Mensagem

Resenhas - Mensagem

1 | 2 | 3 | 4

Gab 13/01/2022

Mestre Português
Fernando Pessoa é talvez, junto com Camões, os grandes pilares da literatura em língua portuguesa.
Nesse livro de poemas sobre Portugal e suas aventuras no mar, Pessoa passa pelos grandes nomes do país e nos ensina um pouco mais sobre nossos queridos descobridores.

Carol 10/01/2022

Gostei dessa parte da obra poética de Fernando Pessoa, é como se contasse a história de Portugal em versos e de forma sucinta e metafórica.

arqueofarias 31/08/2022

Fui com a expectativa de ser um ?segundo? livro do desassossego, mas me equivoquei. Os poemas de Mensagem, são uma ode à Portugal. Me lembrou - dadas às suas particularidades - um pouco de Pauliceia Desvairada, com esse patriotismo ou ufanismo por um lugar. Não é meu tema de poema favorito, acho que por isso não gostei muito. Mas, é Pessoa, né?!

Gezinha 07/06/2021

Poesias dedicadas à Portugal
Curtinho, deixei na cabeceira para saborear as poesias...
Adorei a leitura! Aprendi várias curiosidades sobre Portugual através desses versos e principalmente, das notas de rodapé. Que esclareceram datas, nomes e palavras usadas.

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"
Frase que faz parte de um dos poemas.
É muito boa a sensação de descobrir a origem de conhecimentos que temos.

Marinafreire 01/05/2021

Versos lindos que retratam poeticamente
tantas aventuras portuguesas além mar. Cada poema é uma viagem. Um olhar. Um momento. Alguém.
Mostra momentos, em sua maioria, grandiosos pra Portugal. Entretanto, aquele martelinho do saber da problemática decorrente dessas aventuras fica martelando o tempo todo.
Bonito? Sim. Trágico? Também.
Um dos mais bonitos, página 36;

D. João, infante de Portugal

Não fui alguém. Minha alma estava estrita
Entre tão grandes almas minhas pares,
Inutilmente eleita,
Virgemente parada;

Porque é do português, pai de amplos mares,
Querer, poder só isto:
O inteiro mar, ou a orla vã desfeita -
O todo, ou o seu nada.

CAcera3 21/01/2024

?Valeu a pena??
Esse livro de poesias é uma ode à Portugal e grandes figuras portuguesas. As notas de rodapé, ou um pouco de conhecimento sobre a história do país, são essenciais para entender sobre quem e o que o poeta está falando. Há uma perspectiva apaixonada, mas ainda assim realista por parte do Pessoa ao escrever esses versos e nele comprovasse a maestria do autor em colocar beleza até nos assuntos que podem ser mais chatos ou pragmáticos.
Uma curiosidade sobre esse livro é que uma das mais famosas frases do Fernando Pessoa é de um dos textos presentes aqui. Falo do ?Tudo vale a pena se a alma não é pequena? presente no poema ?Mar português? que fala sobre as perdas e sacrifícios do povo lusitano pelas conquistas de sua pátria.
O único ponto que me desapontou um pouco foi não ver mais poemas dedicados às mulheres. N?Os Lusíadas do Camões há inúmeras figuras femininas importantíssimas e o épico citado é uma grande inspiração para Fernando Pessoa; no entanto senti falta da presença delas nos seus poemas.
De um modo geral essa é um leitura interessantíssima, bonita, rápida e instigante.

Fábia 29/03/2024

Mensagem é a prova de que não é preciso muito para encantar o leitor com conteúdo e profundidade ao mesmo tempo. São 44 poemas líricos, divididos em três partes, os quais são repletos de simbolismo e historicidade que nos remontam às terras e mares de Portugal. Um livro que reflete o passado com alguns dos mais belos versos da língua portuguesa.

Gustavo.Henrique 27/06/2022

Como era de se esperar, mais uma vez Fernando Pessoa é sagaz no que escreve, em versos, ele destrincha a bandeira de Portugal, para exumar os corpos das antigas figuras históricas lusitanas e nos apresentar uma sucinta história de fundação, não se tenta equiparar a grande epopeia de Camões e, mais do que este, nos mostra os aspectos negativos das grandes viagens.

Vanessa.Papalardo 19/02/2021

Mensagem
Meu primeiro contato com este autor português, estou completamente impressionada com sua escrita.

Heloyse 31/08/2022

Meh
O autor escreve bem, mas não me senti tão conectada com as poesias.
Talvez se eu estivesse mais familiarizada com a história de Portugal, minha experiência fosse diferente.

Esle 23/11/2021

Um bom início
Não tenho o costume de ler livros deste tipo, sendo o primeiro deste gênero literário, tive a grata surpresa de a edição da Editora Literatura Clássica possuir diversas notas do editor que trazem informações históricas muito relevantes para a compreensão dos textos.

Devido a esses fatores, gostei mais das partes 1 e 2 do livro, as cadências são bastante simples, mas, para um melhor aproveitamento, creio necessária uma visualização prévia para obter uma melhor sonoridade na leitura.

Rapha 04/07/2021

Pessoa...?
Um livro que com certeza me surpreendeu, seus poemas são histórias, são sentimentais, são transportes para Portugal em seus anos de navegação, descobertas e vitórias.
Pensava que seria uma leitura mais densa por ser um livro clássico e importante , mas ele é tão leve quanto uma pena, fácil de ler , de imaginar ... A estética do livro é perfeita , é tudo muito bem explicado e a estética dos poemas é melhor ainda. Muito bom , e vou deixar um trecho dos meus poemas favoritos do livro aqui :

"X --- Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos,quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosse nosso, ó mar!

Valeu a pena?Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
..."

Maria Bárbara Menezes 08/03/2022

O Mar e Portugal
Em Mensagem Fernando Pessoa descreve poeticamente a história de Portugal e das raizes marítimas dos portugueses. Ele destrincha cada símbolo do brasão nacional, saúda Reis e rainhas, desenvolve lendas, descreve q batalha contra a natureza marítima e evidência a importância de cada um desses elementos na identidade portuguesa. É em mensagem que o autor consagrou o belíssimo poema a quem todos conhecem: O mar português. Belíssimo.

daniella16 31/03/2022

Portugal hoje és nevoeiro
Foi o primeiro livro de poesia que eu li (sem ser contemporânea) obrigada devido a um trabalho escolar, e confesso que acabei gostando.
Nesse livro pode-se encontrar vários poemas marcantes de Fernando Pessoa como ?Mar Português?, sendo esse o que eu mais gostei. Também gostei desse contraste entre as duas primeiras partes marcadas pelo otimismo dos feitos heróicos dos portugueses e a parte final que já mostra o país perdido, sendo verossímil à realidade da época do início do século XX.

Iana Rany 03/01/2023

Conheço alguns poemas do autor, mas esse livro me prendeu pela diversidade de personagens históricos, e me fez querer ler mais de suas produções.

1 | 2 | 3 | 4