Eu tenho um nome

Eu tenho um nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

thamyrescas 25/02/2023

Incrível, forte, emocionante, doloroso, tudo ao mesmo tempo. Impossível não se emocionar, só nós mulheres sabemos como é nosso dia a dia, difícil, perigoso. Chanel deu voz a milhares de mulheres.

Babi 25/02/2023

Espetacular
Chanel não foi a primeira e não será a última. Como vítima também, me senti representada em muitos sentimentos que ela descrevia e mesmo depois de 10 anos nunca souber expressar. O livro é impactante e apesar de ter pouco mais de 300 páginas, demorei mais do que o esperado pra finalizar. É bastante sofrido. Chanel tem minha admiração, obrigada por toda a sua força!

Kari 16/02/2023

Uma história de uma mulher que lutou por todas as mulheres
Eu já conhecia a história porque tinha ouvido no podcast do mondus operandi(que aliás preciso ouvir mais vezes, os que eu aguentar, por que a depender da gravidade n rola). Fiquei muito curiosa pra ler o livro e aqui estou para compartilhar o que achei.

Chanel já inicia o livro fazendo uma breve apresentação de si mesma, deixando claro para os leitores que infelizmente várias pessoas não levaram em consideração o fato de que ela é um ser humano que tem nome, família, amigos, sonhos, planos, mas principalmente uma história , que deveria ser ouvida e respeitada.

Diferente do que imaginei, a obra não fala apenas do caso de abuso sexual que Miller sofreu, ela detalha momentos de sua vida(algumas partes eu achei que poderiam ser resumidas), com seu namorado, pais, sua irmã e por ai vai. Com isso, ela quer cumprir o objetivo de lembrar que ela é muito mais que alguém que foi julgada de diferentes formas e teve sua dor ridicularizada como se tivesse sido apenas um infeliz acidente(e sabemos muito bem que esse tipo de violência nunca é um acidente).

Eu achei a escrita um pouco cansativa, acredito que seja por conta dos detalhes que não envolviam a questão do crime cometido pelo estuprador. Mesmo assim, é uma leitura importante e inspiradora quando você analisa o quão forte foi a vítima ao expor seu nome e lutar para que outras mulheres não passem pelo mesmo que ela passou.

Por fim, não posso terminar sem dizer o quão revoltante foi ver o descaso por parte dos envolvidos com a vítima. Como se não bastasse o momento invasivo que ela viveu e não tem como esquecer, veio uma avalanche de comentários e atitudes que tornaram ainda mais traumatizante.

SraBarcelos 13/02/2023

Profunda com narrativa repetitiva
Primeiro quero ressaltar que fiquei impressionada com a história da Chanel, ninguém merece passar pelo que ela passou, ela relata como a vida de uma pessoa é transformada após uma violência sexual. Mas!!! Ela usa diversas metáforas para falar a mesma coisa, o que torna o livro cansativo, poderia ser resumido.

Lais 08/02/2023

Um livro que monstra com tamanha clareza o que cada vítima passa, como pensamentos, situações, desejos, etc.
Tem uma frase nele que me marcou muito: "vocês são o motivo da minha sobrevivência, não do meu dano." A autora e protagonista nos mostra como podemos ter poder com o conhecimento. Amei demais!!

Retalhos e Prefácios 07/02/2023

Quantas mais?
Demorei bastante nessa leitura. Por diferentes motivos. Primeiro, acho que não estava num momento adequado para encará-lo. Leitura tem disso, né!?
Acabei deixando-o de lado por algumas semanas e, ao retomar, fui lendo bem devagar por se tratar de uma história pesada.
Como já falei algumas vezes, gosto muito de histórias consideradas pesadas e, principalmente, quando são reais. Total o caso dessa aqui. Que, inclusive, nem é das mais pesadas que já li. Mas, por algum motivo, me tocou de forma diferente e precisei ler aos poucos.
Tomar conhecimento do estupro de uma mulher, por ela própria, nunca é tarefa das mais simples. E Chanel relata tudo que viveu de uma forma muito profunda.
Aqui, não ficamos por dentro apenas da violência. Mas, também, de tudo o que aconteceu após essa noite. Tanto juridicamente, quanto no íntimo da vítima.
A história de Chanel ganhou visibilidade de muitas formas, mas com um outro nome divulgado. Nesse livro, ela retoma para si a narrativa do que viveu e, agora sim, com seu nome e sobrenome.
Mais do que o relato de sua história, esse livro é um ato de força e coragem!

Camila 04/02/2023

essa leitura foi um socão no estômago durante todas as páginas. precisei parar diversas vezes pra conseguir prosseguir. mas vale muitíssimo a experiência.

fiquei com dificuldade em alguns momentos de ler por achar meio maçante algumas passagens que eram memórias ou analogias, mas entendo a importância pra construção da história.

