Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Patricia Milani 28/07/2022

Este livro foi uma ótima surpresa, me surpreendi sendo instigada pelo suspense que permeia a trama juntamente com uma narrativa bem construída.
Capítulos curtos intercalados entre os personagens principais. A autora nos faz pensar que existe um tipo de conexão entre eles e ao longo da história vemos que o rumo é outro totalmente diferente.

tooonho 28/07/2022

duas histórias paralelas que se encontram num infinito improvável. É uma narrativa tão bem feita que a gente se sente próximo de todos os personagens.
uma crônica sobre a poesia de estar vivo e poder decidir cada caminho a seguir.

Cleber 23/07/2022

Drama nacional com uma pitada de suspense
Li esse livro na LC do Clube Literário Café e Boas Leituras, todos os meses lemos um livro de uma autor nacionale contemporâneo. Tem sido uma ótima experiência conhecer novos autores e ver a qualidade da literatura brasileira.
Em Apague a luz se for chorar, temos duas narrativas contadas de forma intercaladas. Temos a historia da Cecília que viaja para uma pequena cidade do interior para o velório dos seus pais e é onde fica a mair parte do suspense, pois Cecília desconfia que seus pais morreram de maneira muito misteriosa. De forma intercalada temos a história do João que tem um filho com paralisia celebral e precisa levar seu filho para um tratamento na China. Até então, a única ponte de ligação entre a Cecília e o João é que os dois são veterinários, mas fica claro que os dois não se conhecem e ficamos esperando através da narrativa que uma hora eles possam se encontrar.
Os capítulos são curtos, adoro livros assim, e a escrita é simples e direta o que torna a leitura rápida e dinâmica, principalmente com os capítulos intercalados, algumas partes a história é narrada em primeira pessoa e em outras na terceira, o que faz o leitor ter algumas teorias de quem deve estar contando a história. O livro trata com temas sensíveis e é melhor não comentá-los para não estragar a surpresa, mas leva o leitor a pensar de qual forma tratamos nossa família e nossos animais.
Gostei muito da escrita da Fabiane Guimarães e certamente gostaria de ler outros trabalhos dela.
Ana Usui 23/07/2022minha estante
Bela resenha, leituras coletivas são tão divertidas, adoro as reuniões no final.

Berenga 19/07/2022

Leitura fácil, história fluida, mas faltou ?corpo?
Eu gostei bastante do livro. Tanto que li em 2 dias. Mas senti que faltou trazer mais força, mais ?liga?. Quando terminei de ler e ao analisar a obra, parece uma história que faltou acrescentar mais riqueza na construção dos personagens, mais vivência. Por vezes pareceu muito fácil.

De qualquer forma, uma experiência positiva.

Adélia 18/07/2022

O livro é bom no geral. Para mim, algumas partes mais sensíveis são ótimas, a forma como a autora retrata o luto me fez lembrar cada sentimento que passei em momentos assim. Uma maneira leve mas tão intensa de retratar sentimentos complexos.

Mari 18/07/2022

?A gente se acostuma com a crueldade do fim?
?Menos quando o cachorro é nosso.?

Este livro me toca de um jeito pessoal e exterior ao mesmo tempo. A escrita de Fabiane é primorosamente uma obra de arte sensível e detalhada, o que faz tudo ganhar um tom maravilhoso e melancólico de poesia. Praticamente meu novo livro de conforto.

Simplesmente supera expectativas de todas as maneiras possíveis, quando pensamos que estamos entendendo tudo e que ja descobrimos o fluxo da história, descobrimos algo ainda mais surpreendente.

Não poderia parecer mais com Cecília (apesar de dançar forró), em todos os aspectos, sempre chorei sozinha e de luz apagada.

Gostaria de deixar registrado também que assim que li a frase ?eu devia ter ficado, com meus bichos e meu amor retaliado, devia ter cuidado dos meus velhinhos.? Corri para abraçar meus pais, e chorei (apenas quando voltei ao meu quarto. De luz apagada e Kindle aceso)

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 08/07/2022

Muito interessante como as coisas / as vidas se conectam pelas coisas mais improváveis. Queria saber no que deu a busca do João e do Adam. Pra mim ficou faltando isso, não gosto de livros de final aberto, já basta a vida. ?

