de amor na infância", "honestidade: seja verdadeira com o amor" e "perda: amor na vida e na morte". Capítulos distintos, com focos próprios ? a infância, a honestidade e a morte ?, mas que se tocam, visto que todos se ocupam do amor, do dar amor a si e ao outro e do receber amor de si e do outro.

Esses capítulos foram muito fundamentais e acolhedores, trouxeram à vista pensamentos e sentimentos que me foram ou me são importantes para uma compreensão mais bem estruturada do amor. bell hooks pontua coisas importantíssimas em seu livro, nos recorda do que é fundamental não só para uma relação saudável com o amor-ação, mas que, também, são primárias para uma vida ativa, consciente e sadia.

Porém, zelando meus próprios sentimentos, confesso que do quarto ao décimo primeiro capítulos me vi à deriva. Citações de autores de autoajuda e seus livros pouco sérios cresceram sufocantemente, e vieram acompanhados de uma devoção cristã esmagadora.

Em 70% do livro me vi negada, um corpo estranho e incabível ? um amor normativo, normalizado e binário foi ganhando força, papéis de gênero e divisões sociais de trabalho, performance e responsabilidade afetiva foram invadindo aquilo que eu estava tomando como valioso. Foi uma leitura muito transformadora, no início, e essa transformação não se perdeu, mas foi interrompida por concepções individualistas e de fé absoluta.

Sinto a bell hooks enquanto corpo significativo e significante de mudança, mas este livro, em específico, me decepcionou. A diversidade de corpos que somos foi substituída pelo ideal cristão homem X mulher e muito se perdeu na grande chance de pontuar urgências ? o capitalismo, o trabalho, o desemprego, o monoculturalismo norte-americano, as normatividades de gênero e de sexualidade e, até mesmo, questões pertinentes sobre raça e etnia perderam vaga para as demandas espirituais do cristianismo e da professão da fé como reais responsáveis pela presença pertinente e modificante do amor.

No geral, diria que todo gesto de leitura vale a pena, mas nem todos eles podem nos arrebatar.

Bielzin 28/07/2022

Aprendendo
Eu já conhecia a Hooks faz um tempo, mas não havia ainda lido algo realmente dele e sabia que precisava.

Me arrependo de não ter lido esse livro antes, cada capítulo foi uma crise porque o que ela dizia refletia perfeitamente, e reflete. Foi a leitura que eu buscava e agora ficarei lendo e relendo. De certeza minha melhor leitura desse ano.

Sobre o livro:
Em cada capítulo ela abordará o amor e suas facetas. Porque só assim pra abranger a grandeza que essa palavra pequena possui. E primeiro ela fala sobre exatamente a falta de uma definição do amor, algo que diz tudo e nada ao mesmo tempo. E aí que ela discorre falando tanto da vida pessoal dela sobre como o amor é um ato revolucionário e que deve ser melhor ensinado e aprendido, quanto se referindo a nós...

...depois de terminar a leitura você realmente muda...