Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

1 | 2 | 3 | 4

Iana Rany 03/01/2023

Conheço alguns poemas do autor, mas esse livro me prendeu pela diversidade de personagens históricos, e me fez querer ler mais de suas produções.

Rapha 04/07/2021

Pessoa...?
Um livro que com certeza me surpreendeu, seus poemas são histórias, são sentimentais, são transportes para Portugal em seus anos de navegação, descobertas e vitórias.
Pensava que seria uma leitura mais densa por ser um livro clássico e importante , mas ele é tão leve quanto uma pena, fácil de ler , de imaginar ... A estética do livro é perfeita , é tudo muito bem explicado e a estética dos poemas é melhor ainda. Muito bom , e vou deixar um trecho dos meus poemas favoritos do livro aqui :

"X --- Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos,quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosse nosso, ó mar!

Valeu a pena?Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
..."

Esle 23/11/2021

Um bom início
Não tenho o costume de ler livros deste tipo, sendo o primeiro deste gênero literário, tive a grata surpresa de a edição da Editora Literatura Clássica possuir diversas notas do editor que trazem informações históricas muito relevantes para a compreensão dos textos.

Devido a esses fatores, gostei mais das partes 1 e 2 do livro, as cadências são bastante simples, mas, para um melhor aproveitamento, creio necessária uma visualização prévia para obter uma melhor sonoridade na leitura.

daniella16 31/03/2022

Portugal hoje és nevoeiro
Foi o primeiro livro de poesia que eu li (sem ser contemporânea) obrigada devido a um trabalho escolar, e confesso que acabei gostando.
Nesse livro pode-se encontrar vários poemas marcantes de Fernando Pessoa como ?Mar Português?, sendo esse o que eu mais gostei. Também gostei desse contraste entre as duas primeiras partes marcadas pelo otimismo dos feitos heróicos dos portugueses e a parte final que já mostra o país perdido, sendo verossímil à realidade da época do início do século XX.

Maria Bárbara Menezes 08/03/2022

O Mar e Portugal
Em Mensagem Fernando Pessoa descreve poeticamente a história de Portugal e das raizes marítimas dos portugueses. Ele destrincha cada símbolo do brasão nacional, saúda Reis e rainhas, desenvolve lendas, descreve q batalha contra a natureza marítima e evidência a importância de cada um desses elementos na identidade portuguesa. É em mensagem que o autor consagrou o belíssimo poema a quem todos conhecem: O mar português. Belíssimo.

Jéssica (@simboraler) 14/02/2022

Nacionalismo puro
Este é um livro de poemas onde o autor realça todo o seu patriotismo a Portugal.
O livro é dividido em três partes: Brasão (este é dividido em mais cinco partes), Mar Português e O Encoberto.
- Brasão: poemas destinados à figuras e personagens históricos importantes na história de Portugal
- Mar Português: poemas que abordam os exploradores e as explorações marítimas portuguesas.
- O Encoberto: poemas voltados para a figura histórica de D. Sebastião, muito forte para os portugueses.
Temos muitas citações a Os Lusíadas, de Luís de Camões nesta obra.

D. João Gabriel 22/01/2022

Um poema diferente
Sem palavras. Poema muito bom. Fernando Pessoa era um sublime poeta. Mas este poema não me agradou, não faz parte do meu gosto pessoal. Li mais por curiosidade. Foi uma leitura bem rápida.

Délio Borges 22/01/2022

Poemas e História
Uma aula de História através de poemas! A obra de Fernando Pessoa é bem isso! Um livro pequeno no tamanho, porém enorme em conteúdo!

Larissa Aguiar 16/01/2022

Bem curtinho e sucinto, foi gostoso de ler e conhecer um pouco mais sobre esse escritor tão distinto. Conhecemos um pouquinho sobre Portugal e seu legado.

As notas foram muito boas para a boa compreensão ????

Thales Moreira 14/12/2022

Uma leitura interessante, repleta de historicidade e definitivamente uma bela forma encontradas por Pessoa de prestar homenagem ao seu país. Além do mais, as notas do tradutor e do editor são de grande valia para explicar algumas referências e acrescem mais valor histórico ao livro.

Bianca (@fallandfox) 17/01/2023

A escrita do autor e muito boa e me senti começando com chave de ouro o ano em relação ao gênero de poemas.

A metrica do poema era o mesmo em todos e eu fiquei com a sensação de que eu estava escutando na minha cabeça uma musica longa, foi uma sensação maravilhosa.

Valeria.Pinheiro 06/03/2021

Foi meu primeiro contato com as poesias de Fernando Pessoa. Amei ver a forma que ele retrata Portugal.

Euuu 13/11/2023

O livro em si é muito bom, dá pra ver e sentir os sentimentos do autor ao contar da historia da antiga Portugal.

Erich 13/04/2024

Uma obra curta que em belos poemas conta a história da velha Portugal e da era das navegações. A proposta parece ser "similar" ao enredo traçado nos Lusíadas (livro que não consegui ler em detalhe pois não gostei). Aqui, por ser um compilado de poemas temos uma beleza maior presente, pois a ideia é resumida em poucos e trabalhados versos.

Parte 1 - III - 1

Firme em minha tristeza, tal vivi.
Cumpri contra o Destino o meu dever.
Inutilmente? Não, porque o cumpri.

Parte 2 - III

E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

Parte 2 - X

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

1 | 2 | 3 | 4