Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

vagnerrg_ 02/01/2022

Nossa. Que livro, senhoras e senhores!
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Editora Elefante, 2021.

Nunca achei que há uma diferença essencial na forma de pensar e cultivar sentimentos entre homens e mulheres. As diferenças existem, mas não são inatas, são culturais, escavadas e construídas pelo patriarcado. Por óbvio que isso traz danos, porque tenta estabelecer papéis essenciais (e, mesmo que equivocados, são predispostos como modelos ideais) que são impossíveis de serem alcançados, porque ferem nossa natureza existencial, que é ser de forma individual. A ideia geral parece ser a de que o homem deve ser invulnerável aos sentimentos, ao passo que a mulher é quem deve cultivá-los.

Essa distinção equivocada é bem explorada pela professora bell hooks, entre outros temas que são fundamentais e eu nem sabia disso.

hooks explora muito bem as contradições de um mundo que tenta atrelar amor ao consumismo, que insiste em não perceber que há dor nos processos de descoberta, que a família por vezes não é a escola ideal para o amor e que o amor é, antes de tudo, uma ação, uma ação que muda sentimentos e que pode transformar a si mesmx e o mundo.

Não achei que essa noção de hooks seja romantizada, pois percebo que ela consegue correlacionar amor a noções históricas e materialistas.

Me trouxe vários exemplos nos quais consegui encontrar paralelos com momentos da minha vida me trouxe novos parâmetros para que eu consiga entender meus próprios sentimentos em relação a mim e ao mundo.

Me deixou sem palavras e me fez perceber que o amor é algo bem diferente do que temos aprendido.

Poderia resumir a leitura à seguinte frase: foram golpes e mais golpes de pura consciência.

Fernanda2477 12/01/2024

Sempre tive muita vontade de ler bell hooks, vários livros dela estão na minha lista de interesse, mas fico feliz que esse tenha sido meu primeiro contato com a autora.

Em "Tudo sobre o amor: novas perspectivas", bell hooks fala sobre esse sentimento que desperta tanta curiosidade, tantas emoções, mas que é, ao mesmo tempo, menosprezado como algo de menor importância e que não vale grandes discussões. Contraditório que as pessoas busquem continuamente o amor, mas ainda tenham tanto medo em falar sobre o assunto.
Com base em suas próprias vivências e observações, e também a partir da leitura de outras obras sobre o assunto, bell hooks fala sobre o amor de um ponto de vista sociológico, abordando de forma crítica o que envolve o assunto, seja ao falar do amor romântico, do amor fraterno, do amor divino, entre outros. Com a ideia de que o amor, embora seja um sentimento, não pode ser algo simplesmente passivo, a autora coloca que nós somos responsáveis por encontrar o amor que buscamos tanto. O amor é ação, é dedicação, responsabilidade, companheirismo, respeito. E isso não somente quando direcionamos ao outro. O amor próprio é o primeiro amor que devemos encontrar, mesmo que às vezes isso pareça tão difícil. Parece óbvio, mas muitas vezes o óbvio também precisa ser dito.

O livro é bastante fluido e traz muitas reflexões importantes. Me fez olhar com outros olhos para a forma como me relaciono com os outros ao meu redor e, talvez o mais importante, como eu me relaciono comigo mesma. É difícil enxergar nossos erros e falhas, mas eles também fazem parte de quem somos e dos caminhos que escolhemos seguir.

Recomendo a leitura, e acredito que cada um irá ler o livro de uma forma, de acordo com suas vivências, sejam elas recentes ou não.

Danielle Bambace 16/06/2022

Ensinar a amar
Como compreender o amor. bell hooks é ousada, mostrando a cada capítulo como é possível oferecer verdades impiedosas por meio de carinho e colo a todes que necessitam enxergar o amor em suas diversas faces. Uma obra-prima sobre o que há de mais belo na humanidade.
Key 16/06/2022minha estante
Quero ler

Lari 29/03/2021

Ler esse livro é um presente!
Esse livro ❤

Nesses tempos tão difíceis, com tantas mortes e descasos, esse livro é uma companhia muito, muito especial. Perdidos no "como chegamos aqui?", ler a sabedoria da Bell, além de nos ajudar a entender, devolve a esperança. Mas não uma esperança passiva. Bell floresce o amor como prática, como ação. Esperançar, verbo - pressupõe cuidados tanto internos quanto coletivos.