Riva 23/01/2023

Pungente!
Livro visceral? mostra não só o drama do estupro em si, mas também o que é ficar no limbo aguardando? aguardando? aguardando!
Aguardando a audiência? aguardando o julgamento? aguardando a sentença? aguardando o recurso? a aguardando a decisão do recurso até a parte jurídica chegar ao final.
A destruição física e moral dos que a cercam e dela mesma.
Ser jogada num tribunal sem saber como seria? ser perguntada sobre questões técnicas sem ouvir uma explicação do que aquilo queria dizer.
Ver seus atos de sua vida passada ser esmiuçada, sendo que ela era a vítima.
Responder a perguntas capciosas? feitas tão somente com o intuito de vê-la cair em contradição (contradição que nunca aconteceu).
Uma sentença ridícula, afinal o agressor era um atleta, tinha um pássaro ilibado e não podia ser punido de forma a atrapalhar o seu futuro.
Ela escreveu um texto brilhante que foi lido antes da sentença. Alguém pediu para publicar o texto e ele rodou o mundo.
E daí o resto é história.

Amanda 21/01/2023

Esse livro é fenomenal. A escrita é muito envolvente, por mais que seja um livro com um ritmo mais lento. Muitas vezes eu lia e parecia que estava lendo uma ficção, e quando caia a ficha de que tudo aquilo tinha acontecido com pessoas reais, o choque era ainda maior. Uma leitura muito impactante e muito importante. O livro propõe muitas reflexões e inclusive me dei conta de muitas situações em que eu também sou parte do problema. Eu também tinha a visão de que o que aconteceu com ela não era tão trágico, que tem pessoas que sofreram impactos maiores, e esse livro mostra muito que não devemos comparar o tamanho do sofrimento das pessoas e, acima de tudo, que além do acontecimento em si a vítima sofre impactos muito traumáticos. Termino o livro com a sensação de que eu tive uma conversa com a Chanel.

Amanda.Andrade 10/01/2023

A história do livro é de revirar o estômago entretanto, achei várias passagens desnecessárias, pensamentos desnecessários que não fariam nenhuma diferença na história de fossem suprimidas

Clara 10/01/2023

Chanel Miller
Em ?Eu tenho um nome?, Chanel Miller relata o estupro que sofreu na Universidade de Stanford e como foi passar por todo julgamento e pelo desfecho dele, que mesmo sendo acusado culpado pelos três crimes que cometeu, o acusado, recebeu uma sentença de apenas seis meses de prisão.

Chanel Miller esbanja empatia, coragem, força e dor em seu relato, trazendo a tona a realidade desafiadora de uma sociedade que aceita o inaceitável desencorajando a maioria das mulheres a não denunciar. Ela nos mostra toda a vergonha que teve que passar, é inacreditável?

Seu relato é arrebatador, muitas vezes tive que parar pra digerir tudo que eu tinha acabado de ler, mas nos abre os olhos para como devemos enxergar os casos de abuso sexual. Eu recomendo DEMAIS.

??A sociedade da às mulheres a tarefa quase impossível de separar o inofensivo do perigo, exige a capacidade de prever o que alguns homens são capazes de fazer.?

Primeiro favoritado de 2023.

Patricia 02/01/2023

chorei horrores 5??
sofri muito e tive que ler aos poucos, me senti triste e indignada muitas vezes mas no fim fiquei
muito tocada pela história, que mulher incrível, espero que ela seja muito feliz e nunca se sinta sozinha ??

stefanie.luciani 16/12/2022

seria inadmissível eu dar outra nota além de 5 para esse livro, porque a Chanel é uma das pessoas mais fortes que já vi e esse livro é a prova disso.

ela escancara a verdade nua e crua sobre o que é ser estuprada e que, além de sofrer uma agressão dessas, a vítima ainda precisa lutar contra um sistema criado muita antes de sua existência para poder ter justiça sobre o que lhe aconteceu.

a autora nos faz refletir sobre a nossa sociedade atual, e posso dizer que é impossível alguma mulher discordar do que ela relata. o tempo todo estamos em alerta, se saímos na rua, sempre pensamos com o que podemos nos defender caso alguém tente nos atacar, se tem alguma testemunha, se alguém vai nos ouvir se gritarmos, estamos constantemente sendo assediadas ? e não importa nossa cor, etnia, idade, peso ou classe, somos todas vítimas.

é um relato extremamente triste e pesado, mas que acho muito importante a leitura para observamos como as vítimas de estupro são tratadas na nossa sociedade.

lyagomes 19/11/2022

Brilhante!
me destruiu e me botou em pé de novo
todo mundo (que tiver condições emocionais para isso) deveria ler esse livro

Luciane.Bueno 10/11/2022

Necessário e impactante
Uma história pessoal muito sensível e que mostra uma força imensa para enfrentar todos os desdobramentos. Um livro totalmente necessário para homens e mulheres. A forma de escrita dela é simples e a leitura flui.