Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Alice.Tabarin 20/06/2023

Interessante
É um bom livro, mas achei um pouco superficial.
É interessante como as histórias se cruzam, mas poderia ter tido uma profundidade maior no desenvolvimento do mistério.

thami 11/06/2023

Livro bom, onde vemos a história de 2 personagens distintos mas que que são ligados por uma coisa, a luta e o luto.
leitura fascinante

Marcelo Costa 26/05/2023

Foi um livro que me cativou desde a leitura da sinopse. A autora consegue construir bem as narrativas relacionadas aos personagens principais - Cecília e João que, a princípio, achei que fossem irmãos que não se conheciam. Consegui enxergar na história sentimentos de medo quanto ao futuro, o desespero de encontrar a solução para problemas enfrentados por pessoas queridas, bem como a relação de pais e filhos.

Clarispectiana 12/05/2023

Senti muitas coisas lendo esse livro e uma delas se trata da ação de "ler", me percebo cada vez mais próxima da "experiencia da leitura" do andamento dos fatos, de como esse livro está me impactando no dia a dia. Tenho me importado menos com se o livro é bom ou qualquer tipo de medir a qualidade da história.

Porque ler, para mim, tem se tornado cada vez mais uma experiencia de viver, troca de perspectivas.

Mas, vamos ao livro.

Eu não chorei, não fiquei triste. Apenas muito reflexiva pensando sobretudo na morte e na eminência dessa que esta sempre no ar, sempre pronta a vir. Penso também em como é difícil aceitar as decisões de outrem, ainda mais quando nos afeta muito. E de como, ainda, é horrível estar em uma situação que não podemos sair, ou pelo menos é muito difícil.

Cecília e João são os protagonistas dessa história, e em algum momento as suas vidas se cruzam brevemente. Acontece que ambos estão vivendo os seus dilemas e dores, tentando buscar sentido nessa vida caótica e complicada.

Leiam, por favor!

@wesleisalgado 10/05/2023

Acima da média, mas...
Eu gostei bastante da premissa e dos dois personagens, onde os capítulos são intercalados na perspectiva de cada um.

Algumas narrações e diálogos são bastantes canastrões , beirando o infanto juvenil, como se eu estivesse lendo um livro do Raphael Montes, sei lá. Sei que existe um público pra isso mas não eu não faço parte dele.

E eu já estava pronto para a virada, onde a autora ia ligar a história dos dois personagens achando estar fazendo algo mirabolante de maneira óbvia, mas levei uma pequena rasteira na resolução, onde o artifício das histórias não se passarem concomitantemente me pegou de surpresa realmente.

Vale conferir.

Clau ð» 09/05/2023

O livro se passa em Brasília e arredores. Amei como no final as coisas se conectam (ou não, não darei spoiler). Recomendo muito a leitura. É rápida, mas não que seja de fácil assimilação pois é carregada de sentimentos. ?Nossos fantasmas, Cecília, são só os que estão aqui dentro. Todo o resto é coragem.?

Cacau 24/04/2023

Rapidinho de ler
Gostei muito da história, me prendeu rapidamente logo de início. Os mistérios deram o toque especial para que a leitura fosse mais rápida. Já quero ler o outro livro da autora!

gabriela nagel 17/04/2023

Uma grata surpresa!
Apague a luz se for chorar me tocou de diversas formas, e fez com que eu me encantasse pelos dois personagens principais.
Admirei a forma envolvente com que a autora escreveu a história, sobretudo por ser este seu primeiro livro.
4,5 estrelas! Adorei!

Mizael4 16/04/2023

Uma leitura fácil com duas histórias curiosas: o luto e a luta. Uma história rápida se ler, mas nada tão incrível.

VirgAnia 15/04/2023

Adorei! Leve, apesar do tema, verdadeiro, fluido, bem gostoso de ler. Os plots não são de tirar o fôlego, mas são bons. Histórias de gente como a gente que se cruzam no emaranhado da vida e da morte, mesmo quando não percebemos...

raíssa. 14/04/2023

Não conhecia a escrita da Fabiane, mas gostei muito e achei que foi um ótimo livro de estreia!
O suspense foi muito bem colocado e fez a leitura mais deliciosa! O livro flui fácil, gostei também do formato de sempre alternar os pontos de vistas de Cecília e João.
A carta ao final do livro é muito bonita e emocionante. Acho que de alguma forma todos temos um pouco desse urgentismo de vida da Cecília, ao menos pra mim me tocou de forma particular essa questão do medo de perder. O luto e a saudade são mesmo uma condenação universal.

qziacoelho 10/04/2023

Um livro curto, mas com um plot que deixa a gente pensativo.
Os pais de Cecília acabaram de falecer. Juntos. Ao mesmo tempo. De acordo com o médico legista, foi parada cardíaca. Ela volta para a cidade de onde saiu para o velório e uma vizinha a convence de que tem algo muito errado nessa história.
Ao mesmo tempo, João tenta ganhar a vida, juntar uma grana para levar o filho com paralisia cerebral para tratamento na China. Mas, cem mil reais não é tão fácil assim de conseguir, não é mesmo?
Essa história vai falar sobre escolhas que fazemos, amor, perdão, entre outra coisitas mais.

Clara3099 01/04/2023

O livro em si é a narrativa em um tempo psicológico é muito boa. Mas fiquem descontentada com o final?.Esperava uma reviravolta maior

Luciana de Gnone 30/03/2023

Trama bacana
Com duas narrativas aparentemente independentes, as tramas vão se emaranhando de forma bem bacana. Gostei muito do livro.
Biafort.Meireles 30/03/2023minha estante
Me interessei, porque fala de Brasília e por causa da sua resenha.

Pato 28/03/2023

Apague a luz se for chorar foi a leitura de março do clube de leitura do Multiverso X, e me deixou apaixonado desde a primeira página. As duas narrativas paralelas do livro ajudam a construir o drama, mas sem perder o leitor em nenhum momento. Em uma delas, acompanhamos Cecília e o luto pela morte de seu pai e sua mãe (que morrem coincidentemente ao mesmo tempo) enquanto moram numa pequena cidade do interior do Goiás. Cheia de desconfianças, Cecília resolve investigar se as mortes tão estranhamente simultâneas não foram na verdade um assassinato, ao mesmo tempo que descobre ter um meio-irmão de quem nunca tinha ouvido falar (e que é seu principal suspeito). Na outra, vemos o veterinário João tentando juntar dinheiro para ir a China para que Adam, seu filho com paralisia cerebral, faça um tratamento experimental e, talvez, ter uma melhora de qualidade de vida.
Ao longo da narrativa vemos as desconfianças de Cecília tomando forma, enquanto, ironicamente, ela tem uma fé cega em pessoas que não conhece, assim como vemos os dramas e as soluções que João propõe para resolver seus problemas. Cheio de conflitos e momentos brutais de realidade, a narrativa não perde o fôlego e conduz o leitor, capítulo a capítulo, por uma narrativa muito sensível sobre família, suas complicadas relações e, o luto, tão inevitável quanto indesejável.