A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Lurdes 31/01/2021

A Mulhet Ruiva é uma recriação/releitura dos mitos ocidentais e orientais que tratam de parricidio e filicidio, protagonizados originalmente por Edipo e Rostam e que são, agora, vivenciados por Cem Celik.
Todos os conflitos inerentes à relação entre pais e filhos são postos em discussão: ausência, onipresença, individualidade, ciúmes.
Em uma narrativa ágil, o autor nos conduz por uma história envolvente, com reviravoltas surpreendentes.
O bem e o mal se fundem e nos confundem.
Terminamos de ler o livro com a certeza que teremos de ler novamente, e talvez mais uma vez, porque assim são as grandes tragédias.

dudaluduvico 07/05/2021

Surpreendente?
Que livro sensacional, em todos os aspectos.
A narrativa dessa história nem parece que é quase sem falas, ela é tão fluida e gostosa de ler.
As reflexões e os caminhos que ela tomou me encheu de surpresas, algumas pareciam óbvias mas mesmo quando você lia, pensava "Como não percebi isso antes?"
Eu julguei pela capa e pensei que fosse ser super chato, mas a capa tem TUDO a ver com a história e eu amei esse fato.
Mais um livro favorito este ano. Recomendo muito.

Luly @projetocabeceira 18/01/2021

Muito bom!
Tudo é bom nesse livro:
A escrita fluida, envolvente (que me fez lê-lo em 2 dias); o enredo que através de alegorias mitológicas fala da relação de pais e filhos (a alegoria do poço também é importante); os personagens são interessantes, além de eu ter adorado conhecer este autor turco, que tem Nobel de Literatura, eu não tinha tido o prazer de tê-lo lido!

Kduvasconcellos 22/01/2022

Trágico e necessário
O livro como muitos clássicos desenvolve o tema da obsessão do ser humano. Essa obsessão que leva a caminharmos em busca de algo , mas que também não sendo bem desenvolvida leva a tragédia?
Amei a escrita do autor que nos propõe diversas reflexões de obras universais como Édipo Rei, mas não se limitando a somente obras ocidentais apresentando-nos a história de Rostam e Sohrab !
Além de ser um escrita política em propor também debates sobre capitalismo e socialismo , machismo e feminismo , maternidade solo, masculinidade tóxica cultura ocidental e oriental?
A vida imita o mito.

Ana 22/01/2021

Referências
Uma história intrigante com boas referências literárias que se não tiver lido ainda, você deve acrescentar a sua lista de leitura. A leitura flui muito bem.

Fer 14/01/2021

A mulher ruiva
Uma tragédia nos tempos atuais, quando comecei a ler não esperava muito do livro já que nas primeiras 130 páginas é maçante ler sobre um poço, mas nas últimas páginas do primeiro capítulo a história começa a se desenvolver melhor, a partir daquele momento eu já não sabia mais em que rumo a história poderia seguir, tive várias insinuações sobre algum acontecimento marcante, mas de longe esperava que o livro terminasse assim, foi bom ler a versão da mulher ruiva sobre a história, já que ela é uma incógnita em quase todo o livro...

Jessica Becker 29/01/2021

A Mulher Ruiva
Enviado no mês de janeiro pela TAG Curadoria, o livro "A Mulher Ruiva" narra a história de Cem desde sua adolescência - época em que foi abandonado pelo pai - até a vida adulta - por volta dos quarenta e poucos anos.
Na obra, depois que seu pai saiu e nunca mais voltou, Cem e a mãe precisaram ir morar de favor na casa de parentes. Para conseguir dinheiro para um cursinho, ele passa a trabalhar de ajudante de um cavador de poços e encontra em seu mestre, Mahmut, a figura paterna que tanto precisava. Porém, um incidente acontece e esse episódio vai acompanhá-lo para o resto de sua vida, influenciando, inclusive, na escolha de sua profissão.
Narrada pelo próprio Cem, exceto pelo último capítulo, a obra vai tratar de relações familiares, principalmente entre pais e filhos, e de obsessão. O protagonista fica obsecado por dois mitos antigos e sua jornada acaba se confundindo com tais histórias. (Seria "A Mulher Ruiva" uma releitura deles?)
"A Mulher Ruiva " é um livro bom, com narrativa fluída e história simples. O tipo de livro que vale a pena mais pelas reflexões pós leitura do que pelas sensações despertadas durante ela. Recomendado principalmente para quem quer saber um pouco mais sobre a Turquia e/ou gosta de mitos como "Édipo Rei" e "Épica de Reis". Quem se interessa por psicanálise também pode vir a gostar da obra.