"Tudo sobre o amor" reúne tudo mesmo.

Reflexões sociais? Raciais? Espirituais? Amorosas? Patriarcais? Comunitárias? Familiares? Acadêmicas? Tudo, tudinho.

Coisas que passei a vida toda sentindo, Bell explicou. Ela, que em várias páginas fala sobre corações abertos, realmente promove essa abertura. Fica fácil ver o amor como prática ao ler essa boniteza! Que escrita! Que trabalho ❤

Esse livro é um guia, um abraço, um espelho. Mostra feridas, explica estruturas, mas também abre caminhos.

Amar é o que precisamos, obrigada por esse trabalho tão maravilhoso Bell.

Amemos ❤

brunasmpaio 13/02/2024

O amor é uma ação, nunca simplesmente um sentimento
é um livro ok. gosto muito de bell hooks e talvez tenha colocado muita expectativa, mas não achei que é tudo isso que dizem por aí. o início é gostosinho de ler, mas quando ela começa a puxar muito para questões religiosas decepcionou um pouco.

ealveselis 26/10/2023

A ponte da ilusão deve ser destruída?
Maravilhoso!!
Esse foi meu primeiro contato com a Bell Hooks, e já quero ler outros.
Escrita fluida e de fácil compreensão.
Contém muitas citações de pessoas admiráveis, e muitas referências de outros autores.
Ficou claro pra mim que a autora além de ter a sua experiência de vida e de pessoas próximas a ela, foi a fundo nos estudos, e no trabalho.
Quem já amou conseguiu entender, quem nunca sentiu o amor espero que um dia o sinta????

Vira várias chaves na mente principalmente referente ao medo que sentimos de nos permitir amar e ser amados.
Fala da morte sem tabu! Ela é maravilhosa gente! Eu amei. ?

?a ponte da ilusão deve ser destruída antes que a verdadeira ponte possa ser construída?.

?Aqueles que você amou profundamente e que morreram vivem em você, não apenas como memórias, mas como presenças reais?
Vanessa.Castilhos 26/10/2023minha estante
????

Sunshine 07/10/2023

Toda conversa que tenho sobre amor eu falo desse livro. Cada capítulo é trás reflexões profundas que fazem a gente ver as coisas de uma outra maneira.

Amabille.Peruch 24/01/2023

incrível
não concordo com algumas das opiniões da bell hooks, mas posso dizer que mudou minha vida...........

Juliana.Leite 21/09/2023

Amor ou política?
Anotei muitas passagens, gostei de muitas coisas do livro, da escrita da autora. Mas como falei nos históricos de leitura, pra mim, achei que havia mais uma competição de quem é capaz de amar mais ou quem é capaz de amar e ponto (homens vs mulheres) do que as diferentes formas de amar e demonstrar amor.
O livro é recheado de questões políticas, o que acho que não cabe na questão amor, já que a política divide e o amor une. Depois que li sobre a autora que entendi melhor o motivo dessas questões.
É um livro que recomendaria para algumas pessoas, mas não é um livro que super me prendeu.

livrosdalig 09/05/2022

Incrível.
Um livro de tamanha profundidade e grandes reflexões que me fizeram ver e pensar o sentimento do amor com diferentes perspectivas. Não imaginava o quão grande e quantidade de caminhos que o tema Amor poderia traçar e alcançar. Achei lindo e grandioso.

Marcelo 15/11/2023

Estava justamente procurando algo que respondesse as minhas inquietações em relação as políticas identitárias (embora as considere necessárias, mas as via com certa criticidade e preocupação justamente por fragmentar, dividir e tensionar? apenas? faltando , para mim, o outro movimento dialético?). Nesse livro de bell hooks encontrei possíveis respostas?. Que é justamente o caminho do amor? mas não só isso.. afirmou a política da vida, a política do amor? e também pude aprofundar um pouco mais no entendimento de que a violência ? assim como o amor.. são práticas? e que o racismo , machismo, xenofobia? homofobia? são caminhos do desamor ?ela cita muito um grande autor para mim que é Erich Fromm? vou voltar a ler !
Ah! Tem outro ponto muito significativo?. A bell hooks traz a questão da espiritualidade (não a religião A ou B).. que para mim tem sido também muito importante .

