Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

barrozo.alessandra 31/08/2022

Um livro poderoso, que dá coragem para amar. Ensina a amar e se deixar ser amada. bell hooks transformou minha visão sobre a vida e sobre mim.

Theallebasi 28/01/2024

Excelente!
Uma ótima leitura. Muito reflexiva e de fácil entendimento, além de trazer questões muito relevantes pros nossos tempos.
Me incomodam um pouco alguns discursos muito centrados no cristianismo, mas vejo uma tentativa muito empenhada em levar o conhecimento sobre pautas que ela acha que o cristianismo pode adicionar coisas relevantes, só invés de uma de convencer pela religião.
Tive boas reflexões, o livro foi palco para muitos pensamentos críticos, de questões que concordava e que não concordava com a autora também.
Excelente, pretendo lê-lo de novo em breve!

Sofia 13/12/2022

2022 foi um ano difícil em muitos sentidos. Nós brasileiros sabemos como tivemos que enfrentar diariamente notícias trágicas, difíceis, pessoas que não estavam abertas ao diálogo e uma grande onda de desesperança. Além de tudo isso, cada um enfrentava suas próprias batalhas pessoais.

Eu me vi por muitas vezes muito desanimada, triste e abalada com tudo. Aonde estava tudo aquilo que eu sempre acreditava? Será que era eu a errada, o problema? Confesso que por muitas vezes acreditei nisso. Até que um dia assistindo um vídeo da Jout Jout me despertei para ler sobre o amor, essa força que sempre me moveu, mas que estava apagada em mim.

E para falar sobre amor, a primeira obra que me vem na cabeça é o livro da bell hooks. Comprei no mesmo dia com o objetivo de ler assim que chegasse. E foi muito mais do que uma leitura, foi uma transformação aqui dentro.

Ao ler as palavras da bell hooks, toda hora a minha mente pensava: não estou sozinha! não estou doida! alguém me entende… E como a bell me entende. Como ela conseguiu colocar em palavras e nos seus textos tudo que eu sempre senti aqui dentro e não conseguia externar.

Esse livro não é só sobre o amor romântico. É sobre o amor como uma forma de vida. Como ação diária. Como parte da criação de meninos e meninas e parte de governos que pensam no todo. Essa força que está tão desacreditada pela sociedade de hoje, que é tão banalizada pela mídia, é a única capaz de nos guiar para um mundo melhor, para dias melhores.

E enquanto houver pessoas que acreditam no amor, que tem fé no seu poder de transformação, que buscam aplicar as suas ações no dia a dia, podemos ter a esperança de que a sociedade está caminhando para um lugar melhor. Mesmo nos dias tristes, nas dificuldades e decepções, não podemos deixar de acreditar e fazer a nossa parte, de ser amor em cada gesto diário, porque é isso que irá nos guiar para um mundo novo.

O amor é o nosso verdadeiro destino.
E eu espero que todos acreditem nisso um dia.

Obrigada, bell hooks.
Por esse abraço, esse acalento e essa força através das suas palavras. Serei eternamente grata.
Deby Rodrigues 04/01/2023minha estante
Que texto lindo!

brunasmpaio 13/02/2024

O amor é uma ação, nunca simplesmente um sentimento
é um livro ok. gosto muito de bell hooks e talvez tenha colocado muita expectativa, mas não achei que é tudo isso que dizem por aí. o início é gostosinho de ler, mas quando ela começa a puxar muito para questões religiosas decepcionou um pouco.

alinevlucena 09/09/2021

?o amor é uma ação, uma emoção participativa?
esse livro é pra ser lido e aproveitado como um oráculo, uma lição. tudo que a bell hooks destrincha é capaz de ser observado no nosso cotidiano que passa despercebido pelo dinamismo da nossa sociedade.

uma das formas mais potentes que o capitalismo encontrou para adentrar na nossa vida é através da capitalização das nossas emoções. o amor passou a ser visto como sinal de fraqueza e o ódio vende muito mais.

ainda assim, amar é urgente e possível. quando amamos, temos um poder transformador dentro de nós, e isso não pode ser comprado e nem comercializado.

Lucikelly.Oliveira 16/11/2022

Acabei o livro completamente destroçada
Será que amo ou sou amada? Sera que estou aberta ao verdadeiro amor?

Tantas perguntas que fica depois de terminar o livro que só uma bela reflexão para quem sabe chegar as respostas.

Gosto muito como ela aborda o amor e como ela deixa claro como o amor romântico nos aprisiona e nos limita.

vagnerrg_ 02/01/2022

Nossa. Que livro, senhoras e senhores!
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Editora Elefante, 2021.

