Eu tenho um nome

Eu tenho um nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

Janine 12/05/2024

"Eu tenho um nome" é um livro doloroso e pesado. Nele, a autora relata o caso de violência sexual que sofreu e as consequências decorrentes deste episódio durante alguns anos em sua vida. Apesar do trauma e de todo sofrimento, a autora tenta através de seu relato transformar a dor numa busca por justiça às vítimas de agressão sexual. Devido ao tema e diante dos gatilhos presentes, este livro pode não ser indicado para todos. No entanto, apesar de ser uma leitura difícil, é extremamente necessária.

costa171 22/04/2024

É um livro absurdamente forte, visceral, com tanto detalhes sobre a mudança de personalidade da vítima, sobre como o abuso destrói, corrói e faz com que toda leveza, inocência simplesmente se vá.

Érika 15/04/2024

Um livro necessário e reflexivo
Chanel é resiliente, forte e corajosa. Um exemplo não só de mulher mas de ser humano, após tudo o que passou em sua vida. Leitura válida demais!

Mips 14/04/2024

Um livro que você precisa ler
É um livro que não é para ser lido rápido, cada páginas precisa ser digerida. Chanel se torna uma amiga com a qual você sofre em cada página, que você torce por sua reconstrução e se indigna com cada violência que ela sofre.

Porque não é "só" o estupro, e sim toda a violência que vem depois disso. A invalidação. Os ataques. A luta que ela precisa travar.

Admiro profundamente Chanel e sua força, a sua coragem, e espero que ela esteja bem apesar de suas cicatrizes.

Yasminy 24/03/2024

Fala sobre assédio sexual
Um livro difícil de ler, cada página é mais dolorosa do que a outra. Não é uma leitura para ser feita rápida, ela deve ser digerida a cada parágrafo.

vixcs 03/03/2024

Eu não consigo descrever com palavras esse livro, apenas sentir. Muitas partes foram difíceis de ler, davam um nó na garganta, uma vontade de entrar na história e fazer algo também…. Absolutamente qualquer ser humano deveria ler isso, apenas! (Só tirei uma estrela pq a escrita não me agradou muito, mas foi algo totalmente pessoal).

Michelle333 01/03/2024

Sem palavras?
Esse livro traduziu tantos sentimentos de ser mulher - tendo sido abusada ou não - e o medo constante que vivemos. E a forma como o sistema luta para desacreditar, desvalidar, diminuir e desvalorizar a vítima é extremamente triste e assustador.
A Chanel me levou em lugares profundos com a sua escrita e saber que o seu relato e a sua força deram força a outras mulheres, é a parte bonita disso tudo.
Não é um livro feliz, e sei que o mundo não mudou (vide caso Daniel Alves), mas esse livro também traz um pouquinho de esperança.
É muito difícil ser mulher, esse livro mostrou isso num cenário mais extremo (ainda que nada incomum). Leitura super necessária.

?O juiz tinha dado a Brock algo que nunca oferecera a mim: empatia. Minha dor nunca seria mais valiosa do que o potencial dele.?

leh.dias2 14/02/2024

É um relato que todos deveriam ler, é o sentimento da vítima, é forte e pesado. Fiquei por horas pensando se eu poderia fazer algum comentário negativo, mas isso não afasta a escrita arrastada, repetitiva ( até entendo o pq de ser assim, a vítima vive de forma cíclica ) mas? me peguei pulando páginas e páginas? e sinto não ter perdido muita coisa.

CInt_lo 23/01/2024

Comecei esse livro em maio do ano passado, ao ler os três primeiros capítulos já sabia o quanto esse livro seria um relato forte e intenso sobre algo que assombra todas as mulheres. Tive que parar inúmeras vezes para digerir tudo e esse processo demorou quase um ano inteiro.
É um livro que dou 5 estrelas e coloco como perfeito e favorito mas de um jeito extremamente triste

Xiumes0 21/01/2024

Um verdadeiro soco no estômago.
É cruel a forma como nos deparamos com a realidade ao ler esse livro e mergulhar na história de Chanel.

O tempo todo somos lembradas de que, não interessa se somos as vítimas, só por sermos mulheres os nossos corpos serão violados, nossas vozes serão caladas, irão ditar o que devemos fazer, o que devemos falar e o que devemos vestir. Seremos sempre colocadas à prova.

Não interessa quanto sofrimento causem a nós, o quanto violem nossos corpos, sempre vão fazer com que nós pensamos que buscamos aquilo que fizeram conosco.

O sistema, a família e a sociedade como um todo são coniventes com o agressor. A pergunta que fica é: Como podem odiar tanto nós mulheres?

Esse livro me trouxe diversos gatilhos e só serviu para reafirmar o que já tenho há anos na mente: Nós, mulheres, nunca estaremos seguras.

vanessa.pivotto 21/01/2024

Um soco
Revoltante e emocionante.
Não é um livro fácil de ler, fiquei angustiada e precisei deixar de lado diversas vezes.
Chanel abre o coração e o verbo sobre um recorte horrível de sua vida! Admiro pela coragem e deve ser encarado como inspiração!

"Nunca lute para ferir, lute para animar. Lute porque você sabe que, nesta vida, merece segurança, alegria e liberdade. Lute porque esta é sua vida. De ninguém mais. Eu fiz isso, eu estou aqui. Olhando para trás, todos que duvidaram, me machucaram ou quase me dominaram sumiram e eu sou a única que restou de pé. Por isso chegou a hora. Eu sacudo a poeira e sigo meu caminho".

Leticia.Oliveira 20/01/2024

Um livro que todos devem ler
Esse é um livro que eu demorei muito pra conseguir ler inteiro, em diversos momentos tive que parar, olhar para o teto e refletir sobre o que estava lendo.

A Channel consegue colocar em palavras sentimentos e sensações que todas as mulheres tiveram alguma vez na vida, não necessariamente na mesma escala, mas de alguma maneira, esse pensamento passa pela nossa cabeça.

Sabe aquele momento em que começamos a perceber que somos mulheres e não mais meninas, que os homens ao nosso redor começam a nos perceber e a sentirem que tem o direito de fazer comentários sobre nosso corpo, de tentar tocar sem permissão?

Esse livro me fez começar a refletir muito sobre isso. Sobre como tudo é colocado sob a responsabilidade da vítima, além das coisas óbvias que sempre ouvimos de nossas mães ao sair de casa, como também as coisas não óbvias.

Ela consegue, de maneira espetacular, descrever sua história como vítima de um abuso sexual, de uma forma que todos conseguem entender.

Navegando entre negar o que aconteceu, tentar lidar com isso sozinha, tentar entender o que deve ser feito e como a sociedade espera que a vítima faça, entender como o judiciário funciona e o que seria a justiça nesse caso.

Digo que todos devem ler, principalmente os homens, para entender que não é só uma piada, não é só uma fala, nossos corpos são nossos e vocês não tem o direito de tocar-los sem permissão.

tiadodudu 12/01/2024

Mudanças precisam ser aceleradas
Revoltante é saber que o ocorrido com a protagonista acontece em menor ou maior grau com mulheres em qualquer lugar e todo dia.