Giovanaacampos 08/07/2022

Um livro leve, rápido e gostoso de ler.
Apague a luz se for chorar foi uma grata surpresa, principalmente por ser um livro nacional.
Passei o livro todo esperando as histórias se entrelaçarem e senti por, no final, não se amarrarem, mas me peguei chorosa ao final.
Apenas leiam!
Dandara Virgínia | @dandaravmachado 08/07/2022minha estante
Sim miga, fiquei me perguntando onde eles iam se entrelaçar e quando peguei o insigth fiquei "coroi" kkkkkkk

Giovanaacampos 09/07/2022minha estante
Dands, quando entrelaçou eu fiquei ?nãooooo? ahahaha mas esperei por algo mais fechado

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 11/07/2022minha estante
Minha maior queixa foi essa também. Acho que merecia um desfecho melhor, eu tbm n gosto de livro de final aberto demais

Martony.Demes 14/06/2022

Apague a luz se for chorar, de Fabiane Guimarães é daqueles livros que não dá para você falar sobre ele sem contar os detalhes e incorrer em spoiler! Cada acontecimento é precípuo para a historia. Vou tentar contar os meandros sem revelar tudo!

A narrativa inicia com a noticia do falecido dos pais da protagonista. Ela mora em Brasilia e teria que realizar e prestar as últimas homenagens. Porém, ao saber como ocorreu, ela passa a desconfiar de como foi a morte e que possivelmente tenha sido um homicio dado que os seus pais foram encontrados mortos juntos na cama. Nessa perspectiva, ela obtem tem informações de vizinhos, parcas investigações foram feitas pela policia local.

Em paralelo, o livro apresenta a história de um pai trabalhador veterinário que tem que criar e cuidar de um filho com deficiencia/paralisia mental. Com seus recursos bem limitados, ele sofre para manter uma vida digna ao seu filho. No decorrer da história, ele descobre uma possibilidade de tratamento para a doença de seu filho na China. Porém, o custo é muito alto. Ele passa a obstinadamente ir atrás de recursos, seja como for, para levar seu filho a China. Nesse ínterim, ele passa a cometer atos meios escusos para conseguir dinheiro!

Por outro lado, a protagonista recebe a visita inesperada de um homem que se diz ser seu irmão por parte de pai. Não obstante, ela também passa a desconfiar se realmente ele é o irmão de verdade ou não será que ele é que pode ser o vilão dessa história!?

Dada essas duas vidas paralelas, acontecimentos complexos farão com que essas vidas se cruzem e talvez não seja como você esperava!

Para encerrar, você não vai conseguir parar de ler. Como a obra é curta e há essa costura de histórias diferentes, você vai querer saber em que ponto e como essas linhas de vidas vão se cruzar!

Vale a pena você ler, viu!

Flavia_Lo 05/06/2022

Vidas caóticas
Repleto de mensagens profundas sobre luto e ausência, a história vai muito além mostrando duas realidades paralelas que em algum momento vão se colidir. De uma lado a solidão depois da perda, o estresse e raiva ao descobrir segredos familiares. Do outro lado a presença de alguém que não se sabe ao certo o quão consciente do mundo está.
A curiosidade e a surpresa se moveram juntas nessa história.
Escrita fácil e poética. Menos de duzentas páginas que podem ser consumidas rapidamente.

Mais um livro para minha meta do ano, que é ler mais livros nacionais.

clarawlx 29/05/2022

Você tem que sofrer.
Apesar de ter sido concebida cedo, cresci da mesma forma que Cecília, a protagonista do surpreendente primeiro livro da Fabiane, com o constante medo da perda. O medo da morte sempre fungou na minha nuca, e exatamente por isso, o livro foi tão brutal para mim.

Não pensei que fosse gostar tanto, por ser o primeiro romance da escritora e esperar por algo fraco ou inexperiente, mas recebi uma narrativa completamente diferente. Eu genuinamente gostei da escrita de poesia cotidiana, dos capítulos rápidos e das reviravoltas.

A história bastante desconfortável para mim em certos momentos, porque sentia que estava de cara com uma eu do futuro, após perder a única pessoa que me ampara, que é a minha mãe. Tenho o mesmo medo da solidão que a Cecília. Portanto, o final agradável dela me deu uma esperança imensa. Esse livro foi como ganhar um daqueles pirulitos que a gente tem que chupar por horas até chegar no chiclete que tem no núcleo. Com a mandíbula doendo ? ou nesse caso, o coração?, a gente aproveita o doce que resta.

Ratinha de Biblioteca 29/05/2022

Uma pitada de suspense, uma boa porção de drama
Temos capítulos intercalados entre João e Cecília. Vamos imaginando a conexão entre eles ao longo da história, mas não é o que aparece.

Leandro506 01/05/2022

Apenas chore se for preciso?
?O medo e a tristeza saem um pouquinho da gente quando deixamos que eles se manifestem.? Sofrimento também vicia? livro leve, bonitinho e rápido de ler.