Ro Tonks 28/01/2021

Pertinente e reflexivo
Mesmo ao deixar para o leitor que a obra tem ligações diretas com o clássico de Édipo Rei, ainda sim, ficamos um pouco desconcertados em entender onde o enredo irá nos levar. Portanto, quando os personagens viram a história do avesso em momentos determinantes, de tirar o fôlego, unindo com toda a trama reflexiva que o personagem principal expõe, percebemos, aos poucos, onde estamos trilhando. Mesmo assim, ninguém conseguirá prever o final! Maravilhoso, enredo que aborda demasiadas ideias atuais pertinentes de serem refletivas!

Ana 04/07/2021

Um bom livro! ?Um jovem em busca de uma figura paterna encontra em um cavador de poços um afeto imprevisto. Contudo, o desejo e o medo do desconhecido fazem com que o protagonista Cem Çelik tome uma atitude completamente inesperada que mudará para sempre o rumo de sua vida. Com rara habilidade narrativa, Orhan Pamuk constrói mais um romance memorável sobre as relações humanas e o poder que pequenas decisões exercem em nossa trajetória.?

Ana Carolina 16/01/2021

Mulher ruiva
Uma história fantástica que te prende do início ao fim.Muito bom.

day t 29/01/2021

Incrível
Adorei a leitura! Narrativa envolvente, daquelas que deixa a gente morrendo de curiosidade pra saber o que vem em seguida, cheia de reflexões lindas e fortes sobre ciclos, repetição de ciclos, escolhas, autoconhecimento, respeito, buscas. A primeira parte pode parecer arrastada e um pouco repetitiva, mas nem por isso é chata ou ruim. Achei muito poético algumas passagens, e consegui visualizar todo o cenário descrito. Da segunda parte pro final inúmeras coisas acontecem, a história toma novos rumos mas, assim como é na vida real, revelando apenas alguns frutos do que foi plantado no passado (o qual é narrado na primeira parte). Sempre bom também poder conhecer novas culturas, lugares. O livro atiça nossa curiosidade de diversas maneiras. Achei o enredo incrível, a escrita gostosa demais, o final massa, as pitadas políticas interessantes, personagens bem feitos. Enfim, indico super! Curti demais!

Vilamarc 04/03/2021

Um enredo crescente
Confesso que iniciei a leitura trazendo as cargas de críticas negativas do livro. Mas sou daqueles que quer ler com os próprios olhos, rsrsrs.
A primeira parte foi chatíssima, parecia interminável a história do poço, mas terminou com mistério.
A segunda parte melhorou um pouco mais, entretanto, as repetições em torno dos mitos acerca de pais x filhos, podem parecer enfadonhas, pra mim não foi.
Se falo tudo isso é para esclarecer as críticas e ressaltar que tudo isso é importante para compreender que, até aqui, trata-se de uma versão da história, e por isso, merece uma leitura atenta.
A terceira e última parte concentra toda a revisão da história e pela própria narração você vai tirando suas próprias conclusões sobre os fatos narrados, a montagem da história e o perfil da Mulher Ruiva.
Falar mais que isso é spoiler.
Leia.

Jaqueline.Saraiva 27/03/2021

Que livro maravilhoso! Se tornou o meu preferido, quero ler outra vez.
O livro é dividido em 3 partes e todas com um espaço de tempo cronológico e sensorial.
Cem é um jovem que deseja ser escritor e após seu pai decidir ter uma vida longe dele e de sua mãe, ele começa a trabalhar para poder cursar a faculdade. É aí que encontra Mestre Mahmut, um cavador de poços que passa a ter como presença paterna. "Pais e Filhos" se encaixaria perfeitamente nessa história, pois quem vai explicar todos os sentimentos de uma trajetória de relacionamentos paternos e maternos. Mas e a mulher ruiva? Qual o papel dela nesse contexto? Essencial e extraordinário. Erros e acertos. Escolhas. Esse romance poderia ser real, como poderia ser uma novela. Uma releitura de mitos e contos turcos que me fez ansiar para chegar no final. Acho que se tornou meu livro preferido da TAG Curadoria.

Lore 18/09/2021

Gostei ou não gostei? ?
Esse literalmente é o sentimento que tive ao final deste livro. No começo até que fluiu bem, mas chegando na metade, a narrativa ficou mais lenta com mais e mais devaneio literários, que por mim poderiam ter sido deixadas de lado, esse livro poderia ter menos páginas tranquilamente...
Quando acontece alguma "ação", o livro volta a ficar bem mais interessante e o final melhora com certeza. No final das contas, foi bom ter saído da bolha literária e ter lido algo do Oriente.