Juliana 13/06/2022

Tudo sobre o amor foi o primeiro livro que li da bell hooks, de quem já tinha ouvido falar muito, mas ainda não tinha conseguido me organizar para nosso encontro. Escolhi começar por ele porque ando pensando muito sobre a forma que nos relacionamos, principalmente graças a um episódio do podcast Vibes em Análise chamado Paixões Bloqueadas (escutem), que citava esse livro, principalmente a ideia de amor como ação.
O livro é um pouco um mosaico de muitas influências, fala muito dessa coisa de como nós, da contemporaneidade, achamos que o amor não precisa ocupar nenhum espaço na nossa vida e ela traz um contraponto, de como nos dedicarmos à prática amorosa pode ser transformador, a religiosidade tem um peso bem maior nesse livro do que eu esperava, mas juro que não é muito uma moralidade cristã. Talvez, em alguns momentos, eu ache que ela tenha idealizado um pouco o amor como transformador, precisamos dele sim, ao meu ver, mas não só dele e tenho dúvidas também de como construir isso dentro do capitalismo, que nos brutaliza, nos faz acreditar que só o individualismo salva, essas coisas todas.
Destaco também a linguagem que é muito simples e acessível, o que para mim é uma grande qualidade, acho que é uma coisa que democratiza as discussões feministas e sociais. Recomendo bastante, mas não sei se recomendo fazer como eu e começar a ler bell hooks por ele.

Eva Ev 15/11/2023

?O amor é o que o amor faz?.
O amor é uma das pautas mais presentes e, ao mesmo tempo, misteriosas da nossa existência. Estamos todos em busca dele, mas não sabemos dizer (ainda que acreditemos já ter amado) o que de fato ele é. Então como encontrá-lo?

Neste livro, de muuuuuitas camadas, bell hooks lança luz em questões como o medo de tornar-se vulnerável ao amar, o reencontro consigo e com o sentir, o perigo da idealização ilusória de um amor avassalador, o despreparo para o ato/ação de amar, a socialização baseada em poder de gênero e desamor, os lucros financeiros que reforçam atitudes emocionalmente prejudiciais, a banalização dos outros tipos de amor e etc. Tudo isso enquanto parece que você tá tomando um cafézinho com ela na sala de casa.

Definitivamente é o tipo de livro que ajuda a responder muitas dúvidas que surgem nas rodas de conversas diárias com amigos, crush e família. E deveria constar como LEITURA OBRIGATÓRIA de todos os relacionamentos (já que ?resolveria? com antecedência muitos BOs). Então, se puder: LEIA!

nico 11/02/2023

Como achar amor num mundo capitalista
Esse livro veio num momento muito bom pra mim. todas as considerações que são escritas são importantes e afetam todo mundo de alguma forma.

eu recomendo demais essa leitura pra todas as pessoas em todos os momentos

Sarah Duarte 26/06/2021

o amor é o que o amor faz
tudo sobre o amor: novas perspectivas foi uma leitura carregada de significado. eu já estava muito ansiosa para ler mas, ainda assim, com receio com o que eu ia encarar.
bell hooks vem descontruindo o amor que está inscrito no imaginário social, definindo o amor não apenas como um sentimento ou reduzido às representações hollywoodianas: amor é uma ação. e falar de amor, ainda mais em tempos como esses, é um ato revolucionário.
é revolucionário porque vai na contramão do que é proposto pela sociedade capitalista que, dentro de uma lógica da escassez, tem a intenção de criar o desejo de ter o amor baseado no preenchimento de espaços através do consumo como forma de sentir.
amor é o que o amor faz. está nas ações deliberadas. é por isso que a autora propõe uma ética do amor. vivendo uma ética amorosa, saberemos definir o que é o amor e o que queremos quando falamos de amor.
assim, eu pergunto: o que é o amor para ti? o que tu tens feito de amoroso para ti e para os outros ao teu redor? quando tu pensas em fazer escolhas, tu pensas em escolher de forma amorosa?