O Clube dos Anjos

O Clube dos Anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Tamara 29/10/2010

L. F. Veríssimo tem um tema batido: a gula. Tem um grupo de amigos fracassados. Tem um cozinheiro que quer se vingar. Tem um gay morto. E tem a comida, claro. E, brilhantemente, ele consegue fazer com que essa salada fique harmoniosa. Fique tão deliciosa que é praticamente impossível largar o livro, deixar de lado, abandonar. Você não quer saber quem é o assassino: você já sabe. Você não fica preso somente pelo mistério, à la Agatha Christie, você se prende, principalmente, porque a estória é extremamente bem contada. Extremamente engraçada. Extremamente instigante.

A estória não está somente nos assassinatos como nos romances policiais. Não está na gula. Está na miserabilidade humana. Um grupo está tão fracassado, os homens se encontram tão deprimidos, que eles preferem morrer comendo sua refeição favorita a viver. É um suicídio coletivo, uma roleta russa em que ninguém sairá vivo. Eles sabem e gostam disso. E no final, nós acabamos pensando se também, no lugar deles, não escolheríamos colocar um pouco mais de pimenta na comida e morrer. Se deixar levar pelo tempero e relaxar. Ir deitar com os cachorros.

Obrigada, Veríssimo!

Drezza 12/10/2010

Isso porque o clube do picadinho protegia os seus, mas deixa isso pra lá... Uma leitura rápida e gostosa, meu estilo de humor prediléto. Eu recomendo.

Digão Livros 15/08/2010

E por falar em gula, devorei esse livro em um dia! Livro genial! Leitura leve, fácil, deliciosa.

O livro aborda um pecado: a gula, e traça a morte de um grupo de amigos de modo criativo e ao mesmo tempo engraçado, levados pela gula e, depois, ao êxtase que a morte poderá proporcionar!

O fim deixa um dúvida gostosa, que o narrador já deixará no início: o narrador é vítima ou cúmplice dessas mortes?

Verena Cavalcante 10/07/2010

Achei o Veríssimo muito inspirado pelo filme La Grande Bouffe (A Comilança), de Marco Ferreri. Achei que prometia muito e não cumpriu o que prometia. Deixou a desejar.

Ana 06/06/2010

O Clube dos Anjos foi escrito por Luis Fernando Verissimo, é um livro razoavel, eu particulamente esperava mais do livro.
Conta a história de um grupo de dez amigos que a vinte e um anos faziam um jantar mensal em suas casas. Até que por vingança de um suposto cozinheiro, a cada jantar ele fazia um prato preferido de um determinado amigo e sempre quem comia o ultimo prato no outro dia estava morto.
É um livro muito imprevisivel, a mudança de postura de certos personagens e até do assunto que está sendo citado no livro as vezes te confunde. O livro poderia ter sido melhor!

lucas 28/04/2010

Prazeroso, como sempre
Ler Luis Fernando Veríssimo é sempre agradável e prazeroso.

Em Clube dos Anjos nãoi é diferente. Vale a pena cada página, uma história bem legal sobre um pecado que todo mundo comete e adora: a gula

Helga Cavoli 08/03/2010

Livro engraçado sobre um grupo de amigos que se reúne em torno de um prazer em comum: o prazer de comer.

E. Dantas 09/02/2010

UM ERRO FUNDAMENTAL
Não dá pra reclamar de LFV. Porque, como eu já havia dito antes na resenha dos "espiões", o cara mexe com o que há de real, portanto tudo é possível, e logo, acreditável.

Óbvio que não estou falando de criar um clube com gente morrendo à cada prato ( fiquem tranquilos, não é spoiler, isso está na sinopse ), mas vá lá, é preciso trama.

Aliás, trama e um bom narrador. Verissímo falhou no segundo. O Daniel, que narra a estória é insosso e chato. Tudo bem que é a proposta para o personagem, mas ele realmente ficou chato. Bastava outro narrar e talvez a excelente amarra do livro ficaria mais interessante.

O livro é bom, mas não é ótimo.
( Acho que dá pra notar pelo meu desânimo ao escrever.)

Sem mais,
beijos e inté.

Ruth106 04/02/2010

bom, não estava esperando uma história de suspense do Veríssimo. Sei que ele é eclético e tudo.. porém eu esperava um pouco mais. Bem que no inicio ele diz logo quem é o assassino, só que sendo um veríssimo eu pretendia encontrar no desenrrolar da história algo mais ou talvés no fim. Foi legal mais ou menos, não me arrependo de ter lido

Willy 27/12/2009

O clube dos anjos é aquele tipo de livro que não é bom, nem é ruim, que não deixa a desejar, mas não arranca suspiros. Está tão medianamente colocado que sua passagem na memória das leituras só é lembrada por anotações em papéis velhos ou uma resenha, assim, desinteressada numa comunidade da internet...

Aninha 27/12/2009

O pior livro que já li de Veríssimo. Monótomo, previsível desde as primeiras páginas... Enfim, uma verdadeira decepção diante de uma bibliografia excelente que ele tem!

Teles 15/12/2009

Prato insosso
Ler este livro é como assistir a uma fila de bois indo em direção ao matadouro. Ao longo de 10 capítulos, Verissimo vai eliminando um por um dos membros do "Clube do Picadinho" e ao mesmo tempo contando suas histórias - qual era o papel do cada um no grupo e suas características marcantes.

A premissa é interessante, eleva a fome ao status de transe espiritual, pena que o desenvolvimento do enredo seja tão fraco e previsível. Nem mesmo as pontadas de ironia que abundam o livro ajudam a deixar a narrativa mais interessante. No final, senti como se o livro todo fosse uma notícia de jornal que não mudou em nada a minha vida.

Vale a leitura para passar o tempo (o livro é bem curto, inclusive), mas não espere uma obra-prima.
Cristina 18/01/2013minha estante
Eu, pelo contrário, considero esse livro uma obra-prima. Um livro que foi encomendado e para mim ficou ótimo. Opiniões, né? Vai entender...

Karen145 11/11/2009

Veríssimo sempre me faz sentir leve. Ele é genial! Esta obra mescla mistério, humor, romance e policial, tudo na medida certa. Parece insólito um grupo de dez homens se reunir para celebrar a gula e, literalmente, morrer por ela. Porém, como resistir ao fantástico cozinheiro Lucídio, sempre à disposição? O resultado foi um excelente romance. Será que o autor se inspirou nele mesmo, já que é membro da confraria dos Companheiros da Boa Mesa, no Rio de janeiro? Como a gula é o único pecado visível, fica difícil negar possuí-la.

Mathias 20/10/2009

O livro é muito bom, pois enquanto lemos vamos sendo tomados pela curiosidade de saber quem é o verdadeiro assassino, e se realmente há um assassino. Nos divertimos em trechos onde Daniel conta suas malucas histórias, principalmente a das gêmeas xifópagas lésbicas. A história realmente mostra o pecado da gula em sua mais exagerada forma, isso faz com que nós leitores tenhamos a gula de devorar suas páginas para finalmente sabermos o final da história, e assim saciamos a nossa curiosidade após experimentarmos desta cativante história.