Para onde vão as estrelas?

Para onde vão as estrelas? CLAUDIO DAMASCENO

Resenhas - Para onde vão as estrelas?

stracierra 31/07/2021

MUITO bom e mais um pouco.
a premissa interessante me chamou a atenção e, muito embora o autor quem veio ao meu encontro pedindo por uma resenha, preciso dizer que foi uma surpresa maravilhosa, tanto com o gênero, como com o conteúdo em si. logo de cara, vemos um pré-prólogo nos dizendo que não existe um personagem fixo, que a personagem principal é para ser criada com base em nossos achismos, gostosos, personalidade e etc; a princípio, achei que não conseguiria seguir um enredo do tipo, mas acabei me apaixonando por cada detalhe como a ambientação, as descrições e o universo em si (vale ressaltar que a história é narrada em primeira pessoa e é neutra).

a abordagem de certas coisas como criaturas e afins, me lembrou muito dos contos de h. p. lovecraft ? por conta de toda criatividade e informação que recebemos com o texto, é altamente imaginativo e minha imersão foi fantástica do início ao fim. confesso que fiquei muito intrigada com os portais e, além de todo o resto, adorei a descrição dos tons pois isso também me ajudou muito a conseguir entrar nessa história de vez. gostei, também, de como os sentimentos da personagem são condizentes com o que, supostamente, deveríamos sentir em uma situação dessas ? ainda mais, no capítulo 1, entramos em contado com uma pessoa em um semi estado depressivo onde há apenas medo e perguntas.

o mundo inteiro findou-se em um ?apocalipse?, vamos por desta forma, e tudo o que restou foram as pessoas protegendo a própria casa. não há contato visual ou físico, e isso deixa a ambientação do começo mais carregada e tensa porque, tudo bem, não estamos em um apocalipse e não existem portais, mas estamos vivendo uma pandemia aonde nossa realidade é consideravelmente semelhante. isso me pegou muito pois a descrição inicial da personagem é exatamente o que sentimos nos três meses após o início da covid-19. a solidão, crises de ansiedade e pânico, a taxa de suicídio aumentando... achei muito realista, por mais que seja apenas uma ficção. o autor conseguiu trabalhar nos pontos corretos, e o fez com grande maestria e respeito.

infelizmente, ainda sim, nem todos os termos estão 100% neutros, muitos estão flexionados para o masculino, mas nada que uma revisada não resolva. outro motivo para descontar uma meia estrela foram certos parágrafos os quais me deixaram um pouco perdida ? alguns super rápidos e outros super demorados ?, novamente, nada que uma revisão não resolva. por fim, minha nota final será 4,0 pois, mesmo adorando a história e como o enredo seguiu, esses pequenos errinhos me incomodaram um pouquinho e deixaram minha leitura menos fluída. de resto, é um ÓTIMO livro nacional e sinto que, para quem gosta ficção, irá ser uma boa escolha. o autor tem muito potencial, de verdade.

Rangel 31/01/2021

muito muito bom!
sério é um livro MUITO BOM, o desenvolvimento é incrível, os personagens são muito bons, a escrita do autor é super fluida e sério as vezes eu esquecia do meu universo pra focar no universo do protagonista
o final é muito bom, me lembrou a caixa de pássaros que é um final em aberto, deixou um gostinho de quero mais!
Claudio.Damasceno 01/02/2021minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Sobre o gostinho de quero mais, prometo resolver essa questão em breve (ou não tão breve assim rsrs).
Agradeço do fundo do coração pela oportunidade, até uma próxima :)

