Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Gaby 30/11/2022

Apague a luz se for chorar.
Achei um livro bom, instigante, que envolve o leitor. Li o livro em 4 horas, o que para mim, que sou uma leitora lenta é algo significativo. É um livro nacional, que desenrola a estória de 2 personagens, que apenas no final, o leitor compreende uma fina linha que liga ambas estórias. É um daqueles livro que quando começamos não queremos parar. Primeiro romance da autora, e achei que abriu uma promissora porta para as demais obras.

Roberta 30/11/2022

Superficial
Pra falar a verdade, esperava mais. As resenhas falam muito bem dele, mas a profundidade das propagandas não apareceu pra mim. Achei tudo muito superficial. Não é ruim, mas é bem adolescente.

bnunesamanda 06/11/2022

Que livro lindo. Uma escrita leve, mas ao mesmo tempo pesada. Fiquei hipnotizada nas duas narrativas paralelas que são contadas e o jeito que surpreendentemente se juntam no final.

Reeh 26/10/2022

Se for chorar acenda a luz!!!!
A história mescla a vida de 2 pessoas ambos Veterinários mas que passam por problemas cotidianos diferentes.

Cecília que, atormentada com a morte dos pais silenciosamente busca responder questões não bem esclarecidas e João que deseja levar seu filho ao outro lado do mundo para conseguir um tratamento especializado, mas que encontra percalços ao longo do caminho e decisões e atitudes difíceis para conseguir realizar esse tratamento.

4.0/5.0 ?

Biblioteca Álvaro Guerra 25/10/2022

Apague a luz se for chorar é o primeiro romance de Fabiane Guimarães, duas histórias se entrelaçam no ponto comum, que é impulsionado pelas ações que tomamos em nome daqueles que amamos. Acompanhamos a história de Cecília, que após a morte dos familiares, precisa retornar para a cidade de onde veio, e João, um pai solteiro que busca juntar certa quantia em dinheiro para custear tratamentos para seu filho.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556521033

Hugo253 18/10/2022

fantástico.
poesia pura, você espera algo no final e o fato de não acontecer é ainda melhor.
muito bom!
umas das minhas leituras favoritas do ano

imeowfilms 14/10/2022

Ainda estou sem palavras. Os personagens são extremamente cativantes, que você realmente se envolve e cria empatia por eles, com dramas envolventes e uma escrita muito gostosa de acompanhar. Foi muito imersivo, as angústias, os medos, o desespero, tudo pareceu tão real, ainda mais por falar de assuntos que são bem sensíveis (pra mim). É a primeira vez que eu leio um livro com ambientação no Distrito Federal e foi surreal de bom conseguir sentir que os personagens estavam perambulando pela cidade enquanto eu lia, conseguir visualizar bem os locais por serem mais familiares, foi realmente um bônus enorme pra mim. A forma como a autora interliga as duas narrativas no final foi interessante, super recomendo a leitura!

Camila1856 09/10/2022

Sensível e brutal
Apague a luz se for chorar, título lindo, sensível e brutal, é aquela leitura que chamo de uma sentada. Uma vez iniciado, vc só levanta quando termina, ou não levanta e chora. Isso depende de como o livro vai te tocar.

?No final, estamos sozinhos.
No final, é só você com você mesmo.
Não tinha um jeito mais fácil de me ensinar essa lição??

Bárbara 09/10/2022

Mto bom
Comecei a leitura totalmente despretenciosa, mas o livro me pegou de tal forma que só larguei por ter finalizado. Apesar de uma leitura mto fluida, aborda de tema ilegal nas leis do Brasil.

Cristiane 22/09/2022

Apague a luz se for chorar
A vida e o amor... O amor e a vida... A autora entrelaça a vida de seus personagens com maestria... O final foi detalhado demais...
DANILÃO1505 22/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Marilia 07/09/2022

Uma boa experiência
Com um texto agradável, capítulos curtos e um suspense que acompanha a narrativa desde a primeira página, ?Apague a luz se for chorar? apresenta, além de um título perfeito, uma grata experiência literária.

