Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Melo81 06/03/2023

Apague a luz se for chorar
?não dá para pedir permissão para ir embora de quem nos ama tanto, e vai sentir a nossa falta.?
Acho que no início do livro é uma história um tanto fraca. É simples mas quando você vai chegando para o final você começa a perceber o quanto os dois personagens do livro eles têm uma importância de colocar a família em primeiro lugar. A Cecília passa o livro todo tentando descobrir quem matou os pais, porque ela não aceita a morte dele, e no fim do livro quando ela recebe essa carta e percebe muitas coisas, e uma delas é o amor do senhor Raul e da senhora Margarete.
João tenta fazer tudo pelo filho, e é um pai dedicado tentando de tudo, inclusive trabalhos de origem duvidosa. É uma história que te coloca pra pensar nas suas crenças e tudo mais

Samanta.Fiordomo 04/03/2023

Livro bem escrito e que te prende até o final. Senti que os personagens poderiam ter sido um pouco mais construídos, não consegui me ligar muito a eles, mas a história é interessante. A parte dos cachorros me deixou um pouco agoniada para ser sincera.

Julia 25/02/2023

Nacionalzinho bom pra refletir
Bom o livro toca em muitas feridas, e traz muitas reflexões a tona. TRABALHA MUITO BEM OS PERSONAGENS, trazendo um suspense para cada um deles, cada um tem alguma "cruz" que carrega e que ao decorrer do livros vamos descobrindo.
Revela coisas sobre amores, traições, a necessidade do dinheiro e o que as pessoas fazem para conseguir ele, família e até onde cada um de nós irá para salvar a nossa.
Foi o primeiro livro oficial nacional que eu leio por vontade própria e não um livro didático, peguei ele por interesse na sinopse e sinceramente não esperava muito...mas entregou tudo!
Vale a pena ler, rapidinho (li em dois dias) e ao mesmo tempo que fala sobre vários assuntos te traz pra história te prendendo com ela, recomendo demais.
Boa leitura e não esqueça de trazer uma boa xícara de café e uma fatia bem grossa de bolo de fubá!?

lipelimma 21/02/2023

⭐⭐⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Cassia.Cotrim 18/01/2023

História interessante, personagens nem tanto
A história é interessante, fica uma sensação de mistério o livro todo. As histórias dos dois personagens correm separadas e se interligam mais no fim do livro, fiquei curiosa em saber como e quando ocorreria, e não foi da forma que eu esperava, o que foi bom. Porém não achei os personagens cativantes, não sei se foi o fato de ficar indo de um para o outro, mas não consegui sentir empatia por eles, parece que faltou algo mais, uma certa profundidade. Ainda assim, é um bom livro, leria outros da autora.

Samanta.Caberlon 14/01/2023

Escrita maravilhosa, não conseguia parar de ler. Amei o desenrolar da história, feliz por de alguma maneira ambos conseguirem realizar o que buscavam, mesmo com custos.

outroigu 11/01/2023

a escrita da fabiane é relativamente boa, mas eu senti que os eventos narrados se passaram rápido demais. por vezes, parecia que não havia resistência nos personagens principais, ainda que eles convivessem com as próprias contrariedades e hipocrisias. mais um caso onde uma coadjuvante, a faustina, é mais interessante que os protagonistas; queria um pouco mais da querida. final comovente.

Carol Vidal 05/01/2023

Leitura rápida
Um livro super rápido de ler, com uma prosa ágil que me fazia querer sempre ler o próximo capítulo. Não me apeguei tanto aos personagens (acho que a forma mais direta de narração não fez com que eles fossem aprofundados), mas ainda assim gostei muito de ler.

Amanda.Cavalcante 02/01/2023

"Lembra do que falávamos ainda agora? Do nosso medo irremediável de perder?"
"Bom, você foi contaminada com esse vírus da brevidade. Parecia, já com aqueles olhos de criança, que sabia o que estava enfrentando. Morria de dor antes que a dor chegasse".

Gosto das escritoras e escritores que atingem seus objetivos com simplicidade.

A narrativa de Fabiane Guimarães é despretensiosa: Cecília perdeu os pais, de causas naturais e precisa peitar todo o trâmite enterro e da despedida em uma cidade pequenininha do interior e João é pai solo de Adam, que tem paralisia cerebral.

Uma situação difícil para ambos. Mas não é nada disso que você está pensando. E, se você já leu, eu sei que você também pensou, mas eu gostei da forma como as coisas se desenrolaram.

E sim, os personagens são insensatos muitas vezes, mas são personagens legais, construídos de uma forma legal.

O final é um deleite. E em bons momentos a autora lança excelentes trechos meio que poéticos no meio da prosa - coisa que eu amo.

Vale a leitura.

E vale a lágrima que pode escapulir no escuro.

"É assim, não chove nunca no deserto, mas quando chove é para provar que as coisas que você mais deseja destroem você (...). Mas segui em frente, que é o que a gente faz quando não sabe o que fazer."

site: https://www.instagram.com/emcadapalavra/

NINAZEN1K 30/12/2022

lindo e tocante, só o título já encanta, e quem dirá a história. leria essas e muitas outras vezes; valorizem a literatura nacional!

Julia Romão 26/12/2022

Leitura rápida e fluída. A história é boa, o final satisfatório, mas os cachorros me deixaram mal. O final eu gostei, mas faltou algo, não sei, acho que por conta dos relatos dos cachorros tenham me deixado um pouco agoniada.
A estrutura me cansou um pouquinho, pois já estou cansada de livros que um capítulo é um personagem e outro capítulo é outro personagem, mas isso não atrapalha o desenvolvimento da história e se encaixa perfeitamente com o final.
Recomendo a leitura por trazer uma trama diferente e interessante.

(Leitura: maio, 2021)

Luana de Andrade | @lidosdaluana 17/12/2022

Após a morte dos país, Cecília volta para a cidadezinha em que cresceu. Ao desconfiar da verdadeira causa da morte dos país, ela passa a tentar investigar todos os últimos passos deles.
Ao mesmo tempo, João, um pai que está disposto a tudo para conseguir dinheiro e pagar o tratamento de seu filho especial. Mesmo que seja de maneiras erradas. A história de Cecília e João estão entrelaçadas de alguma forma, mas qual seria?

Um leitura instigante, que me envolveu completamente, era impossível para de ler e criar teorias. Li tudo em uma tarde, é uma leitura que te toca, te faz sentir uma enxurrada de sentimentos.

Sara 04/12/2022

Instigante, curioso e de fácil leitura. Um bom livro para se passar o tempo e os alguns dos melhores livros são assim.