Reino 21/06/2021

Escrita pela Marina SP
Resenha Para onde vão as estrelas

Imagina acordar num dia e ver nos noticiários a noticia de que um portal apareceu na Terra, e pior, que com o passar do tempo cada vez mais e mais portais começaram a surgir e, pior ainda, que após alguns anos as estrelas também começaram a sumir e logo seria a vez do nosso Sol.
Essa é a vida do nosso protagonista, ou nossa protagonista, já que quem cria ele somos nós, os leitores. Gênero, cor de pele, cor do cabelo, idade, tudo é feito por você. Uma forma muito criativa do autor conectar a história com seus leitores.
Nessa realidade muitas pessoas começaram a entrar nesses portais em buscas das estrelas, mas apenas quando o Sol começou a diminuir que nosso protagonista resolve entrar nessa aventura. Ao longo do livro conheceremos várias criaturas diferentes, mundos novos, pessoas novas enquanto procuramos pelas estrelas.
Uma leitura super leve, a descrição dos mundos e dos habitantes desses mundos é ótima, um livro que traz muitas reflexões ao longo dos capítulos, devo dizer que a minha favorita foi a da Lua já no finalzinho.
O final é um pouco desesperador, então estou muito ansiosa pela continuação. Autor não demore.
Em resumo: leiam esse livro.
Claudio.Damasceno 23/06/2021minha estante
Pode deixar, já comecei a escrever a sequencia S2

Milene.Ferreira 16/10/2021

De tirar o fôlego
Que livro incrível, eu amei o formato como foi escrito e realmente me coloquei como personagem, as cenas são muito boas e dinâmicas, mas confesso que me perdi um pouco ao meio de tanta informação as vezes, entretanto nada que prejudicasse muito a leitura, sem dúvidas estou extremamente ansiosa para o próximo PQ MEU DEUS COMO SE TERMINA UM LIVRO ASSIM???? ainda nervosa com o que pode ser essa continuação e no aguardo
Claudio.Damasceno 06/01/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado do livro. A continuação já se encontra disponível na Amazon. Para duvidas ou ameaças, só chegar S2

Carol Moura 13/06/2021

"Aquelas água, com toda certeza, não era condutora de eletricidade. Caso contrário, meu corpo estaria eletrocutado ali no chão"
" Para onde Vão as Estrelas?" é um raio de adrenalina, que nos atinge a cada capítulo.
De certa maneira, senti que o livro era como um portal, pois ao iniciar a leitura, não consegui largar até chegar em suas últimas páginas.
Cada portal é uma nova aventura, e nos faz viajar junto ao personagem principal.
Personagem este, que não possui descrição física ou nome. Uma ideia interessante, pois possibilita que o leitor imagine-o como quiser, mas que acabou não nos aproximando dele. Não sabemos sobre a vida dele antes do aparecimento dos portais, e nem o que ele pretende depois de salvar o mundo. Coisas que enriqueceriam a história, mas que no fim, não fizeram falta!
Todo novo personagem, como Famis e a Lua, traziam uma nova reflexão sobre o nosso mundo, e até me lembrei de “O Pequeno Principe”.
De forma geral, o livro é instigante, estou animada para a sequência! Cláudio Damasceno é um autor com um grande potencial, e espero ansiosamente por outras historias dele! Abraços Claudio! (vamos fingir que não foi ele que pediu hahahahahaha)
Claudio.Damasceno 14/06/2021minha estante
Ainda bem que estamos fingindo bem que eu não pedi um abraço :)

Larissa.Franco 25/05/2021

O mágico de Oz sangrento!
Antes de começar, digo que não é meu estilo de livro favorito, mas ainda sim, vou escrever com base no conteúdo e não do meu gosto (sim, é uma crítica a algumas pessoas daqui kkk).

Enfim, o começo do livro é muito sangrento e bizarro, toda hora que vc acha que vai melhorar, piora kkk uma espécie de mágico de Oz sangrento. Eu gostei muito de poder criar o personagem e o local, acho que fica melhor de interagir com o livro. Do meio p/ final o livro vai dando mais esperanças e possuí vários ensinamentos, muitas frases de efeitos e da p/ ver a mudança no jeito do personagem. Gostei bastante das palavras do autor, são tapas na cara necessários.

Acho que devemos nos abrir a novas experiências, e sair um pouco da zona de conforto (no meu caso os romances), tudo vai ter algo p/ nos ensinar.
Claudio.Damasceno 27/05/2021minha estante
Minha ideia com o livro era realmente essa, tirar o leitor da zona de conforto (não necessariamente ao gênero, mas também rsrs) passando um pouco de "trabalho" para ele em criar seu próprio personagem (prefiro dizer que é uma oportunidade de ser o protagonista da historia.).