O livro é dividido entre as histórias de Cecília, a narradora, e João. Ambos são veterinários e tiveram algum sofrimento em suas vidas. O desafio do leitor é entender qual seria, além da profissão, a ligação entre os dois personagens.

É um daqueles livros de um dia, pois a cada final de capítulo precisamos de mais um. E aí, quando percebemos, acabou-se.

Esse ano eu li coisas muito boas, então minha régua está um pouco alta. Por isso avaliei em 3,5, mas, pensando que eu não larguei o livro desde que o peguei, não posso deixar de recomendá-lo.

Então, se você gosta de um suspense light, vá em frente.

sahragomes.aaa 07/09/2022

poesia pura, juro.
eu nunca tinha lido um livro tão poético assim, tão cheio de sentimentalismo e... dor.

eu gostei, gostei mesmo.
pude compreender cada um dos personagens e senti orgulho de Cecília no fim, porque foi lindo.

eu não esperava que o livro fosse desse jeito, eu não esperava quase nada, na verdade, então me surpreendeu muito mesmo, de uma forma boa.

acho que o único ponto negativo dele é que eu não senti quase nada de suspense, mesmo ele prometendo isso. mas acho que valeu muito mais a pena por ter sido exatamente como foi.

enfim, eu recomendo muito a leitura.
talvez eu tenha gostado tanto porque sou uma pessoa extremamente sensível e fico vulnerável a sentimentos, principalmente quando eles são colocados do jeito que foram.

eles são só humanos. todos os personagens do livro são só humanos, que lindo.

enfim, eu senti todo o medo, a superação, a aversão, o desgosto por si mesmo, as mágoas e tudo isso feito em uma poesia enorme, do tamanho das páginas do livro.

tiveram algumas coisas que poderiam ter sido feitas de uma forma diferente, mas que não chegam nem a ser falhas de roteiro porque era preciso pra o desenrolar da história inteira.

eu amei a forma como as histórias foram costuradas.
e amei o livro.

Vann.Deodato 30/08/2022

Realidade e... amor.
Comecei a ler este livro sem pretensão alguma. Vi que o Paulo Ratz tinha comprado e ia começar a ler. Pensei: "hum... Também quero". Comecei e não consegui parar. Apesar de ter levado mais tempo para ler do que necessário por motivos pessoais.

No começo, fiquei intrigada sobre o leve suspense da trama. Assassinato ou "morte morrida"? Eu pensei em mil teorias e acabei me enganando em todas. Mesmo estando ali na minha cara.

O livro é intercalado entre Cecília, a filha enlutada, e o João. Um rapaz muito bonito que tem um filho com paralisia cerebral e que precisa urgentemente de dinheiro para levar a criança para a China para fazer um tratamento.

A parte de João foi a que mais me chamou atenção. A forma honesta com que ele pensava em relação ao filho e a própria vida foi bem crua, sincera. Já a parte de Cecília foi mais intrigante pelo fato de haver uma pessoa envolvida na "confusão".

Bom, claramente eu lerei mais livros da autora. Adorei a forma como ela escreve e ao fim que deu ao livro, e ao decorrer também, claro. Tudo que ela escrever, certamente eu lerei.

Por favor, leiam este livro. Sobre uma filha meio perdida e enlutada e um pai que, mesmo não sendo amoroso, faz de tudo pelo menino.

rebecca 12/08/2022

tem um tempo já que eu li esse e esqueci de fazer a resenha ???? mas--- gostei bastante e o final me surpreendeu muito, tinha interpretado a situação toda de uma forma completamente diferente. a carta final é linda ??

Marcos Santos 11/08/2022

Uma narrativa que entrelaça duas personagens: Cecilia e João. É uma história curta mais bem construída e que te prende pelo mistério envolvido entre os personagens protagonistas.