Nunca achei que há uma diferença essencial na forma de pensar e cultivar sentimentos entre homens e mulheres. As diferenças existem, mas não são inatas, são culturais, escavadas e construídas pelo patriarcado. Por óbvio que isso traz danos, porque tenta estabelecer papéis essenciais (e, mesmo que equivocados, são predispostos como modelos ideais) que são impossíveis de serem alcançados, porque ferem nossa natureza existencial, que é ser de forma individual. A ideia geral parece ser a de que o homem deve ser invulnerável aos sentimentos, ao passo que a mulher é quem deve cultivá-los.

Essa distinção equivocada é bem explorada pela professora bell hooks, entre outros temas que são fundamentais e eu nem sabia disso.

hooks explora muito bem as contradições de um mundo que tenta atrelar amor ao consumismo, que insiste em não perceber que há dor nos processos de descoberta, que a família por vezes não é a escola ideal para o amor e que o amor é, antes de tudo, uma ação, uma ação que muda sentimentos e que pode transformar a si mesmx e o mundo.

Não achei que essa noção de hooks seja romantizada, pois percebo que ela consegue correlacionar amor a noções históricas e materialistas.

Me trouxe vários exemplos nos quais consegui encontrar paralelos com momentos da minha vida me trouxe novos parâmetros para que eu consiga entender meus próprios sentimentos em relação a mim e ao mundo.

Me deixou sem palavras e me fez perceber que o amor é algo bem diferente do que temos aprendido.

Poderia resumir a leitura à seguinte frase: foram golpes e mais golpes de pura consciência.

Araujo 15/04/2023

Brutal
Brutal no sentido de tocar seu coração e as feridas que você têm sem saber que as possui. bell hooks me consertou partes de mim que eu não sabia que estavam quebradas e meu peito vibrou encontrando familiaridade em suas palavras. Não sabia que precisava ler hooks até lê hooks.

iohanafreitas 26/02/2023

Ainda digerindo
Vou citar apenas um trecho:

?O perdão é um ato de generosidade. Ele exige que coloquemos a libertação de outra pessoa da prisão de sua própria culpa ou angústia acima de nosso sentimentos de ofensa ou raiva. Ao perdoarmos, abrimos caminho para o amor.?

Obrigada bell hooks
Renata.g 26/02/2023minha estante
O livro é maravilhoso

sara 28/02/2023

Vale a pena a leitura pois trás algumas reflexões importantes. Porém, será necessário ignorar outras reflexões bastante piegas

regifreitas 01/06/2023

TUDO SOBRE O AMOR: NOVAS PERSPECTIVAS (All about love, 2021), de bell hooks; tradução Stephanie Borges.

Gloria Jean Watkins (1952-2021), mais conhecida pelo pseudônimo de bell hooks (escrito em minúscula mesmo), foi uma das mais importantes intelectuais estadunidenses dos últimos anos. Escritora, artista, professora, teórica feminista e ativista antirracista, teve mais de trinta livros publicados, além de numerosos artigos acadêmicos. Sua obra reflete principalmente a interseccionalidade entre raça, capitalismo, classe social e gênero. Esse posicionamento teórico da autora é importante para entender o que ela se propõe realizar nesta obra.

Em TUDO SOBRE O AMOR, hooks explora o tema do amor na sociedade contemporânea, através de novas perspectivas e análises críticas sobre o assunto. Nesse sentido, essas questões de gênero, raça, classe social e sexualidade, são fatores, conforme a autora, que influenciam e moldam nossas relações afetivas.

hooks não se detém, contudo, apenas no amor romântico, mas nas diversas manifestações desse sentimento em nossas vidas. O amor na infância, e o peso que a negligência e os abusos, os traumas, enfim, podem acarretar na vida adulta. O amor-próprio e o sentimento de se sentir inteiro, dentro ou fora de uma relação amorosa. O amor divino e o religioso. O amor pela comunidade, pela família e amigos. Enfim, todas as facetas desse sentimento tão comentado e tão pouco vivido merecem um espaço na obra de hooks.

Como ela bem sintetiza em determinada passagem: "Amar bem é a tarefa em todas as relações significativas, não apenas nos laços românticos".

Boneca sem manual 20/12/2021

Terminar esse livro logo após a morte da autora teve muito significado. Refletir profundamente sobre o mundo que queremos é essencial para construí-lo.

Danielle Bambace 16/06/2022

Ensinar a amar
Como compreender o amor. bell hooks é ousada, mostrando a cada capítulo como é possível oferecer verdades impiedosas por meio de carinho e colo a todes que necessitam enxergar o amor em suas diversas faces. Uma obra-prima sobre o que há de mais belo na humanidade.
Key 16/06/2022minha estante
Quero ler