Fico feliz que no final, tudo funcionou (principalmente os tapas kkkk) e que o você gostou do resultado como um todo. Obrigado pelo feedback, me ajuda bastante (gostei da critica também, por incrível que pareça, uma moça disse uma vez que não gostou muito por não ter romance. Mas esse livro não é de romance kkkkk) Enfim, obrigado mesmo pela oportunidade de mostrar meu trabalho e até uma próxima aventura.

PS: Vou usar esse termo " O mágico de Oz sangrento" quando alguém pedir uma "referência".

Lucas Gamma 17/02/2021

Quase um videogame
Eu adoro livros com essa temática meio apocalíptica, então foi fácil comprar a ideia e gostar desse universo que o autor criou. Enquanto eu lia, não tinha como não associá-lo a um jogo de videogame, que inclusive acho que seria perfeito por conta de tanta coisa visual que ele poderia ter. Shippei o protagonista com várias criaturas SIM!! USUHAUSHAUAHS
Claudio.Damasceno 19/02/2021minha estante
Sobre o jogo, então, eu comecei a criar um inicialmente e depois que vi potencial na história, transformei ela em um livro. Alguns cap são basicamente cenário do game, no final dos agradecimentos eu informo melhor sobre ele, nome etc. Um dia espero conseguir liberá-lo na steam rsrs. Aproveita (caso não) e olha os vídeos complementares, depois me fala se bate com o que vc imaginou. Sobre shippar o protagonista com as criaturas, essa é nova kkkkk. Confesso que shippei em alguns momentos com Max, não vou mentir. Assim que eu parar de procrastinar, vou dar continuidade aos próximos volumes. E depois, se depender de mim, ainda vai sair um rpg de mesa. Imaginação para expansão é o que não falta, vamos ver se vai dar certo (manda energia positiva). No mais, quero te agradecer por ter me dado a oportunidade de mostrar meu trabalho e por vir deixar o feedback aqui, isso ajuda muito mesmo S2 (se não for muito incomodo, copia e cola isso lá na amazon também rsrs). Um forte abraço e até uma próxima aventura.

Alana 14/06/2021

Cativante
Digo com satisfação que foi um dos melhores livros que li em 2021, me deixou presa do início ao fim.
Claudio.Damasceno 14/06/2021minha estante
EU fico todo contente lendo essas coisas :)

Alana 14/06/2021minha estante
??????

Adrieli.Patricia 21/05/2023

?? O que seria a morte se não o sentido da vida??
Gostei muito da escrita do autor, li que é uma maravilha, parece que foram menos de 100 páginas, os capítulos são curtos então acho que foi por isso que parece ser menor do que é.
Gostei bastante da proposta do livro, em algumas partes me fez lembrar de o pequeno príncipe, tirando que é bem mais sombrio (muito mesmo, tem cada criatura que mds).
Estava procurando um livro curtinho pra ler pq estava na ressaca e esse livro me ajudou bastante, conseguiu me prender do começo ao fim.
O final termina em aberto, dando uma brecha pro segundo livro, pretendo ler, faltam muitas coisas para serem reveladas e também é curto.

Di3gao 25/12/2022

Um livro "gamificado"
"Para Onde Vão as Estrelas?" me chamou muita atenção por ser um livro parecido com um jogo. Ele contém todos os elementos do estilo RPG, desde a história até você criar o seu próprio personagem.
O enredo do livro é similar a maioria os jogos de aventura. O protagonista precisa embarcar em uma missão para reunir itens espalhados por um mundo mágico que ele não conhece, então desbravamos esse universo junto dele e vemos sua evolução. O roteiro não tem um grande diferencial, ele cumpre essa sua proposta apenas sendo bem simples e coeso. Contudo, ele pecou muito no desenvolvimento, porque acontece a mesma coisa o tempo todo e a história não avança. O protagonista só ficando saltando de mundo em mundo conhecendo esses locais, se metendo em confusões e escapando milagrosamente no último segundo. Por isso, se tornou muito repetitivo e previsível.
O protagonista em geral foi algo incrível nesse livro. Começando que podemos criar ele da forma que quisermos e isso faz o leitor se sentir mais ainda na pele do personagem. O que mais me conquistou foi sua motivação, porque ele não é como os protagonistas dos jogos desse estilo. Diferente dos demais, ele só está querendo salvar o mundo porque foi esse o propósito que ele achou para motiva-lo a achar o caminho para sua casa. Além disso, os outros personagens do livro são muito carismáticos e me apeguei a vários deles.
Uma das maiores qualidades da obra foi o universo dela. Todos os mundos que fomos apresentados são únicos, o seu bestiário é muito vasto, a construção dele foi muito criativa e tem muito coisa para ser explorada nele. Porém, faltou aprofundar e explicar vários pontos, por exemplo, como as estrelas sumiram e o que fez os portais aparecerem do nada.
Todas essas qualidades só foram possíveis por causa de uma coisa: o autor. Ele foi genial ao criar todo esse universo, construiu uma ótima história, sua escrita sempre se manteve atrativa e muito imersiva e também foi fantástico ao transformar o livro em uma espécie de jogo. Ademais, os diálogos são profundos e impactantes, tem críticas pontuais e os desenhos ao longo do livro são bem bonito.
Portanto, o livro é uma experiência única, foi muito imersivo e fez um ótimo trabalho ao fazer dele um RPG, embora não tomamos as decisões. A conclusão ficou em aberta e to doido para ler a continuação. Recomendo muito!!

Cris 23/04/2022

Impossível parar de ler!
O livro é viciante, cada capítulo te instiga a ler mais e mais. Gostei muito da ideia de poder moldar o personagem principal da maneira que a gente quer. Achei um ponto positivo ter as imagens no final descrevendo os personagens. Uma das minhas partes favoritas foi o capítulo 23, amei os diálogos e fiz várias anotações. Não vejo a hora de ler a continuação e saber que fim levou tudo isso.

Elisangela Muniz 31/08/2021

Bom!
Eu gostei da história, mas em algumas partes achei que havia informação demais... E depois desse final eu fiquei meio triste porque esperava algo totalmente diferente (não que isso seja algo negativo, pelo contrário). É uma boa leitura!
Claudio.Damasceno 31/08/2021minha estante
A continuação vai vir para te alegrar ou deixar mais triste kkkkk

Kathleen.Martilian 05/08/2022

Promissor
Essa foi uma leitura bem diferente das outras, creio que inicialmente não criei grandes expectativas, mas já de cara tive um decepção enquanto o personagem principal.
No geral o livro tem uma boa fluidez e consegue sim prender o leitor, peca um pouco nas descrições, acredito que faltou dar mais ênfase em alguns detalhes do ambiente e de como tudo ocorria. Algumas cenas precisavam de mais emoção nas quais não senti.
Mas em outras fiquei tão vidrada que não queria parar de ler.
Em relação aos diálogos, achei que todos foram ótimos com exceção de alguns pq estes estavam perfeitos kkkk.
Talvez eu leia a continuação, recomendo de boassa esse autor brasileiro.

Mari 10/06/2021

O início me prendeu BASTANTE, eu fiquei curiosa e qria muito saber onde a história ia me levar, mas aí com o desenvolver do livro eu fui achando as coisas meio repetitivas (lugar diferentasso e/ou hostil - criatura sinistra perseguindo o protagonista - protagonista consegue escapar por um triz e passa por um novo portal)

Achei o livro bom e super indicaria pros amigos q curtem fantasia (inclusive já indiquei hohohoh)

AH a ideia do protagonista é genial também, pena q eu nunca consigo imaginar protagonista/personagem nenhum hfiasudhfiauh sinto q perdi um pouco da conexão por isso :(
Claudio.Damasceno 10/06/2021minha estante
Muito obrigado pelo feedback. Salvando aqui tudo para fazer melhor no próximo.
PS: Continue indicando kkkkkk